Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
TJ RENOVADO
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 27 Abr 2017 00:02

Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por TJ RENOVADO »

TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | MATEUS 14-15
Alimentando muitos pelas mãos de poucos
Um pouco antes da Páscoa do ano 32, Jesus realizou o único milagre que foi registrado pelos quatro escritores dos Evangelhos.

Com esse milagre, Jesus deixou um modelo que ele segue até hoje — alimentar muitos pelas mãos de poucos.

Mt 14:16-21

Jesus pediu que seus discípulos alimentassem as multidões, mesmo tendo apenas cinco pães e dois peixes.

Jesus pegou os pães e os peixes e, depois de orar, deu o alimento para seus discípulos distribuírem para a multidão.

Todos comeram e ainda sobrou. Com esse milagre, Jesus alimentou muitas pessoas pelas mãos de seus discípulos, que eram poucos.

Jesus disse que, nos últimos dias, ele ia escolher um pequeno grupo para dar alimento espiritual no tempo apropriado. — Mt 24:45.

Em 1919, Jesus escolheu um pequeno grupo de cristãos ungidos para ser “o escravo fiel e prudente”, que ia dar alimento espiritual para os “domésticos”.

Por meio desse pequeno grupo de cristãos ungidos, Jesus segue o modelo que ele mesmo deixou — alimentar muitos usando poucos.
Algumas observações:

No relato, Jesus é quem toma a iniciativa de prover alimento. Note que este alimento foi provido milagrosamente pelo próprio Jesus e, os discípulos apenas distribuíram sem fazer quaisquer ALTERAÇÕES ou preparo, visto que os pães e peixes estavam prontos para o consumo. Ou seja, ainda que o CG queira se equivaler aos discípulos num tal "modelo de alimentar", o mesmo não tem apenas passado o alimento pronto e completo deixado por Jesus em seu SIMPLES Evangelho. Por outro lado, o CG tem adulterado o alimento por acrescentar complexidades farisaicas e tendenciosas antes de servir à multidão. Lembremos ainda que, Jesus nada comentou sobre o evento e, até mandou embora os dispensáveis discípulos antes de dispensar a multidão. Mas O CG não perde a chance de se encaixar na marra.

Interessante também é o relato paralelo em João 6 do mesmo evento. Notemos os versículos 1-14:
Depois disso, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia, ou de Tiberíades.+ 2 E uma grande multidão o seguia,+ porque observavam os sinais milagrosos que ele realizava, curando os doentes.+ 3 Assim, Jesus subiu a um monte e sentou ali com os seus discípulos. 4 Aproximava-se a Páscoa,+ a festividade dos judeus. 5 Quando Jesus levantou os olhos e viu que uma grande multidão se aproximava dele, perguntou a Filipe: “Onde vamos comprar pão para eles comerem?”+ 6 No entanto, dizia isso para testá-lo, pois ele sabia o que ia fazer. 7 Filipe lhe respondeu: “Pães no valor de 200 denários* não são suficientes nem para que cada um coma um pouco.” 8 Um dos seus discípulos, André, que era irmão de Simão Pedro, lhe disse: 9 “Há aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?”+
10 Jesus disse: “Mandem as pessoas se sentar.” Havia muita grama naquele lugar; assim, cerca de 5.000 homens se sentaram ali.+ 11 Jesus pegou os pães e, depois de dar graças, distribuiu-os aos que estavam sentados ali; fez o mesmo com os peixinhos, e eles comeram tanto quanto quiseram. 12 Mas, quando ficaram satisfeitos, ele disse aos seus discípulos: “Juntem os pedaços que sobraram, para que nada se desperdice.” 13 Portanto, eles juntaram os pedaços e encheram 12 cestos com as sobras deixadas pelas pessoas que haviam comido dos cinco pães de cevada.
14 Quando o povo viu o sinal que ele realizou, começaram a dizer: “Este é realmente o Profeta que devia vir ao mundo.”
O fato dos discípulos apenas ajudarem a entregar o alimento, até porque se tratava de milhares de pessoas, deve ser encarado com a maior naturalidade. Mas pergunto: se a intenção ali era estabelecer um modelo de distribuição de alimento espiritual, porque o apóstolo João não foi inspirado a relatar exatamente como em Mateus? Ao invés disso, o relato omite a participação dos discípulos como sendo algo não tão importante, ao dizer que o próprio Jesus distribuiu o alimento aos que estavam sentados, conforme o versículo 11. Afinal, a GRAÇA e DÁDIVA vem do Pai, por meio do Cristo, sem outro intermediário.

Outro aspecto importante é que a multidão estava seguindo JESUS, isso por ter observado os sinais milagrosos que ele realizava. E no final do relato, a multidão deu todo o mérito e reconhecimento exclusivamente a Jesus. Os discípulos em nada foram exaltados, sendo apenas coadjuvantes. Enquanto isso... o Corpo Governante tem apelado insistentemente essa glória para si.
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por Ana Reis »

Isso é uma grande heresia, petulância. Sinto-me enojada ao ler isso.


:iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por Ana Reis »

Eu fico impressionada e indignada como o Corpo Governante retorcer as palavras da bíblia e os ensinamentos de Jesus. :oops: :evil: :roll: :iergh7:


Essas seitas americanas são os verdadeiros anti-cristo, anti-cristianismo. É revoltante!!! Tem que ser muito cego para não notar esses ensinamentos distorcidos.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por KOSTA »

A mensagem é clara, ou seja, na mente deles produzir literatura é um favor que nos fazem pelo qual devemos dar graças (grana). Querem fazer com que o fiel se sinta em dívida para com eles.

Esta religião é um case study de dissonância cognitiva. Faz lembrar aqueles anúncios em congressos:
"Encontram se espalhadas pelo recinto caixas de contribuições discretamente colocadas"
Discretamente???Até na entrada do wc tem caixinha. Só falta colocar dentro do banheiro mesmo.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por baiano »

"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

A diferença é que Jesus não distribuiu alimento rançoso, azedo e indigesto assim como o Escravo tem feito desde 1919. Com base no que eles consideravam como 'alimento espiritual' desde aquela época, é até uma grande falta de respeito ( biblicamente falando ) a Jesus e ao Espírito Santo, afirmar que todo aquele ensino absurdo foi fornecido por eles.
Atenção espiritual mesmo Jesus tinha dado antes de distribuir alimentos. Esse relato mostra que Jesus se preocupava não só em transmitir os assuntos do Reino, mas também se preocupava com a condição daqueles que o seguiam e o escutavam. jesus teve 'pena' da multidão e por um gesto de caridade, distribuiu milagrosamente esses alimentos. O tal Escravo, poderia tirar duas lições do exemplo de Jesus. Primeiro - Pregar é importante, mas dar atenção para os mais necessitados está intimamente ligado com isso; no sentido Cristão, pregar e fazer obras de caridade estão de mãos dadas. Segundo - O 'bom instrutor Cristão', não se preocupa apenas com o bem estar espiritual dos membros da Igreja/congregação, mas também com o bem estar físico e emocional deles, não os sobrecarregando, não os pressionando, não explorando a mão de obra, não induzindo a trabalhos desnecessários que favorecem a indivíduos, não se intrometendo nas escolhas pessoais daqueles que decidem dar um pouco mais de atenção a uma melhor condição de vida.
O CG transforma esse exemplo de humildade e preocupação com o próximo da parte de Jesus, em mais uma oportunidade de destacar sua supremacia, importância e autoridade em relação aos outros membros na figura do Escravo fiel. O pior de tudo é que ao contrário de Jesus, eles mais dificultam a vida pessoal dos outros por meio dos seus ensinos do que os ajudam. Alem de massacrar mentalmente os membros da Torre, ainda os prejudica fisicamente por incentivar a abandonar ensino superior, a 'simplificar' a vida em prol da organização, a escolher profissões ou empregos mais rebaixados para gastar mais tempo com assuntos congregacionais, a fazer o possível e o impossível para participar mais no campo debaixo de sol e chuva, e por aí vai.

"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso."
Mateus 11:28,29 (NTLH)

"Nunca vos conheci.. afastai-vos de mim.." Diz Jesus sobre o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Pulo de Gato
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 12 Out 2017 07:01

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por Pulo de Gato »

Lamentável!
Imagem
TJ RENOVADO
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 27 Abr 2017 00:02

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por TJ RENOVADO »

baiano escreveu:Tem um artigo a respeito:

http://pedrosete.blogspot.com.br/2013/1 ... oucos.html
Nobre Endividada escreveu:A diferença é que Jesus não distribuiu alimento rançoso, azedo e indigesto assim como o Escravo tem feito desde 1919. Com base no que eles consideravam como 'alimento espiritual' desde aquela época, é até uma grande falta de respeito ( biblicamente falando ) a Jesus e ao Espírito Santo, afirmar que todo aquele ensino absurdo foi fornecido por eles.
Atenção espiritual mesmo Jesus tinha dado antes de distribuir alimentos. Esse relato mostra que Jesus se preocupava não só em transmitir os assuntos do Reino, mas também se preocupava com a condição daqueles que o seguiam e o escutavam. jesus teve 'pena' da multidão e por um gesto de caridade, distribuiu milagrosamente esses alimentos. O tal Escravo, poderia tirar duas lições do exemplo de Jesus. Primeiro - Pregar é importante, mas dar atenção para os mais necessitados está intimamente ligado com isso; no sentido Cristão, pregar e fazer obras de caridade estão de mãos dadas. Segundo - O 'bom instrutor Cristão', não se preocupa apenas com o bem estar espiritual dos membros da Igreja/congregação, mas também com o bem estar físico e emocional deles, não os sobrecarregando, não os pressionando, não explorando a mão de obra, não induzindo a trabalhos desnecessários que favorecem a indivíduos, não se intrometendo nas escolhas pessoais daqueles que decidem dar um pouco mais de atenção a uma melhor condição de vida.
O CG transforma esse exemplo de humildade e preocupação com o próximo da parte de Jesus, em mais uma oportunidade de destacar sua supremacia, importância e autoridade em relação aos outros membros na figura do Escravo fiel. O pior de tudo é que ao contrário de Jesus, eles mais dificultam a vida pessoal dos outros por meio dos seus ensinos do que os ajudam. Alem de massacrar mentalmente os membros da Torre, ainda os prejudica fisicamente por incentivar a abandonar ensino superior, a 'simplificar' a vida em prol da organização, a escolher profissões ou empregos mais rebaixados para gastar mais tempo com assuntos congregacionais, a fazer o possível e o impossível para participar mais no campo debaixo de sol e chuva, e por aí vai.

"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso."
Mateus 11:28,29 (NTLH)

"Nunca vos conheci.. afastai-vos de mim.." Diz Jesus sobre o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová.
O artigo citado pelo baiano e os comentários acima abordam aspectos importantíssimos sobre a caridade, por cuidar das necessidades materiais das pessoas. Jesus deu uma lição aos discípulos, que queriam dispensar a multidão. Não é à toa que Tiago 1: 27 diz: "A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas dificuldades, e manter-se sem mancha do mundo".
Até nesse texto o CG inventa uma aplicação, por criar e somente atentar para o que chamam de "viúvas e os órfãos espirituais".

Outro ponto abordado acima é que Jesus não cobra nada daquele povo, nem mesmo algum vínculo após dar de graça o alimento. Aí outra lição é dada, que nos faz lembrar Mateus 10:8: "Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, portanto deem de graça."

O Corpo Governante até que inicialmente apresenta parcialmente Jesus e seu evangelho às pessoas. Mas à medida que se achegam à Organização, fica claro uma dívida imensurável com o Corpo Governante. Tudo é pago com uma cega sujeição, um elevado custo emocional, a perda da liberdade cristã e até mesmo o esfacelamento de vínculos familiares.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por KOSTA »

O Corpo Governante até que inicialmente apresenta parcialmente Jesus e seu evangelho às pessoas. Mas à medida que se achegam à Organização, fica claro uma dívida imensurável com o Corpo Governante. Tudo é pago com uma cega sujeição, um elevado custo emocional, a perda da liberdade cristã e até mesmo o esfacelamento de vínculos familiares.
.

Bem visto, amigo!
Além de que são situações e eventos diferentes (dar alimento físico vs alimento espiritual).

Se o CG quer realmente imitar Jesus bem que pode dar comida em Assembleias e Congressos. Mas o verbo "dar" provoca alergia a grande parte das TJs e sua liderança. Esta atitude é típica de quem ganhar dinheiro sem trabalhar a sério. são como os políticos, lançam a mensagem e outros que trabalhem, né?
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Alimentando muitos pelas mãos de poucos

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Quer dizer que Jesus estabeleceu um PADRÃO? Alimentar muitos pelas mãos de poucos...

Se essa moda pega...

* Elias ao ser alimentado por corvos estabeleceu um Padrão: Alimentar-se das mãos de animais necrófagos é normal, assim como hoje somos alimentados pelo C.G.

* Sansão ao tomar o mel do cadáver do Leão estabeleceu um Padrão: O C.G. tem o poder de produzir alimento espiritual podre e parecer docinho e atraente.

* O rei Saul ao entrar na caverna e satisfazer uma necessidade natural estabeleceu um Padrão: Devemos estar "Andando e Cagando" para o Alimento espiritual e nos livrar dele o quanto antes.
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes