A seita de Jim Jones e as TJs

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por jurado8 »

- Irá sair em breve um filme, estrelado por Leonardo Di Caprio sobre a seita de Jim Jones. Para quem não conhece, resumindo bem a história, foi um sujeito que na década de 70 que criou uma seita nos EUA que terminou com um suicídio em massa (909 mortos, sendo destes, 300 bebes ou crianças). Existem livros, documentários e agora sairá um filme sobre o tenebroso caso que foi por muito tempo o maior atentado com civis mortos, perdendo apenas para o 11 de setembro posteriormente.
- Existem dezenas de semelhanças entre a seita criada por Jim Jones e as TJs e citarei abaixo algumas:

1º - LÍDER INQUESTIONÁVEL - Jim Jones era o líder carismático e tudo que vinha dele deveria ser interpretado como vindo do próprio Deus.
2º - CARACTERÍSTICAS EXTERIORMENTE BOAS - Jim conseguia unir pessoas de diversas raças em um país dividido na época pela segregação racial. Ele aceitava em sua comunidade diversos tipos de pessoas e elas conviviam muito bem.
3º - DEDICAÇÃO EXTREMA À CAUSA - Na comunidade criada por Jim alguns saíam para trabalhar e de noite participavam das atividades e outros apenas trabalhavam para a seita. Mas a vida de cada um deveria girava em torno dos interesses e atividades da religião.
4º - DIFICULDADES PARA SAIR - Quem queria se afastar do grupo não conseguia. Apesar de políticos e autoridades receberem denúncias que prendiam as pessoas ali, quando elas iam visitar, era apresentado a elas apenas o lado positivo e que não era bem assim. Porém, para quem estava dentro da seita, ficava muito claro a dificuldade que era sair.

Alguns podem achar exagero comparar Jonestown com a Torre de Vigia e o que acontece com as TJs. Mas veja bem: quantas crianças já morreram por recusar sangue e estariam vivas se tivessem aceitado o sangue? quantas pessoas já se mataram ou tiveram sérios problemas psicológicos (depressão, ansiedade, etc) por problemas causados pela desassociação ou outros procedimentos internos duros e invasivos da seita? sem contar pessoas com dificuldades financeiras por seguirem os 'amorosos' conselhos da organização com respeito a ensino superior, carreira ou dedicação ao mundo? Enfim...neste caso e de forma mais sutil e mais velada, os mandos e desmandos do Corpo Governante tem efeitos PIORES do que Jim Jones. Se contarmos historicamente, a Torre já prejudicou milhares de pessoas por inventar datas e incentivar, antes das mesmas, uma dedicação extrema à ela mesma, bem como proibição de transplante de órgãos (de 1968 a 1980. - w68 1/6 pág. 349) e Proibição das vacinas (de 1921 a 1951. - The Golden Age, 12 de outubro de 1921, página 17).

No fatídico dia final, Jim disse que quem bebesse da bebida (envenenada) que ele desse lá ia instantaneamente para o céu. Sobreviventes do acontecido revelam um transe coletivo onde as pessoas simplesmente obedeciam à ordem de Jim sem questionar e sem saber porque, mesmo vendo seu companheiro morrendo do lado. Eu explico o porque. As pessoas estavam a anos morando na comunidade de Jim, vendo ele como um representante de Deus, acostumadas a não questionar nenhuma ordem dele, apenas obedecer. De certa forma, não é o tipo de obediencia cega que o Corpo Governante inculca desde sempre em seus adeptos? Eles dizem: "Sua vida depende da obediência." "Esteja pronto para aceitar qualquer designação, sem questionar, foi o próprio Jeová que lhe pediu isso." Ou seja, o que vem da organização, ainda mais, do Corpo Governante é inquestionável, deve ser considerado como algo vindo do próprio Deus. Por isso, é impossível para um TJ questionar qualquer orientação do "Escravo".

Aonde isso pode levar um dia? Você acha difícil se a situação do mundo piorar (tipo uma guerra mundial ou uma pandemia extremamente letal) o Corpo Governante inventar que estamos já na grande tribulação e agora, para mostrar fé em Jeová, todos devem vender seus bens e viver no salão, pois lá receberão instruções que o guiarão ao novo mundo...vocês acham difícil de isso acontecer? Quem decidir não obedecer, talvez não seja morto como no caso de Jonestown, mas irá ser desassociado perdendo todo o contato com a família (já estando numa época super difícil, como guerra e tal, em que a união familiar é importante). Enfim...é inegável que, assim como Jim Jones, a Torre tem algumas características externas boas como a não participação em guerras, grupos de pessoas de diferentes formações que se dão bem e isso chama a atenção de forma positiva (o grupo de Jim recebeu diversas reportagens positivas de alguns jornalistas desavisados na época) mas a que custo?

Não se engane, a Torre de Vigia é uma seita extremamente perigosa e danosa. Na minha opinião, mais que a de Jim Jones.


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Templo dos povos
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 26 Nov 2021 16:14, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por Merida »

Pra quem ainda se nega aceitar que as Testemunhas de Jeová são um seita de autocontrole, siga lendo os tópicos aqui no Fórum, pode ter certeza que não vai cair um raio em sua cabeça, as estatísticas aqui provam isso, %0 de mortes por questionar, pesquisar e pensar por si mesmo!

Quando finalmente aceitei que estava em um barco furado, uma seita perigosa, em meus últimos 3 meses indo pras reuniões eu e meus filhos nem água do salão tomávamos mais, o clima era muito pesado, vai que algum surtado colocasse algum veneno na água, tinha em mente essa seita que Jurado8 bem mencionou, e toda seita tem um mesmo padrão, quem de fora vai imaginar que aquelas pessoas nas ruas pregando, em imensos congressos tão pacíficas, sofrem caladinhas sem sequer reclamar entre si mesmos?

É vendida uma ideia falsa para os de fora, de paraíso espiritual, mentira, o uso de ansiolíticos e antidepressivos é usado como se fosse jujuba, isso é o real paraíso espiritual que eles acham que vivem. Nesse regime de autocontrole, uns monitoram os outros, em meus 45 anos de seita, não dava pra ter muita noção do quanto os TJ sofrem com o ostracismo, com a pressão de ser ancião, de ser esposa de um, porque muitos fingem ser feliz e eu acreditava, até desejei ser esposa de um ancião, achando que seria uma benção, mas teria me lascado geral, e a proibição de falar com os que deixam a seita é prova do autocontrole, porque em contato com os que saem já donos do controle de sua mente isso gera um confronto mental de realidade X organização.

Somente aqui a gente ao ler os diferentes relatos das TJ que vemos o quão doloroso é viver sob pressão, monitorado, vigiado, casais que não podem falar alguma dúvida, ou questionamento com seu cônjuge, porque são delatados aos anciãos, que vida é essa que não se pode falar não para alguma nova orientação, sem ser criticado, sem virar vítima de fofocas e calúnias? Isso é o reflexo de uma vida controlada por uma seita, e no caso das Testemunhas de Jeová chega ser uma Empresa do ramo Imobiliário, que constrói salões com mão de obra gratuita e depois vende um salão dedicado para uma igreja de "Babilônia a grande", e segue a lavagem cerebral, porque ela é tão forte e eficaz que quem participa nas negociações de vendas, trabalha de graça se sentindo feliz pelo privilégio.

Nossa mente pode ser enganada, aquilo que entra por nossos olhos, ouvidos, entre e fica, e se for algo pro mal vai causar estragos. Tudo só pode ver se for do JW, pesquisas, conselhos para casais, o pior é que TJ aprende que é feliz, repete como um mantra, acredita que tudo fora é perigoso sem se dar conta que vive no inferno, dói o corpo, dói a mente, cai cabelo, e acha que isso vem de fora, mas nem sabe que todo esse mal vem do meio limitado que vive.

Sigam pesquisando, pensem, orem, reflitam, quebrem esse ciclo de opressão e ofereça a si e seus descendentes o direito de ir e vir com liberdade e responsabilidade. : )
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
TJATIVO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 16 Set 2021 21:17

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por TJATIVO »

Eu não tinha ouvido falar a respeito, mas vi um vídeo a respeito, uma parte de seu comentário que me chamou atenção e me fez lembrar daquele vídeo do porão do congresso de 2016 foi a que disse que se ocorrer alguma guerra ou outra situação e interpretarem como a grande tribulação inventarem de vender tudo e no fim não acontecer nada, não passar de uma fase por assim dizer como houve com a Rússia, que ouvi falar que está flexibilizando um pouco por agora.. No video, um irmão fala que o outro não iria ir, porque tinha medo do homem... Na época achei aquilo um grande alerta, mas hoje penso, será mesmo que é medo do homem? Estar disposto a largar tudo por uma suposição como ocorreu diversas vezes no passado? Largar emprego, casa, amigos e uma vida saudável a troco de nada, como por exemplo na Rússia, comentei com minha esposa mesmo antes de conhecer o fórum - Será que é tão errado assim assinar um maldito documento dizendo "que não é tj" como mostra algumas experiências?
Será que não seria bem mais simples dizer que não faz parte da org (mesmo que seja) afim de não ser preso e tratado como criminoso por anos? Perdendo anos valiosos da vida?
Após acabar a proscrição na Rússia oque vai acontecer? Nada
Irmãos passaram quase 30 anos presos na eritréia e oque aconteceu com o mundo? Nada

Nada de grande tribulação, de Armagedom , nada além de um trauma eterno que vai ficar na mente desses tj que se submeteram a isso devido a regras e instruções sem noção do CG.
Vi que Jim Jones usava a necessidade física das pessoas mais necessitadas para atrai-las,
O CG explora necessidades emocionais, psicológicas e "espirituais" para se aproveitar, não muito diferente dessa seita que mencionou, a diferença é que morreram 909 pessoas a troco de nada e nas Tj no fim da vida vai acabar morrendo milhões a troco de nada..
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por Debora »

Tenho plena convicção de que TJ bitoladas, literalmente dariam suas vidas se o PORCO DESGOVERNADO alegasse ser a vontade do Zé ova. Aliás, as TJ já entregam suas vidas a estes malucos, lamentável que não percebam e ainda ficam arrebanhando inocentes pra esta desgraça.

Na minha ex família (kkkkkk), tem muitos que comeriam até a bosta destes porcos. Kkkkkkkk ando irônica e debochada com tanta estupidez.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por jurado8 »

Merida, realmente não podemos desconsiderar o poder devastador dessa seita.


TJ Ativo
, bem lembrado desse video da grande tribulação todos no porão. Ali, qualquer ordem vinda do CG seria prontamente obedecida. E, como bem colocado, quem não obedeceu foi visto como sendo confiante em homens e tal. Ali o rebanho TJ estará todo pronto para obedecer qualquer ordem dada. Vamos supor que o mundo viva dias realmente sombrios como já vivemos século passado (2 guerra mundial, ou a primeira, ou uma pandemia ferrada, ou qualquer outra parafernalha) mas não seja o fim, e sim, tempos sombrios apenas. O CG diz que é a grande tribulação, os irmãos devem se dividir em grupos e lá vem uma orientação para doar todo o dinheiro para a organização pois ela fará o rateio entre os irmãos e usurá da melhor forma e tals. No calor da emoção os irmãos podem fazer PIX, e se livrar de qualquer bem e tals.
Passado tudo, a organização irá reescrever a história dizendo que 'alguns irmãos mais empolgados', etc. Às vesperas 1975 era exatamente esse o espírito nas congregações. Zelosos vendiam tudo e contavam suas experiencias em congressos como usaram tudo para o Reino. Falar em comprar uma casa ou investir em algo às vesperas de 75 era realmente falto de fé. Hoje reescrevem a história e dizem que esse foi um borburinho de alguns e tal.
Jim Jones era um maluco, já o CG e sua organização são maquiavelicos. Eles fazerem igual a Jim Jones e mandar todo mundo tomar veneno (apesar de eu achar que mtos TJs iriam obedecer) eu acho que a Torre não faria pois ela teria só a perder e nada a ganhar com isso. Seria o fim dela. E os velhinhos não querem ir presos por incentivar um suicidio coletivo. Porém, com fala mansa e muita neurolinguistica e usando o poder das Escrituras para isso eles manipulam pessoas e muitas delas acabam tendo um fim muito trágico em suas vidas, igual ao final de Jim Jones, porém individual. Alguns veem seus filhos ou eles próprios morrendo porque recusaram um tratamento a base de sangue que, talvez não 100% das vezes, mas muitas vezes iria salvar suas vidas. Veem eles velhinhos, solteiros, ou casados sem filhos, ou casados com filhos mas sem segurança material por terem acredito que o fim estava a cada esquina a todo instante. Ou os problemas emocionais e divisões de famílias...
Não se trata apenas de crenças malucas. Se uma pessoa acredita que existem unicornios, ótimo, isso não afeta a ninguém. Se trata de crenças maquiavelicamente estruturadas para dar lucro à Torre e prejudicar a vida individual dos escravos, proporcionalmente ao quanto a pessoa acredita e se dedica a causa.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por jurado8 »

Debora escreveu: 26 Nov 2021 11:11 Tenho plena convicção de que TJ bitoladas, literalmente dariam suas vidas se o PORCO DESGOVERNADO alegasse ser a vontade do Zé ova. Aliás, as TJ já entregam suas vidas a estes malucos, lamentável que não percebam e ainda ficam arrebanhando inocentes pra esta desgraça.

Na minha ex família (kkkkkk), tem muitos que comeriam até a bosta destes porcos. Kkkkkkkk ando irônica e debochada com tanta estupidez.
😂😂😂
Mas e vdd. Que nem aquele jargao que Raymond citava que rolava entre os membros da ordem: "Se a organizacao mandar pular no buraco nos perguntamos: quando e onde?"

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por freudexplica »

Também vejo muitas semelhanças e na verdade tenho até um pouco de medo do que pode ocorrer se os numeros começarem a minguar muito e eles verem a possibilidade de a seita acabar.
Eles também sabem o poder que tem. Não duvido que criem um novo 1975 para as TJs venderem tudo que tem e darem para torre numa tentativa de arrecadar grandes valores.
Ou até coisas piores como proclamar uma grande tribulação caso nao consigam voltar a pregar como antes. Quem ainda é PIMO deve ter notado que agora as publicações começaram a colocar a grande tribulação como algo que pdoe demorar anos (e o CG pode muito bem estender por decadas).

Enfim, esperar para ver. Essa pandemia tende a permanecer por anos e muita coisa ainda vai rolar.
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por jurado8 »

freudexplica escreveu: 27 Nov 2021 11:04 Também vejo muitas semelhanças e na verdade tenho até um pouco de medo do que pode ocorrer se os numeros começarem a minguar muito e eles verem a possibilidade de a seita acabar.
Eles também sabem o poder que tem. Não duvido que criem um novo 1975 para as TJs venderem tudo que tem e darem para torre numa tentativa de arrecadar grandes valores.
Ou até coisas piores como proclamar uma grande tribulação caso nao consigam voltar a pregar como antes. Quem ainda é PIMO deve ter notado que agora as publicações começaram a colocar a grande tribulação como algo que pdoe demorar anos (e o CG pode muito bem estender por decadas).

Enfim, esperar para ver. Essa pandemia tende a permanecer por anos e muita coisa ainda vai rolar.
Bem observado.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Ocontodaaia
Forista
Forista
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Set 2021 19:29

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por Ocontodaaia »

Se alguém tem dúvida que estamos numa seita, veja a mensagem que recebi: “ Boa noite irmãos!

Nosso treinamento de cartas vai começar!

Precisamos do apoio dos irmãos para cumprirmos mais essa designação do escravo!

Vocês leram corretamente a designação é do ESCRAVO e não de DEUS.
Sim. As TJ são uma seita e seu líder se chama Escravo Fiel ou Corpo Governante.
Ocontodaaia
Forista
Forista
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Set 2021 19:29

Re: A seita de Jim Jones e as TJs

Mensagem não lida por Ocontodaaia »

Gente… vcs precisam assistir a série da netflix profecia do inferno… eu sei que o nome trás medo e parece filme de terror, mas ela fala sobre a influência das seitas, vale a pena assistir
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Moonwalker e 480 visitantes