Por que Deus não permite mais guerras?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Cappuccina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 706
Registrado em: 27 Jan 2017 19:46
Localização: Com o Boli'

Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Cappuccina »

Se você for considerar a verdade por trás da organização, a resposta está na ponta da língua. Mas essa foi o que a estudante da minha mãe fez para ela. E logicamente, ela não soube responder, então ela veio para e me fez "pesquisar".

Bem, eu não sei se de facto há uma contradição bíblica por Deus permitir guerras em um momento e em outro não, ainda mais agora com seu dito povo escolhido.
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por TJCalado »

Pelo mesmo motivo que Iara não chora mais pedras de diamante...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 434
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Moonwalker »

o objetivo de manter israel separada das nacoes pagas era criar um ambiente seguro onde jsus poderia nascer. o filho de deus nao poderia nascer na zona, onde criancas eram ate sarificadas. depois q o messias veio nao ha mais necessidde de manter um povo uma etnia especifica.

e a humanidade estava tao primitiva q so resolveria as coiss c a espada mesmo , nao q isso tenha muddo muito, mas era pior. tentar argumentar numa boa c nbarbaros nao funciona. é o mesmo q o engenheiro ser muito educadinho muito bonzinho c os operarios no canteiro de obras: nao sera respeitado. vao pensar q ele é bixa.perolas aos porcos. por isso os dez mandamentos eram brutos:se vc arrancar o braco do seu colega eu vou arrancar o seu tb p vc ver como é gostoso.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por kooboo »

Cappuccina escreveu:Se você for considerar a verdade por trás da organização, a resposta está na ponta da língua. Mas essa foi o que a estudante da minha mãe fez para ela. E logicamente, ela não soube responder, então ela veio para e me fez "pesquisar".

Bem, eu não sei se de facto há uma contradição bíblica por Deus permitir guerras em um momento e em outro não, ainda mais agora com seu dito povo escolhido.
essa é o tipo da questão que não dá pra responder biblicamente sem embromassion.

Fora do contexto cristão eu diria que Jeová - o Senhor dos Exércitos - não é o mesmo deus de quem Jesus falava.
ou
biblicamente falando, usando todo o contexto das escrituras - deus só permite guerras quando é ele quem manda o povo guerrear, só guerras santas, tipo aquelas que os radicais do islã fazem - em nome de deus!

Para mim, a primeira resposta é mais assertiva - Jeová não é o Deus de Jesus, porém, as TJs não podem dar essa resposta e nem sequer dariam a segunda, afinal, Deus é amor, justo e blablabla... então, sugiro que sua mãe fique no eterno "estou pesquisando" até o estudante desistir dela ou da resposta.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Dentro dos termos Bíblicos, Deus ainda permite as guerras.
Como foi comentado, ele próprio propôs guerras para proteger
Israel até que se estabilizassem como nação, bem estruturados
e com suas leis 'monoteístas' em vigor.
Deus proibiu o assassinato de indivíduos, causado por motivos pessoais, mas
pelo que parece, ele é bastante permissivo com respeito a mortes
coletivas como consequência de uma ação em favor de "muitos".
Essa figura do Deus Bíblico ( VT ) se enquadra com o pensamento
atual de muitos que acreditam que certas guerras tem "causas justas".

Amar o próximo como a si mesmo, dentro do entendimento dos Judeus, significava
amar todos de sangue judeu, que são irmãos, todos filhos de Abraão. Ainda assim, matar pessoas
por causa do pecado, como foi o caso do apedrejamento, era uma má atitude contra uma pessoa
para o 'bem' de toda a nação. ( não estou defendendo isso, 'pelo amor de Deus' não me interprete mal )
Foi Jesus que estendeu essa 'lei' a todas as pessoas, explicando que com sua chegada, todos
são "próximos" como israelitas espirituais. Biblicamente, o Cristão pode fazer particularmente
sua parte em amar o próximo, mas isso não significa que não deva ser coletivamente colaborador
das forças militares do seu país.. já que sim, Deus permite isso.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Ermioni »

Seguinte.... Jeová era o deus dos milagres, guerra, os anjos mensageiros, o deus que mostrar as "caras". Hoje ele não opera milagres nenhum, não tem mais anjos, não revela nada, não das as caras.... P que ele quer guerra? Esse Jeová não quer mais nada com esse povo.
Simples assim.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Moonwalker escreveu: e a humanidade estava tao primitiva q so resolveria as coiss c a espada mesmo , nao q isso tenha muddo muito, mas era pior. tentar argumentar numa boa c nbarbaros nao funciona. é o mesmo q o engenheiro ser muito educadinho muito bonzinho c os operarios no canteiro de obras: nao sera respeitado. vao pensar q ele é bixa.perolas aos porcos. por isso os dez mandamentos eram brutos:se vc arrancar o braco do seu colega eu vou arrancar o seu tb p vc ver como é gostoso.
Sim! E imagine viver numa época em que os povos viviam lutando para conquistar terras (seja em busca de recursos naturais, sobrevivência, poder etc, etc). Como sua nação se protegeria de ataques ofensivos? Chamando os inimigos para tomar uma xícara de café rs? Ou como sua nação se expandiria, conquistaria mais terras, recursos? Indo até o vizinho pedindo encarecidamente um pedaço de terra? Não! Era preciso lutar, atacar e se defender! E nada melhor que ter uma divindade que levantasse a moral dessa nação e para isso esse Deus tinha que ser bélico (adorei essa palavra), que colocaria os deuses e os povos inimigos no chinelo! Um Deus todo paz e amor :bjo9: logo deixaria de existir junto com sua nação, porque não daria para lutar contra uma espada usando um ramalhete de flores.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Cappuccina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 706
Registrado em: 27 Jan 2017 19:46
Localização: Com o Boli'

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Cappuccina »

kooboo escreveu:
Cappuccina escreveu:Se você for considerar a verdade por trás da organização, a resposta está na ponta da língua. Mas essa foi o que a estudante da minha mãe fez para ela. E logicamente, ela não soube responder, então ela veio para e me fez "pesquisar".

Bem, eu não sei se de facto há uma contradição bíblica por Deus permitir guerras em um momento e em outro não, ainda mais agora com seu dito povo escolhido.
essa é o tipo da questão que não dá pra responder biblicamente sem embromassion.

Fora do contexto cristão eu diria que Jeová - o Senhor dos Exércitos - não é o mesmo deus de quem Jesus falava.
ou
biblicamente falando, usando todo o contexto das escrituras - deus só permite guerras quando é ele quem manda o povo guerrear, só guerras santas, tipo aquelas que os radicais do islã fazem - em nome de deus!

Para mim, a primeira resposta é mais assertiva - Jeová não é o Deus de Jesus, porém, as TJs não podem dar essa resposta e nem sequer dariam a segunda, afinal, Deus é amor, justo e blablabla... então, sugiro que sua mãe fique no eterno "estou pesquisando" até o estudante desistir dela ou da resposta.
A primeira resposta foi a minha, por isso que fiquei quietinha, haha~
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por KOSTA »

Calma, pessoal.
Foi devido a essas guerras que hoje não adoramos Baal ou colocamos filhos no fogo.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Por que Deus não permite mais guerras?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Esta questão é extremamente importante. Eu acredito que diante de toda a complexidade de tudo, Deus tem permitido um mau menor para que o resultado seja um bem maior. Isto, até Ele agir definitivamente e resolver todas as questões e problemas da humanidade.
Este modo de agir de Deus pode ser percebido quando ele permitiu que a humanidade matasse animais para saciar a fome. Haveria sofrimento para os animais. Porém o sofrimento para a humanidade seria maior se não houvesse esta permissão. Mesmo com o consumo de carne milhões passam fome em nossos dias.
Com as guerras seria o mesmo princípio.
Porém, há de se ressaltar que depois de Cristo o modo de atuação de Deus mudou concernente às guerras. Isto porque as condições mudaram. Antes havia um povo numa região geográfica. Agora o povo de Deus é invisível aos olhos humanos. Faz parte do povo de Deus somente quem é aprovado em padrões bem delineados na Bíblia. A coisa é tão severa que até mesmo muitos que se acham aprovados, não estão aprovados! (Bem, nem vou dizer em que situação acho que estou! :( )
Mas, calma gente; muita calma nesta hora! Não estou dizendo que num futuro breve haverá um extermínio total de infiéis! É que a Bíblia dá à entender que haverá duas chamadas! Primeiro os irmãos de Cristo, completamente aprovados; depois o povão! m:2 , que vão ter que aprender mais um pouco! Parece um vestibular este negócio!
Porém, acho que a situação foi colocada de maneira meio genérica, sem querer ser mal educado. Permitir em que sentido? No sentido de deixar acontecer ou de dizer que seu povo pode participar?
No sentido de deixar acontecer, Deus tem permitido, como vemos. No sentido de permitir que seu povo participe, tem a questão: quem é seu povo mesmo?
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Osarsif e 159 visitantes