A polêmica das mochilas

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Lais00
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 30 Ago 2017 02:11

A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por Lais00 »

Gente, eu fiz um post aqui sobre um assunto e teve alguns comentários sobre a questão da mochila.
E eu queria expor meu ponto de vista, deixando claro que aqui não é a Torre então discordar de mim é BEM-VINDO.

Ter as mochilas para uma situação de emergência NUNCA será um problema. Agora, depois de anos dentro de uma organização como as testemunhas de Jeová, fica difícil me convencer de que essa orientação veio por pura preocupação do CG.
Ou vcs acham que na covid eles orientaram os irmãos a ficar em casa por preocupação e amor também?

É evidente que diversas temáticas importantes são utilizadas de maneira conveniente.

“ Mas o CG nunca associou a mochila a grande tribulação”

E eu garanto a vcs que o CG nunca disse que fazer faculdade era pecado
Mas existe um jogo de semiótica importante nas revistas, que induz, que incita a tomarem decisões assim. E sabe oq vai acontecer quando falarem que não fizeram faculdade pq o CG desaconselhava? Vão dizer que não tinha escrito isso em lugar nenhum, que nunca proibiram, que a culpa foi da TJ que não entendeu direito, que era caso de consciência.

Pq é isso que eles fazem, eles nos responsabilizam!!

A mochila é excelente, assim como ficar em casa na covid tb é ótimo
Só não dá para acreditar que não existe a intenção de associar isso a outros eventos, como armagedom e grande tribulação. Se alguém criar essa expectativa e se frustrar, é só dizerem: NUNCA ASSOCIAMOS ISSO A NADA

Eles também culpa as testemunhas de Jeová por 1975, 1914 e por ai vai, dizem que foram elas que fizeram isso de maneira individual…

De qualquer forma a minha opinião é que torre força a ideia de amor, família e cuidado. Na pandemia eu percebi muito isso e acho que esses cuidados é só uma manutenção dessas questões. Fora que eles tem uma preocupação muito grande com a própria imagem. Ou seja, tem muita coisa nessa história que não sabemos.
Talvez seja um julgamento precipitado, mas acho ainda mais precipitado responsabilizar os membros religiosos por interpretarem equivocadamente algo, sendo que são sempre induzidos a pensarem como a torre quer.
Enfim, posso estar errada, não quero parecer perfeita, pq perfeita só a organização de Jeová KKKKKKK então fiquem livres para discordarem.
OilusionistaXD
Forista
Forista
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2011 01:35

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por OilusionistaXD »

Sim, existe um jogo de semiótica. As vezes a torre não proíbe as coisas diretamente, mas faz TERCEIROS proibirem, as vezes pais, as vezes o desestimulo dos colegas tjs etc.
Linotim
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 04 Mai 2023 20:30

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por Linotim »

No caso da Faculdade se um irmão tem privilégios, como ancião, de acordo com o KS (livro dos anciãos), ele será reavaliado. Ou seja, isso tenta forçar uma mensagem de errado na mente da liderança que se propaga para os outros membros. Dessa forma ela não precisa ser explícita nas publicações.
Livre de autoridades eclesiásticas e do sentimento de culpa.
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por feliciapink »

Sim, posso confirmar, pq em 2021 tivemos eu e meu marido, uma visita de pastoreio online e o irmão nos fez as perguntas: se tínhamos nossas mochilas prontas ) respondemos que não). Aí ele fez aquele blá blá todo.
Em seguida ele nos perguntou o pq de ter as mochilas: meu marido respondeu em caso de emergências, como desastres.
.ok, ele disse que " TBM".
Mas que as mochilas eram tbm para caso a perseguição começasse, já era pra estarmos prontos e tentar comunicação com os irmãos da dianteira na congregação e seguir as orientações de onde pra ir com essas mochilas. E que se possível, a mochila está sempre junto da gente, até indo para o trabalho e em passeios, pq nunca sabemos quando as coisas podem mudar e a mochila em casa e a gente na rua, poderia ser que não conseguíssemos voltar pra casa e a pegar.
Meu marido fez até uma cara de espanto.
Sim, ele e o ancião que o acompanhava online disseram com todas as letras.

É isso...
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por jurado8 »

Concordo totalmente Laís.

As mochilas servem a questões emergenciais, sim, claro. Mas é claro que também essas mochilas servem para contribuir com a ideia de grande tribulação próxima, como comentou. Nos vídeos da Torre, se não me engano, mostra os irmãos usando as mochilas quando há perseguição iminente (eu não estou assistindo os últimos, mas é o que vejo os usuários do Reddit falando). E é maquiavelicamente colocado pelo CG de forma sugestiva, para que, caso alguém afirme isso com todas as letras eles digam: "Nunca dissemos isso." Pura semiótica, como falou.

Caso da COVID é a mesma coisa. Aquela preocupação exagerada, uma neurose danada. A orientação para os membros da Ordem [superintendentes, betelitas, etc] é que eles nem de casa podiam sair (tinha que um irmão fazer as compras e levar lá, por exemplo). Quem era de Betel não podia sair de lá. Isso resultou em muitos problemas emocionais graves.

É tipo uma mãe que protege de mais o filho e não permite que ele brinque, pois é perigoso. Não jogue bola, pois pode quebrar o braço. Não passeie pois pode ser assaltado. Etc. Ou seja, os riscos ditos são reais, mas deixar de viver essas coisas? Não dá.

Eu tenho uma filosofia: "Não ame tanto a vida que você deixa de viver."

Esse negócio de mochila, como uma imposição aos TJs e não sugestão, fim iminente, vídeos, achar que precisamos da orientação de 9 velhos de NY para saber como agir em caso de pandemia, etc...isso tudo é neurose torreana. Deixa eles para lá com suas ideias fixas, manias e eu vivo minha vida aqui.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por Bauhaus »

Qdo eu ainda frequentava, me lembro q nas publicações havia pouco material impresso que falava mal de cursar faculdade, muitas vezes nas entrelinhas. Porém, nos discursos em reuniões e congressos, era bastante explícito o desprezo pelo curso superior. O CG não atua com taaaanta sinceridade, né?

Em relação às mochilas, eu já estava fora. Uma amiga, q só entrava em contato comigo pra pregar, me manda a tal mochila por whatsapp. Me pegou de surpresa mas eu entendi na hora. Ela não disse nada, apenas enviou. Qdo perguntei qual era a intenção daquilo, ela desconversou. Para pessoas q tem essa perspectiva de destruição, me parece bastante óbvio q é para manter o povo com medo.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

feliciapink escreveu: 05 Ago 2023 09:32 Sim, posso confirmar, pq em 2021 tivemos eu e meu marido, uma visita de pastoreio online e o irmão nos fez as perguntas: se tínhamos nossas mochilas prontas ) respondemos que não). Aí ele fez aquele blá blá todo.
Em seguida ele nos perguntou o pq de ter as mochilas: meu marido respondeu em caso de emergências, como desastres.
.ok, ele disse que " TBM".
Mas que as mochilas eram tbm para caso a perseguição começasse, já era pra estarmos prontos e tentar comunicação com os irmãos da dianteira na congregação e seguir as orientações de onde pra ir com essas mochilas. E que se possível, a mochila está sempre junto da gente, até indo para o trabalho e em passeios, pq nunca sabemos quando as coisas podem mudar e a mochila em casa e a gente na rua, poderia ser que não conseguíssemos voltar pra casa e a pegar.
Meu marido fez até uma cara de espanto.
Sim, ele e o ancião que o acompanhava online disseram com todas as letras.

É isso...
Olha referente a língua e a loucura dos funcionários da torre, não podemos ser taxativos e dizer que vem da torre algo que ouvimos deles...
Um exemplo, aqui onde frequento, no mês de Maio/ 2020 ( nunca vou esquecer!)
Um ancião mandou um audio no grupo de WhatsApp da congregação ANUNCIANDO, isso mesmo,
ANUNCIANDO o começo da Grande Tribulação!!!! rsrs

Outro emendou depois, anunciando que NÃO voltaria as reuniões presenciais!
Então.....

as mochilas entraram nesse pacote de paranóia...
Obviamente levo em consideração que a pandemia mexeu com todos nós, ninguém saiu ileso deste período!!! Ainda mais quem almeja tanto o Armagedom....
Avatar do usuário
Agnardo
Forista
Forista
Mensagens: 597
Registrado em: 06 Out 2015 21:05
Localização: Perdido na torre.

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por Agnardo »

Mochilas de emergência....

O que a biblia faz no meio de uma mochila de emergência?

Ah já sei. Serve pra acender o fogo mais fácil e na falta de papel higiênico.... já sabe...
Agnardo - deboista por convenção.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Lais00 escreveu: 05 Ago 2023 02:25 Gente, eu fiz um post aqui sobre um assunto e teve alguns comentários sobre a questão da mochila.
E eu queria expor meu ponto de vista, deixando claro que aqui não é a Torre então discordar de mim é BEM-VINDO.

Ter as mochilas para uma situação de emergência NUNCA será um problema. Agora, depois de anos dentro de uma organização como as testemunhas de Jeová, fica difícil me convencer de que essa orientação veio por pura preocupação do CG.
Ou vcs acham que na covid eles orientaram os irmãos a ficar em casa por preocupação e amor também?

É evidente que diversas temáticas importantes são utilizadas de maneira conveniente.

“ Mas o CG nunca associou a mochila a grande tribulação”

E eu garanto a vcs que o CG nunca disse que fazer faculdade era pecado
Mas existe um jogo de semiótica importante nas revistas, que induz, que incita a tomarem decisões assim. E sabe oq vai acontecer quando falarem que não fizeram faculdade pq o CG desaconselhava? Vão dizer que não tinha escrito isso em lugar nenhum, que nunca proibiram, que a culpa foi da TJ que não entendeu direito, que era caso de consciência.

Pq é isso que eles fazem, eles nos responsabilizam!!

A mochila é excelente, assim como ficar em casa na covid tb é ótimo
Só não dá para acreditar que não existe a intenção de associar isso a outros eventos, como armagedom e grande tribulação. Se alguém criar essa expectativa e se frustrar, é só dizerem: NUNCA ASSOCIAMOS ISSO A NADA

Eles também culpa as testemunhas de Jeová por 1975, 1914 e por ai vai, dizem que foram elas que fizeram isso de maneira individual…

De qualquer forma a minha opinião é que torre força a ideia de amor, família e cuidado. Na pandemia eu percebi muito isso e acho que esses cuidados é só uma manutenção dessas questões. Fora que eles tem uma preocupação muito grande com a própria imagem. Ou seja, tem muita coisa nessa história que não sabemos.
Talvez seja um julgamento precipitado, mas acho ainda mais precipitado responsabilizar os membros religiosos por interpretarem equivocadamente algo, sendo que são sempre induzidos a pensarem como a torre quer.
Enfim, posso estar errada, não quero parecer perfeita, pq perfeita só a organização de Jeová KKKKKKK então fiquem livres para discordarem.

Olha, não posso concordar com você,e muito menos discordar,
não posso concordar pq procuro me ater ao escritos, ou em figuras produzidas pela Torre, o que é dito em discurso já fico meio assim, pois a torre não tem controle da língua dos funcionários ...rsrs
e, referente a mochila, nunca vi a associação com a grande tribulação feita pela torre, agora a associação com ser forte espiritualmente pois ter a mochila reforça a OBEDIÊNCIA a torre isso eu vi!!!



E também não posso discordar pois esses argumentos de terceirizar proibições, realmente existe, como se houvesse um excesso de cuidado, como o Jurado8 falou, como uma mãe que deseja proteger demais seus filhos!!! Vivi isso com o aparecimento das redes sociais, eu era muito entusiasmada com Orkut, Facebook etc rsrs
Amava tirar fotos e ficar postando, daí quando tinha a visita do super, obviamente queria postar, já de primeira levei um chega pra lá, " Irmã essa foto não sera postada né?? Se for não autorizo o uso da minha imagem!!"
Fiquei paralizada, me sentindo uma idiota!!!
Corta para um almoço com super na casa de um parente! Foto!! A mesma recomendação...
Amigas me falando a mesma coisa de seus supers!!!
E discursos AFIRMANDO, que quem é forte espiritualmente NÃO tem tempo para redes sociais!!!
Ou seja, proibição direta nunca houve, mas.....
E HoJe são os super que vem tirar foto com a congregação e incentivar a postar!!! Gseiiiussss
( O pior é hoje vendo esses mesmos irmãos postanto todo dia e trabalhando com as redes!!! rsrs Mas hoje a Torre deixa né!!!rsr)
Quanto a faculdade, é diferente , orientação pra NÃO fazer é clara.... aquilo, não se proíbe, mas é fortemente desincentivado!!!
conforme o link:

https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-je ... ao-escola/
Despublicadora
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Ago 2022 11:32

Re: A polêmica das mochilas

Mensagem não lida por Despublicadora »

Na congregação em que eu pertencia me lembro que foi uma emoção terrível dos irmãos quando anunciaram as mochilas. Não foi preciso dizer nada mesmo de ser início da grande tribulação, nos mesmos que pensamos, um olhava pro outro com emoção ao falar das mochilas, olhos cheios dágua e pensamos... chegou a hora!!! Uma animação, uma euforia. E eu perguntava p todo mundo, já fez sua mochila? Kkkkk uns diziam, eu não!!! Agora sei pq, já estavam despertos esses

Foi horrível achar máscara na época, eu saí desesperada no meio do olho do furacão pra procurar os itens.
Até canivete mandaram botar na mochila, meu filho tão pequenino, botei um canivete na mochila dele tbm KKK perguntei ao ancião se seria necessário, o ancião falou que sim pois, se eu me separasse do meu filho na hora da tribulação como seria? Ele teria que se virar com a mochila dele que pesava mais que ele kkkkk E eu pensando, como vou carregar 2 mochilas e uma criança na tribulação, vou ficar pra trás...

Gente como eu fui besta.
Despublicadora irmã mundana. Vamos pregar? Amém? :1
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 484 visitantes