oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por mayhra »


Estou pensando em criar uma religião que atenda aos meus anseios e, possivelmente, atenda aos anseios de muitas outras pessoas.

A ideia que faço dessa igreja é a seguinte:

Você está caminhando na cidade, desviando do trânsito, cuidando-se a fim de evitar ser assaltado, sentindo a fumaça dos carros e o calor grudando na pele, cansado. Então encontra um local de portas abertas, convidativo, e entra.

Lá dentro uma sala com tapete e almofadas. Música suave. Talvez um incenso floral esteja queimando sobre um móvel de canto. Algumas pessoas estão sentadas no chão, usando as almofadas. Outras estão deitadas, de olhos fechados. Há uma plaquinha na parede sinalizando silêncio. Outra indica que às 18h haverá encontro.

Você pode ficar ali relaxando. O local é tranquilo e acolhedor.

Digamos que tenha gostado de ficar ali e volte às 18 horas.

Às 18 horas a sala está mais cheia e alguém convida todos a se sentarem e as pessoas sentam em círculo no tapete, fazendo uma grande roda. É dito, para os que não conhecem, que se trata de uma espaço humanista que se funda em valores éticos-cristãos, que são apenas dois: Fazer ao próximo aquilo que gostaria que fizessem para ti e amar ao próximo como amas a ti mesmo. Tais valores, se entende, são amplamente aplicáveis não exigindo das pessoas nem mesmo crença em Deus. Portanto, somos um grupo humanista que é pautado por princípios cristãos, os já mencionados, que pretende permitir o encontro entre pessoas que desejam estar em união com outros, que desejam compartilhar e que desejam poder praticar o bem com o apoio de um grupo fraterno.

Nessa Igreja humanista haverá espaços para o desenvolvimento de diferentes projetos humanitários.

Por exemplo:

Projeto de caridade - apoiar um abrigo infantil levando as crianças para passeios culturais (teatro, cinema, parques, zoo, jardim botânico). Formas de alavancar o projeto tornando-o realidade.

Projeto comunidade - recuperar uma praça da comunidade local. Meios de recuperação. Recursos necessários. Prazos, etc.

Projeto meio-ambiente - plantio de árvores nativas na comunidade.

Projeto estudo - formação de grupo de estudo de cunho humanista-filosófico. Estudo de diferentes autores. Por exemplo: o grupo elegeu o livro do mês para estudo. A obra escolhida foi o livro "Mulheres que correm com os lobos", de autoria de Clarissa Pinkola Estés. O grupo se reunirá semanal ou quinzenalmente para consideração de um capítulo. Livre a crítica, a elaboração, o pensar. Após terminar esse livro o grupo pode querer considerar o livro bíblico de Thiago ou pode decidir por qualquer outra obra que os inspire. O objetivo do grupo é a reflexão, o aprendizado, o compartilhar, o enriquecimento mútuo. Não é objetivo do grupo de estudo DOUTRINAR, fixar verdades ou dogmas. Qualquer entendimento que se tenha, é UM entendimento dentre outros possíveis e é um entendimento em evolução. A única cláusula pétrea do grupo é o ideal humanista, de praticar o bem (não faça aos outros aquilo que vc não gostaria que te fizessem).

Núcleo finanças - formação de grupo que gerencie quaisquer recursos arrecadados e que preste contas de cada centavo gasto.

O que há nessa religião?

Não há Mestres, Pastores ou Gurus
— Haverá dirigentes, pessoas responsáveis, porém a relação é de horizontalidade. O dirigente não é o seu chefe e nem deves obediência a ele. Claro que isso não significa um montar em cima do outro, mas poderem dialogar em pé de igualdade. Questões polêmicas serão decididas em grupo, tendo como norte os princípios pétreos, ético-cristãos.
— Uma religião de cunho humanista, não fundamentalista, de viés agnóstico. O homem, enquanto sujeito e criatura, é o centro dessa religião. Não porque se negue a Deus, mas porque é evoluindo o ser humano que, talvez, um dia, realmente alcancemos a Deus. Nesse contexto, a verdade do ateu e do crente tem igual valor: estamos todos aprendendo.
— Podemos dizer que essa religião é uma irmandade, que fomenta união, paz, realizações, diálogo, conhecimento e amor.

O que acham dessa religião? Interessados em ajudar a fundá-la? Sugestões?







Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

:10 Imagem

Imagem...................THINKING ....................
Avatar do usuário
Leckiss
Forista
Forista
Mensagens: 148
Registrado em: 24 Jul 2017 21:43

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por Leckiss »

Por que precisamos de Igreja (religião) ? Se for pra crer na Bíblia , que por sinal está cada vez mais difícil ... Onde Jesus ensinou isso?
Seria mais interessante abrir um grupo , que tenha pensamentos semelhantes, ou uma ONG , talvez seja mais viável.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por mayhra »

Pensei nisso, em criar apenas uma ONG, mas acontece que é fácil criar uma religião e ela é isenta de pagar vários impostos. Também, os princípios fundamentais cristãos são tão universais que qualquer pessoa de bem concorda com o teor deles. Quem diria que não é algo bom tratar os outros da maneira que gostaria de ser tratado? Só se a pessoa acredita que tem o direito de pisar em cima dos outros para receber algum tipo de benefício ou vantagem. Mas os que defendem esse tipo de "esperteza" não quero para amigos ou para irmãos de uma fraternidade. Então, acho que o agnóstico e o ateu, em geral, mesmo não crendo em Cristo e/ou em Deus, não terão dificuldade de perceber o valor dos princípios norteadores.

Também, o grupo que gostaria de criar precisa de um norte e esse norte é, justamente, os já citados princípios. É uma religião, mas acho que bem diferente de uma religião tradicional. Não é seita pois não existem gurus e nem líderes divinizados.

Ainda, essa religião não é centrada na Bíblia e nem em qualquer outro livro. Não vê a Bíblia como infalível, como palavra de Deus, mas tem a Bíblia como fonte de reflexão e de aprendizado, assim como diversos outros livros. Sempre lembrando que essa religião não ensina dogmas ou doutrinas.

Uma ONG, me parece, não tem essa liga forte de um valor religioso. E a ONG, enquanto entidade, parece ser mais frágil que uma igreja. A igreja está fortemente defendida pela legislação, sua liberdade, sua atuação e, inclusive, sua edificação isenta de impostos.

Eu diria que estou usando o exemplo de algumas seitas, incluso aquela que nos vitimou, mas agora para alcançar objetivos que produzam realmente o bem. Os princípios fundadores dessa religião, somente os dois já citados ("Amar o próximo a amas a ti mesmo e Faças aos outros aquilo que gostaria que te fizessem") devem tornar proibitiva qualquer iniciativa contrária a esses valores.

Leckiss escreveu:Por que precisamos de Igreja (religião) ? Se for pra crer na Bíblia , que por sinal está cada vez mais difícil ... Onde Jesus ensinou isso?
Seria mais interessante abrir um grupo , que tenha pensamentos semelhantes, ou uma ONG , talvez seja mais viável.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por mayhra »

Críticas, sugestões, elogios?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por kooboo »

Bom, nem precisaria se pautas em princípios cristãos.
Poderia ser puramente humanista e secular, com foco humanitário ao invés de cristão.
Ao invés de ler livro da bíblia, poderia-se ler Seneca, Kant, Voltaire, Nietzsche e outros filosofos que levassem a uma reflexão melhor sobre o ser.
Poderia haver grupos de estudos sociologicos, antropologicos ou simplesmente coisas focadas na relação interpessoal --- como ser uma pessoa melhor! (nesse tema Carl Rogers é ótimo!).
Poderia ter aulas de culinária... e distribuir alimento a quem tem fome.
Criar programas sociais para ajudar a quem precisa... e se a coisa crescer, porque não um hospital comunitário.

Seria o que isso? Religião? Associação? Filosofia de vida?
Mas acho que tudo o que se põe o nome de "Cristão", por melhor que Jesus Cristo tenha sido, acaba dando errado, acaba aparecendo espertões para levar vantagem sobre outros.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por mayhra »

Olá Kooboo, é exatamente essa a ideia, estudar livros que nos acrescentem, citei, inclusive "Mulheres que correm com os lobos", o qual é de autoria de uma psicóloga. Citei que o grupo de estudo escolhe o que quer estudar. Se não quer ler a Bíblia, os Evangelhos , por exemplo, não
lerá. Porém, se quiser, lerá. Citei que o objetivo do estudo é a reflexão, o aprendizado, a evolução de cada um. Sem dúvida se poderia estudar os filósofos. Também citei claramente os projetos de cunho social e solidário. Tais projetos integram a essencia desse igreja.

Porém, como ter um eixo norteador da organização? Que regras entrariam no Estatuto? O que sugeres?

kooboo escreveu:Bom, nem precisaria se pautas em princípios cristãos.
Poderia ser puramente humanista e secular, com foco humanitário ao invés de cristão.
Ao invés de ler livro da bíblia, poderia-se ler Seneca, Kant, Voltaire, Nietzsche e outros filosofos que levassem a uma reflexão melhor sobre o ser.
Poderia haver grupos de estudos sociologicos, antropologicos ou simplesmente coisas focadas na relação interpessoal --- como ser uma pessoa melhor! (nesse tema Carl Rogers é ótimo!).
Poderia ter aulas de culinária... e distribuir alimento a quem tem fome.
Criar programas sociais para ajudar a quem precisa... e se a coisa crescer, porque não um hospital comunitário.

Seria o que isso? Religião? Associação? Filosofia de vida?
Mas acho que tudo o que se põe o nome de "Cristão", por melhor que Jesus Cristo tenha sido, acaba dando errado, acaba aparecendo espertões para levar vantagem sobre outros.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por mayhra »

Também, queria acrescentar que os dois princípios que considero centrais (não fazer aos outros aquilo que não queres que te façam e fazer, ativamente, aos outros aquilo que gostarias que fizessem por ti), eles, para mim, traduzem a essência do que Cristo ensinou, resumindo tudo. A questão é que, talvez por ter experienciado coisas negativas junto à Torre que Vigia, você e outros não simpatizam com qualquer ideia de religião cristã. MAS, penso que estou realmente me apegando ao que é mais valioso no ensino de Cristo sem contudo adotar qualquer dogmatismo.

Lembro bem que Cristo não mandou obedecer ninguém e muito menos adotar esta ou aquela organização religiosa como O Caminho. Muito pelo contrário, sempre falou contra pessoas que posam de senhores da fé alheia.

Para mim, ao menos, seguir a esses dois preceitos fundamentais cristãos, expressos nos dois princípios e em Amar o próximo como amas a ti mesmo, não representa problema algum e é um norte a ser observado no estatuto de fundação da igreja. Igreja essa que pretende "apenas" ligar pessoas a um ideal pessoal, comunitário e social.
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por timoneiro »

Com todo respeito e sem ofender, acho que já temos religiões demais. Muitos aqui, e me incluo, já foram muito prejudicados pela religião. Que tal melhorarmos nossa relação pessoal com Deus indiferente de religião?
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: oO° Vamos CRIAR uma Igreja? oO°

Mensagem não lida por mayhra »

Ok, mas como você vai, por exemplo, compartilhar amor, esperança, ideais, se está sozinho? Como você vai, por exemplo, participar de um projeto de construção de um hospital, por exemplo (ideia do Kooboo), sozinho? Um grupo que tem os mesmos IDEAIS, tem muito mais força. Tanto a força emocional como a força física, de realização. Sozinho a gente faz quase nada. Essa é uma das razões porque penso em criar uma religião. Não me identifico com nenhuma das existentes, então eu queria uma religião que fosse agnóstica, que não se prendesse em doutrinar, mas em estudar com diferentes pensadores, em aprender, em dialogar, em fazer o bem através de projetos práticos.
timoneiro escreveu:Com todo respeito e sem ofender, acho que já temos religiões demais. Muitos aqui, e me incluo, já foram muito prejudicados pela religião. Que tal melhorarmos nossa relação pessoal com Deus indiferente de religião?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Leviakerman94 e 489 visitantes