Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por KOSTA »

Olá amigos

Faz tempo que sigo o fórum.
Apercebi de duas coisas importantes ou factores que, do ponto de vista psicológico poderiam desencadear uma catástrofe.
Primeiro:
As tjs estão longe de compreender o verdadeiro objetivo do CG. Vivem num mundo de obediência cega e fantasia. Mas há aqueles que não querem obedecer, fingem que obedecem. Por exemplo muitos não fazem adoração em família.

Segundo:
O CG escreveu que 'devemos seguir as orientações, mesmo que não pareça logico do ponto de vista humano'.

OK...

E se eles mandarem as tjs se suicidar porque este mundo "está perdido'? De certa forma eles já fazem isso incentivando crianças a morrerem devido ao sangue.

O que acham?
Se emanar uma nova luz desse tipo, qual a percentagem de tjs que aceitariam morrer?

Ou, no lugar de suicídio coletivo, incentivarem à guerra assim como fazem os fanáticos islâmicos?

A TJ comum deposita mais fé nos velhotes de Brooklyn do que na Bíblia?

As questões são muitas...

Conto com vocês, que vivenciaram e vivenciam a experiência de ser TJ para aprofundar estas questões.
Obrigado
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Acho que apesar dos pesares, a maioria dos TJs são pessoas inteligentes... manipuladas, mas inteligentes.
No caso de 1975, creio que os únicos que não foram atingidos, foram aqueles que nunca viram coerência nessa expectativa. Foram obedientes quanto a aumentar o apoio na pregação, mas no fundo não esperavam muito por isso. Ou seja, em meio a muitos que se sentiram enganados e saíram, estes permaneceram apenas porque de fato sempre suspeitaram desse 'entendimento'.
Da mesma forma, se hoje o CG pedisse um suicídio coletivo, duvido que eles obedecessem.
Porém, não vejo como acreditar que o CG chegaria a esse ponto.
A verdade é que, eles não pedem suicídio coletivo, mas matam a muitos TJs cegos e fanáticos com suas regras antibíblicas ( como a abstenção do sangue ) , pressões emocionais ( que muitas vezes resulta em depressão e até suicídio) e restrições ( não faça faculdade, não gaste muito tempo no trabalho secular, simplifique sua vida) que fazem com que a TJ obediente diminua sua capacidade de sobreviver.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por KOSTA »

Nobre Endividada escreveu:Acho que apesar dos pesares, a maioria dos TJs são pessoas inteligentes... manipuladas, mas inteligentes.
No caso de 1975, creio que os únicos que não foram atingidos, foram aqueles que nunca viram coerência nessa expectativa. Foram obedientes quanto a aumentar o apoio na pregação, mas no fundo não esperavam muito por isso. Ou seja, em meio a muitos que se sentiram enganados e saíram, estes permaneceram apenas porque de fato sempre suspeitaram desse 'entendimento'.
Da mesma forma, se hoje o CG pedisse um suicídio coletivo, duvido que eles obedecessem.
Porém, não vejo como acreditar que o CG chegaria a esse ponto.
A verdade é que, eles não pedem suicídio coletivo, mas matam a muitos TJs cegos e fanáticos com suas regras antibíblicas ( como a abstenção do sangue ) , pressões emocionais ( que muitas vezes resulta em depressão e até suicídio) e restrições ( não faça faculdade, não gaste muito tempo no trabalho secular, simplifique sua vida) que fazem com que a TJ obediente diminua sua capacidade de sobreviver.
Olá Nobre

Do meu ponto de vista, tua explicação foi excelente.

Mas vou contar uma experiência minha com uma TJ pioneiro especial. Ele disse:
- se Jeová ordenasse eu matar, eu mataria sem contemplação ou pena.
Eu perguntei a ele:
'Como saber se foi Jeová ?"
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

KOSTA escreveu:
Nobre Endividada escreveu:Acho que apesar dos pesares, a maioria dos TJs são pessoas inteligentes... manipuladas, mas inteligentes.
No caso de 1975, creio que os únicos que não foram atingidos, foram aqueles que nunca viram coerência nessa expectativa. Foram obedientes quanto a aumentar o apoio na pregação, mas no fundo não esperavam muito por isso. Ou seja, em meio a muitos que se sentiram enganados e saíram, estes permaneceram apenas porque de fato sempre suspeitaram desse 'entendimento'.
Da mesma forma, se hoje o CG pedisse um suicídio coletivo, duvido que eles obedecessem.
Porém, não vejo como acreditar que o CG chegaria a esse ponto.
A verdade é que, eles não pedem suicídio coletivo, mas matam a muitos TJs cegos e fanáticos com suas regras antibíblicas ( como a abstenção do sangue ) , pressões emocionais ( que muitas vezes resulta em depressão e até suicídio) e restrições ( não faça faculdade, não gaste muito tempo no trabalho secular, simplifique sua vida) que fazem com que a TJ obediente diminua sua capacidade de sobreviver.
Olá Nobre

Do meu ponto de vista, tua explicação foi excelente.

Mas vou contar uma experiência minha com uma TJ pioneiro especial. Ele disse:
- se Jeová ordenasse eu matar, eu mataria sem contemplação ou pena.
Eu perguntei a ele:
'Como saber se foi Jeová ?"
Eu diria que isso é apenas o traço da personalidade de um individuo.
Se houvesse uma ordem direta do CG "matem em nome de Jeová", não me admiro que alguém obedecesse. Mas na maioria, como grupo, eu
duvido que não achassem isso absurdo. As seitas bizarras que comandam esse tipo de coisa, são cheias de extravagancia em quase todos os aspectos e atraem pessoas no perfil desse TJ que vc mencionou. Sei que a Torre é nociva e os membros são manipulados e obedecem cegamente, mas acredito na capacidade da maioria de enxergar como inadmissível um ordem de 'mandar matar' ou suicídio coletivo.
Bom, é o que acho.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por feliciapink »

Nobre Endividada escreveu:
KOSTA escreveu:
Nobre Endividada escreveu:Acho que apesar dos pesares, a maioria dos TJs são pessoas inteligentes... manipuladas, mas inteligentes.
No caso de 1975, creio que os únicos que não foram atingidos, foram aqueles que nunca viram coerência nessa expectativa. Foram obedientes quanto a aumentar o apoio na pregação, mas no fundo não esperavam muito por isso. Ou seja, em meio a muitos que se sentiram enganados e saíram, estes permaneceram apenas porque de fato sempre suspeitaram desse 'entendimento'.
Da mesma forma, se hoje o CG pedisse um suicídio coletivo, duvido que eles obedecessem.
Porém, não vejo como acreditar que o CG chegaria a esse ponto.
A verdade é que, eles não pedem suicídio coletivo, mas matam a muitos TJs cegos e fanáticos com suas regras antibíblicas ( como a abstenção do sangue ) , pressões emocionais ( que muitas vezes resulta em depressão e até suicídio) e restrições ( não faça faculdade, não gaste muito tempo no trabalho secular, simplifique sua vida) que fazem com que a TJ obediente diminua sua capacidade de sobreviver.
Olá Nobre

Do meu ponto de vista, tua explicação foi excelente.

Mas vou contar uma experiência minha com uma TJ pioneiro especial. Ele disse:
- se Jeová ordenasse eu matar, eu mataria sem contemplação ou pena.
Eu perguntei a ele:
'Como saber se foi Jeová ?"
Eu diria que isso é apenas o traço da personalidade de um individuo.
Se houvesse uma ordem direta do CG "matem em nome de Jeová", não me admiro que alguém obedecesse. Mas na maioria, como grupo, eu
duvido que não achassem isso absurdo. As seitas bizarras que comandam esse tipo de coisa, são cheias de extravagancia em quase todos os aspectos e atraem pessoas no perfil desse TJ que vc mencionou. Sei que a Torre é nociva e os membros são manipulados e obedecem cegamente, mas acredito na capacidade da maioria de enxergar como inadmissível um ordem de 'mandar matar' ou suicídio coletivo.
Bom, é o que acho.
Nesse ponto concordo com a Nobre Endividada. Porém sempre havera loucos, caso isso um dia viesse acontecer. Porém o CG não chegaria a tanto. Quer dizer, eu acho né ........
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Cosima
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 31 Out 2017 18:01

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por Cosima »

O site JW Survey realiza anualmente uma pesquisa com pessoas envolvidas com as TJs e na pesquisa de 2016, 826 dos respondentes se declararam TJs ativas. Desses, 17 indivíduos afirmaram que tomariam uma pílula, sem saber do que se tratava, se o corpo governante instruísse que isso fosse feito. (http://jwsurvey.org/survey/results-2016 ... -witnesses)

Há sim gente cega a esse ponto, infelizmente, achando que o CG é o "canal de Deus" e merece total obediência, independente da orientação dada por ele.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por KOSTA »

Cosima escreveu:O site JW Survey realiza anualmente uma pesquisa com pessoas envolvidas com as TJs e na pesquisa de 2016, 826 dos respondentes se declararam TJs ativas. Desses, 17 indivíduos afirmaram que tomariam uma pílula, sem saber do que se tratava, se o corpo governante instruísse que isso fosse feito. (http://jwsurvey.org/survey/results-2016 ... -witnesses)

Há sim gente cega a esse ponto, infelizmente, achando que o CG é o "canal de Deus" e merece total obediência, independente da orientação dada por ele.
Pior que tomar pílula é dar toda uma vida a essa empresa americana.

Jeová não é a Organização!

Nos tempos bíblicos , muitos foram recompensados. Mas a torre não entende o conceito de trabalho e retribuição.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Sra. Burbank
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 01 Jun 2016 16:19

Re: Suposições, obediência cega, fanatismo, suicídio coletivo

Mensagem não lida por Sra. Burbank »

Existem pessoas que não aceitam sangue, não falam com desassociados, se afastam de pessoas "fracas" mas assíduas nas reuniões, ficam com medo do "fim" a cada nova guerra ou presidente novo dos USA, tudo isso sem saber explicar o porquê.

Por essas existirem eu credito sim que esse tipo de pessoa entraria em parafuso se dissessem que o mundo não tem mais jeito e aceitariam qualquer orientação do CG, mesmo que fosse suicídio.

Fora isso existe ainda um grande número que, mesmo sendo um tipo de pessoa que acharia tudo aquilo um absurdo, ainda seria levado pela manada.

Vendo o número desse tipo de TJ que conheço, acredito que seja pequeno o número de pessoas que NÃO aceitariam e NÃO seriam levadas pelo efeito manada.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 123 visitantes