Por que Deus não permite mais guerras?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

Como agnóstico, estudando superficialmente a história das religiões consegui notar que os deuses da antiguidade eram divindades criadas pelos povos para dar força, significado e legitimidade aos interesses dos governantes em geral. Se você estudar, todos os povos da antiguidade, suas divindades desejavam justamente aquilo que era interesse de seus lideres, como conquista de terras, regras de moral e comportamento e submissão aos lideres.
Com Israel não era diferente. O deus Jeová manifestava um perfil comportamental exatamente alinhado com o interesse do povo que o adorava na época, demonstrando características extremamente humanas como ciúme, ira, ódio, xenofobia e elitismo, tendo atrocidades sendo cometidas em nome de Jeová, pois era ´´vontade dele´´. Logo essa vontade era inquestionável e quase sempre totalmente apoiado. Afinal eh a vontade de Deus. Muito semelhante hoje a vontade de Ala, onde certas linhas de adoração muçulmana cometem atrocidades injustificáveis e jogando toda a responsabilidade em sua divindade que assim desejava. Hoje acham horrível que estes matem inocentes em ataques terroristas. Mas não se comparam em nada com o povo de Israel invadindo nações e matando idosos, crianças e estuprando mulheres em nome de Deus como vemos em Oseias 13 pelo simples fato de que eram adoradores de alguma outra divindade. Alguns se escoram na desculpa de que eram povos terríveis e cruéis que matavam crianças em sacrifícios. E assim, para frear a morte de crianças inocentes Deus ordena que matem as crianças e estuprem as mulheres. realmente não há nenhum sentido. Enfim. Os desejos do povo era atribuídos a Deus, e não os desejos de Deus eram cumpridos pelo povo. Logo, guerras eram justificáveis. Já na época de Jesus com outra realidade, o deus Jeová apresentava-se muito mais moderado, ou seja. Condizente com a realidade atual do povo que o adorava, uma vez que esse povo estava debaixo do Império Romano e nem que quisesse, poderia travar guerra alguma.

Com o nível de esclarecimento da humanidade de hoje a devoção a divindades não chega a esse ponto (com algumas exceções, como religiões extremistas da atualidade)


Em resumo. Não era Jeová que permitia, e sim era o interesse politico do povo escorado em uma suposta divindade que desejava o que estava sendo feito. Com outra realidade humana, a divindade humana tomou outras formas de acordo com a realidade atual. O perfil divino muda de acordo com o perfil do adorador.

O homem cria seus deuses e não o contrário

Claro que essa é minha opinião, não a verdade absoluta. É a conclusão que eu mesmo cheguei com base em minha vivência e observações. mas respeito qualquer opinião diferente dessa.
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Guilherme Breyer escreveu:Como agnóstico, estudando superficialmente a história das religiões consegui notar que os deuses da antiguidade eram divindades criadas pelos povos para dar força, significado e legitimidade aos interesses dos governantes em geral. Se você estudar, todos os povos da antiguidade, suas divindades desejavam justamente aquilo que era interesse de seus lideres, como conquista de terras, regras de moral e comportamento e submissão aos lideres.
Com Israel não era diferente. O deus Jeová manifestava um perfil comportamental exatamente alinhado com o interesse do povo que o adorava na época, demonstrando características extremamente humanas como ciúme, ira, ódio, xenofobia e elitismo, tendo atrocidades sendo cometidas em nome de Jeová, pois era ´´vontade dele´´. Logo essa vontade era inquestionável e quase sempre totalmente apoiado. Afinal eh a vontade de Deus. Muito semelhante hoje a vontade de Ala, onde certas linhas de adoração muçulmana cometem atrocidades injustificáveis e jogando toda a responsabilidade em sua divindade que assim desejava. Hoje acham horrível que estes matem inocentes em ataques terroristas. Mas não se comparam em nada com o povo de Israel invadindo nações e matando idosos, crianças e estuprando mulheres em nome de Deus como vemos em Oseias 13 pelo simples fato de que eram adoradores de alguma outra divindade. Alguns se escoram na desculpa de que eram povos terríveis e cruéis que matavam crianças em sacrifícios. E assim, para frear a morte de crianças inocentes Deus ordena que matem as crianças e estuprem as mulheres. realmente não há nenhum sentido. Enfim. Os desejos do povo era atribuídos a Deus, e não os desejos de Deus eram cumpridos pelo povo. Logo, guerras eram justificáveis. Já na época de Jesus com outra realidade, o deus Jeová apresentava-se muito mais moderado, ou seja. Condizente com a realidade atual do povo que o adorava, uma vez que esse povo estava debaixo do Império Romano e nem que quisesse, poderia travar guerra alguma.

Com o nível de esclarecimento da humanidade de hoje a devoção a divindades não chega a esse ponto (com algumas exceções, como religiões extremistas da atualidade)


Em resumo. Não era Jeová que permitia, e sim era o interesse politico do povo escorado em uma suposta divindade que desejava o que estava sendo feito. Com outra realidade humana, a divindade humana tomou outras formas de acordo com a realidade atual. O perfil divino muda de acordo com o perfil do adorador.

O homem cria seus deuses e não o contrário

Claro que essa é minha opinião, não a verdade absoluta. É a conclusão que eu mesmo cheguei com base em minha vivência e observações. mas respeito qualquer opinião diferente dessa.
Bem Guilherme Breyer, mesmo você dizendo que é apenas sua opinião e que respeita qualquer opinião contrária ao que escreveu, acho necessário contestar suas afirmações por considerá-la preconceituosa contra a Bíblia. A Bíblia, na minha opinião, é um documento que autentifica a fé cristã.
Suas palavras me fazem crer que do mesmo modo que você estudou superficialmente as religiões, você também estudou superficialmente a Bíblia.
Você diz que os deuses foram conceitos criados para legitimar os interesses dos governantes em geral. E coloca o Deus da Bíblia no mesmo patamar. Bem, mas observe como o Deus da Bíblia se comporta de maneira diferente do que você diz: Israel ficou quase 400 anos sem rei depois da libertação do Egito. Inclusive havia uma citação bem peculiar no livro de Juízes que era: "Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que era direito aos seus olhos". Daí, quando entram os reis, muitíssimas vezes os interesses do rei entrava em conflito com os interesses ou padrões de Deus. Vou citar alguns exemplos: atividades de Salomão são condenadas por Deus que decreta a divisão do reino. Jeroboão institui a adoração de bezerros porque tem medo que o rei de Judá possa usar o templo em Jerusalém politicamente. Asa é repreendido por Deus por formar uma aliança com a Síria. Manassés promove a adoração de outros deuses em Jerusalém. Uzias fica leproso por extrapolar as funções do rei. Entre muitas outras situações.
Daí você diz que Deus promove xenofobia e elitismo em Israel. Mas veja: Deus ensina os israelitas a tratarem com respeito o residente forasteiro. Ratifica o pacto de paz entre os gibeonitas e os israelitas, mesmo depois dos gibeonitas terem usados estratégias enganadoras. Deus manda Elias realizar um milagre em benefício de uma viúva pobre fora das fronteiras de Israel por causa da fome. Faz um milagre para curar a lepra do chefe do exército da Síria, Naamã, ao passo que a mesma lepra acomete o israelita Geazi. Isto não tem nada haver com xenofobia. Sobre elitismo: sinceramente, até o relato de Davi, Bate-Seba e Urias não tem nada haver com elitismo. Se fosse para proteger alguém, aquele relato jamais teria se tornado público! Bem, talvez alguém raciocine que este relato se tornou conhecido porque Deus queria ser julgado e condenado em gerações futuras como de fato é pelo que está escrito! Naquele relato há muitas coisas que pessoas que tem preconceito bíblico não percebem. Não consigo imaginar um Deus elitista mostrando seu Filho para pessoas insignificantes perante a sociedade como Simeão e Ana.
Israel jamais cometeu estupros em guerra.
Este texto de Oséias capítulo 13 que você citou tem o mesmo sentido das palavras de Jesus quando ele previu a destruição de Jerusalém. Mas sobre a moral de Deus permanece o fato: se o povo não abandonasse os padrões mínimos de Deus, nunca haveria sofrimento às mãos de inimigos humanos! Jesus disse de maneira comovente: ai das mulheres grávidas naquele dia! O fato dele lembrar disto com certeza foi por causa de seu pesar, mesmo que alguém acredite que ele estava ávido por vingança!
Eu não consigo entender sinceramente de onde as pessoas tiram a idéia que o Deus bíblico do Antigo Testamento é diferente do do Novo Testamento, se Jesus passa todo seu ministério citando e defendendo o Único Deus que os hebreus conheciam!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

E coloca o Deus da Bíblia no mesmo patamar
Deuses estão no mesmo patamar sempre. Da mesma forma que você coloca Jeová acima dos outros porque o seu é verdadeiro, nórdicos consideram seu jeová uma lenda e odim o verdadeiro. O que o seu difere deles para justificar estar em outro patamar? Você não viu nada milagroso como descrito na biblia que legitimasse sua escolha em favor de Jeova como sendo mais verdadeiro que os outros. Sua fé é baseada no que vc le e resolver por si acreditar, da mesma forma que outras religioes tem sua literaturas ou historias contando iguais feitos milagrosos em favor de seus povos no passado , mas que também nada fazem no presente. Coincidencia??? Provavelmente não. Uma vez que tem registros de Deuses cultuados milênios antes de Jeová dar as caras a humanidade, bem como diversas historias da biblia contadas de maneira muito semlehante em registros muuito mais antigos que os biblicos, porém em povos diferentes que nem cultuavam o deus Jeová, como relatos de diluvio por exemplo.
Ronildo Araujo escreveu:Daí você diz que Deus promove xenofobia e elitismo em Israel. Mas veja: Deus ensina os israelitas a tratarem com respeito o residente forasteiro. Ratifica o pacto de paz entre os gibeonitas e os israelitas, mesmo depois dos gibeonitas terem usados estratégias enganadoras. Deus manda Elias realizar um milagre em benefício de uma viúva pobre fora das fronteiras de Israel por causa da fome. Faz um milagre para curar a lepra do chefe do exército da Síria, Naamã, ao passo que a mesma lepra acomete o israelita Geazi. Isto não tem nada haver com xenofobia.
Bom isso ainda não anula o que eu disse, visto que o bom convívio com esses povos era interessante politica e economicamente para o povo no momento, e nem anula os diversos massacres a povos que divergiam da fé em Jeová que ta la, registradíssimo para todo mundo na bíblia ler
Sobre elitismo: sinceramente, até o relato de Davi, Bate-Seba e Urias não tem nada haver com elitismo. Se fosse para proteger alguém, aquele relato jamais teria se tornado público! Bem, talvez alguém raciocine que este relato se tornou conhecido porque Deus queria ser julgado e condenado em gerações futuras como de fato é pelo que está escrito! Naquele relato há muitas coisas que pessoas que tem preconceito bíblico não percebem. Não consigo imaginar um Deus elitista mostrando seu Filho para pessoas insignificantes perante a sociedade como Simeão e Ana.
Elitismo me refiro a superioridade de povos. O israel sendo o povo ''escolhido'' tinha carta branca para matar e arrasar qualquer cidade ou reino que tivesse algum outro tipo de adoração e que fosse um entrave aos interesses israelitas e ponto. Atitude semelhante a governos extremos como nazismo que justificava a superioridade da raça ariana como motivo do exterminio de todos os outros povos diferentes dele. Aceita cara kkkkk

Israel jamais cometeu estupros em guerra.
Este texto de Oséias capítulo 13 que você citou tem o mesmo sentido das palavras de Jesus quando ele previu a destruição de Jerusalém.
Tome mais suposições
Mas sobre a moral de Deus permanece o fato: se o povo não abandonasse os padrões mínimos de Deus, nunca haveria sofrimento às mãos de inimigos humanos! Jesus disse de maneira comovente: ai das mulheres grávidas naquele dia! O fato dele lembrar disto com certeza foi por causa de seu pesar, mesmo que alguém acredite que ele estava ávido por vingança!
Ai das mulheres grávidas. Visto que nao querem fazer o que eu mando do jeito que eu desejo, deixarei que sofram horrores na minha mão ou na mão de inimigos. Essa atitude que eu digo que eh puramente humana. Nao é uma característica divina e expõe o quão humanas eram essas divindades, assim como nos outros povos tmb o eram.
Eu não consigo entender sinceramente de onde as pessoas tiram a idéia que o Deus bíblico do Antigo Testamento é diferente do do Novo Testamento, se Jesus passa todo seu ministério citando e defendendo o Único Deus que os hebreus conheciam!
O Deus do velho testamento matava e exterminava qualquer povo com adoração divergente que estivesse no caminho dos interesses do povo, e o Deus do novo é completamente paz e amor, amor ao proximo, pessoas de todos os povos podem ser salvas. Eh realmente uma mudança super brusca, evidentemente alinhada com o diferente tempo em que era cultuado. realidades diferentes, deuses diferentes. Jesus convenientemente mencionou apenas as poucas semelhanças e ignorou as severas diferenças como a violência supostamente ordenada por deus, por exemplo
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por KOSTA »

Guilherme Breyer escreveu:
E coloca o Deus da Bíblia no mesmo patamar
Deuses estão no mesmo patamar sempre. Da mesma forma que você coloca Jeová acima dos outros porque o seu é verdadeiro, nórdicos consideram seu jeová uma lenda e odim o verdadeiro. O que o seu difere deles para justificar estar em outro patamar? Você não viu nada milagroso como descrito na biblia que legitimasse sua escolha em favor de Jeova como sendo mais verdadeiro que os outros. Sua fé é baseada no que vc le e resolver por si acreditar, da mesma forma que outras religioes tem sua literaturas ou historias contando iguais feitos milagrosos em favor de seus povos no passado , mas que também nada fazem no presente. Coincidencia??? Provavelmente não. Uma vez que tem registros de Deuses cultuados milênios antes de Jeová dar as caras a humanidade, bem como diversas historias da biblia contadas de maneira muito semlehante em registros muuito mais antigos que os biblicos, porém em povos diferentes que nem cultuavam o deus Jeová, como relatos de diluvio por exemplo.
Ronildo Araujo escreveu:Daí você diz que Deus promove xenofobia e elitismo em Israel. Mas veja: Deus ensina os israelitas a tratarem com respeito o residente forasteiro. Ratifica o pacto de paz entre os gibeonitas e os israelitas, mesmo depois dos gibeonitas terem usados estratégias enganadoras. Deus manda Elias realizar um milagre em benefício de uma viúva pobre fora das fronteiras de Israel por causa da fome. Faz um milagre para curar a lepra do chefe do exército da Síria, Naamã, ao passo que a mesma lepra acomete o israelita Geazi. Isto não tem nada haver com xenofobia.
Bom isso ainda não anula o que eu disse, visto que o bom convívio com esses povos era interessante politica e economicamente para o povo no momento, e nem anula os diversos massacres a povos que divergiam da fé em Jeová que ta la, registradíssimo para todo mundo na bíblia ler
Sobre elitismo: sinceramente, até o relato de Davi, Bate-Seba e Urias não tem nada haver com elitismo. Se fosse para proteger alguém, aquele relato jamais teria se tornado público! Bem, talvez alguém raciocine que este relato se tornou conhecido porque Deus queria ser julgado e condenado em gerações futuras como de fato é pelo que está escrito! Naquele relato há muitas coisas que pessoas que tem preconceito bíblico não percebem. Não consigo imaginar um Deus elitista mostrando seu Filho para pessoas insignificantes perante a sociedade como Simeão e Ana.
Elitismo me refiro a superioridade de povos. O israel sendo o povo ''escolhido'' tinha carta branca para matar e arrasar qualquer cidade ou reino que tivesse algum outro tipo de adoração e que fosse um entrave aos interesses israelitas e ponto. Atitude semelhante a governos extremos como nazismo que justificava a superioridade da raça ariana como motivo do exterminio de todos os outros povos diferentes dele. Aceita cara kkkkk

Israel jamais cometeu estupros em guerra.
Este texto de Oséias capítulo 13 que você citou tem o mesmo sentido das palavras de Jesus quando ele previu a destruição de Jerusalém.
Tome mais suposições
Mas sobre a moral de Deus permanece o fato: se o povo não abandonasse os padrões mínimos de Deus, nunca haveria sofrimento às mãos de inimigos humanos! Jesus disse de maneira comovente: ai das mulheres grávidas naquele dia! O fato dele lembrar disto com certeza foi por causa de seu pesar, mesmo que alguém acredite que ele estava ávido por vingança!
Ai das mulheres grávidas. Visto que nao querem fazer o que eu mando do jeito que eu desejo, deixarei que sofram horrores na minha mão ou na mão de inimigos. Essa atitude que eu digo que eh puramente humana. Nao é uma característica divina e expõe o quão humanas eram essas divindades, assim como nos outros povos tmb o eram.
Eu não consigo entender sinceramente de onde as pessoas tiram a idéia que o Deus bíblico do Antigo Testamento é diferente do do Novo Testamento, se Jesus passa todo seu ministério citando e defendendo o Único Deus que os hebreus conheciam!
O Deus do velho testamento matava e exterminava qualquer povo com adoração divergente que estivesse no caminho dos interesses do povo, e o Deus do novo é completamente paz e amor, amor ao proximo, pessoas de todos os povos podem ser salvas. Eh realmente uma mudança super brusca, evidentemente alinhada com o diferente tempo em que era cultuado. realidades diferentes, deuses diferentes. Jesus convenientemente mencionou apenas as poucas semelhanças e ignorou as severas diferenças como a violência supostamente ordenada por deus, por exemplo
Os nórdicos não adoram mais Odin, como sendo deus, faz quase mil anos. Talvez haja uma seita ou outra mas acredite, os nórdicos europeus não são religiosos...tão nem aí.
Nenhum Deus teve e tem tanto impacto igual a Jeová/Javé ou outro nome. O mesmo vale para Jesus, tanto é que o tempo é contado AC DC.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

KOSTA escreveu: Os nórdicos não adoram mais Odin, como sendo deus, faz quase mil anos. Talvez haja uma seita ou outra mas acredite, os nórdicos europeus não são religiosos...tão nem aí.
Sei disso. Só usei a titulo de exemplo à sua época, assim como divindades egipcias, gregas, romanas e etc. Cada uma no seu tempo aliada a realidade do povo que os cultuavam
Nenhum Deus teve e tem tanto impacto igual a Jeová/Javé ou outro nome. O mesmo vale para Jesus, tanto é que o tempo é contado AC DC.
O fato do cristianismo ter sido imposto a quase metade do globo a base de fogueiradas públicas não tem nada a ver com isso né? No tempo do culto a Jeová/Javé no israel antigo ele não passava de uma divindade cultuada por um povo relativamente pequeno exclusivo do local onde eles viviam. No resto do mundo cada povo possuia suas respectivas divindades de igual importância com iguais ou até superiores relatos milagrosos, porém que nada diferem. São apenas historias registradas ou contadas por alguém. Nada palpável e inquestionável.
Foi apenas após o domino gigantesco da igreja católica espalhado a força ao redor do mundo que a popularidade de Jeova/Javé e Jesus foi crescer e se tornar um dos mais adorados ou conhecidos pelo menos.
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Guilherme Breyer escreveu:
E coloca o Deus da Bíblia no mesmo patamar
Deuses estão no mesmo patamar sempre. Da mesma forma que você coloca Jeová acima dos outros porque o seu é verdadeiro, nórdicos consideram seu jeová uma lenda e odim o verdadeiro. O que o seu difere deles para justificar estar em outro patamar? Você não viu nada milagroso como descrito na biblia que legitimasse sua escolha em favor de Jeova como sendo mais verdadeiro que os outros. Sua fé é baseada no que vc le e resolver por si acreditar, da mesma forma que outras religioes tem sua literaturas ou historias contando iguais feitos milagrosos em favor de seus povos no passado , mas que também nada fazem no presente. Coincidencia??? Provavelmente não. Uma vez que tem registros de Deuses cultuados milênios antes de Jeová dar as caras a humanidade, bem como diversas historias da biblia contadas de maneira muito semlehante em registros muuito mais antigos que os biblicos, porém em povos diferentes que nem cultuavam o deus Jeová, como relatos de diluvio por exemplo.
Ronildo Araujo escreveu:Daí você diz que Deus promove xenofobia e elitismo em Israel. Mas veja: Deus ensina os israelitas a tratarem com respeito o residente forasteiro. Ratifica o pacto de paz entre os gibeonitas e os israelitas, mesmo depois dos gibeonitas terem usados estratégias enganadoras. Deus manda Elias realizar um milagre em benefício de uma viúva pobre fora das fronteiras de Israel por causa da fome. Faz um milagre para curar a lepra do chefe do exército da Síria, Naamã, ao passo que a mesma lepra acomete o israelita Geazi. Isto não tem nada haver com xenofobia.
Bom isso ainda não anula o que eu disse, visto que o bom convívio com esses povos era interessante politica e economicamente para o povo no momento, e nem anula os diversos massacres a povos que divergiam da fé em Jeová que ta la, registradíssimo para todo mundo na bíblia ler
Sobre elitismo: sinceramente, até o relato de Davi, Bate-Seba e Urias não tem nada haver com elitismo. Se fosse para proteger alguém, aquele relato jamais teria se tornado público! Bem, talvez alguém raciocine que este relato se tornou conhecido porque Deus queria ser julgado e condenado em gerações futuras como de fato é pelo que está escrito! Naquele relato há muitas coisas que pessoas que tem preconceito bíblico não percebem. Não consigo imaginar um Deus elitista mostrando seu Filho para pessoas insignificantes perante a sociedade como Simeão e Ana.
Elitismo me refiro a superioridade de povos. O israel sendo o povo ''escolhido'' tinha carta branca para matar e arrasar qualquer cidade ou reino que tivesse algum outro tipo de adoração e que fosse um entrave aos interesses israelitas e ponto. Atitude semelhante a governos extremos como nazismo que justificava a superioridade da raça ariana como motivo do exterminio de todos os outros povos diferentes dele. Aceita cara kkkkk

Israel jamais cometeu estupros em guerra.
Este texto de Oséias capítulo 13 que você citou tem o mesmo sentido das palavras de Jesus quando ele previu a destruição de Jerusalém.
Tome mais suposições
Mas sobre a moral de Deus permanece o fato: se o povo não abandonasse os padrões mínimos de Deus, nunca haveria sofrimento às mãos de inimigos humanos! Jesus disse de maneira comovente: ai das mulheres grávidas naquele dia! O fato dele lembrar disto com certeza foi por causa de seu pesar, mesmo que alguém acredite que ele estava ávido por vingança!
Ai das mulheres grávidas. Visto que nao querem fazer o que eu mando do jeito que eu desejo, deixarei que sofram horrores na minha mão ou na mão de inimigos. Essa atitude que eu digo que eh puramente humana. Nao é uma característica divina e expõe o quão humanas eram essas divindades, assim como nos outros povos tmb o eram.
Eu não consigo entender sinceramente de onde as pessoas tiram a idéia que o Deus bíblico do Antigo Testamento é diferente do do Novo Testamento, se Jesus passa todo seu ministério citando e defendendo o Único Deus que os hebreus conheciam!
O Deus do velho testamento matava e exterminava qualquer povo com adoração divergente que estivesse no caminho dos interesses do povo, e o Deus do novo é completamente paz e amor, amor ao proximo, pessoas de todos os povos podem ser salvas. Eh realmente uma mudança super brusca, evidentemente alinhada com o diferente tempo em que era cultuado. realidades diferentes, deuses diferentes. Jesus convenientemente mencionou apenas as poucas semelhanças e ignorou as severas diferenças como a violência supostamente ordenada por deus, por exemplo


Bem Guilherme Breyer, já que você respondeu, vamos lá:

Você diz: "Da mesma forma que você coloca Jeová acima dos outros porque o seu é verdadeiro, nórdicos consideram seu jeová uma lenda e odim o verdadeiro. O que o seu difere deles para justificar estar em outro patamar?"

Quer dizer então Guilherme, que você não consegue enxergar nada que destaque Jeová acima de outros deuses como Odim? Nem o relato bíblico de 1500 páginas em média escritos durante um período de 1500 anos, contando passo a passo a genealogia desde Adão e Eva até Jesus e descrevendo eventos detalhadamente, citando inclusive personagens históricos como Senaqueribe, Nabucodonosor, Ciro e descrevendo antecipadamente a epopéia de Alexandre, o Grande? Você ignora o povo judeu com sua cultura e tradições? Ignora as profecias no texto bíblico sobre Jesus? Ignora a própria história de Cristo e o advento do cristianismo? Ignora que o Deus cultuado pelos hebreus é o mesmo do "Cristianismo" e o mesmo do Islamismo? Sinceramente Guilherme, você foi verdadeiro quando disse que estudou superficialmente as religiões! Tudo leva a crer que você também estudou superficialmente a Bíblia!


Você diz: "Você não viu nada milagroso como descrito na biblia que legitimasse sua escolha em favor de Jeova como sendo mais verdadeiro que os outros. Sua fé é baseada no que vc le e resolver por si acreditar, da mesma forma que outras religioes tem sua literaturas ou historias contando iguais feitos milagrosos em favor de seus povos no passado , mas que também nada fazem no presente. Coincidencia??? Provavelmente não."

Humm! Sobre o que é baseado a minha fé? Ok, eu tenho verdadeiro prazer em te responder! Minha fé é baseada não no que eu vi, mas no que eu vejo. Minuto a minuto, segundo a segundo. No ser humano, nos animais, nas plantas, nos corpos celestes. Eu não preciso de um milagre bíblico para acreditar em Deus. Tudo à minha volta é um Milagre! Por mais que cientistas jurem que o que vemos se "desenvolveu" (miiilaaadrooosaaameeenteee!), sei que quando afirmam isto, extrapolam os limites da verdade sobre a vida e que também isto é resultado de suas ânsias em explicar o mundo de maneira "racional", sem uma ação de Deus. Isto reduz tudo a crenças. Tem crenças científicas e crenças religiosas pelo que parece. A crença científica acredita em mágica sem mágico e a crença religiosa em mágica com mágico, o que eu considero mais lógico! Diante de tudo isto, Guilherme, só me restou procurar quem é o Deus Verdadeiro portanto. Por todos os motivos que citei acima, e mais alguns, acredito ser o Deus bíblico.

Você diz Guilherme: "Uma vez que tem registros de Deuses cultuados milênios antes de Jeová dar as caras a humanidade, bem como diversas historias da biblia contadas de maneira muito semlehante em registros muuito mais antigos que os biblicos, porém em povos diferentes que nem cultuavam o deus Jeová, como relatos de dilúvio por exemplo."

Guilherme, você pega toda a Bíblia, que tem mais de mil páginas, uma narrativa de 1500 anos abrangidos, com centenas de eventos contados em detalhes, com uma história bem intrínseca e a coloca no mesmo patamar de um conto parecido de um evento que a Bíblia narra! Sinceramente Guilherme, eu sei que vai parecer mal educado eu falar isto! Mas sinto que os argumentos contrários à Biblia são desprovidos de profundidade. Sinto que aqueles que criticam a Bíblia sempre ignoram um ou mais pontos importantes. Eu percebi isto, porque embora não tenha realmente lido as obras de Bart Ehrman, (talvez seja uma espécie de guru para você) tenho um colega no trabalho que pesquisava a obra dele para me confrontar e confesso que não vi nada de extraordinário, algo que me deixasse sem resposta. Acredito que a crítica à Bíblia só trará argumentos mais inteligentes se um dia eles fundarem uma organização para tal fim. Algo parecido com: Centro de Estudos Anti-Bíblicos ou Universidade Internacional Anti-Bíblica. Daí, depois de uns 200 anos de estudos intensos talvez tragam algo que realmente dê trabalho para refutar!


Você diz: "Bom isso ainda não anula o que eu disse, visto que o bom convívio com esses povos era interessante politica e economicamente para o povo no momento, e nem anula os diversos massacres a povos que divergiam da fé em Jeová que ta la, registradíssimo para todo mundo na bíblia ler".

Creio que aí você entra em contradição Guilherme. Quer dizer que quando Israel batalhava com uma nação e a vencia, era demonstração de crueldade grátis. E quando ele tratava outras nações ou pessoas de fora com dignidade era porque tinha somente interesses políticos e econômicos envolvidos! Sinceramente, você ignora vários fatores que estavam envolvidos! Você diz que as nações que não adoravam a Jeová foram massacradas, o que não é verdade. Várias nações que perderam a guerra para Israel não foram exterminadas. Depois que os israelitas venciam a guerra, cada um ia cuidar de sua vida, de sua família, em atividades pastoris e de agricultura. E aos poucos, as populações que foram derrotadas se fortaleciam e começavam a tiranizar as famílias israelitas. É só você ler com atenção o relato de Juízes. Isto tanto é verdade, que os israelitas não eram um povo guerreiro, que Jerusalém só foi conquistada sob a liderança de Davi, uns quatrocentos anos depois da "conquista" da terra prometida, quando havia um exército organizado. Havia instruções específicas sobre a conquista de Canaã. Havia uma nação, os amalequitas, que deveria ser definitivamente exterminada. Outras, que seu território deveria ser conquistado. E outras que não deviam ser consideradas inimigas, como Amom, Moabe e Edom. Mas estas não adoravam a Jeová. Ademais, me traga provas incontestáveis que Israel praticava estupros contra as mulheres dos territórios conquistados e eu me renderei. (Estupros na guerra sempre foram uma prática cruel praticados por exércitos contra a população civil, inclusive é praticado hoje em nossos dias apesar de muitos que se consideram conhecedores tacharem os antigos de bárbaros e ignorarem as práticas de hoje. Diante de tudo isto, a Nação de Israel não praticava esta barbaridade).


Você diz: "Ai das mulheres grávidas. Visto que nao querem fazer o que eu mando do jeito que eu desejo, deixarei que sofram horrores na minha mão ou na mão de inimigos. Essa atitude que eu digo que eh puramente humana. Nao é uma característica divina e expõe o quão humanas eram essas divindades, assim como nos outros povos tmb o eram.

Bom, eu realmente não vou responder esta questão de volta. Realmente, cabe a cada um decidir se Jesus falou isto com sede de vingança ou com pesar por causa do futuro que se apresentava à população, por atitudes vindas do próprio povo. No mais, várias questões são parecidas na Bíblia, reforçando meu pensamento sobre a maneira divina de lidar temporariamente com a humanidade após os eventos do Éden. Esta situação é a mesma da fala de Deus para Eva: "Aumentarei grandemente a dor do teu parto". Dependendo de cada pessoa, cada um vai decidir se Deus estava com um ódio terrível para com Eva e consequentemente para com todas as mulheres no futuro, e por isto disse e fez isto. Ou, novamente, dependendo de cada um, vai tomar estas palavras como um aviso de Deus de que daquele ponto em diante haveria sofrimento, mas não precisava ter sido assim! É a mesma coisa nestes anúncios de sofrimentos futuros para a nação de Israel.



Finalmente, você diz Guilherme: "O Deus do velho testamento matava e exterminava qualquer povo com adoração divergente que estivesse no caminho dos interesses do povo, e o Deus do novo é completamente paz e amor, amor ao proximo, pessoas de todos os povos podem ser salvas. Eh realmente uma mudança super brusca, evidentemente alinhada com o diferente tempo em que era cultuado. realidades diferentes, deuses diferentes. Jesus convenientemente mencionou apenas as poucas semelhanças e ignorou as severas diferenças como a violência supostamente ordenada por deus, por exemplo.

Não foi apenas Jesus que explicou o Deus histórico e único dos hebreus Guilherme, o apóstolo Paulo fez o mesmo em várias cartas com muitíssimas citações ao Antigo Testamento. Se você ler a Bíblia com atenção estas questões naturalmente lhe serão respondidas.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

Como esse nivel de argumentação nem vale a pena responder

So um adendo. Quem refuta a biblia geralmente nao eh desprovido de profundidade. E desprovido de sentimentalismo. Eh puramente racional, coisa q em dezenas de linhas não consegui ver. Apenas comentarios embasados em fé.

Ja que a fé nao da respostas, apenas impede perguntas, não ha como dialogar, pois sempre que a falta de evidencia se se destacar na conversa a santa fé inabalavel é invocada e as lacunas são preenchidas como '' entao como vc explica isso?'', '' Se nao foi Deus como pode...?''.
Dentre outras perolas

Não vou mais me alongar pois nos raros debates que entro só prossigo quando há racionalidade e provas materiais. Sentimentalismos e fé embasadas em suposições ou achismos nao entram. Mas boa sorte Caro colega.
Ja encerrei. Forte abraço
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Guilherme Breyer escreveu:Como esse nivel de argumentação nem vale a pena responder

So um adendo. Quem refuta a biblia geralmente nao eh desprovido de profundidade. E desprovido de sentimentalismo. Eh puramente racional, coisa q em dezenas de linhas não consegui ver. Apenas comentarios embasados em fé.

Ja que a fé nao da respostas, apenas impede perguntas, não ha como dialogar, pois sempre que a falta de evidencia se se destacar na conversa a santa fé inabalavel é invocada e as lacunas são preenchidas como '' entao como vc explica isso?'', '' Se nao foi Deus como pode...?''.
Dentre outras perolas

Não vou mais me alongar pois nos raros debates que entro só prossigo quando há racionalidade e provas materiais. Sentimentalismos e fé embasadas em suposições ou achismos nao entram. Mas boa sorte Caro colega.
Ja encerrei. Forte abraço



Eu concordo plenamente com você Guilherme Breyer. Aqueles que desejam explicar o mundo apenas de maneira racional; e quando digo racional, estou me referindo ao conhecimento humano, que é limitado; NUNCA deveriam adentrar num debate sobre a Bíblia. Senão, fica só naquela coisa: eu não acredito em Deus porque a ciência não comprova. Eu não acredito que o Mar Vermelho se dividiu, porque isto não pode ser comprovado pela ciência. Eu não acredito que caiu maná do céu porque a ciência não comprova. Eu não acredito que os três jovens hebreus foram jogados numa fornalha ardente e ficaram vivos porquê o fogo queima!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por KOSTA »

Ronildo Araujo escreveu:
Guilherme Breyer escreveu:Como esse nivel de argumentação nem vale a pena responder

So um adendo. Quem refuta a biblia geralmente nao eh desprovido de profundidade. E desprovido de sentimentalismo. Eh puramente racional, coisa q em dezenas de linhas não consegui ver. Apenas comentarios embasados em fé.

Ja que a fé nao da respostas, apenas impede perguntas, não ha como dialogar, pois sempre que a falta de evidencia se se destacar na conversa a santa fé inabalavel é invocada e as lacunas são preenchidas como '' entao como vc explica isso?'', '' Se nao foi Deus como pode...?''.
Dentre outras perolas

Não vou mais me alongar pois nos raros debates que entro só prossigo quando há racionalidade e provas materiais. Sentimentalismos e fé embasadas em suposições ou achismos nao entram. Mas boa sorte Caro colega.
Ja encerrei. Forte abraço



Eu concordo plenamente com você Guilherme Breyer. Aqueles que desejam explicar o mundo apenas de maneira racional; e quando digo racional, estou me referindo ao conhecimento humano, que é limitado; NUNCA deveriam adentrar num debate sobre a Bíblia. Senão, fica só naquela coisa: eu não acredito em Deus porque a ciência não comprova. Eu não acredito que o Mar Vermelho se dividiu, porque isto não pode ser comprovado pela ciência. Eu não acredito que caiu maná do céu porque a ciência não comprova. Eu não acredito que os três jovens hebreus foram jogados numa fornalha ardente e ficaram vivos porquê o fogo queima!
Ronildo e Guilherme
Explicar o mundo de forma racional???

As maiores baboseiras que jamais aprendi vieram dalguns cientistas de renome. Eis algumas:

A vida surgiu de raios que caíam sobre o mar e foram a causa da "sopa primordial"

A vida começou em Marte, trazida por fragmentos dum asteroide que aniquilou os marcianos

A vida surgiu de cometas que trouxeram microorganismos e depois evoluiu

Um dia, há milhões de anos, um peixe resolveu sair da água, com guelras que viraram pulmões

Só o Homem evoluiu mais que outros animais porque começou a andar ereto, comia carne para desenvolver o cérebro (neste caso, onça tiraria doutoramentos e frequentaria as melhores universidades. Hiena também), o homem está mais bem preparado.
Tretas! O Homem está completamente despreparado para viver na natureza nú como os animais. Ate mesmo um gato safar se ia melhor do que nós.

Concluindo, é preciso mais fé para acreditar nos disparates de nossos cientistas do que ter fé na veracidade da História detalhada do povo judeu. Em comparação, que sabem vocês da História do povo indígena brasileiro? Nada! Excepto que andavam de tanga, vieram os portugueses, criaram a mulata e trouxeram doenças que mataram milhares de índios num verdadeiro massacre involuntário. Para certo alívio da minha lusitana consciência, os espanhóis ainda fizeram pior:saquearam e exterminaram dois impérios sul americanos.
Na 2 guerra mundial os russos violavam as mulheres alemãs e depois as pregavam nas portas de suas casas. Os campos de concentração nazis seguiram funcionando, festa vez comandados pelos russos. Dão coisas que ninguém fala porque quem escreve a História são os vencedores.
Neste ponto a Bíblia, como livro Histórico supera todo e qualquer ponto de veracidade.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por TJCalado »

É sempre assim que termina esse tipo de discussão.

Mas, a respeito dessa frase "se não foi Deus, como pode...?", tenho que lembrar que, um dia, acreditava-se que o som do trovão era a voz de Deus: 'se não era isso, o que seria então?'. Hoje nós sabemos. Amanhã também teremos outras respostas a esta mesma pergunta feita sobre os mais diversos assuntos.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, PioneiroDesregulado e 107 visitantes