A arte musical e a Bíblia

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

A arte musical e a Bíblia

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Existe um conceito extremamente deturpado à meu ver e amplamente difundido de que as pessoas em eras passadas eram bárbaras.
Porém, aqueles que acreditam no milagre da criação do homem por Deus, devem estar cientes que o homem já apareceu inteligente. Sem nenhum tipo de evolução. Sendo capaz portanto de ter noções morais, efetuar cálculos complexos e desenvolver a arte. Esta é a exata noção que a Bíblia passa sobre a humanidade.
A arte, juntamente com a complexa gama de sentimentos que o ser humano possui, resultado do seu super cérebro, quando se leva em consideração a proporção corpo/cérebro; é, para muitas pessoas, uma prova irrefutável da ação de um Criador.
A Bíblia menciona o nome do primeiro homem que produziu instrumentos musicais. Seu nome era Jubal. É impressionante esta narração, já que Jubal era descendente de Caim e isto mostra que a descendência de Caim de maneira nenhuma era amaldiçoada perante Deus, como muitos pensam. Isto porque Deus estava acompanhando atentamente o desenrolar dos acontecimentos e disposto a mencionar as coisas boas que a descendência de Caim produzia.
Quando os israelitas foram milagrosamente salvos na travessia do mar Vermelho, produziram uma emocionada canção de agradecimento com instrumentos musicais e dança. Foi algo tão bem elaborado que havia estrofes cantadas pelos homens e outras pelas mulheres lideradas por Miriã.
Davi tinha um dom musical fabuloso. Por isto mesmo foi levado à corte de Saul para tocar harpa diante dele. Um adolescente! Criou a maioria dos Salmos.
Jesus e os apóstolos cantaram cânticos de louvor em sua última noite juntos, antes da morte de Cristo.
Talvez a apresentação musical mais impressionante do mundo antigo foi a organizada para a inauguração do templo em Jerusalém, já que é citado o uso de vários instrumentos musicais e um enorme coral de levitas com "uma só voz".
Curiosamente, uma das apresentações mais perfeitas de todos os tempos é uma canção estilo oração realizada por Freddie Mercury e Montserrat Caballé. Sem a Bíblia e sua influência tal canção e apresentação jamais existiria! Oito milhões de visualizações no YouTube!


https://youtu.be/akdAvg8SO1A


Tradução:

[Como posso continuar]

Como posso continuar?
Como posso continuar nesse caminho...

Quando todo o sal é tirado do mar
Eu fico destronado
Estou nu e sangrando
Mas quando você aponta seu dedo tão selvagemente
Existe alguém para acreditar em mim?
Para ouvir meu apelo e cuidar de mim?

Como posso continuar
Dia após dia
Quem pode me fortalecer em todos os sentidos
Onde posso estar seguro?
A onde pertenço?
Nesse enorme mundo de tristeza
Como posso esquecer
Aqueles lindos sonhos que compartilhamos
Eles estão perdidos e não consigo acha-los
Como posso continuar?

Às vezes eu tremo no escuro
Não consigo ver
Quando as pessoas me assustam
Tento me esconder longe da multidão
Tem alguém aí pra me confortar
Precioso Senhor... Escute meu apelo e cuide de mim

Como posso continuar
Dia após dia
Quem pode me fortalecer em todos os sentidos
Onde posso estar seguro?
A onde pertenço?
Nesse enorme mundo de tristeza
Como posso esquecer
Aqueles lindos sonhos que compartilhamos
Eles estão perdidos e não consigo acha-los

Como posso continuar?
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: A arte musical e a Bíblia

Mensagem não lida por Mente Independente »

Permita-me discordar. Creio q a música, assim como todas as formas de arte, é simplesmente uma criação do homem, q ele conseguiu criar depois q adquiriu a capacidade neurológica necessária. Algumas pessoas tem mais talento para compor do q outras. Essas pessoas tem a inteligência musical mais alta do q a maioria, e frequentemente acabam ingressando em uma carreira musical. Agora, qto ao papel da religião na música, é vdd q é um papel significativo, já q composições sacras dos períodos barroco, clássico e romântico estão entre as consideradas mais belas peças já compostas. Eu msm sou cético, mas gosto de música sacra. Mas pra mim isso é fruto da criatividade dos autores dessas músicas aliadas - na maioria dos casos - à religiosidade dos mesmos. É essa minha opinião sobre o talento de Bach, por exemplo. Mta gente pensa q Bach é uma prova de dom divino, ou, indo mais longe ainda, de inspiração divina em obras de arte humanas (quer dizer, pelo menos suas peças sacras, q formam grande parte do catálogo de obras do compositor). Pra mim, ele foi apenas um gênio em sua arte q tinha uma profunda religiosidade (ele era protestante, se não me engano).
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 230 visitantes