O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
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Pecado de Onã
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

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Desculpe enviei sem querer antes de terminar.***
Gênesis 38:9 Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão
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estivenleti
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por estivenleti »

As tejotinhas falam tão mal dos católicos por causa do seu respeito pelas imagens e dos evangélicos pelo uso da cruz, mas em tese estão indo no mesmo caminho. As TJs ultimamente estão parecendo verdadeiros vendedores ambulantes ou prestadores de serviço, ostentando a marca da empresa em praticamente todos os lugares. O pessoal da cúpula já aprendeu como o marketing associado a um logotipo de fácil percepção e memorização podem influenciar na receptividade das pessoas e no próprio "orgulho" dos Tjs já ativos.

Esse é praticamente o "bezerro de ouro" da modernidade. As Tjs sabem mais do JW.org do que da própria Bíblia. Foi-se o tempo em que as Tjs ao menos se aplicavam à leitura e à pesquisa, mesmo sendo pseudo-eruditos. Hoje em dia já vem tudo mastigadinho e "vomitado" pra eles (e ainda se orgulham disso :iergh7: )
"A verdade está inseparavelmente ligada à liberdade." - Raymond Franz
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Grindelwald
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por Grindelwald »

Quanta idolatria, em pensar que eu dava tanta ênfase a esse site. Me sinto tão vergonhoso!!
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- Aristóteles
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SuzyWeng
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por SuzyWeng »

Uma irmãzinha está organizando uma festinha de crianças ( tadinhas ) com a temática do Pedrinho e Sofia, e me pediu pra bolar um convitinho, e claro, eu não recusei, e cobrei pelo serviço, e fui no google procurar algo já pré pronto de algum convite parecido, e eis q baixei um, onde neste, tinha o logotipo bem pequeno JW.ORG em azul, daí mostrei pra ela como ficaria e ela:

- Eita mana, mas não pode usar o logotipo não, o superintendente disse q não podia!
- Oi? Por quê não pode?
- Ah, pq não pode, q é direito autoral e tal...
- Maninha, ninguém está vendendo este convite nem nada, isso é pra convidar as crianças pra tal festinha, não é?
- Hummm é...
- Vai descer fogo do céu, se vc usar o simbolo JW? Virou um símbolo sagrado?
- ...
- Tá bom, maninha... eu retiro a logo do convitinho.

Então é isso, o SITE que tem religião, proíbe que se use sua logo pra qualquer tipo de coisa que não for relacionada à obra... virou mesmo uma empresa, descaradamente, um objeto de adoração. Vc pode usar o tetragrama, o nome de Jesus, o que vc quiser, MAS NÃO COLOQUE A JW.ORG EM NADA

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lynch
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

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Quanta idolatria e bajulação pra um site. Só pq tem o maior número de idiomas do mundo... Será que esta alcançando esses povos de lugares remotos? Será que existe internet nessas areas?
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CABOCARVALHO
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

SuzyWeng escreveu:Uma irmãzinha está organizando uma festinha de crianças ( tadinhas ) com a temática do Pedrinho e Sofia, e me pediu pra bolar um convitinho, e claro, eu não recusei, e cobrei pelo serviço, e fui no google procurar algo já pré pronto de algum convite parecido, e eis q baixei um, onde neste, tinha o logotipo bem pequeno JW.ORG em azul, daí mostrei pra ela como ficaria e ela:

- Eita mana, mas não pode usar o logotipo não, o superintendente disse q não podia!
- Oi? Por quê não pode?
- Ah, pq não pode, q é direito autoral e tal...
- Maninha, ninguém está vendendo este convite nem nada, isso é pra convidar as crianças pra tal festinha, não é?
- Hummm é...
- Vai descer fogo do céu, se vc usar o simbolo JW? Virou um símbolo sagrado?
- ...
- Tá bom, maninha... eu retiro a logo do convitinho.

Então é isso, o SITE que tem religião, proíbe que se use sua logo pra qualquer tipo de coisa que não for relacionada à obra... virou mesmo uma empresa, descaradamente, um objeto de adoração. Vc pode usar o tetragrama, o nome de Jesus, o que vc quiser, MAS NÃO COLOQUE A JW.ORG EM NADA

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JW.ORG agora é marca registrada
Igual a coca-cola, marca de cigarro, fábricas automobilísticas....fala sério :tapado8:
Só os cegos tjs não vêem a discrepância....não pode usar um símbolo que não passa de uma marca, mas pode reverenciar os 8 velhinhos, com direito a dança e todo o puxassaquismo.... :iergh7:
Tadinha da maninha....tá cega e não percebe :roll:
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
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MrsPuppet
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por MrsPuppet »

Mais curioso é que agora a marca JW.ORG está presente nos amuletos que eles usam como os pins, brincos, gravatas, botões de pulso, bonés, etc. para os pioneiros e irmãozinhos que são "especiais" ou nos automóveis de serviço especial (como visto num vídeo há cerca de um ano atrás ou menos numa reunião) e mesmo bolos como esse aqui que a irmãzinha que falou com a SuzyWeng deveria adorar com a temática Pedrinho e Sofia:

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(desculpem que não pensei que era tão grande!)

Uma grande contradição comparando com o que exigiam no Nosso Ministério do Reino de Outubro de 2011 nas Perguntas Respondidas: "É apropriado que pessoas ou congregações usem os logotipos das entidades legais usadas pelas Testemunhas de Jeová?" (km 10/11 p. 2 Perguntas Respondidas) e ainda!

Mais recentemente na Sentinela de Abril de 2018 nas Perguntas dos Leitores "Por que é proibido postar publicações das Testemunhas de Jeová em um site pessoal ou em redes sociais?" (w18 abril p. 30-p. 31 par. 3) que falam dos direitos autorais com o brilhante alerta "Mas pense no que poderia acontecer se permitíssemos que qualquer pessoa, até mesmo um irmão, publicasse nossos conteúdos em outros sites ou vendesse produtos usando o logotipo do jw.org" (os negritos são meus).

Maior do que idolatria e superstição dissimulada, tornou-se marketing puro e duro, sinal identificador dos hipócritas que se dizem cristãos e nada neutros!
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sabrepoderoso*
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

SuzyWeng escreveu:
Então é isso, o SITE que tem religião, proíbe que se use sua logo pra qualquer tipo de coisa que não for relacionada à obra... virou mesmo uma empresa, descaradamente, um objeto de adoração. Vc pode usar o tetragrama, o nome de Jesus, o que vc quiser, MAS NÃO COLOQUE A JW.ORG EM NADA
que legal , se entendi uma tj pode colocar o nome de jesus até no tapete , e td bem , o logo da torre não ,

ué JW.ORG é sagrado ? :?
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
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Agoraesclarecido
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por Agoraesclarecido »

Me lembrei de uma carta, do escritório que alertava e desaconselhava o uso da logomarca, como hj é trivialmente usado.
Lembro me perfeitamente que citava o art. 189 (e outros) da Lei 9279/96 que caracteriza e/ou caracterizaria contrafração de marca.
Esse foi um dos motivos pelos quais nunca usei nada disso.
Até pq eu tinha a opinião formada que os cristãos não deveriam usar símbolos para se identificar, pra mim esse costume sempre caminhou na linha tênue da idolatria e o corporativismo.
E, se não me falha a memória, parece que a carta ainda dizia que o mau uso poderia sujeitar o indivíduo a processo... Agora pensa em processar a "Porre que Vigia"....
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Absinto
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Re: O simbolismo e uso do logotipo JW.ORG equivale a idolatria?

Mensagem não lida por Absinto »

Samurai Kazuo-San escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:Recebi por e-mail.

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(Do Tópico ---> "TJ.ORG na 25ª Bienal do Livro de São Paulo")

E depois dizem que não há nenhuma mensagem subliminar na Torre... Contei 21 vezes o termo "JW.ORG" espalhado por todos os cantos do stand. (Suponho que os 6 TJs da foto estejam usando o logotipo em broches ou buttons em sua vestimenta)... É o atual bezerro de ouro, não é não!?
Também achei falta de representantes de outras etnias (como afrodescendentes, asiáticos, etc) como fazem nas publicações.
Mas que tipo de religião é essa que, em vez de ostentar uma cruz em memória da mensagem humana deixada por Jesus Cristo, ostenta um logotipo empresarial? E ainda têm a coragem de criticar cinicamente as ações praticadas por aquelas religiões que se empenham em prestar ajuda humanitária ou em transmitir mensagens de paz aos infortunados!
Definitivamente, o amor passou longe daquela seita.

Mas gostaria de aproveitar para falar de algo muito pertinente: o valor da marca na sociedade de consumo.
Sem querer ser pretensioso ao abordar um assunto tão complexo e profundo, cito apenas um artigo cuja referência é posta abaixo, onde sua autora aborda a lógica mercantilista e psicológica dos símbolos na sociedade moderna à luz da filosofia de Jean Baudrillard, mesmo filósofo que inspirou os roteiristas da trilogia Matrix.
Destaco trechos muitos interessantes que gostaria de compartilhar com os amigos e que achei muito pertinentes, na tentativa de ao menos tentar acrescentar algo a este tópico que por natureza já nasceu da competência que marca os textos do nosso amigo Madaleno:

"A importância que a marca assumiu na sociedade de consumo é, segundo o autor, um exemplo paradigmático desse processo. Nesse sentido, a sua lógica inviabiliza o aparecimento das contradições sociais e do sentido simbólico, estando para além do terreno ideológico porque também atuante no inconsciente. A questão do simbólico e do signo aparece com mais detalhes nos textos que constituem Para uma crítica da economia política do signo, publicado em 1972. Nele, Baudrillard utiliza e ao mesmo tempo critica a economia política de Marx e a semiologia de Saussure, buscando ultrapassá-las. Critica Marx por este não ter percebido a grande diferença entre o capitalismo em seu início e o capitalismo tardio. Mais do que uma extensão das relações de produção e da mercantilização da sociedade, o capitalismo tardio traz consigo uma mudança significativa ancorada no valor-signo e no fetichismo, fazendo do consumo e da exposição de mercadorias o lócus central de valor que norteia as sociedades desta época. Se a tradicional economia política privilegia a transmutação dos valores em valor de troca econômico, em que tudo é absorvido no mercado e no dinheiro, na economia política do signo, o valor de troca econômico é absorvido pelo valor de troca/signo. O consumo – elemento-chave nesse processo – é a conversão do valor de troca em um sistema de valor de troca/signo e não apenas um momento do ciclo de produção. Deste modo, paralelamente à tradicional análise da forma/mercadoria feita pela economia política, Baudrillard assinala a importância que a análise da forma/signoadquire na sociedade de consumo. Neste tipo de formação social, as mercadorias passam a ser produzidas como signos e os signos, como mercadorias, de tal forma que já não se pode mais separá-los. E é sobre esse objeto, a forma/objeto, que vem convergir o valor de uso, o valor de troca e o valor/signo (BAUDRILLARD, 1995, p. 186)". (grifos nossos).

Em outro trecho:

"Se antes o 'objeto-símbolo tradicional' – utensílios, móveis ou casa – trazia consigo uma história, servindo como mediador de uma relação vivida, agora, o 'objeto de con-sumo', por seu lado, é um signo que apenas tem sentido em uma relação abstrata com outros objetos signos, não mais tirando seu significado da relação concreta entre pessoas. Nesse sentido, eles formam um código que sujeita toda uma sociedade empenhada em consumir e não mais em acumular, como outrora. Ao se converter em signo, o objeto se despe de sua concretude e se torna apenas substância significante. Por isso, o consumo é 'a totalidade virtual de todos os objetos e mensagens que se constituem doravante num discurso que parece cada vez mais coerente. O consumo, pelo fato de possuir um sentido, é uma atividade de manipulação sistemática de signos'". (grifos nossos).

Extraído de SANTOS, Tarcyane Cajueiro. A sociedade de consumo, os media e a comunicação nas obras iniciais de Jean Baudrillard. Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 125-136, jun. 2011.132, disponível em http://ken.pucsp.br/galaxia/article/viewFile/3566/4610)

Em outras palavras, o signo possui um papel alienante do processo que busca difundir, não havendo mais concretude e subjetividade nas relações entre pessoas, que passam a ser apenas parte da existência do próprio símbolo/signo.
E vocês acham que a dona Torre criou esse logotipo com que finalidade?
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