A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
- PabloLivre
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A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
acho que todo mundo aqui já conhece a história de Gilgamesh e o quão "parecida" a história de Noé é com a do semideus.
Porém, sempre que é apresentado o fato de que a lenda de Noé foi inspirada na de Gilgamesh, é rebatido, não só por TJs que o mito de GIlgamesh tenha sido apenas uma das formas de contar o fato "verdadeiro" que só Noé fez certo.
Mas oxe, não é estranho o mito de Noé começar a ser contado e supostamente escrito muitos anos depois do mito de GIlgamesh e apresentar tantas semelhanças narrativas?
Não é estranho que apesar desse mito ser extremamente semelhante com o de uma religião suméria assim como o homem de barro (Enkidu, Adamu, etc) e ainda assim não ter relação nenhuma?
Por alguns é até apontado que existe mitos mais antigos que o de Gilgamesh sobre um dilúvio, então o de GIlgamesh que teria se inspirado neles, o que é verdade. Então não seria o de Noé também inspirado no de G, assim como o de G é inspirado nos mais antigos?
Lendo num blog (postarei o link) que é dito que o mito de Noé seria uma correção do de G e até de outros mitos, pois a arca de G não poderia flutuar e a de Noé, sim. Mas oxe, como poderia a correção apresentar falhas como o tamanho da embarcação não poder abrigar nem todos os insetos do mundo (quanto mais os animais que são maiores) e se passar numa época em que já foi comprovado que não houve dilúvio?
Outra, só por que há vários contos falando de um dilúvio místico, seria mesmo correto afirmar que ele aconteceu com base nesse fato e que só o conto judaico sobre ele seria o verdadeiro mesmo apresentando falhas narrativas e indícios de inspiração em outros mais antigos?
Porém, sempre que é apresentado o fato de que a lenda de Noé foi inspirada na de Gilgamesh, é rebatido, não só por TJs que o mito de GIlgamesh tenha sido apenas uma das formas de contar o fato "verdadeiro" que só Noé fez certo.
Mas oxe, não é estranho o mito de Noé começar a ser contado e supostamente escrito muitos anos depois do mito de GIlgamesh e apresentar tantas semelhanças narrativas?
Não é estranho que apesar desse mito ser extremamente semelhante com o de uma religião suméria assim como o homem de barro (Enkidu, Adamu, etc) e ainda assim não ter relação nenhuma?
Por alguns é até apontado que existe mitos mais antigos que o de Gilgamesh sobre um dilúvio, então o de GIlgamesh que teria se inspirado neles, o que é verdade. Então não seria o de Noé também inspirado no de G, assim como o de G é inspirado nos mais antigos?
Lendo num blog (postarei o link) que é dito que o mito de Noé seria uma correção do de G e até de outros mitos, pois a arca de G não poderia flutuar e a de Noé, sim. Mas oxe, como poderia a correção apresentar falhas como o tamanho da embarcação não poder abrigar nem todos os insetos do mundo (quanto mais os animais que são maiores) e se passar numa época em que já foi comprovado que não houve dilúvio?
Outra, só por que há vários contos falando de um dilúvio místico, seria mesmo correto afirmar que ele aconteceu com base nesse fato e que só o conto judaico sobre ele seria o verdadeiro mesmo apresentando falhas narrativas e indícios de inspiração em outros mais antigos?
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Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Sim, poema épico da literatura suméria de 2000 a.C.
Considerada a mais antiga literatura.
Só por esse fato de ser mais antiga....
Considerada a mais antiga literatura.
Só por esse fato de ser mais antiga....
E se a cada escolha, você optar pela leveza?
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Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Segundo a Bíblia todos viviam naquela região entre os rios Tigres e Eufrates, até o evento de Babel. Então, segundo esta ótica é tudo uma coisa só, tanto a história de Noé como a epopéia de Gilgamesh. Assim cada povo se apropriou do evento.
Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Quando descobri a existência da literatura suméria a epopeia de Gilgamesh foi a que mais me chamou atenção, até mesmo pela semelhança com a estória de Noé. Daí comecei a seguir o seguinte raciocínio:
Como muitos registros mostram, nessa época as pessoas comuns não tinham acesso a literatura, apenas os membros da elite tinham esse conhecimento. E como entendimento comum temos Moisés como escritor do gênesis. Moisés foi criado como neto do próprio faraó que era a autoridade mais alta daquele tempo, tendo assim recebido a educação de mais alto nível que existida naquele tempo, provavelmente tendo acesso a literatura suméria e conhecido a epopeia de Gilgamesh. Então ele pode ter se inspirado nessa estória para escrever o relato de Noé. E como o povo que era até então escravos no Egito, andarilhos no deserto, não tinham instrução, Moisés pode ter usado essa estória para impressionar e controlar o povo com o tal poder de seu deus.
Como muitos registros mostram, nessa época as pessoas comuns não tinham acesso a literatura, apenas os membros da elite tinham esse conhecimento. E como entendimento comum temos Moisés como escritor do gênesis. Moisés foi criado como neto do próprio faraó que era a autoridade mais alta daquele tempo, tendo assim recebido a educação de mais alto nível que existida naquele tempo, provavelmente tendo acesso a literatura suméria e conhecido a epopeia de Gilgamesh. Então ele pode ter se inspirado nessa estória para escrever o relato de Noé. E como o povo que era até então escravos no Egito, andarilhos no deserto, não tinham instrução, Moisés pode ter usado essa estória para impressionar e controlar o povo com o tal poder de seu deus.
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Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
A explicação pode ser ainda mais simples. Há muitas evidências de que Gênesis é um livro pós-exilico, escrito depois do retorno dos judeus de Babilônia. Isso explicaria a razão dos mitos de criação e dilúvio de Gênesis serem tão parecidos com os mesmos mitos de Babilônia. Era apenas memórias dos recém chegados.Bane escreveu: ↑04 Nov 2022 08:42 Quando descobri a existência da literatura suméria a epopeia de Gilgamesh foi a que mais me chamou atenção, até mesmo pela semelhança com a estória de Noé. Daí comecei a seguir o seguinte raciocínio:
Como muitos registros mostram, nessa época as pessoas comuns não tinham acesso a literatura, apenas os membros da elite tinham esse conhecimento. E como entendimento comum temos Moisés como escritor do gênesis. Moisés foi criado como neto do próprio faraó que era a autoridade mais alta daquele tempo, tendo assim recebido a educação de mais alto nível que existida naquele tempo, provavelmente tendo acesso a literatura suméria e conhecido a epopeia de Gilgamesh. Então ele pode ter se inspirado nessa estória para escrever o relato de Noé. E como o povo que era até então escravos no Egito, andarilhos no deserto, não tinham instrução, Moisés pode ter usado essa estória para impressionar e controlar o povo com o tal poder de seu deus.
Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Essa explicação é ainda mais plausível, nunca tinha parado para ligar os pontos. Isso explica não só o dilúvio mas também a semelhança do mito da criação de Adapa e a estória de Adão.Lourisvaldo Santana escreveu: ↑04 Nov 2022 09:16 A explicação pode ser ainda mais simples. Há muitas evidências de que Gênesis é um livro pós-exilico, escrito depois do retorno dos judeus de Babilônia. Isso explicaria a razão dos mitos de criação e dilúvio de Gênesis serem tão parecidos com os mesmos mitos de Babilônia. Era apenas memórias dos recém chegados.
Obrigado por compartilhar.
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Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
pois é, ainda como dito pelo Lourisvaldo, há indícios de que foi escrito depois de terem voltado de babilônia - que é tão "xingada" na bíbliafeliciapink escreveu: ↑03 Nov 2022 22:28 Sim, poema épico da literatura suméria de 2000 a.C.
Considerada a mais antiga literatura.
Só por esse fato de ser mais antiga....
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Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Faria sentido se todos os contos tivessem a mesma narrativa, mas apenas o de Noé se espelha tanto no de Gilgamesh (e se eu não me engano há um mais antigo que ambos os dois com uma narrativa parecida), mas a maioria é mais uma "explicação" pra existência do oceano e não uma fúria divinaMateusBarbosa escreveu: ↑03 Nov 2022 23:05 Segundo a Bíblia todos viviam naquela região entre os rios Tigres e Eufrates, até o evento de Babel. Então, segundo esta ótica é tudo uma coisa só, tanto a história de Noé como a epopéia de Gilgamesh. Assim cada povo se apropriou do evento.
sem contar que, olhando de ponto de vista histórico... a gente sabe que a humanidade não era centrada só ali, como afirma a bíblia
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Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Os mitos bíblicos são baseados nos mitos mesopotâmicos: e o que isso quer dizer?
https://youtu.be/ndw48fExK48
https://youtu.be/ndw48fExK48
Re: A "polêmica" de Gilgamesh x Noé
Existem mitos parecidos com Adao e Eva, mitos (como o Gilgamesh) parecidos com o dilúvio, etc. Mais antigo que o Gilgamesh tem também o Épico de Atrahasis, que também fala de um dilúvio global (no caso, porque a humanidade fazia muito barulho e não deixava o deus lá dormir). Existem também outros mitos de outras partes do mundo.
O fato de todos os "mitos" serem parecidos mostra que havia um senso comum de que houve um dilúvio global, uma tradição que no caso de Israel foi repetida principalmente de forma oral até alguém resolvê-la registrá-la de forma escrita. Todos os povos sabiam desse dilúvio e cada um o registrou de uma forma (colocando, obviamente, seus Deuses como o responsável pelo caso e criando toda uma mitologia em cima). É mais impressionante haver similaridades nos relatos, do que se houvesse discrepâncias. Ainda mais em Israel que tinha aversão a tudo que era "pagão", era o único povo unitarista, etc. Basicamente, se eles fossem criar algo, certamente não aceitariam influências "pagãs"...eles iriam criar algo totalmente original ou iriam enfeitar muito a história para parecer deles. Dessa forma, o fato de haver similaridades entre os "mitos" é mais impressionante do que se não houvesse. Quem pensa assim? Algum cristão? Nope. Claude Lévi-Strauss, ateu e professor acadêmico. Ele é autor de uma obra de antropologia cultural de 4 volumes chamado Mythologicques, onde ele analisa todos os mitos ao redor do globo. O fato de ter se tornado ateu/agnóstico (pois nasceu judeu) permitiu a ele analisar todos os mitos de forma realmente independente, sem querer defender nenhuma posição, e esse trabalho é um dos mais respeitados (ou mais respeitado) sobre mitos antigos. No caso, para ele, pensar dessa forma é apenas uma questão de honestidade intelectual.
Quem quiser ver um vídeo de 3 minutinhos de um cristão explicando rapidamente este tema, recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=4yyefUo8O10
O fato de todos os "mitos" serem parecidos mostra que havia um senso comum de que houve um dilúvio global, uma tradição que no caso de Israel foi repetida principalmente de forma oral até alguém resolvê-la registrá-la de forma escrita. Todos os povos sabiam desse dilúvio e cada um o registrou de uma forma (colocando, obviamente, seus Deuses como o responsável pelo caso e criando toda uma mitologia em cima). É mais impressionante haver similaridades nos relatos, do que se houvesse discrepâncias. Ainda mais em Israel que tinha aversão a tudo que era "pagão", era o único povo unitarista, etc. Basicamente, se eles fossem criar algo, certamente não aceitariam influências "pagãs"...eles iriam criar algo totalmente original ou iriam enfeitar muito a história para parecer deles. Dessa forma, o fato de haver similaridades entre os "mitos" é mais impressionante do que se não houvesse. Quem pensa assim? Algum cristão? Nope. Claude Lévi-Strauss, ateu e professor acadêmico. Ele é autor de uma obra de antropologia cultural de 4 volumes chamado Mythologicques, onde ele analisa todos os mitos ao redor do globo. O fato de ter se tornado ateu/agnóstico (pois nasceu judeu) permitiu a ele analisar todos os mitos de forma realmente independente, sem querer defender nenhuma posição, e esse trabalho é um dos mais respeitados (ou mais respeitado) sobre mitos antigos. No caso, para ele, pensar dessa forma é apenas uma questão de honestidade intelectual.
Quem quiser ver um vídeo de 3 minutinhos de um cristão explicando rapidamente este tema, recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=4yyefUo8O10
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