Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Imagem

Para quem é Testemunha de Jeová da terceira geração, é possível que seus avós tenham lido e estudado de primeira mão este artigo, e mais, até atrevo-me a afirmar que saíram a pregar muito diligentemente com esta revista a seus vizinhos, tal e como fazem hoje em dia oferecendo promessas (contidas nesse artigo) que exatamente hoje fazem quarenta anos e para não perder o costume se mostram totalmente enganosas.
Vejamos então cada uma destas promessas que então eram (como hoje também afirmam) "a verdade":
Promessa Nº1: “Se tu leitor és uma pessoa jovem, também tens que enfrentar o fato de que nunca envelhecerás neste presente sistema de coisas”.
A primeira coisa a se notar é que este artigo é inicialmente dirigido aos jovens dessa época (final da década de 60), cuja idade estimativa seria de 16 ou 18 anos e lhes é prometido que nunca envelhecerão. Hoje, quarenta anos depois, esses jovens entusiastas e zelosos de terem "a verdade", servindo na intitulada "organização de Deus" têm 56 ou 58 anos, no mínimo, já que outros excedem já dos 60 anos. Envelheceram ou não?
Promessa Nº 2: “…a evidência em cumprimento das profecias bíblicas indica que este sistema corrompido terá de terminar em poucos anos anos”.
Promete-se que o Armagedom viria em uns poucos anos, mas têm passado 40 anos desde então e o mundo segue sem ter se acabado. Então, o que aconteceu? A verdade é que quem escreveu essa profecia provavelmente hoje, já devam estar mortos, mas sua mensagem de urgência, segue ainda no mesmo ritmo hoje em dia. A cada geração de jovens o senso de urgência aumenta para que real interesse? Com certeza mão de obra gratuita e disposta é muito bem vinda pela Torre de Vigia.
Promessa Nº 3: “Da geração que observou o princípio dos ‘últimos dias’ em 1914, Jesus predisse: ‘De nenhum modo passará esta geração até que sucedam todas estas coisas’”
Onde estão os que observaram o princípio dos últimos dias em 1914? Se consideramos que estas poderiam ser pessoas que em 1914 teriam uns 18 anos, hoje teriam... 113 anos! Quantas pessoas conhece você hoje em dia que tenham ao menos essa idade? Quanto dura uma geração? Mais de 100 anos? A verdade é que nem mais essa explicação tem sentido hoje em dia, pois essa promessa da geração de 1914 foi mais outra falsa predição que muitos tiveram que pregar de casa em casa por muitos anos.
Promessa Nº 4: “Portanto, como pessoa jovem, nunca realizará alguma carreira que este sistema ofereça”.
Novamente fazendo o chamado aos jovens, diz-se-lhes que nunca realizarão alguma carreira em uma universidade. Uma carreira universitária dura mais de 40 anos? Quantos jovens Testemunhas de Jeová trocaram seu futuro por ter acreditado em 1969 no "escravo fiel e discreto", vulgo Torre de Vigia? Acha que hoje é diferente? Continuam com a mesma promessa para os inexperientes jovens que muitas vezes são pressionados por familiares e congregações para nunca crescer na vida.
Promessa Nº 5: “…gastarás até seis ou oito anos para que obtenhas teu título de uma carreira especializada. Mas, onde estará este sistema de coisas nesse tempo? Estará bem avançado para seu fim, se é que não terá desaparecido na realidade!”.
Este parágrafo fala por si só, pois quando se publicou isto era em 1969, somemos 6 ou 8 anos, 1969+6= 1975, e quando muito 1978, para que este sistema tenha desaparecido. Desta maneira lavavam-lhes a cabeça fazendo-lhes achar que o fim deste mundo ocorreria em uma data específica. Mas hoje dizem "ninguém sabe", mas ironicamente acham que o fim é "iminente", como é isso?
Promessa Nº 6: “É por isso que os pais que baseiam sua vida na Palavra profética de Deus seria bem mais prático dirigir aos seus jovens ofícios que não requeiram tão longos períodos de educação adicional” .
Talvez a palavra profética de Deus ensina esse estranho evangelho de 1914? É a Palavra profética de Deus que diz que este mundo está vivendo nos últimos dias desde 1914? É a Palavra profética de Deus que diz aos pais que não ponham seus filhos estudando na universidade e não façam da sua vida algo melhor? Dá-se conta de como utilizam esses engodos supostamente baseados na Bíblia para manter um controle mental sobre você, ocupando sua mente com literaturas, reuniões, estudos pessoais, assembléias e tudo mais? Só querem mantê-lo ocupado e assustado com previsões de Armagedom para que seja mais fácil manipulá-lo.
Texto interpretado e baseado no texto em espanhol desse link abaixo. Se alguém tiver essa Despertai em português e pudesse fornecer a imagem seria bem legal colocar o artigo em português.
http://examinandolawatchtower.blogspot.com/

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Despertai; Falsa profecia; Jovem; Urgência
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 13 Nov 2021 22:19, em um total de 4 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por Pássaro »

Conheço um monte de gente que seguiram esses conselhos e hoje são sustentados por familiares!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Pascoal,

Obrigada por abrir este tópico!
Realmente, eu olho para trás e fico imensamente feliz por ter sido liberta a tempo.
A Torre de Vigia é uma seita manipuladora, e nós, chamadas de "ovelhas", somos "ovelhinhas" mesmo: prontas para serem tosquiadas e abatidas a qualquer momento, pela Torre de Vigia!!! A Torre destrói sonhos, vidas, amores, famílias, relações maternas, paternas, carreiras, casamentos... A Torre destrói nosso "eu" interior, nos torna pessoas sem personalidade, sem prazer, sem alegria genuína de viver. Viramos meros robôs programados para pregar. Prometem um mundo novo que NUNCA chega. Prometem uma vida familiar maravilhosa, que é praticamente impossível de se ter lá dentro.
A Torre quer (e consegue!) controlar:

- O que você lê;
- O que você ouve;
- Com quem você anda;
- O que você assiste;
- Com quem você namora;
- O que você faz entre quatro paredes com seu marido/esposa;
- O que você ensina seus filhos;
- E até o que você pensa!!!

E não faz isso porque está genuinamente preocupada com a sua felicidade. Faz isso porque quer te controlar de todas as formas, quer te deixar sem forças, sem personalidade, sem iniciativa. Quer te fazer um fantoche. E, nas mãos dela, você servirá como um mero trabalhador voluntário, distribuidor de literatura, sem direitos, com muitos deveres, e sem felicidade...
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
percy harding
Forista
Forista
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Nov 2008 17:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por percy harding »

Este tópico deveria ficar facilmente disponível para visualização neste Fórum, como um testemunho permanente de como uma organização religiosa, no caso, as Testemunhas de Jeová, se utilizou da suposta iminência do fim deste sistema de coisas para ludibriar seus adeptos e futuros simpatizantes e para criar e manter um modelo de subserviência total aos seus próprios interesses. Milhares, no passado, caíram nesse conto e no seu caso, o único fim que realmente está próximo é o de suas próprias vidas. Felizmente, parece que boa parte da atual geração de jovens testemunhas-de-jeová não mais se sensibilizam com esta estórinha de "iminência do fim deste sistema" e assim, vemos muitos deles fazendo suas faculdades e se especializando. Isso é muito bom.
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por kooboo »

A historia é sempre a mesma...
em 1975 houve o maior auê, alguns esperaram mais uns anos... em 1980 veio uma onda de descrença.
Mas alguns ainda esperavam por 1984 ou 94... E depois disso? o que sustenta essa promessa?
Os famosos tempos urgentes... desde 1914 sempre presentes em sua vida.
O mundo presenciou duas guerras mundiais, uma guerra fria, guerras por petroleo... Chega de avisos, né?
:2
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Quão Apropriado
Forista
Forista
Mensagens: 97
Registrado em: 04 Ago 2009 06:10

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por Quão Apropriado »

Eu já conhecia este artigo.

A STV não pode mais empurrar a culpa para cima dos irmãos pela euforia e fracasso de 1975. Ela fez isso na década de oitenta. Este artigo mostra muito bem como a vida das testemunhas foi condicionada pela suposta aproximação do armagedom, foi-lhes roubado o futuro, foi negado a muitas testemunhas uma carreira satisfatória. As testemunhas naquela altura viviam com planos a curto prazo, achavam que tudo o que eles tinham era temporário.

:2 :2 :2 Vejam bem !!!!

A despertai cita:

“Se tu leitor és uma pessoa jovem, também tens que enfrentar o fato de que nunca envelhecerás neste presente sistema de coisas”.

“…a evidência em cumprimento das profecias bíblicas indica que este sistema corrompido terá de terminar em poucos anos ”.
Já chega de irresponsabilidades !!!!! Quem escreveu estas frases, tem culpa pelos danos irreparáveis provocados nas vidas de todos os irmãos que levaram isto ao pé da letra.
Editado pela última vez por Quão Apropriado em 04 Set 2009 18:36, em um total de 2 vezes.
A verdadeira religião é a vida que levamos e não o credo que professamos - Luis Nizer
A maioria das pessoas preocupa-se com passagens da Bíblia que não entende, mas as que me preocupam são as que eu entendo - Mark Twain
Avatar do usuário
gerri
Forista
Forista
Mensagens: 665
Registrado em: 27 Fev 2009 20:51
Localização: CURITIBA

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por gerri »

Tenho 43 anos minha mãe me criou para esta utopia , já fazem praticamente 20 anos que abandonei esta seita de merd* , mas
sofro as consequências destes loucos inrresponssáveis . Demorei para fazer planos para aposentadoria , vou ter de me rasgar trabalhando para poder dar estudo descente ás minhas filhas , foram pelo menos 15 anos de atrazo na minha vida .Se eu pudesse processar eles cobraria todos os anos trabalhado de graça inclusive quando eu era criança !
A religião é o ópio do povo.
Karl Marx
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Gerri comenta:
foram pelo menos 15 anos de atrazo na minha vida
Raymond Franz nunca constituiu família depois de ler o livro "Filhos" de Rutherford e achar que o fim estava perto!
Avatar do usuário
alan
Forista
Forista
Mensagens: 516
Registrado em: 25 Fev 2009 15:28
Localização: rio de janeiro

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por alan »

Pascoal, vc sabe se Despertai em portugues tem a mesma data!
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Promessas para jovens TJs - há 40 anos atrás!!!

Mensagem não lida por pascoalnaib »

alan escreveu:Pascoal, vc sabe se Despertai em portugues tem a mesma data!
Mesmo ano é quase certo...o que pode mudar é o mês. Mas, as publicações em espanhol na maioria batem com as escristas em português.
Se alguém conseguisse em português seria ótimo! d:5
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Daenerys, Mentalista, Tenor e 467 visitantes