A arte de prender para impressionar

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por jurado8 »

Notamos que a Torre tem uma certa sindrome do estrelismo, ou, vulgo, narcisismo patologico. Vemos a Torre promover a ideia, e seus membros tambem, de que sao especiais em tudo. Comentarios como:

*A Torre nao fica para tras em nada, veja nossos beteis e a Sede Mundial como sao tecnologicos. Nao existe organizacao na Terra com sedes tao boas quanto as nossas.

*A Torre nao fica para tras em nada, veja nossas publicacoes. Podem bater de frente com uma Nature ou Science de boas.

*Veja nossos filmes como sao bem produzidos. Com bem menos recursos, nao perde em nada para um lancamento mundano.

*Nossos congressos atraem milhares de pessoas e veja como somos organizados. Hoje em dia, quem consegue atrair tanta gente para ouvir temas biblicos, e sem bagunca, lixo no chao, etc?

*Nao existe nenhum material robusto no mundo com pesquisas biblicas como nos. Veja o "Perspicaz" ou a quantidade de volumes produzidos de conteudo biblico.

Etc.

Etc.

Etc.

Em tudo sao os mais "bonzoes" e especiais. É ate compreensivel pensarem assim pois, segundo a doutrina Torreana, Jesus, Jeova, miriades de anjos so tem uma coisa que importa aqui na Terra: a organizacao Torre de Vigia. Ela os representa e ela É o Reino de Deus restaurado.

Mas, para gente que ta fora e olha de forma fria e isenta, desde que saí da Torre notei que tudo isso nao passa de falacia.

Lembra que disseram que Russell foi o primeiro a sincronizar video e som com o Fotodrama da Criacao? Mentira. O primeiro a fazer isso foi William Dickson em 1894. Em 1900 experiencias mais robustas foram feitas. O Fotodrama veio em 1912.

Depois que sai comecei a me dedicar no meu trabalho. Tive a oportunidade de visitar varias empresas e ter amigos que ate a oportunidade de ir para o Vale do Silicio estagiar, tiveram. Dessa forma, ao visitar essas empresas, feiras, exposicoes, Betel se tornou obsoleto. Nada demais.

Visitei uma vez um show de uma Igreja de um amigo. O show ia ser 10 da noite e ia ate 5 da manha, com rock n roll e tudo mais. Sim, tudo da Igreja. Evento organizadissimo, tinha revista, segurancas, estava lotado, super legal para jovens. Devia ter umas 2 mil pessoas.

5 da manha, quando estavamos saindo, uma empresa estava na porta pois 9 da manha ia ter outro evento na Igreja. Pensei: "vai ter ninguem, essa balada lotou, 9 da manha vai estar vazio". Saimos, a equipe comecou a montar tudo, 9 da manha vi pelo Instagram da Igreja ela lotada e outro evento cheio de atracoes rolando.

E 4 da tarde teve um culto lotado, com outro formato. Ou seja teve toda uma equipe para preparar. Fiquei impressionado. O que é um congresso perto disso? Mas nem deveria ter ficado impressionado, nessa avenida era cheio de outras igrejas, de mesmo tamanho. E nos EUA tem Igrejas bem maiores. E, sem lixo no chao, pessoas super educadas, simpaticas, foi bem agradavel.

Daí, depois que comecei a pesquisar a Biblia por conta propria fiquei mais impressionado ainda com o material robusto que é produzido. Perspicaz tem nem comparacao. Por exemplo, o antigo Testamento comentado versiculo por versiculo de R. N. Champlin tem 5 volumes enormes, com 4.400 paginas. E esse é so uma das respeitadas obras. Existem centenas de outras, diversos autores para voce comparar pontos de vista, etc.

.

Entao ai fica claro porque a Torre tem que prender a pessoa para ela se impressionar. Ela precisa da pessoa alienada para a narrativa dela "colar". Seguindo os incentivos da Torre o sujeito é pioneiro logo cedo, tem um trabalho simples so para se sustentar, nao ve o que de material cristao é produzido no mundo (pois isso seria Babilonia), acaba se impressionando com a grandeza de Betel, a inteligencia do Corpo Governante e aqueles que trabalham próximo a eles, etc.

Compara-se por exemplo, com um norte coreano que se impressiona com a capital da Coreia do Norte e seus predios. "Nossa, como somos avancados: fizemos predios, carros, energia, etc." Sim, tudo isso é impressionante PARA QUEM NAO CONHECE O MUNDO do lado de fora que esta anos luz na frente.

Torre é igual: os materiais produzidos pela Torre, os congressos, a sede...so impressiona quem nao conhece o mundo do lado de fora que é muito mais avancado em todos sentidos.

É a arte de prender a pessoa numa vida mediocre, para impressiona-la.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
PimoSobrevivente
Forista
Forista
Mensagens: 82
Registrado em: 10 Mai 2023 21:16

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por PimoSobrevivente »

Ótimo ponto!!!

Sempre vejo meus pais (principalmente minha mãe) comentando sobre o quanto a torre é organizada em todos os sentidos, e que portanto não teria como ela não ser a religião verdadeira, pq tudo lá é tão organizado daquela maneira pq Jeová está abençoando a organização.

Imagina se eles descobrissem que na verdade a torre funciona apenas como mais uma empresa hierárquica "mundana" qualquer.
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

Isso faz ainda mais sentido quando você vê a ordem de como as coisas acontecem, quanto mais vc se priva do mundo fora da Torre, mais cativado vc fica pelo que vc descobre lá dentro.

Você aos poucos vai se afastando dos amigos e daqui a pouco vc está em um lindo congresso cheio de pessoas educadas e gentis, vc aos poucos se priva da educação secular e daqui a pouco é convidado pra escola de pioneiros..

Eu até hoje tenho vergonha alheia vendo os irmãos comentando sobre a famosa ''cena do anjo'' no filme do congresso de 2016. Mds, quanta coisa mais impressionante tem por aí..
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por Saulo »

jurado8 escreveu: 26 Jul 2023 12:39

*A Torre nao fica para tras em nada, veja nossas publicacoes. Podem bater de frente com uma Nature ou Science de boas.

Quem disse isso nunca leu um artigo publicado pela Nature ou Science.
Quando uma Superinteressante, Galileu ou BBC fazem uma reportagem sobre um artigo publicado na Nature ou Science, tem que simplificar muito para o publico leigo entender. É tipo que uma revista da torre pega um artigo do Sun e simplifica para o publico dela entender.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por Rapha »

Realmente os feitos da Torre de Vigia se tornam pequenos quando saímos e olhamos do alto, de uma posição que eles nos proíbem de ver lá dentro. Uma coisa que sim, me impressionava muito, mas também não é exclusividade da Torre de Vigia, era a limpeza. E eu destaco isso porque eu cansei de ver ou ir em igrejas evangélicas ou sujas ou com o prédio mau cuidado. Tinha uma igreja Deus é Amor perto de casa que era super mau cuidada. E eu nem me refiro a questões financeiras, mas a questões de limpeza e conservação mesmo. Porque o local pode ser pequeno e humilde, mas tem que estar limpo e bem cuidado, ainda mais quando se afirma ser ali a "casa de Deus".
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por jurado8 »

Uma outra falácia é aquela questão: fazemos tudo de graça!!

Mais ou menos. É verdade que a Igreja Católica e as evangélicas em geral monetizam tudo. Mas. Remuneram muito bem seus "funcionários": padres, pastores, etc costumam ganhar bem.

Na Torre, o custo humano individual na vida dos 'voluntários' é muito alto, que ficam sem reservas financeiras e sem perspectiva.

Além disso, os constantes incentivos para donativos pagam e geram um lucro muito bom. Fora os investimentos que a Torre fez nesse meio tempo.

Eu não sou adepto do sistema religioso, fico longe dele como propoe Ray Franz, mas, se fosse para escolher, prefiro dar 10% do meu salário para um lugar que me incentiva a crescer e tenho tempo para fazer meus rolês, do que estar em um ambiente onde só tenho valor se trabalhar de graça (ancião, servo, construções, manutenções, etc), e ainda doar donativos, com a "sede mundial" só enriquecendo.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por KYARAA »

jurado8 escreveu: 27 Jul 2023 09:51 Uma outra falácia é aquela questão: fazemos tudo de graça!!

Mais ou menos. É verdade que a Igreja Católica e as evangélicas em geral monetizam tudo. Mas. Remuneram muito bem seus "funcionários": padres, pastores, etc costumam ganhar bem.
O que mais me irrita desse fato é que eles ainda se sentem orgulhosos e superiores com o fato de que na Torre um ancião ou SM não tem salário, como em outras religiões, pq isso está alinhado com principios biblicos.
E pregando isso, eles correm por fora, escravizando a todos, em nome de Jeová e enchendo os próprios bolsos.

Eu não sou adepto do sistema religioso, fico longe dele como propoe Ray Franz, mas, se fosse para escolher, prefiro dar 10% do meu salário para um lugar que me incentiva a crescer e tenho tempo para fazer meus rolês, do que estar em um ambiente onde só tenho valor se trabalhar de graça (ancião, servo, construções, manutenções, etc), e ainda doar donativos, com a "sede mundial" só enriquecendo.

Nesse ponto, eu penso da mesma forma, sair de lá e não entro em nenhuma outra, com todo respeito a quem queira ou entrou em outra religião.
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: A arte de prender para impressionar

Mensagem não lida por Galileu »

Marketing frajuto.....Ostentaçao pura....

So embalagem e pouco conteudo , que realmente presta.....

Vivem de aparencias , como todo produto da civilizaçao ha la dentro , corrupçao , engano , fraude .....

O que produzem é seres humanos incapazes de pensar por si mesmos , manipulaveis e pouco produtivos e criativos para mudar as condiçoes e qualidade de vida na terra....

Delegam todo o trabalho para o deus deles .....

Sem futuro.....
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Allegaeon, Mentalista e 482 visitantes