Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por KOSTA »

TJCalado escreveu:
kooboo escreveu:O sentimento seria no sentido de "para Jeová isso nunca importou, quem criou essa errada foi a organização "
E esse tipo de questionamentos "antes não podia, agora pode e eu perdi meu tempo a toa" pode levar as pessoas a questionarem outras regras e autoridade da torre.

Se liberarem aniversários terão de lidar com diversos outros questionamentos.
Fica, portanto, a regra como um teste de obediência.
Jamais liberarāo
Creio que o estrago seria mesmo grande. Por exemplo, por causa da interpretação da Torre de que Jesus não é o mediador entre Deus e a grande multidão, minha mãe desconsidera a ordem de não assistir novela.
Essas coisas estão minando a lealdade dos publicadores.
Uma das características duma seita são essas picuices. Fazem de tudo para serem diferentes, como por exemplo, mudar de cruz para estaca, etc...

O Governo de vosso país tem mais que fazer do que se preocupar com um povo que nem sequer vota. São uma minoria cuja entidade não seria nada sem religiao Católica e a Protestante. Tanto o sistema judicial brasileira como o português nunca condenariam a Organização por "proibir aniversários" porque o Direito prevalece sobre o Direito religioso.

Estamos numa guerra de religiões e todas elas, excepto a Católica, tá se borrifando. Tudo vale para caçar adeptos em nome de Jesus. Mas o Jesus deles é outro bem diferente $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por kooboo »

Liberar certas coisas é um processo que envolve décadas. O mesmo para certas mudanças doutrinais.
A torre precisa primeiro passar décadas sem tocar no assunto - 20 ou 30 anos sem falar nada sobre aniversários natalícios, nesse meio tempo pode falar sobre os 100 anos de algum evento, podem falar da dedicação de salões, podem mostrar-se favoráveis a que os casais comemorem o aniversário de casamento ou até mesmo dizer que é interessante lembrar a data do batismo.
Com isso as palavras "lembrar", "comemorar" e até "festejar" algumas datas passa a ser visto de forma positiva.

Depois é só dizer que "alguns cristãos não tem visto problemas em comemorar a data de nascimento de uma forma cristã - sem bolos e sem trocas de presentes"
E depois é só dar o fatal "no passado alguns entendiam que isso era errado, porém tendo uma visão equilibrada blábláblá..."

Só não esperem isso para daqui um ano ou dois.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Ermioni »

Acho improvável.
Elas já fazem festas iguais as de aniversário.
Mas chegar ao ponto de que fato diga ser aberto. Acho improvável.
Eles nunca deixaram de ter fiéis só por isso. Vemos religiões super opressoras e elas têm mais fiéis a cada dia.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por The Brother »

Acredito que não ocorrerá. A organização chegou no ponto de sua "maturidade", a ideia é que não há mais nada a descobrir, pra entender, o fim está próximo e a grande tribulação está as portas. Esse corpo governante não está interessado em mudar nada, pois para eles o fim chegará em breve. Lembro-me claramente quando disseram no Broadcasting que são "os guardiões da doutrina", ou seja que a posiçao é de inflexibilidade em mudanças doutrinais. Já as mudanças cosméticas das TJs 2.0, só disfarçam um controle ainda mais severo. Musiquinha, clipes, usar gírias como "legal, galera, etc..." no JW, é tão estranho porque partem de cima pra baixo e não de uma renovação autêntica e natural pelos membros e essa a razão de isso não ser bem aceito por toda TJ. É como aquele Tiozão que quer parecer moderno usando pochete e abusando das gírias dos anos 90, a turma fica séria na presença mas riem do mico tão logo dá as costas.
Comparo a questão dos aniversários com o celibato dos sacerdotes na ICAR embora todos sabem que não há base teológica, lógica e racional, já foi consolidado pela tradição. É o tipo de coisa que é melhor deixar quieto. A torre parece seguir na mesma linha.
Bereano
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2014 19:33

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Bereano »

A título de curiosidade queria apenas referir que a New International Version traduz assim Jó 1:4:"His sons used to hold feasts in their homes on their birthdays, and they would invite their three sisters to eat and drink with them." Como podem constatar podemos aí ler que os filhos de Jó faziam banquetes nos seus dias de aniversário.E é esta a opinião de alguns eruditos.
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

Já pensei muito nisso também. E acho que sim, é possível liberarem aniversários natalícios. Afinal liberaram transfusões de órgãos, uso de vacinas, de certa forma até transfusão de sangue meeeeeio que tá liberado, (desde que seja em doses homeopáticas, palhaçada! :tapado8: ), então... em vista da visível falta de srgumentos satisfatórios e lógicos para a condenação...melhor liberar...!
Agora assim, seria aos pouquinhos. Diriam que é uma questão de consciência blá blá blá. No entanto, aquele moderninho que ousasse dar parabéns pra alguém dentro do SR por exemplo, seria fuzilado com olhares de desaprovação e talvez até chamado atenção pelos "anciosos". No final seria como o uso da barba: PODE! Porque não existe base pra proibição, mas... NÃO PODE! Porque não!!!! E quando alguém perguntasse: "é verdade que tj não comemora aniversário?" A tj responderia: "NÃO, claro que isso NÃO é verdade! Apenas não damos destaque a isso, isso é uma questão de consciência. No entanto (lá vem o golpe)... alguns de nós optam por não comemorar e..." blá blá blá :tapado8:
Avatar do usuário
Beatrice Prior
Forista
Forista
Mensagens: 241
Registrado em: 10 Out 2016 19:08

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Beatrice Prior »

Fé em Jeová escreveu:Acho que pra mudar esse conceito sobre aniversário vai demorar um bocado de tempo, pois no broadcasting de Novembro/2017 foi reafirmado essa crença como necessária para a fidelidade de uma TJ... Então pelo menos uns 10 anos a frente na minha opinião os aniversários continuam proibidos

Concordo o broadcasting de novembro deixou bem claro isso que Jeová não gosta de aniversário, então eu acho que isso mudar não vai ser na nossa geração......


Essa semana mesmo uma pioneira esposa de SM postou no face dela uma mensagem de amor para o filho dela que estava completando 9 anos rla colocou assim : "Há 9 anos atrás exatamente no dia de hoje nasceu o meu príncipe blá blá blá......."

Quanta hipocrisia .... isso é comemorar aniversário sim , tanto que nos comentários os que não são tjs parabenizam a criança pelo seu aniversário....
Viva o hoje, pois o ontem já se foi, e o amanhã talvez não venha.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Beatrice Prior escreveu:

Essa semana mesmo uma pioneira esposa de SM postou no face dela uma mensagem de amor para o filho dela que estava completando 9 anos rla colocou assim : "Há 9 anos atrás exatamente no dia de hoje nasceu o meu príncipe blá blá blá......."

Quanta hipocrisia .... isso é comemorar aniversário sim , tanto que nos comentários os que não são tjs parabenizam a criança pelo seu aniversário....
Em alguns casos não é bem hipocrisia. No intimo, algumas ou maioria sabem que esse ensinamento é irrelevante e exagerado. São obedientes ao que o tal 'Escravo' ensina e se por acaso comemorasse um aniversário ficariam com a consciência pesada. Mas um senso oculto de lucidez e coerência na sua mente que foi eclipsada pela manipulação da Torre, induz e permite que fiquem "beliscando" essa comemoração imposta como errada, assim como fez essa pioneira. Isso acontece também com outras regrinhas esdrúxulas que existem na organização.
Mas claro, pessoas 100% hipócritas é o que não falta por lá.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Re: Aniversários podem ser "liberados" em breve?

Mensagem não lida por Jareth »

Fala pessoal,

Desculpem o sumiço.

Li agora todas as postagens de vocês e concordo com várias, de diferentes linhas de raciocínio. Uma que me chamou a atenção em especial foi a do RORY, quando ele faz diferença entre símbolos internos e externos da doutrina TJ. Faz muito sentido. O pensamento da NOBRE ENDIVIDADA também (que segue mais o que eu penso). Mas, no geral, todos aqui comentaram pontos bem interessantes para pensarmos. Eu, por exemplo, não assisto mais Broadcasting, então não tinha visto este de novembro que o FÉ EM JEOVÁ citou. Dei uma olhada por cima e, sim, de fato vai ser difícil ter uma mudança tão cedo.

Mas eu ainda acredito que isso pode mudar. Vejam, o KOOBOO citou em um dos seus comentários, por exemplo, o seguinte:
kooboo escreveu:O sentimento seria no sentido de "para Jeová isso nunca importou, quem criou essa errada foi a organização "
E esse tipo de questionamentos "antes não podia, agora pode e eu perdi meu tempo a toa" pode levar as pessoas a questionarem outras regras e autoridade da torre.

Se liberarem aniversários terão de lidar com diversos outros questionamentos.
Fica, portanto, a regra como um teste de obediência.
Jamais liberarāo
Isso me fez lembrar um estudo da Sentinela recente, talvez de uns seis, sete meses atrás, no máximo, que foi o que me deu o ponto final na Organização. Esse estudo falava sobre sermos obedientes às mudanças e blá blá blá. Nele tinha o exemplo de um irmão que lá em meados dos anos 50, 60, casou e ficou 'mal visto" na congregação, porque uma vez casado, ele teria menos tempo para os "privilégios de serviço" etc... Passou um tempão casado e sendo humilhado. Perdeu privilégios. Era até superintendente na época, mas deixou de ser. Até que veio aquela famosa luz pisca-pisca e mudou tudo: o casamento passou a ser bem visto, os irmãos voltaram a lhe tratar bem e ele recuperou seus privilégios. O ponto do estudo era ter fé e obediência mesmo diante de injustiças dentro da própria congregação/Organização.

Então eu coloco o exemplo dos aniversários nisso. Ao contrário do que nosso amigo APOSTALANDIA disse, eu não acho que processariam a Torre nas questões de aniversários, mas sim apenas de sangue caso mudassem. Neste caso de aniversários, seria mais ou menos o que o KOOBOO supôs: deixam de tocar no assunto por alguns bons anos, depois dizem que passa a ser questão de consciência. Se vacilar vão ter até a cara de pau de usar a Bíblia nisso, com o texto que a NOBRE ENDIVIDADA lindamente trouxe à luz aqui (muito obrigado!!) de Genêsis, sobre Abraão e Isaque.

Voltando aos "símbolos internos e externos" como bem classificou o RORY, de fato acho que é mais fácil eles ficarem no pisca-pisca interno e até mesmo mexer na delicada doutrina de 1914 e a da geração que já passou faz tempo, do que - logo de cara - mexer nessas questões que identificam a seita lá fora. Mas volto a dizer: se os números seguirem caindo aos poucos, ou até mesmo caírem de uma vez em grandes proporções, eles vão precisar ficar cada vez mais lights.

O próprio RORY citou Rutherford e sua re-criação da religião com seus símbolos. Não duvido que um "novo Rutherford" surja num cenário apocalíptico para a Torre. Em uma empresa, quando ela está quase quebrando, muda-se quase tudo para salvá-la. O primeiro que roda é o presidente/CEO. Ou mudam-se os membros do Conselho, diretoria executiva, etc. Na Torre é a mesma coisa. Num futuro neste cenário, um novo Rutherford pode chegar e mudar esse tipo de doutrina para "suavizar" a vida como TJ e atrair novos adeptos.

Só não sei, claro, se estaremos vivos nesse dia. Se eu tivesse que dar um palpite, diria que SIM.

PS: RONILDO, obrigado pela sugestão de mudança de "festança com sexo" para "festança com dança sensual". Tentei editar e não consegui. Mas acho que não muda tanto o ponto do questionamento do tópico. Mas qualquer coisa algum moderador pode alterar, sem problema d:8
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Odoya e 111 visitantes