JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por Nanda Lima »

livre_e_feliz escreveu:
Diego Rutherford escreveu: Eu queria entender (aliás prefiro nem entender) como funciona o senso moral na cabeça de um ateu. Sei que este senso existe e ele respeita este senso. (mas qual a mola propulsora deste senso moral, do que é certo, justo, errado, amoroso, desamoroso....?)

[/color][/center]
Oi Diego. O senso moral não nos é dado pela religião, ou por um Deus, mas sim pela nossa capacidade de prever as consequências, para nós e para os outros, dos nossos actos. A empatia - capacidade de nos colocarmos no lugar do outro - joga aqui um papel essencial. A cultura também - os valores que nos são transmitidos pelos à nossa volta. O homem é um ser gregário e viver em sociedade implica fazer concessões, suprimir vontades, em torno de um bem comum - a coesão social. Com o passar do tempo o homem evoluiu para a dominação dos seus instintos mais básicos e para a prevalência da cultura no ditar das suas acções.

Se fosse a religião ou a crença em alguém superior a conceder-nos essa faculdade, de distinguir o certo do errado, não haveria religiosos crápulas nem descrentes honestos e decentes.

O que na minha opinião fizemos ao desenvolver figuras como Deus (para mim foi Deus (e o Diabo) quem foi feito à imagem do Homem e não o contrário) foi agregar numa só entidade tudo o que de melhor há no Homem, em oposição ao Mal, onde colocámos tudo o que de mais vil todos, todos mesmo, temos, quer manifestemos, quer não. A religião foi desenvolvida para que, quem domina a sociedade, possa mais facilmente dominar comportamentos individuais. Ao sistematizar e simplificar conceitos, uniformizou condutas, tornando tudo mais previsivel e ordenado.
Maria, você conseguiu sintetizar muito bem. Assino embaixo!!! :11
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por Poltergeist »

A Maria e o Percy definiram muito bem.

Para os crentes, o "amor ao próximo" é imposto pela religião e vinculado à existência de Deus. Para um ateu é comportamento ético.

Os religiosos acreditam que os ateus sentem-se livres para praticarem qualquer maldade, já que não há deus para impor limites.

O que eu temo de verdade é que pode ocorrer com o mundo, na hipótese de um evento (sim muito improvável) provar a inexistência de deus.

Será que estas pessoas, agora religiosas, respeitarão alguma lei humana? Eu acho que o mundo entrará num caos absoluto.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por Jerry »

O filósofo inglês Thomas Hobbes escreveu, no século XVII, um livro intitulado "O Leviatã", que trata do contrato social que os homens são forçados a fazer entre si, para que não acabem se matando. Isto porque, sendo egoístas por natureza, a tendência natural dos homens seria se destruírem mutuamente. Mas o instinto de sobrevivência obriga os homens a formularem um contrato social que garanta a coexistência. Assim, o homem, para Hobbes, seria naturalmente mau: a sociedade o redime.

Já o filósofo francês Rousseu, que viveu no século seguinte, pensava o homem, ao contrário de Hobbes, como naturalmente bom. A vida em sociedade é que o degenera. Isso Rousseu defende no seu livro "Do Contrato Social". No seu estado natural, ou selvagem, o homem seria naturalmente livre, e a vida social, com suas convenções e normas, o aprisiona. Ao civilizar-se, o homem adota uma vida não-natural. Daí a admiração de Rousseu pela vida do índio brasileiro, a quem chamava de "bom selvagem".
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Diego Rutherford escreveu: Eu queria entender (aliás prefiro nem entender) como funciona o senso moral na cabeça de um ateu. Sei que este senso existe e ele respeita este senso. (mas qual a mola propulsora deste senso moral, do que é certo, justo, errado, amoroso, desamoroso....?)
Já ouviu falar do Imperativo Categórico de Kant?

Mas a minha pergunta qual é o senso moral que você usa para julgar, aquelas regras que você descreveu?

Abraços!!
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Diego Rutherford escreveu:
dr.horrormentes escreveu:
Diego Rutherford escreveu: Eu queria entender (aliás prefiro nem entender) como funciona o senso moral na cabeça de um ateu. Sei que este senso existe e ele respeita este senso. (mas qual a mola propulsora deste senso moral, do que é certo, justo, errado, amoroso, desamoroso....?)
Já ouviu falar do Imperativo Categórico de Kant?

Mas a minha pergunta qual é o senso moral que você usa para julgar, aquelas regras que você descreveu?

Abraços!!

Quais regras?
Estas:

1. Tomar veneno
2. Vender tudo e dar aos pobres
3. Pegar em serpentes (embor ajá vi uma seita pentecostal fazer isso na TV, no saudoso programa "Acredite se quiser".
4. Pegar em escorpiões
5. Oferecer a outra face (literalmente)
6. Andar do Rio a São Paulo a pé, quando seu inimigo pediu apenas para andar até Aparecida do Norte (hehehhehehe)
7. Arrancar o teu olho quando ele te escandalizar. (o mesmo as mãos... pensava muito nisso quando me masturbava na adolescência... )
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

JERRY muito interessante seu texto, porque entendo que nenhum grupo existirá sem leis ou regras, estas sendo desumanas ou não.Também sabemos que uma ideia só dará frutos em uma organização de pessoas que acredita nela, assim é com as religiões, partidos politicos, agremiações, associações, sindicatos, Ongs....É o dominio do homem pelo homem através das idéias. Alguem sempre dominando alguem, e em meio da tudo UM CHOP PRÁ DISTRAIR como dizia TIM MAIA.....abs
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Paulo Arroio escreveu:
Diego Rutherford escreveu:

De onde vem o senso moral? do certo, do errado, do que é justo? De onde vem o afeto, o amor? a abnegação? a compaixão?
Como isso funciona tão bem na mente de um ateu, assim como Paulo Arroio disse posta atrás....
Haveria sentido nisso, se somos do Acaso Desinteligente Não Planejado?
Fico pensando nisso sabe...
Diego, não sou ateu, mas cheguei a conclusão que a Bíblia VT e NT é um esforço de homens para entender a Deus, e que tais homens cometeram muitas falhas, inclusive deixando o Deus retratado em situações difíceis.
Você é uma boa pessoa, continue assim.
Um grande abraço.
Concordo com vc Paulo em NUMEROS capitulo 31 vemos uma situação totalmente horrível, que Deus não aprovaria, isto entre outras....beijos
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Jerry escreveu:
Elza Marossi escreveu:O HOMEM É UM CONTADOR DE HISTÓRIA.A biblia para mim é um livro que conta a historia de um povo (povo judeu) , retratando custumes, suas guerras, suas vitórias... e a biblia foi modificada ao longo do tempo até a invenção da gráfica..... Ficou o lado espiritual e é com este lado que eu fico....
Aquele Deus sanguinário descrito no velho testamento é imaginação dos escritores hebreus e aí entra JESUS trazendo a nova era do amor ao próximo sem fronteiras nem raça.
Elza, devo compreender então que, para você, a Bíblia não é toda ela palavra de Deus, mas de homem? Ou seria palavra de Deus e de homem? Nesse caso, como saber quando o que está escrito nela é de inspiração divina ou não? Enim, você discorda então da seguinte passagem:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16, segunda a versão Almeida, Revista e Corrigida)
?
Jery tenho uma biblia onde destaca em negrito 1100 promessas de DEUS para o homem, esta é a parte espiritual que eu acredito existir , tambem adoro o belo livro de salmos, proverbios, eclesiastites, e os escritos cristãos sendo eles acrescentados ou suprimidos. Agora as guerras barbaras do velho testamento não acredito que Deus tenha ordenado não. Fico até pensando o quanto Moiséis desagradou a DEUS para não entrar na terra prometida....abs
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes