Noras de Noé, tendo filhos já idosas.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: Noras de Noé, tendo filhos já idosas.

Mensagem não lida por Tyrrhena »

jurado8 escreveu: 08 Ago 2023 18:45
Lourisvaldo Santana escreveu: 08 Ago 2023 18:32 Se se diz que foi milagre mesmo, eu perdi a discussão.

Igual quando digo que a arca não cabia todas as espécies agora existentes e se diz que Deus pode ter reduzido todos os animais ao tamanho de formigas.
Kkkk
Nunca tinha ouvido essa de se reduzir ao tamanho de formigas.

As dimensões da arca dadas em Gênesis são 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura (Gênesis 6:15). Isso dá, em medidas de hoje, aproximadamente 80.000 metros cúbicos.

Vou dar crtl + C / crtl + V na explicacao que tenho de um livro sobre este assunto.

A arca tinha três níveis (Gênesis 6:16) e muitos quartos (Gênesis 6:14), cujas paredes teriam levado espaço. No entanto, calcula-se que um pouco mais da metade (54,75%) dos 80000 metros cúbicos poderiam armazenar 125 mil animais do tamanho de ovelhas, deixando cerca de 35000 metros cúbicos de espaço livre.

John Woodmorappe, autor do definitivo Noah's Ark: A Feasibility Study (Arca de Noé: Um Estudo da Viabilidade), estimou que apenas cerca de 15% dos animais na arca teriam sido maiores do que uma ovelha. Este valor não leva em conta a possibilidade de que Deus pode ter trazido a Noé animais "infantis", os quais podem ser significativamente menores do que animais adultos.

Quantos animais estavam na arca? Woodmorappe estima cerca de 16 mil "tipos". O que é um"tipo"? Acredita-se que a designação de "tipo" seja muito mais ampla do que a designação de "espécie". Mesmo quando existem mais de 400 raças de cães pertencentes a uma espécie (Canis familiaris), muitas espécies podem pertencer a um tipo. Alguns acreditam que a designação de "gênero" seja mais perto da definição bíblica de "tipo/espécie".

No entanto, mesmo se presumirmos que "tipo" seja um sinônimo de "espécie", "não há muitas espécies de mamíferos, aves, anfíbios e répteis. O famoso biólogo sistemático, Ernst Mayr, dá o número de 17.600. Levando em conta dois de cada espécie na arca, mais sete dos animais "limpos", além de um incremento razoável de espécies extintas conhecidas, é óbvio que não mais do que, digamos, 50.000 animais estavam na arca" (Morris, 1987).

Alguns estimam que havia até 25.000 espécies de animais representados na arca. Esta é uma estimativa generosa. Com dois de cada tipo e sete de alguns, o número de animais excederia 50.000, embora não por muito, relativamente falando. Independentemente disso, quer houve 16.000 ou 25.000 espécies de animais, mesmo com dois de cada um e sete de alguns, os estudiosos concordam que havia espaço suficiente para todos os animais na arca, além de comida e água e um certo espaço de sobra.

Muito boa ponderação, com fontes de opiniões favoráveis ao evento. Se cremos ou se não, vale sempre ouvir - no caso, ler - comentários como este.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 479 visitantes