Cristianismo e Cristandade

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
manasses
Forista
Forista
Mensagens: 79
Registrado em: 03 Jul 2022 14:02

Cristianismo e Cristandade

Mensagem não lida por manasses »

Sempre ouvi as Testemunhas de Jeová dizerem que eles eram o único povo que praticava o cristianismo. Fora isso todas as religiões fazem parte da Cristandade. Mas de acordo com as minhas pesquisas o Cristianismo foi as leis e os mandamentos que Jesus Cristo nos deixou e Cristandade são todos aqueles que seguem os passos de Jesus. Ajudem me se estou errado.
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: Cristianismo e Cristandade

Mensagem não lida por argus »

Ambas as palavras não aparecem na bíblia, mas são termos mais recentes, usados principalmente pelas religiões exclusivistas como (Testemunhas de Jeová, CCB, Adventistas, etc), mas é possível encontrar várias definições.

No conceito das religiões exclusivistas, a explicação é exatamente como a torre diz:
Cristianismo = Cristãos Verdadeiros (joio)
Cristandade = Cristãos Falsos (trigo)

No conceito dos teólogos mais conservadores:
Cristianismo = Todos os Cristãos Verdadeiros (Joio)
Cristandade = Todos os Cristãos (Verdadeiros e Falsos), em outras palavras (Joio e Trigo juntos)

No Conceito Histórico:
Cristianismo = seguidores de Jesus Cristo, o Messias, sendo necessário reconhecer Jesus como seu único e suficiente salvador.
Cristandade = termo que se refere à grande civilização cristã Europeia.

Então, assim como a palavra "apóstata" e "seita", depende da narrativa e da crença de quem está ouvindo a narrativa.

Pra mim, faz mais sentido o conceito histórico.
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Cristianismo e Cristandade

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

argus escreveu: 09 Ago 2023 23:46 Ambas as palavras não aparecem na bíblia, mas são termos mais recentes, usados principalmente pelas religiões exclusivistas como (Testemunhas de Jeová, CCB, Adventistas, etc), mas é possível encontrar várias definições.

No conceito das religiões exclusivistas, a explicação é exatamente como a torre diz:
Cristianismo = Cristãos Verdadeiros (joio)
Cristandade = Cristãos Falsos (trigo)

No conceito dos teólogos mais conservadores:
Cristianismo = Todos os Cristãos Verdadeiros (Joio)
Cristandade = Todos os Cristãos (Verdadeiros e Falsos), em outras palavras (Joio e Trigo juntos)

No Conceito Histórico:
Cristianismo = seguidores de Jesus Cristo, o Messias, sendo necessário reconhecer Jesus como seu único e suficiente salvador.
Cristandade = termo que se refere à grande civilização cristã Europeia.

Então, assim como a palavra "apóstata" e "seita", depende da narrativa e da crença de quem está ouvindo a narrativa.

Pra mim, faz mais sentido o conceito histórico.
Os sentidos de joio e trigo estão trocados. Trigo é do bem, joio é do mal.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Cristianismo e Cristandade

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

A religião TJ é apenas mais uma ramificação das diversas religiões que surgiram com a reforma protestante, e como tal faz parte do conjunto maior chamado cristandade.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Dantès
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 06 Mar 2021 13:00

Re: Cristianismo e Cristandade

Mensagem não lida por Dantès »

argus escreveu: 09 Ago 2023 23:46 Ambas as palavras não aparecem na bíblia, mas são termos mais recentes, usados principalmente pelas religiões exclusivistas como (Testemunhas de Jeová, CCB, Adventistas, etc), mas é possível encontrar várias definições.

No conceito das religiões exclusivistas, a explicação é exatamente como a torre diz:
Cristianismo = Cristãos Verdadeiros (joio)
Cristandade = Cristãos Falsos (trigo)

No conceito dos teólogos mais conservadores:
Cristianismo = Todos os Cristãos Verdadeiros (Joio)
Cristandade = Todos os Cristãos (Verdadeiros e Falsos), em outras palavras (Joio e Trigo juntos)

No Conceito Histórico:
Cristianismo = seguidores de Jesus Cristo, o Messias, sendo necessário reconhecer Jesus como seu único e suficiente salvador.
Cristandade = termo que se refere à grande civilização cristã Europeia.

Então, assim como a palavra "apóstata" e "seita", depende da narrativa e da crença de quem está ouvindo a narrativa.

Pra mim, faz mais sentido o conceito histórico.
Sobre o conceito histórico, acredito estar incompleto. A Cristandade também se propagou nos primeiros séculos pelo norte da África e Oriente.

Alguns não consideram as testemunhas de Jeová como parte da Cristandade porque, justificam, à grosso modo não são cristãos. Alguns afirmam que elas possuem dois deuses: Jeová e Jesus (este menor).

Cristandade é a cristã comunidade ou comunidade cristã no mundo.
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: Cristianismo e Cristandade

Mensagem não lida por argus »

Os sentidos de joio e trigo estão trocados. Trigo é do bem, joio é do mal.
Correto Lourisvaldo Santana, bolas trocadas aqui...

No fim, a religião/seita/grupo Testemunhas de Jeová, é mais uma das muitas que se apropriam de termos só pra eles.
Lembro que alguns ativistas usavam o termo "ancião" nos canais.
O que era de TJ que tinha xingando os caras, dizendo que não eram anciãos, como se o termo "ancião" fosse exclusivo da torre.

Assim também se apropriaram de palavras como "Cristão", "Cristianismo", "Pioneiro", "Servo Ministerial", "Verdade", "Jeová", etc...

É por isso que o universo TJ é um mundo a parte, onde a própria religião pegam termos universais, e dão o próprio significado.

Terrível viu.
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Saran, Spaceman, Tenor e 444 visitantes