Não desista do SEU (nosso) alvo!

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por jurado8 »

Quem esteve na Torre e nunca ouviu essa frase: "Qual seu alvo?", que atire a primeira pedra.

Estava dando uma pincelada com os olhos nos artigos que serão estudados nas próximas reuniões. E alguns me chamaram a atenção, gostaria de trazer aqui para os amigos ao debate:

A Sentinela de MAIO de 2023, título: Você vai conseguir alcançar seus alvos espirituais.

Mesma ladainha de sempre incentivando a pessoa a "fazer mais", "fazer seu melhor" e estabelecer alvos realistas, ver o que você quer fazer no serviço a Jeová, etc. O que gostaria de debater com os amigos é: como assim SEUS alvos espirituais?

O que uma pessoa pode sonhar ser dentro da congregação? Será que tem várias possibilidades e ele irá escolher? Não. Uma mulher pode ser pioneira regular e um homem servo ministerial / ancião. Mas sabemos que não se escolhe ser servo ou ancião, é apenas uma escadinha onde um leva a outro.

Portanto, a Torre coloca um título bem de PNL mesmo, "Você vai conseguir alcançar seus alvos espirituais". Mas, não existe várias possibilidades. É apenas uma. Ser pioneiro no caso das mulheres/homens, e ser servo / ancião no caso do homem. Não tem como buscar algo diferente disso.

Depois, caso a pessoa queira ir para o tempo integral, existem várias funções em Betel, territórios, etc MAS, todos sabemos que as funções exercidas nestes lugares não são escolha da pessoa. É esperado que ela aceite qualquer designação. Até mesmo a petição é assim agora. Basicamente existem 2 petições: EER (escola de evangelizadores), onde você estuda 2 meses e depois começa a ser mandado por Betel para servir em vários lugares do Brasil. Mais uma vez você não escolhe para onde será mandado. E a DC-? [esqueci o número] onde você manda a petição para salonita, servo de construção e Betel (é unificado, não tem como escolher para onde quer ir) e é esperado que aceite qualquer designação, por qualquer tempo, para qualquer localidade e função.

Então, como assim SEU ALVO espiritual? O único alvo espiritual possível é aqueles que eles esperam de você. Localmente, ser pioneiro, servo e ancião; a nível nacional, mandar a petição e ver o que dá.

Manipulação pura. É o alvo da Torre para você, que é literalmente te usar como ela quer, que ela tenta colocar através de PNL que é SEU alvo. Você não tem escolha nenhuma meu caro. Que pese aqui minha crítica à Igreja Católica e outras denominações cristãs, ali sim você pode dar o direcionamento para sua carreira dentro da religião como quer. Na Torre não. É esperado simplesmente que você "se molde" àquilo que eles esperam de você.

A Sentinela de SETEMBRO de 2023, estudo 38, parágrafo 16
Quando Josias tinha uns 39 anos, ele cometeu um erro que custou sua vida. Em vez de procurar a orientação de Jeová, ele confiou em si mesmo. Essa é uma lição para nós! Não importa qual seja nossa idade ou há quanto tempo servimos a Jeová, nós precisamos buscar a orientação dele. Para isso, precisamos sempre orar a Jeová, estudar a Bíblia e dar atenção aos conselhos de cristãos maduros. Assim, você vai ter menos chances de cometer erros e mais chances de ser feliz.
Só neste parágrafo quantos gatilhos. Basicamente, sempre ser um escravinho deles. A Torre sabe que, a pessoa "dando o melhor dela para Jeová", em algum momento, enfrentará dificuldades financeiras, irá ver os irmãos que não foram pro tempo integral ou se empenharam mais 'pelo sistema' se dando bem e pode ter vontade de voltar atrás. Vide este tópico: https://extestemunhasdejeova.net/forum/ ... 5&p=506818

Para tal, tem o artigo 40, dessa mesma revista com o título Não Desista, só para estes. Mas este parágrafo dá um vislumbre. Cita o exemplo de Josias, que acabou falecendo em batalha como rei guerreiro que era. É verdade que o profeta o avisou para não ir, mas em nenhum momento a tradição judaica ou o Velho Testamento colocam Josias como um exemplo a não ser seguido, em qualquer aspecto.

Até o texto de referência citado, 2 Cronicas 35, mostra que toda a nação chorou por Josias, criaram um cantico de lamentação a ele que foi cantado por séculos entre os hebreus.

Desse modo, a organização se equipara a um profeta pois diz que assim como Josias morreu por não ouvir o aviso do profeta; uma pessoa hoje pode se dar muito mal se não ouvir o que a organização de Jeová diz. O buscar a orientação de Jeová é dado em 3 modos:

SEMPRE ORAR A JEOVÁ - Se estamos PIMI e oramos a Jeová, esperamos que a resposta venha como? Através de uma publicação, discurso, algum conselho de um irmão. Sabemos que todos estes são repetitivos e convergem sempre para as ideias do Corpo Governante. Por exemplo: o que um irmão TJ PIMI receberá de resposta se orar a Jeová sobre aceitar um emprego que irá afetar as reuniões? O que um irmão TJ PIMI receberá de resposta se orar a Jeová sobre aceitar sangue para seu filho doente? O que um irmão TJ PIMI receberá de resposta se orar a Jeová sobre sua dúvida entre fazer uma faculdade, concurso público e se estabilizar ou então mandar petição para servir onde há mais necessidade?

ESTUDAR A BÍBLIA - Pros Torreanos, estudar a Bíblia é sempre com a ajuda das publicações da Torre. Um perspicaz do lado, um JW Library aberto. Dessa forma, ao estudar a Bíblia, na Tradução do Novo Mundo, com as publicações abertas do lado, mais uma vez, será validado o modo de pensar da Torre. Por exemplo, com a ideia que assim como Josias se deu mal por não ouvir um profeta com a palavra inspirada de Jeová, alguém pode se dar mal por não seguir os conselhos de Jeová hoje, dado por sua organização, rs.

DAR ATENÇÃO AOS CONSELHOS DE CRISTÃOS MADUROS - Lê-se por cristãos maduros, irmãos anciãos, pioneiros, 'que servem a Jeová a muito tempo', etc. Que conselho é esperado, na verdade, o único possível desses irmãos? Repeteco do que sai na Torre. Voltando àquelas perguntas que fiz no penúltimo parágrafo: "irmão, não aceite esse emprego, Jeová certamente proverá algo melhor."; "confie em Jeová e nos tratamentos alternativos"; "você nunca se arrependerá de dar o seu melhor a Jeová HOJE". E assim por diante. Além de estes serem os conselhos, eles não podem ser diferentes. Se um ancião incentivar alguém a fazer faculdade, por exemplo, ele pode perder os privilégios. Isso está no livro dos anciãos e no treinamento que servos / anciãos recebem. Sei disso porque já estive nesse treinamento e isso foi falado COM TODAS AS LETRAS pelo irmão dirigente.

Assim, meus queridos, a Torre é sempre validada. O quadro mental que ela cria, a visão dela de mundo é o tempo todo corroborada por sutis conselhos aparentemente inocentes como "ore a Deus", "estude a Bíblia", "pergunte a outros irmãos maduros", no fim, todos estes métodos, no universo de um TJ PIMI apenas valida o que a Torre diz. Aparentemente são conselhos e fontes isentas, mas não.

O que existe nessa religião, meus queridos, é apenas manipulação atrás de manipulação. Eles dizem o que você deve desejar e te fazem pensar que é você quem quer aquilo; eles dizem o que Deus espera de você; eles dão todo o direcionamento para sua vida. E, se um dia você dizer PARA! Ah. Agora você é um de nós, um apóstata. Seja bem vindo, inclusive, rsrs

Imagem
Na mitologia Torreana, estou naquele fogo lá atrás. Muito bem, obrigado.

Ler este post ouvindo: https://www.youtube.com/watch?v=LYJtAvQ2lXk

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Linotim
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 04 Mai 2023 20:30

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por Linotim »

jurado8 escreveu: 17 Jul 2023 20:41
Belo tópico. Excelente raciocínio de convergência a Torre.

Será que essa galera editora leem livros "mundanos" para copywhiter, persuasão e marketing? Ou simplesmente vão na intuição e teste para manipular as pessoas? Ou aplicam o princípio "copie como um artista" (tem algo como referência e vão copiando)? Será que essa elite editora é PIMO Darkside?
Livre de autoridades eclesiásticas e do sentimento de culpa.
Lais00
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 30 Ago 2017 02:11

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por Lais00 »

Cara, eu sempreee falei isso. E era alvo de muita crítica por conta desse raciocínio. Mas veja, que alvo é esse se tudo já está definido? De qualquer forma quando me perguntavam: qual o seu alvo espiritual? Eu dizia: me tornar uma pessoa mais generosa KKKKKKKKKKKKKKKKKK
SonicLatino
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 25 Mai 2021 06:58

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por SonicLatino »

Cirúrgico mais uma vez Jurado 8.

Tive uma DC50 preenchida fui de grupo de manutenção
cara aquilo não era vida, passar o FDS todo numa manutenção ir agora para reunião, a Torre praticamente escraviza os seus membros.

Quantos casais vejo aí que são vazios sem história, pois dedicaram totalmente sua vida a torre, vivem uma vida submissa muita das vezes com dificuldades para conseguir o básico, nunca viajam é só em prol da torre.

Aliás uma curiosidade sobre minha vida, meu período mais ativo na torre foi o meu pior momento da vida, tive uma depressão forte em que chegava até pensar em suicídio.

Hoje me afastei bem da torre e estou muito mais feliz
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por Saulo »

Rapaz... lendo assim, que pesado isso.
Boa colocação Jurado.

Ou seja - Não confie no seu discernimento, você é um b05t@, confie em Jeová (até que poderia ser), mas no caso, "Jeová" é a torre, suas publicações e as ideiazinhas mutantes do corpo governante.
E a única orientação "espiritual" é seja pioneiro, betelita, ancião... trabalhe de graça voluntariamente para nós como se fosse para Deus.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por KYARAA »

SonicLatino escreveu: 18 Jul 2023 07:16 Cirúrgico mais uma vez Jurado 8.

Tive uma DC50 preenchida fui de grupo de manutenção
cara aquilo não era vida, passar o FDS todo numa manutenção ir agora para reunião, a Torre praticamente escraviza os seus membros.

Quantos casais vejo aí que são vazios sem história, pois dedicaram totalmente sua vida a torre, vivem uma vida submissa muita das vezes com dificuldades para conseguir o básico, nunca viajam é só em prol da torre.

Aliás uma curiosidade sobre minha vida, meu período mais ativo na torre foi o meu pior momento da vida, tive uma depressão forte em que chegava até pensar em suicídio.

Hoje me afastei bem da torre e estou muito mais feliz
É muito recorrente pessoas lá dentro com problemas emocionais. Na congregação que fiz parte tinham vários casos. Isso pq eles dizem que o ''APOSTATA'' que é doente.

Como uma pessoa pode ser saldavel, sendo precionada o tempo todo a ter uma rotina irealista e exaustiva cheia de compromissos e atividades voltadas para a Torre?!

Que bom que vc está bem.
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por Atlas »

O mais perturbador de tudo isso é o controle que a organização assume da própria vida da pessoa.

Uma vez dentro dessas "designações de serviço" tudo o que a pessoa é e possui estará condicionado ao fato de concordar completamente com os ensinos da organização. Imagine, como deve ter sido o caso de muitos "servos especiais", chegar num determinado momento da vida exercendo uma posição de responsabilidade integral na Torre de Vigia e ter sérias dúvidas sobre a organização?

Muitos não fizeram provisões financeiras no decorrer de anos no chamado serviço de tempo integral. O que significa para uma pessoa assim ter de abrir mão de sua designação e começar a vida do zero? Foi o caso de Raymond Franz e de tantos outros. A crise interna que vem disso deve ser angustiante.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Osvaldo
Forista
Forista
Mensagens: 313
Registrado em: 04 Nov 2008 11:26

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por Osvaldo »

Excelente tópico.

Esses alvos não são espirituais, porque não são focados na espiritualidade, mas sim voltados para um resultado tangível para a organização.

São metas organizacionais.

Li um texto da psicoterapeuta Rayhanne Zago, "Psicologia das Seitas", que fala justamente sobre esse mecanismo de controle.
As metas, de modo geral são sempre muito difusas e quase inatingíveis para grande parte das pessoas da seita e, supostamente, visíveis em seus líderes e sub-líderes.

Exploração de trabalho: algumas seitas farão os membros usarem sua força de trabalho em prol do grupo, ou mais especificamente do líder — mas nunca em prol de si mesmo.
A sensação de frustração dentro da organização é grande. Você nunca está fazendo o bastante. Não pode aceitar elogios pelo que faz e nem se contentar com o que faz para Deus. Precisa sempre buscar supostos alvos espirituais (metas organizacionais).

Sou estudante. Porque não é publicador?
Sou publicador. Porque não é batizado?
Sou batizado. Porque não é pioneiro auxiliar/servo ministerial?
Sou pioneiro auxiliar/servo ministerial. Porque não é pioneiro regular/ancião?
Sou pioneiro regular/ancião. Porque não é pioneiro especial?
Sou pioneiro especial. Porque não é superintendente de circuito/betelita?
Sou superintendente de circuito/betelita. Porque não faz parte da comissão de filial?
Sou da comissão de filial. Porque não faz parte da comissão de ensino?
Sou da comissão de ensino. Porque não faz parte do corpo governante?
Osvaldo Jr.
Avatar do usuário
PIMOJW
Forista
Forista
Mensagens: 299
Registrado em: 02 Ago 2021 16:19

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por PIMOJW »

Osvaldo escreveu: 19 Jul 2023 16:32
Sou da comissão de ensino. Porque não faz parte do corpo governante?
Sou do corpo governante. Por que ainda não morreu e foi pro céu?
Morri e fui pro céu. Por que ainda não pegou o lança chamas e fritou os apóstatas?
Peguei o lança chamas e fritei os apóstatas. Por que ainda não transformou a terra num paraíso?
Transformei a terra num paraíso. Por que ainda não devolveu a coroa pra Deus?
Devolvi a coroa pra Deus. Por que ainda não voltou à sua insignificância?
Voltei à minha insignificância. Tá fazendo o que ainda aqui?.....Suma
Não posso sumir, sou imortal, lembra? Bug na matrix, fim do universo.
Avatar do usuário
Seraph180
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 44
Registrado em: 03 Ago 2022 16:35

Re: Não desista do SEU (nosso) alvo!

Mensagem não lida por Seraph180 »

Acho que um alvo espiritual poderia ser doar uma cesta básica, oferecer sopão para pessoas em situação de rua, fazer serviço probono e por aí vai.
Prepare o cinto Doraty pois Kansas irá pelos ares.Imagem :soldier7: :soldier7:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Moonwalker, Saran e 476 visitantes