Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor zero à esquerda em 07 Set 2009 09:22

Aos colegas do fórum que têm acesso às publicações da Torre de Vigia...
Poderiam me dizer o que as Testemunhas de Jeová (através de seu "Corpo Governante") falam sobre doação de órgão e tecidos? É vista como prática condenável? O que alegam? Baseado em quê?
Não deveriam encarar como prática baseada no ditado "Há mais felicidade em dar do que em receber" (um dos chamados "princípios cristãos")?
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
Avatar de usuário
zero à esquerda
Forista
Forista
 
Mensagens: 538
Data de registro: 10 Jul 2009 10:01
Localização: São Paulo, SP

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor deynha em 07 Set 2009 09:51

Eu sempre fui ensinada que é questão de consciencia!
Eu sou doadora, se sobrar alguma coisa................. :D
"A Bíblia diz que Jesus habitava entre prostitutas e ladrões, ou seja, se nascesse hoje ele viveria entre a Rua Augusta e o Senado"
Avatar de usuário
deynha
Forista
Forista
 
Mensagens: 394
Data de registro: 19 Jul 2009 19:45
Localização: Minas gerais.

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor Pássaro em 07 Set 2009 10:02

Com o passaro dos anos, novas velas revelaram aos caras de Nova York, que é questão de consciência e algumas familias que perderam parentes, autorizaram a doação de órgãos!
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10041
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor Bombeiro em 08 Fev 2010 19:04

Tambem ja ouvi que é uma questão de consciencia....
E como ja falei a meus familiares quando eu morrer, todos os meus orgãos em condiçoes devem ser doados a quem precisa...
Lembro que uma vez falei a minha ex-namorada e ela se arrepiou toda e nao queria nem falar sobre isso....
Servir a uma causa é uma honra - Bombeiros Voluntarios de Santa Catarina
Avatar de usuário
Bombeiro
Forista
Forista
 
Mensagens: 117
Data de registro: 20 Mar 2009 21:20
Localização: Santa Catarina

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor desiludido em 08 Fev 2010 19:26

Veja o que diz a despertai de 8 de maio de 1998

UMA QUESTÃO DE DECISÃO PESSOAL

Quem é o dono de seu corpo? Os brasileiros têm de decidir sobre isso porque debaixo da nova lei, em vigor desde 1.° de janeiro de 1998, ‘todos são doadores em potencial, a menos que a pessoa especifique o contrário’. A lei sobre a doação de órgãos para transplante também fez manchetes fora do Brasil. Segundo um jornal americano, “para alguns críticos, a Lei do Doador Presumido força a definição de doador. Mas os defensores da lei afirmam que vidas serão salvas se mais órgãos forem tornados disponíveis pela ação do Estado”. Não obstante, muitos médicos brasileiros acreditam que ‘a lei alimenta o temor do público de que haverá aumento do tráfico de órgãos, e que os médicos serão pressionados a dar um diagnóstico falso, dizendo que o paciente está clinicamente morto quando na verdade não está, a fim de qualificá-lo como doador’.

Independente disso ou não, sou doador declarado, coloquei essa observação na minha CNH e todos os meus familiares estão a par dessa minha decisão.
Avatar de usuário
desiludido
Forista
Forista
 
Mensagens: 428
Data de registro: 15 Mai 2009 22:09

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor Artur Germano em 09 Fev 2010 06:59

Origem: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO ... oticia=316

Em abril de 2008 foi noticiado que um americano havia se matado após receber o coração de suicida em um transplante há 13 anos, se matou da mesma forma que seu doador, afirmou uma reportagem do jornal americano Beaufort Gazette. Segundo o jornal, Sonny Graham sofria de insuficiência cardíaca congestiva quando recebeu, em 1995, o coração de Terry Cottle, que havia se matado com um tiro na cabeça.

Depois de um ano com o novo órgão, ele procurou a família de Cottle para agradecer pelo órgão e acabou se envolvendo e casando com a viúva de seu doador, Cheryl Cottle, em 2004. O jornal cita fontes da polícia e afirma que Sonny Graham tinha 69 anos, se matou com um tiro na garganta na garagem da residência do casal. Segundo os amigos do casal, Graham não aparentava estar deprimido.

Imagem

O controvertido fenômeno da herança de traços da personalidade do doador em transplantados objeto de estudo por cientistas. Em 2002, a revista científica Journal of Near-Death Studies publicou uma pesquisa realizada pelo neuroimunologista Paul Pearsall sobre o assunto. Pearsall entrevistou cerca de 150 receptores de transplantes de coração ou de pulmão e afirmou que as células vivas do tecido do órgão transplantado tinham a capacidade de memória.

A teoria, conhecida como "memória celular", foi tema de um livro escrito por Pearsall e inspirou ainda a professora de dança Claire Sylvia a publicar um livro (A Voz do Coração). Claire havia sido entrevistada por Pearsall e descreveu sua experiência depois de ter recebido o coração de um jovem. Claire, que nunca havia bebido cerveja, acordou da cirurgia pedindo pela bebida preferida de seu doador. Apesar das pesquisas sobre a herança da personalidade dos doadores, vários especialistas em transplantes afirmam que ainda há pouca prova científica sobre esta relação (fonte: BBC Brasil).

Essa idéia é muitas vezes explorada na literatura, tentando misturar fantasia e realidade. Teria o transplante a capacidade de levar ao receptor algo da personalidade do doador? Como faz o médico Jacques Poulin no livro Le coeur de la baleine bleue (1987) aproveitando o fascínio que o transplante sempre exerceu no imaginário popular, principalmente o de coração, como algo capaz de ultrapassar a esfera biológica, levando vivências e traços de personalidade de um corpo para outro.

Hoje a ciência sabe que racionalmente isso não é verdade. No livro de Jacques Poulin, a maior preocupação da personagem Noel, candidata a um transplante de coração, não é com a compatibilidade orgânica, mas com a afinidade de personalidade. A preocupação aumenta quando ele descobre que o coração a ser transplantado pertencera a uma jovem do sexo feminino. Teme que o novo coração, órgão visto como a sede das emoções, possa trazer-lhe sentimentos femininos e juvenis que entrariam em conflito com seu corpo de homem de meia idade. Com efeito, a partir do transplante, Noel é invadido por uma grande doçura, característica geralmente associada ao sexo feminino (Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, 2000).

Co-morbidade psiquiátrica com os transplantes
A mistura de sintomas orgânicos e as mudanças psicológicas podem surgir em pacientes transplantados no período imediato e posterior à cirurgia. Geralmente o paciente sente grande alívio, porém, há sensações de insegurança e desproteção, há conflitos diante de novas possibilidades e habilidades. A possibilidade de satisfazer antigos desejos pode causar medo. Se por um lado há prazer e felicidade pelas novas possibilidades, por outro lado o medo da rejeição do órgão é um constante fantasma atrás da cortina. Por conta desse medo o comportamento exageradamente cauteloso acaba restringindo as atividades.

O acompanhamento psiquiátrico e psicológico tem sido fundamental no procedimento dos transplantes. Existem altas taxas de co-morbidades psiquiátricas em pacientes com disfunções orgânicas crônicas e/ou à espera de transplantes. Entre 18 e 45% dos pacientes com doença cardíaca possíveis de transplante tem depressão. Os candidatos a transplante pulmonar relatam histórico de transtorno psiquiátrico em até 50% dos casos (Craven, 1990).

Mundy e cols. (2000) concluem que a maioria das pessoas submetidas ao transplante de medula – que pode muito bem ser aplicado aos transplantados em geral – apresenta mais ansiedade, depressão e estresse no período de espera e preparação do que na fase de recuperação após o tratamento. Os autores sugerem que, possivelmente, isso ocorre porque antes do transplante os pacientes temem as possíveis complicações do procedimento.
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar de usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
 
Mensagens: 3079
Data de registro: 21 Ago 2009 11:18

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor Poltergeist em 09 Fev 2010 08:24

Até muito recentemente, a Torre considerava os transplantes como uma espécie de canibalismo

Imagem
Imagem

Leia os seguintes artigos:
http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=87
http://members.fortunecity.com/torredev ... ansplantes
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Avatar de usuário
Poltergeist
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 7771
Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor sidhiresus em 09 Fev 2010 09:30

Agora os velhinhos dizem que e questao de consciencia, mas sabe ne, o espirito santo resolveu mudar de ideia, depois que viu os resultados sobre as ultimas pesquisas cientificas sobre transplantes.

Germano, eu tenho o livro desse autor, e muito interessante. E sao inumeros casos documentados sobre memoria celular.
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7759
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor CAIO em 14 Abr 2010 16:13

uma vez disseram num discurso que não podemos doar porque quando jeová for nos ressucitar como fará isso se estiver faltando um orgão..
Tipo.. pra sermos ressucitados deveremos estar com corpos completos

Cara.. foi o fim da picada
é serio. falaram isso da tribuna. Alguem mais aí tambem ouviu algo assim?? ou leu??

nada a ver....
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
Avatar de usuário
CAIO
Forista
Forista
 
Mensagens: 1459
Data de registro: 07 Jan 2010 08:24

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor queroaverdade em 14 Abr 2010 21:19

CAIO escreveu:uma vez disseram num discurso que não podemos doar porque quando jeová for nos ressucitar como fará isso se estiver faltando um orgão..
Tipo.. pra sermos ressucitados deveremos estar com corpos completos

Cara.. foi o fim da picada
é serio. falaram isso da tribuna. Alguem mais aí tambem ouviu algo assim?? ou leu??

nada a ver....


Olá

O idiota que falou isso na tribuna de Deus(?) sic, não sabe que "viramos pó", não é uma questão de faltar esse ou aquele orgão, vai faltar é tudo, até os ossos vão evaporar ..., a não ser que todos incorporem o espirito de Russel e se tornem piramidogistas e aprendam técnicas de embalsamento egípcio, ai sim, até depois de uns 2 mil anos sobre algo.

E por falar nisso, alguem ja parou pra pensar em como os egipcios faziam esse embasalmente? acho q essa técnica se perdeu ...

Abraço
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
queroaverdade
Forista
Forista
 
Mensagens: 737
Data de registro: 02 Jul 2009 17:56


  • Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Crenças, Doutrinas e História

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 25 visitantes