Desassociado depois de confessar???

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Mente Independente »

Estive pensando numa coisa: já aconteceu na minha congregação de um irmão ser desassociado pq traiu a esposa (tbm TJ). Acontece q pelo q eu ouvi, ele msm confessou o caso pra esposa dele, e parece q ele msm procurou os anciosos. Em outras palavras, ele tava arrependido do q tinha feito (é oq podemos presumir). Bom, isso é um exemplo de caso onde, na minha opinião, é colocada em xeque a capacidade dos anciãos de julgar outros humanos como eles. Será q é msm o "espírito santo" q ta por trás dessas comissões judicativas? Pelo q eu aprendi, em casos como esse pelo menos (de infração de uma norma bíblica), a TJ só pode ser desassociada se não mostrar arrependimento. Agora, se aquele TJ mostrou arrependimento por confessar ele msm a culpa, pq foi desassociado msm assim? Pode isso, Arnaldo? Oq os foristas acham?
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por KOSTA »

Depende.
Se toda a congregação souber do caso com a amante ele tá ferrado mesmo, excepto se tiver muitos bons conhecimentos e souber os podres de outros anciões.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Duas perguntinhas;

Ele se sentiu arrependido de ter "traído" a esposa ou de ter "traído" a Jeová? Ele estava mais pesaroso por ter destruído o seu relacionamento com sua esposa ou com Jeová?

Falo isso porque numa comissão "um" dos "vários" fatores que pode pesar na hora dos anciãos julgarem é se o que a pessoa fala ao confessar gira mais em torno de Jeová, espiritualidade e organização do que nas pessoas propriamente afetadas pelo que ele fez.

É mais ou menos assim: Se ao confessar o sujeito disser primeiro "Eu magoei a Jeová, o traí, vituperei o seu nome, etc" - Ponto positivo!
Agora se a primeira coisa que ele disser for: "Magoei minha esposa, a traí, ela não merecia isso, etc - Ponto negativo! ( O que eles querem saber é se o grau de arrependimento em relação a Jeová e depois, beeeem depois vão querer saber dos afetados...

Não basta só confessar, tem uma série de outras variáveis envolvidas...
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Wesley MF »

Os anciãos não olham somente o arrependimento por parte do transgressor.
Eles olham também as questões sociais que envolvem a seita, seja com relação aos membros internos, seja com relação a sociedade em volta.

Se o " José" se mostra arrependido e confessa uma fornicação que cometeu em outra cidade, com uma pessoa desconhecida de todas, é mais fácil de ser perdoado do que o "Mané" que, igualmente arrependido, confessou ter praticado fornicação com a filha do prefeito daquela cidade pequena onde TODO mundo está sabendo.
Thinking...
Avatar do usuário
Rory
Forista
Forista
Mensagens: 380
Registrado em: 10 Jan 2013 12:32

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Rory »

Conheço o caso de um rapaz TJ que fornicou com a namorada também TJ. Depois de alguns dias ele ficou com a consciência pesada e e confessou tudo para os anciãos. Já a namorada não queria confessar nada e negou por bastante tempo. Detalhe, os pombinhos moravam em cidades diferentes e, consequentemente frequentavam congregações diferentes. Outro detalhe, ele não era ninguém e ela filha de ancião.

Fim da história, ele foi desassociado e ela só recebeu uma repreensão leve.

A verdade é que a confissão ou o fato do pecado ter se tornado público tem algum peso na hora de decidirem se a pessoa vai ser desassociada ou não, mas nada supera as convicções pessoais dos anciãos que estão julgando ou as costas quentes do réu que está sendo julgado.. No fim das contas as comissões judicativas não são nada mais que tribunaizinhos farisaicos.
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Mentalista »

Conheço bem um caso que ocorreu numa congregação por aqui. Neste caso o garoto negou tudo o que ele e a namorada tinham feito por meses, o que incluía um fingir que ia na reunião do outro sendo que na verdade iam para motéis. No final das contas, ela foi desassociada e difamada, e até a ultima notícia que tive ela não quis mais saber de ir em reuniões. Ele ficou sem poder passar o microfone por um tempo e hoje é ancião. Ah, foi ela que contou tudo aos anciãos, de outra forma eles não saberiam, era tudo muito bem bolado.

Moral da história: quem confessa, se lasca. Não poderão fazer nada, se não houver confissão ou provas.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Mente Independente »

Rory escreveu:Conheço o caso de um rapaz TJ que fornicou com a namorada também TJ. Depois de alguns dias ele ficou com a consciência pesada e e confessou tudo para os anciãos. Já a namorada não queria confessar nada e negou por bastante tempo. Detalhe, os pombinhos moravam em cidades diferentes e, consequentemente frequentavam congregações diferentes. Outro detalhe, ele não era ninguém e ela filha de ancião.

Fim da história, ele foi desassociado e ela só recebeu uma repreensão leve.

A verdade é que a confissão ou o fato do pecado ter se tornado público tem algum peso na hora de decidirem se a pessoa vai ser desassociada ou não, mas nada supera as convicções pessoais dos anciãos que estão julgando ou as costas quentes do réu que está sendo julgado.. No fim das contas as comissões judicativas não são nada mais que tribunaizinhos farisaicos.
É aí q está o ponto q eu queria entrar. Se fosse tdo tão "perfeito" e "divino" como o CG afirma, não teria dessas coisas de parcialidade, ou achismo dos anciosos.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Mente Independente »

T.I.T.J escreveu:Duas perguntinhas;

Ele se sentiu arrependido de ter "traído" a esposa ou de ter "traído" a Jeová? Ele estava mais pesaroso por ter destruído o seu relacionamento com sua esposa ou com Jeová?

Falo isso porque numa comissão "um" dos "vários" fatores que pode pesar na hora dos anciãos julgarem é se o que a pessoa fala ao confessar gira mais em torno de Jeová, espiritualidade e organização do que nas pessoas propriamente afetadas pelo que ele fez.

É mais ou menos assim: Se ao confessar o sujeito disser primeiro "Eu magoei a Jeová, o traí, vituperei o seu nome, etc" - Ponto positivo!
Agora se a primeira coisa que ele disser for: "Magoei minha esposa, a traí, ela não merecia isso, etc - Ponto negativo! ( O que eles querem saber é se o grau de arrependimento em relação a Jeová e depois, beeeem depois vão querer saber dos afetados...

Não basta só confessar, tem uma série de outras variáveis envolvidas...
Bom, isso eu não posso saber, mas oq eu sei é q ele era bem aplicado, e era conhecido msm como teocrático. Eu já fiquei mais de uma vez com ele no campo e posso dizer q o cara era msm espiritual.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por Mente Independente »

KOSTA escreveu:Depende.
Se toda a congregação souber do caso com a amante ele tá ferrado mesmo, excepto se tiver muitos bons conhecimentos e souber os podres de outros anciões.
Pelo q eu saiba, o caso só ficou conhecido depois da desassociação msm.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Desassociado depois de confessar???

Mensagem não lida por KOSTA »

Também um conheço um caso bastante peculiar. O desassociado era ancião, cornou a esposa TJ. Foi ele quem se denunciou. Tanto ele como a nova "esposa" frequentavam TODAS as reuniões, ele com ela juntos, cara podre mesmo em frente de todo o mundo.

Foi readmitido na empresa passados uns dois anos.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 138 visitantes