Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Jareth »

Fala, pessoal, tudo certo?

Tenho visto todas essas mudanças da organização de uns tempos pra cá, essa forma de ser mais "light", mais "gospel", claramente com o intuito de prender mais aqueles que pensam em deixar os SRs e, claro, atrair novos membros, e pensei que os aniversários podem ser a próxima grande jogada da Torre.

Hoje, basicamente, são apenas três os argumentos que proíbem os aniversários:

1) Citações bíblicas de passagens ruins (morte de João Batista e festança com sexo e comilança);
2) Jesus ter dito para lembrarmos de sua morte (e a explicação de que quando alguém morre, esse alguém fez o seu "nome");
3) Não buscar glórias/atenção para si próprio.

Há também, claro, aquelas questões ligadas ao espiritismo, como a explicação das velas de aniversário, o canto do parabéns, etc...

Mas vamos raciocinar: sabemos que tudo isso é muito questionável. Uma por uma, vamos lá, de forma simples e objetiva:

1) Não é porque a Bíblia só cita aniversários em passagens ruins, que o aniversário em si é algo detestável. Se for assim, tudo que a Bíblia citar de ruim, vamos ter de entender que os acontecimentos em si também são detestáveis. Não faz sentido.
2) Jesus, de fato, não citou seu nascimento. Mas o fato de não ter citado não diz que não deva ser comemorado. A Bíblia traz o registro de muitas pessoas felizes com o nascimento do próprio Cristo. Não cita a data, claro, mas dá certa relevância ao seu nascimento. Afinal de contas, ele era o Messias. Mas deixemos de lado Cristo, por ser uma figura ímpar. Vamos pensar em pessoas comuns: a Bíblia não diz nada nem que sim, nem que não.
3) Não buscar glórias/atenção para si próprio é o argumento mais ridículo, ao meu ver. Isso é o que a Torre mais faz no seu dia a dia e começou a fazer "de leve" com os cânticos gospel e os arranjos de irmãos. Daqui a pouco os SRs parecerão igrejas neopentecostais com bandas etc (e aquelas famosas briguinhas para saber quem terá o PRIVILÉGIO de ser o vocalista, baterista, guitarrista, etc etc...) - Além disso, sabemos que esse negócio de "chamar a atenção pra si" é pura balela. É algo muito subjetivo para ser tratado assim como incisivo em uma regra doutrinal.

Já sobre as questões de espiritismo, paganismo etc, envolvido na questão do parabéns, das velinhas, creio que podem ser facilmente administradas. Talvez um aniversário sem velinhas? Ou sem a música de parabéns? TJs são loucas, podem inventar qualquer nova "regrinha" para permitir ou proibir alguma coisa, vocês sabem disso...

Em resumo, não acho difícil que a comemoração de aniversários se torne questão de consciência em um futuro não tão distante. Se os números continuarem caindo, a Organização vai ter de mexer em alguma doutrina básica dessas que inibe a chegada de novos membros - e sabemos que essa questão de aniversários, por exemplo, bem como as datas comemorativas (Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Pais, etc) são grandes calcanhares de Aquiles para os "mundanos".

Pensem comigo: a "verdade" que as TJs contam na rua fazem "cócegas nos ouvidos", não fazem? Mas muitos têm ranço justamente porque lembram dessas questões de aniversários e datas (além do sangue, claro, mas aí são outros 500...) Então porque não minimizar esse impacto? A tal "verdade TJ", somada à liberação de tais comemorações, seriam um prato cheio para novos adeptos na minha opinião.

Se anel de casamento os caras permitem mesmo sendo algo pagão, não duvido que, aos poucos, eles podem se tornar flexíveis com outras datas e costumes desse tipo...

O que vocês acham?
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu duvido... A não ser que eles criem um novo modelo de comemoração. Algo que envolva a organização, como no caso de casamentos e funerais, que incluem um discurso elaborado pelo Corpo Governante.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por KOSTA »

O que não falta é TJ celebrando aniversário dos filhos. Na maior parte, elas celebram em data anterior.
Se a criança faz aniversário no dia 10, celebram dia 8.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por TJCalado »

A frequência também seria um problema para o corpo governante. Casamentos e funerais ocorrem uma vez na vida. Aniversário é todo ano. Em uma congregação com 100 publicadores, se metade comemorasse, haveriam 50 comemorações no ano, uma média de mais de 1 por semana.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por KOSTA »

O que não falta é TJ celebrando aniversário dos filhos. Na maior parte, elas celebram em data anterior.
Se a criança faz aniversário no dia 10, celebram dia 8.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Um dia eu brinquei com a mãe de um ancião.

Eu: Oque temos aqui um bolo de aniversário?

Ela: O que que tem? Só não pode cantar parabéns.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por feliciapink »

BrunoBernardes escreveu:Um dia eu brinquei com a mãe de um ancião.

Eu: Oque temos aqui um bolo de aniversário?

Ela: O que que tem? Só não pode cantar parabéns.


Mentiraaaaa!!!! Kkkkkkkkk hipocrisia reina.

E Kosta, isso de comemorar em data perto da data real de aniversário da criança, tá certo. Muitas tjs tem usado esse subterfúgio, promovendo festinhas com temas, decoração e tudo que tem direito e disfarçando dizendo que "é só uma recreação para os pequenos". Tem acontecido muito aqui.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Subterfúgio = Troque seu dia de aniversário em nome da organização. No fundo, no fundo tudo termina em enganação.

A recreação quando combinada com várias famílias não pesa no bolso, sobra mais para fazer os donativos induzidos ops voluntários.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Há mesmo motivos para que a Torre abolisse essa bobagem de proibir aniversários ou taxá-los de antibíblico.
Gênesis 21: 8 diz: "E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado"
Ora, se o que a Bíblia relata sobre os aniversários de Faraó e Herodes são suficientes para colocá-lo como errado, por que a comemoração feita
por Abraão no dia que Isaque foi 'desmamado' não seria suficiente para validar o aniversário como biblicamente correto? Será que Abraão foi idolatra ao
comemorar os primeiros anos de Isaque? Um aniversário é na realidade nada mais do que a comemoração de um evento especial, e não um ato idolatra.
A Torre por exemplo, comemorou o 100º aniversário do nascimento de sua organização, não difere da intenção do aniversário natalício , tudo é um celebração ao "começo".
Sobre a questão do paganismo, além do assunto das alianças, a Lua de Mel também é pagã, tem origem há 4.000 anos atrás, na Babilônia, com o chamado "mês do mel" após o casamento... no entanto, as TJs não são proibidas de praticar.
Talvez haja mesmo artigos no futuro reformulando essas regrinhas babacas da Torre, mas as mudanças que creio acontecer em breve são assuntos referentes à desassociação e a data de 1914.. acho né.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Ana Reis »

KOSTA escreveu:O que não falta é TJ celebrando aniversário dos filhos. Na maior parte, elas celebram em data anterior.
Se a criança faz aniversário no dia 10, celebram dia 8.
Isso é verdade kosta, já vi algo parecido.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes