Página 1 de 1

"Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 22 Fev 2018 02:48
por TJCalado
As Testemunhas de Jeová estão com dificuldades em 'fazer novos discípulos' no serviço de campo, e isso está desanimando cada vez mais os publicadores e pioneiros. Afinal eles leem em suas próprias bíblias que "toda árvore que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo" - (Mateus 3:10). Veem também que "toda árvore boa produz fruto bom, mas toda árvore ruim produz fruto imprestável" - (Mateus 7:17).

Como pode então um publicador sincero e exemplar não conseguir fazer discípulos? Como pode ele continuar se empenhado avidamente em uma atividades que evidentemente não está trazendo resultados? Onde estaria o problema?

Um artigo de estudo do número de A Sentinela de maio de 2018, sob o tema "Jeová ama os que “dão fruto com perseverança”" tenta explicar o motivo.

Ali eles tentam explicar porque os TJs ficam desanimados com a apatia das pessoas. Como todo discípulo precisa dar fruto, e esses frutos estão cada vez mais escassos, o Corpo Governante decidiu, através de explicações mirabolantes, redefinir o conceito de fruto. No artigo, eles dizem que produzir frutos, na verdade é produzir sementes. Assim eles resolvem o problema. Um TJ não precisa mais se preocupar porque não está produzindo novos discípulos, já que produzir frutos resume-se a lançar sementes e isso eles precisam continar fazendo indefinidamente sem se preocupar com a ineficácia da atividade. Precisam continuar ativos e distraídos.

Acontece que, fazendo uma pesquisa nos livros das chamadas Escituras Hebraicas, não encontramos nenhuma relação entre "produzir frutos" e a atividade de "pregação das Boas Novas".

Vamos começar com o texto temático do artigo:
(Lucas 8:15) Aquelas em solo bom representam os que, depois de ouvirem a palavra com um coração sincero e bom, a retêm e dão fruto com perseverança. . .
Se considerarmos todo o contexto da explicação da ilustração de Jesus, veremos que esse "dão fruto" não tem nada a ver com a pregação:
(Lucas 8:11-15) 11 A ilustração significa o seguinte: a semente é a palavra de Deus. 12 Aquelas à beira da estrada representam os que ouviram, e depois vem o Diabo e tira do coração deles a palavra, a fim de que não creiam e não sejam salvos. 13 Aquelas sobre a rocha representam os que, quando ouvem a palavra, a recebem com alegria, mas não têm raiz. Creem por um tempo, mas numa época de prova se desviam. 14 Aquelas que caíram entre os espinhos representam os que ouviram, mas, por se deixarem levar pelas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, ficam completamente sufocados e não produzem frutos maduros. 15 Aquelas em solo bom representam os que, depois de ouvirem a palavra com um coração sincero e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Como fica evidente, a produção de frutos está claramente relacionada ao comportamento da pessoa como cristão. Veja que o contrário de produzir frutos é 'não crer', 'desviar-se' e 'se deixar levar pelas ansiedades, pelas riquezas e prazeres da vida'. Porque então 'dar fruto com perseverança' deveria significar lançar novas sementes, ou estar relacionado diretamente com fazer novos discípulos ou simplente participar na atividade d epregação?

Outros textos também evidenciam isso com uma simples leitura:
(Mateus 12:33) 33 “Se vocês cultivarem uma árvore boa, o fruto será bom; se cultivarem uma árvore ruim, o fruto será ruim. Pois é pelo fruto que se conhece a árvore.
Se o uso do termo "fruto" aqui estivesse apoiado na interpretação do Corpo Governante, como ficaria o próprio Jesus em relação a Judas?
(João 12:24, 25) . . .Digo-lhes com toda a certeza: Se o grão de trigo não cai no solo e não morre, continua sendo apenas um grão; mas, se morre, ele dá muito fruto. 25 Quem ama a sua vida a perderá, mas quem odeia a sua vida neste mundo a preservará para a vida eterna.
(João 15:1-10) 15 “Eu sou a verdadeira videira, e o meu Pai é o lavrador. 2 Ele tira todo ramo em mim que não dá fruto, e limpa todo ramo que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vocês já estão limpos, por causa da palavra que lhes falei. 4 Permaneçam em união comigo, e eu permanecerei em união com vocês. Assim como um ramo não pode dar fruto por si mesmo a menos que permaneça na videira, vocês também não podem dar fruto a menos que permaneçam em união comigo. 5 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em união comigo, e eu em união com ele, esse dá muito fruto, pois separados de mim vocês não podem fazer nada. 6 Se alguém não permanece em união comigo, ele é lançado fora como um ramo, e seca. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em união comigo e as minhas declarações permanecerem em vocês, peçam o que quiserem e assim lhes acontecerá. 8 Isto glorifica o meu Pai: que vocês persistam em dar muito fruto e mostrem que são meus discípulos. 9 Assim como o Pai me ama, eu amo vocês; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeço aos mandamentos do Pai e permaneço no amor dele.
(Romanos 6:22) . . .No entanto, agora que foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que estão produzindo é a santidade. . .
(Gálatas 5:22, 23) 22 Por outro lado, o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, 23 brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei.
(Efésios 5:8, 9) . . .Continuem andando como filhos da luz, 9 pois o fruto da luz consiste em tudo o que é bom, justo e verdadeiro.
(Filipenses 1:9-11) . . .E isto é o que continuo a pedir em oração: que o seu amor se torne cada vez mais abundante, com conhecimento exato e pleno discernimento; 10 que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes, para que sejam sem defeito e não façam outros tropeçar, até o dia de Cristo; 11 e que fiquem cheios de fruto justo, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.
(Colossenses 1:9, 10) . . .É também por essa razão que, desde o dia em que ouvimos isso, não paramos de orar por vocês e de pedir que fiquem cheios do conhecimento exato da vontade dele, com toda a sabedoria e compreensão espiritual, 10 para andarem de um modo digno de Jeová, a fim de lhe agradarem plenamente, ao passo que continuam a dar fruto em toda boa obra e a aumentar no conhecimento exato de Deus.
(Hebreus 12:11) . . .É verdade que nenhuma disciplina parece no momento ser motivo de alegria, mas causa dor; depois, porém, aos que têm sido treinados por ela, a disciplina dá o fruto pacífico da justiça.
(Tiago 3:18) . . .Além disso, o fruto da justiça é semeado em condições pacíficas para os pacificadores.
Parece, mesmo remotamente, que a produção de frutos está diretamente relacionada com a aquisição de novos discípulos ou pelo menos com a pregação das boas novas?

Re: "Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 22 Fev 2018 06:18
por sabrepoderoso*
evidentemente que não ! porém a torre como é de costume quando as coisas não vão bem abrem sua caixinha
de ''lampadas'' e vem com mais um de seus ''ajustes'' .

e o número de batismos está em queda livre mundo afora ( anuário 2018 ) , vejo pelos fóristas que tem seus motivos e
e ainda vão a estas ASS o número baixo ( 1, 2 ou nenhum ) de batismos , concentrados nas famílias TJs ( filhos ) .

vemos de forma bastante clara que é mais uma forçada de barra esta história do fruto ser agora a semente
como a semente pode ser fruto se da semente vem o fruto ?

continuo perguntando aos que ainda estão dentro da torre , conhecem algum novo TJ , que seja de raiz , aquele
que foi contatado em sua porta e após estudar e etc e tal entrou numa piscina ?

daqui a pouco tentarão explicar tbm por o pequeno invés de se tornar mil , estagnou ( is 60:22 ) . :8 :D1

Re: "Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 22 Fev 2018 07:33
por Galileu
Tenho certeza que não somente.

Os frutos ou o fruto do Espirito, como a Torre gosta de ensinar, estão rellacionados ao proceder na vida e não a uma campanha que divulga um cristianismo adaptado ao marketing de uma Empresa Multinacional.

Re: "Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 22 Fev 2018 07:35
por Galileu
Tenho certeza que não somente.

Os frutos ou o fruto do Espirito, como a Torre gosta de ensinar, estão rellacionados ao proceder na vida e não a uma campanha que divulga um cristianismo adaptado ao marketing de uma Empresa Multinacional.

Re: "Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 22 Fev 2018 08:37
por Neo Matrix
Galileu escreveu:Tenho certeza que não somente.

Os frutos ou o fruto do Espirito, como a Torre gosta de ensinar, estão rellacionados ao proceder na vida e não a uma campanha que divulga um cristianismo adaptado ao marketing de uma Empresa Multinacional.
Comentário perfeito! d:7

Re: "Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 22 Fev 2018 10:33
por Rory
Uma vez eu no serviço de campo eu conversei com um homem que estava deitado numa rede rodeado de crianças. Ele me disse que Mateus 3:10 ordena que a pessoa tenha muitos filhos... d:7 Ele me disse ainda que por causa disso ele tinha mais ou menos um filo por ano!

Engraçado que a Torre hoje em dia, pelo menos na minha região, só tem algum crescimento porque os filhos das TJs se batizam... :1

Re: "Dar muito fruto" (João 15:8) é produzir discípulos?

Enviado: 26 Fev 2018 11:35
por TJ RENOVADO
d:7 d:7 d:7
Excelentes análise e comentário. Mas uma pura eisegese da Torre.
Hoje tenho mais certeza ainda que as Testemunhas de Jeová não leem a Bíblia. Apenas se jactam de papagaiar as aplicações distorcidas impostas pelo CG.