TJ vs Fé verdadeira

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
leoleckko
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Jan 2023 16:59

TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por leoleckko »

Depois que sai da torre em meu processo de desconstrução de todo aquele preconceito e sentimento de iluminação a que somos submetidos lá dentro, acabei me tornando quase um ateu (digo quase porque acredito que algo superior exista porém não acredito que nenhuma religião bíblia, alcorão o seja oque for está qualificado autorizado ou seja de procedência de tais criaturas superiores).

Porém respeito quem tem fé, e até admiro. Penso que acreditar no papai do céu torna muitas situações mais fáceis.
Hoje como sou mais aberto a conversar e a tentar compreender as pessoas acabo constantemente em conversas sobre Deus significado da vida e por aí vai, e me chama a atenção o quanto as pessoas tem expressões verdadeiras e espontâneas de fé. Essa semana conversando com um colega de trabalho evangélico percebi o quanto ele acredita em Jesus, o quanto é real pra ele...

E embora meus longos anos na torre tenham deixado em minha memória vários textos e passagens bíblicas que ele desconhece, nunca eu tive uma fé igual a dele. Posso dizer que ele pregou pra mim, não com uma pseudo erudição em textos da bíblia igual as TJs, mas com oque ele sentia.

Quando alguma Tj fala comigo e vem com aquelas frases prontas:
O fim está próximo.
Precisamos estar alertas.
Quando vamos as reuniões estamos comprando tempo oportuno.
Temos que alegrar o coração de jeová.

E tantas outas... Oque sinto é asco...nojo...raiva...obvio que suprimo jogo um sorriso e digo que vou na próxima reunião, mas os sentimentos são esses.

Já meu colega apesar de não me convencer a acreditar junto com ele me convenceu da fé dele. Fiquei impressionado e comovido com o quanto jesus é real.

Ser Tj ao contrário do que muitos pensam não se trata de ter fé...Se trata de obedecer e repetir, a conexão com jesus deus energia ou o próximo esta em segundo terceiro plano. Oque te identifica como TJ é obedecer e repetir a vida toda.

Se você entrar no salão e gritar que está feliz...subir na tribuna e dizer que esta livre de algum vicio por que começou a acreditar em deus vai ser mal visto. Não importa se pra voce aquilo é real, ou se tua fé é tão grande que não cabe no seu peito...você tem q "adorar" a deus da forma deles... Obedecendo e repetindo.
oque na minha opinião torna todas as manifestações lá dentro artificiais e repetitivas.
Quem nunca se sentiu desconfortável quando no final do congresso o desconhecido do lado te dava um abraço e dizia:
Amamos voces irmãos!

Aquilo me soava falso, porque na minha opinião não era honesto, era o comportamento que necessariamente tinha de ser repetido.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por Saran »

leoleckko escreveu: 07 Ago 2023 15:01 Depois que sai da torre em meu processo de desconstrução de todo aquele preconceito e sentimento de iluminação a que somos submetidos lá dentro, acabei me tornando quase um ateu (digo quase porque acredito que algo superior exista porém não acredito que nenhuma religião bíblia, alcorão o seja oque for está qualificado autorizado ou seja de procedência de tais criaturas superiores).

Porém respeito quem tem fé, e até admiro. Penso que acreditar no papai do céu torna muitas situações mais fáceis.
Hoje como sou mais aberto a conversar e a tentar compreender as pessoas acabo constantemente em conversas sobre Deus significado da vida e por aí vai, e me chama a atenção o quanto as pessoas tem expressões verdadeiras e espontâneas de fé. Essa semana conversando com um colega de trabalho evangélico percebi o quanto ele acredita em Jesus, o quanto é real pra ele...

E embora meus longos anos na torre tenham deixado em minha memória vários textos e passagens bíblicas que ele desconhece, nunca eu tive uma fé igual a dele. Posso dizer que ele pregou pra mim, não com uma pseudo erudição em textos da bíblia igual as TJs, mas com oque ele sentia.

Quando alguma Tj fala comigo e vem com aquelas frases prontas:
O fim está próximo.
Precisamos estar alertas.
Quando vamos as reuniões estamos comprando tempo oportuno.
Temos que alegrar o coração de jeová.

E tantas outas... Oque sinto é asco...nojo...raiva...obvio que suprimo jogo um sorriso e digo que vou na próxima reunião, mas os sentimentos são esses.

Já meu colega apesar de não me convencer a acreditar junto com ele me convenceu da fé dele. Fiquei impressionado e comovido com o quanto jesus é real.

Ser Tj ao contrário do que muitos pensam não se trata de ter fé...Se trata de obedecer e repetir, a conexão com jesus deus energia ou o próximo esta em segundo terceiro plano. Oque te identifica como TJ é obedecer e repetir a vida toda.

Se você entrar no salão e gritar que está feliz...subir na tribuna e dizer que esta livre de algum vicio por que começou a acreditar em deus vai ser mal visto. Não importa se pra voce aquilo é real, ou se tua fé é tão grande que não cabe no seu peito...você tem q "adorar" a deus da forma deles... Obedecendo e repetindo.
oque na minha opinião torna todas as manifestações lá dentro artificiais e repetitivas.
Quem nunca se sentiu desconfortável quando no final do congresso o desconhecido do lado te dava um abraço e dizia:
Amamos voces irmãos!

Aquilo me soava falso, porque na minha opinião não era honesto, era o comportamento que necessariamente tinha de ser repetido.
TJs não adoram um deus vivo, mas dois deuses mortos: O deus de papel das publicações da Torre de Vigia e o deus de concreto e tijolo dos salões dereino e assembleias
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por jurado8 »

Acho que foi Felicia Pink que uma vez comentou que ta todo mundo de saco cheio.

Irmao, eu quando resolvi sair da Torre, estava, como um amigo meu que me ajudou a sair falou: "enrolado ate o pescoco com a Torre". Namorava uma TJ super zelosa quase a casar com ela, era servo ministerial, territorio (espanhol), pioneiro, desde pequeno "o exemplo", commutter de Betel. E posso falar no que percebi por onde passava, nos territorios que ia: tava todo mundo de saco cheio.

Isso era perceptivel e nitido na cara dos pioneiros. Tipo, eu ainda era jovem, tinha construido uma mini carreira fora da org, entao tinha onde pelo menos comecar.

Mas a maioria tinha toda a vida ali. Nao tinham bons empregos, nem formacao. Emprego hj é dificil, entao pensa numa turma de 40, 45 anos que se dedicou a pregar e trabalha de qq coisa.

Se eles sairem de la, a vida perde o sentido. Mas era nitido que tao de saco cheio. Mas vao continuar nessa vida pois é o que conhecem e o que eles tem, e repetindo a si mesmo que é a melhor vida pois estao longe do mundo, nao tem DSTs, etc.

Ja nas congs grandes os anciaos e tal vivem como se o fim nao estivesse ai. Existe uma disputa velada para ver quem chega no melhor carro. So se fala de money, investimentos, viagens de forma que um pioneiro se sente ate deslocado. FreudExplica uma vez falou que na cong dele era assim.

Por que as pessoas continuam indo? Penso que nao concordam com tudo da Torre. Nem prestam atencao direito na reuniao, nao assistem todos os broadcastings, leem "a doutrinacao diaria" quando dá. Mas é a religiao deles, nao vao sair dali para serem catolicos, ateus, evangelicos, umbandistas.

Entao vao, se reunem, mas vivem sua vida normalmente. Os privilegios nada mais sao do que uma disputa para ver quem tem mais poder, status. Tao de saco cheio de pregar tambem, vao para prosear e tals.

Quem mostra pique em geral sao os recem convertidos. Tambem a turma que 'se da bem' sao bem animados. TJs que vao para Betel e sao designados para ir pros EUA, ou superintendentes de circuito em regioes boas, betelitas com funcoes bem legais, esses tambem sao bem animadinhos.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por kyoumal »

Eu tenho uma "fé" parecida com sua, acredito que exista um criador e é isso.

Admiro a fé de alguns tmb, como sou agnóstico não julgo ninguém, mas algo que percebo é o que percebia lá dentro, um adorar a Deus cheio de poréns. O que acaba me causando agonias, a pessoa que fala tanto de Jesus mas no fim, faz tudo contra o que ele disse, ou só ouve o que convém.

A ideia da fé é linda, mas na minha visão em geral, a maioria não pratica 20% do que falam, mas os que dizem e fazem, esses admiro por viver de acordo com a fé dela.
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Lais00
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 30 Ago 2017 02:11

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por Lais00 »

Olha, eu te digo o mesmo. Meu marido, algumas amigas, colegas de faculdade… eu fiquei impressionada em como essas pessoas tem uma fé e amor por Jesus tão purooo. E pra ser sincera eu nem sei como é isso, pq a vida toda fui ensinada a ser obediente a organização, fui ensinada a amar a religiao.
Eu fico impressionada inclusive com outras religiões, eu conheço uma sarcedotiza de hecate que é loucaaa e apaixonada por ela.
Enfim, nas reuniões ficamos nessa falsa erudição e não desenvolvemos nenhuma conexão com a espiritualidade. Toda conexão tj é com a TORRE. Concordo mt com tudo q vc disse
FariasV
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Jul 2023 15:08

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por FariasV »

A religião tem feito sem retoques a função dela que é manter o rebanho distraído de Deus por meio de falsos caminhos verdadeiros. E o segundo que é deixar totalmente sem fé algum sincero que passe por ela. A religião é o início do trajeto para quase todos os que procuram a Deus mas não cair na primeira ou na segunda é improvável. "O sistema é bruto"
Vc falou da fé sincera q seu amigo tinha, foi uma das coisas que me deu um estalo sobre esse sentimento que as TJs tem de que fé de verdade só elas possuem. Conheci pessoas TJs e nao que mostravam uma fé sincera e de coração. Enquanto doutrinas podem ser chamadas de falsas a fé ou existe ou não existe, e se existe ela é verdadeira embora alicerçada por doutrinas falsas.
Sendo a fé de coração uma fé verdadeira embora por doutrinas falsas, rejeitará Deus a fé e o coração dessa pessoa?
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por America »

Só fui conhecer o que é a fé verdadeira quando abandonei os pensamentos torreanos e comecei a ler a bíblia sem os óculos da religião.
Pela 1ª vez na vida me senti realmente tão perto de Deus e Jesus que realmente consegui entender o significado de ser filha de Deus.

Quando você entende que para sermos filhos de Deus basta seguirmos a Jesus e não sermos "ungidos" a sua visão muda...
O amor que tenho por Deus e por Jesus hoje é 100x maior do quando eu era PIMI, e ia as reuniões, ia ao campo todo dia, etc.
A fé do TJ é apenas de fachada, não há verdade ali, apenas um senso de obrigação.
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por feliciapink »

America escreveu: 09 Ago 2023 14:27
A fé do TJ é apenas de fachada, não há verdade ali, apenas um senso de obrigação.
Eu complementaria, dizendo que a fé de um TJ é movida pela barganha: "eu te sirvo Jeová e o senhor me dá a recompensa do paraíso, que o senhor mesmo prometeu".
"Eu te sirvo Jeová e o senhor me livra de morrer em uma destruição, que o senhor mesmo prometeu".
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
FariasV
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Jul 2023 15:08

Re: TJ vs Fé verdadeira

Mensagem não lida por FariasV »

America escreveu: 09 Ago 2023 14:27 Só fui conhecer o que é a fé verdadeira quando abandonei os pensamentos torreanos e comecei a ler a bíblia sem os óculos da religião.
Pela 1ª vez na vida me senti realmente tão perto de Deus e Jesus que realmente consegui entender o significado de ser filha de Deus.

Quando você entende que para sermos filhos de Deus basta seguirmos a Jesus e não sermos "ungidos" a sua visão muda...
O amor que tenho por Deus e por Jesus hoje é 100x maior do quando eu era PIMI, e ia as reuniões, ia ao campo todo dia, etc.
A fé do TJ é apenas de fachada, não há verdade ali, apenas um senso de obrigação.
América tenho o msm sentimento que vc, uma vez perguntei a um amigo TJs que ainda é bitolado como ele serviria a Deus se a Organizacao deixasse de existir. As Testemunhas de Jeová são em sua maioria pessoas boas enganadas, que acreditam que a rotina organizacional pode produzir a salvação delas.
Saindo da rotina organizacional ai sim a pessoa percebe o que é ser Cristão de verdade, pois o cristianismo é um voto e uma comunhão pessoal que deve ser vivida. Ser zeloso de uma rotina organizacional não é por si só a forma de se praticar o cristianismo.
É por isso que falo q a religião está distraindo as pessoas do sentido real de ser Cristão.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, PalasAthena e 469 visitantes