Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

O vídeo não tenta refutar a Bíblia em falar que Abel foi a primeira testemunha de Jeová, mas desmoralizar a interpretação falaciosa de Abel ser a primeira Testemunha de Jeová, se é que me entendem!
Basta dar uma procurada nas publicações da Torre sobre Abel ser a primeira Testemunha de Jeová, sempre puxando sardinha para a legitimidade do nome da seita...
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por The Brother »

Mas isso não acontece apenas nesse caso. A ideia é dar a impressão de continuidade, de que a organização nada mais é do que a continuidade do propósito divino na questão de Gênesis 3:15. Ou seja, há três momentos principais da relação de Deus com os humanos: 1- da criação até Jesus (relação com Israel) 2 - congregação cristã primitiva (relação com a congregação) 3 - fim dos tempos dos gentios até milênio (relação com as TJs).
Nessa perspectiva as três épocas são parte do mesmo propósito, são o desenrolar da mesma questão. Aí entra Abel, para as TJs ele está na mesma história que elas, sendo a WT apenas a continuidade.
Até aí, de acordo com a teologia TJ, chega até a ser lógico. Mas essa continuidade, no último período, não pode ser comprovada além da convicção da própria organização, enquanto a relação de Deus com Abel e a congregação cristã está claramente destacado nas escrituras.
Por isso concordo que se diga: Abel foi o primeiro servo fiel de Deus. Até que foi a primeira testemunha de Jeová, no sentido de testemunhar. Mas a frase: Abel foi a primeira Testemunha de Jeová no sentido da continuidade destacada acima não se sustenta.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Até na Wikipédia, que os membros da Torre editam e re-editam ao seu favor, está a seguinte declaração: "Baseando-se nas suas crenças, as Testemunhas de Jeová sustentam que sua história se inicia muito antes destes fatos modernos. Creem que sua obra é uma continuidade do mesmo trabalho realizado por servos de Deus no passado, conforme descrito na Bíblia. Por isso, em suas publicações, por exemplo, descrevem o personagem bíblico Abel como tendo sido o primeiro representante na linhagem das Testemunhas de Jeová." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B ... Jeov%C3%A1)

No livro Raciocínios na página 384 transmite a ideia de que Abel era TJ e não apenas uma testemunha.
Do mesmo modo faz isso A Sentinela 1 de janeiro de 1976, página 5.
No livro As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino afirma que "as testemunhas de Jeová têm uma história com quase 6.000 anos de duração, que começa quando o primeiro homem, Adão, ainda estava vivo", que "Abel, filho de Adão, foi a primeira de uma linha ininterrupta de Testemunhas que remontam até hoje", e que "os discípulos de Jesus também eram todos testemunhas de Jeová". (pp. 8-9)
Claro que uma pessoa de que ouve essas pretensões no contexto que são ditas percebe rapidamente que a seita apropriou-se simplesmente de todas as personagens citadas na Bíblia como TJs. Através dessa extrapolação a denominação TJ conseguiu esticar a sua história até o começo da história humana, pelo menos aos olhos dos aderentes que estão dispostos a aceitar esses argumentos.
Será que somente eu quando era TJ ouvia esses argumentos usados em discursos como significando testemunha no sentido membro da Torre?

Ademais, os apologistas da Torre na internet, como o Verdade é Lógica, o Publicador do Reino e o Calvache, tem dado este mesmo sentido para Abel, como sendo o primeiro de sua denominação. Inclusive há uma charge em que o morador fica surpreso em ouvir falar que Paulo e outros eram Testemunhas de Jeová (entendendo o sentido de membresia da Torre) e o TJ apologista fala: Sim eram Testemunhas de Jeová, pois Congregação Cristã no Brasil que não eram, pois o Brasil nem havia sido descoberto... (https://experienciastj.files.wordpress. ... =484&h=366)

Então notamos bem qual o sentido de a Torre propagar esse ensino...

E no vídeo até faz a abordagem de como a TJ entende esta citação e faz uma suposição do caso do Seu José... Por isso não entendi a afirmação do Kooboo achar o vídeo falacioso!
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1417
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

baiano escreveu:É como dizer que Satanás foi uma testemunha de Jeová, mas foi desassociado.
Isso é apenas uma de várias falácias que as tjs usam. Uma vez saí no campo com um ancião muito experiente, e estávamos conversando sobre uma irmã que estava inativa há mais de 10 anos e que agora essa irmã vivia com um homem sem tá casada, tinha dois filhos, mas estava inativa. Aí ele soltou essa pérola: "Mas ela já foi desassociada no céu".

Eu tive que engolir essa.
Se hoje está menos traumatizante do que antes é por causa do barulho que os de fora fazem
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Quando lemos Genesis 4:8 entendemos que Caim também era um TJ e também mais Teocrático que Abel, vejam:

"Depois, Caim disse a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo.”" Gen 4:8
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Ana Reis »

Verdade verdadeira, faz sentido :1 :1 :1 :1
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

indicetj.com escreveu: 
 
Biblicamente, não tenho objeção quanto a supor que Abel tenha sido o primeiro humano justo ou a primeira fiel testemunha de Jeová...
 
Biblicamente eu tenho.
Na verdade quem deu um testemunho foi o próprio Deus indicando que a atitude de Abel o torna "Justo".
O justo na bíblia, não é exatamente aquele que pratica justiça, mas aquele que intende a vontade de Deus. Mesclando obras e fé, ele
é justificado por Deus. No caso de Abel, pela fé ele entendeu que haveria um dia a redenção - O Cordeiro é meu substituto, ele morre no meu lugar!
Pra mim, Abel deu o primeiro testemunho de fé e não exatamente um "testemunho" de Jeová. Indo pelo pensamento bíblico neste caso, Enoc foi o primeira a dar de fato testemunho de Jeová.
Pra falar a verdade, eles deveriam ensinar que Caim é que foi o primeiro membro da seita Torreana, afinal, na sua oferta Caim foi mecânico , vazio e sem espiritualidade.
Fez algo para Deus de forma robotizada frio e sem fé, ou seja, o padrão religioso TJ. Mas "Biblicamente", Deus odeia a religião ritualista e sem sentimentos.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Verdade Verdaeira escreveu:Quando lemos Genesis 4:8 entendemos que Caim também era um TJ e também mais Teocrático que Abel, vejam:

"Depois, Caim disse a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo.”" Gen 4:8
Kkkkkkkkkkkkkkk era pioneiro, estava atrasado mas horas
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Nobre Endividada escreveu:
indicetj.com escreveu: 
 
Biblicamente, não tenho objeção quanto a supor que Abel tenha sido o primeiro humano justo ou a primeira fiel testemunha de Jeová...
 
Biblicamente eu tenho.
Na verdade quem deu um testemunho foi o próprio Deus indicando que a atitude de Abel o torna "Justo".
O justo na bíblia, não é exatamente aquele que pratica justiça, mas aquele que intende a vontade de Deus. Mesclando obras e fé, ele
é justificado por Deus. No caso de Abel, pela fé ele entendeu que haveria um dia a redenção - O Cordeiro é meu substituto, ele morre no meu lugar!
Pra mim, Abel deu o primeiro testemunho de fé e não exatamente um "testemunho" de Jeová. Indo pelo pensamento bíblico neste caso, Enoc foi o primeira a dar de fato testemunho de Jeová.
Pra falar a verdade, eles deveriam ensinar que Caim é que foi o primeiro membro da seita Torreana, afinal, na sua oferta Caim foi mecânico , vazio e sem espiritualidade.
Fez algo para Deus de forma robotizada frio e sem fé, ou seja, o padrão religioso TJ. Mas "Biblicamente", Deus odeia a religião ritualista e sem sentimentos.
d:7 d:7 d:7 d:7 d:7
Resumiu tudo! Falou tudo!
O texto bíblico diz que Abel recebeu o testemunho de que era justo ou seja quem testemunhou que Abel era justo foi Deus e não Abel mesmo, ou então haveríamos de não falar o que o texto de Hebreus 11:4 diz realmente. Outra questão que vejo que o autor da epístola de Hebreus quer chamar a atenção para o sentido mártir da palavra testemunha, que havia no conceito da comunidade cristã daquele tempo, ou seja Abel morreu como mártir por causa da fé, pelo menos eu vejo por esse ângulo!
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Abel — a primeira Testemunha de Jeová! Será?

Mensagem não lida por baiano »

Fé em Jeová escreveu:Até na Wikipédia, que os membros da Torre editam e re-editam ao seu favor, está a seguinte declaração: "Baseando-se nas suas crenças, as Testemunhas de Jeová sustentam que sua história se inicia muito antes destes fatos modernos. Creem que sua obra é uma continuidade do mesmo trabalho realizado por servos de Deus no passado, conforme descrito na Bíblia. Por isso, em suas publicações, por exemplo, descrevem o personagem bíblico Abel como tendo sido o primeiro representante na linhagem das Testemunhas de Jeová." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B ... Jeov%C3%A1)

No livro Raciocínios na página 384 transmite a ideia de que Abel era TJ e não apenas uma testemunha.
Do mesmo modo faz isso A Sentinela 1 de janeiro de 1976, página 5.
No livro As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino afirma que "as testemunhas de Jeová têm uma história com quase 6.000 anos de duração, que começa quando o primeiro homem, Adão, ainda estava vivo", que "Abel, filho de Adão, foi a primeira de uma linha ininterrupta de Testemunhas que remontam até hoje", e que "os discípulos de Jesus também eram todos testemunhas de Jeová". (pp. 8-9)
Claro que uma pessoa de que ouve essas pretensões no contexto que são ditas percebe rapidamente que a seita apropriou-se simplesmente de todas as personagens citadas na Bíblia como TJs. Através dessa extrapolação a denominação TJ conseguiu esticar a sua história até o começo da história humana, pelo menos aos olhos dos aderentes que estão dispostos a aceitar esses argumentos.
Será que somente eu quando era TJ ouvia esses argumentos usados em discursos como significando testemunha no sentido membro da Torre?

Ademais, os apologistas da Torre na internet, como o Verdade é Lógica, o Publicador do Reino e o Calvache, tem dado este mesmo sentido para Abel, como sendo o primeiro de sua denominação. Inclusive há uma charge em que o morador fica surpreso em ouvir falar que Paulo e outros eram Testemunhas de Jeová (entendendo o sentido de membresia da Torre) e o TJ apologista fala: Sim eram Testemunhas de Jeová, pois Congregação Cristã no Brasil que não eram, pois o Brasil nem havia sido descoberto... (https://experienciastj.files.wordpress. ... =484&h=366)

Então notamos bem qual o sentido de a Torre propagar esse ensino...

E no vídeo até faz a abordagem de como a TJ entende esta citação e faz uma suposição do caso do Seu José... Por isso não entendi a afirmação do Kooboo achar o vídeo falacioso!
Em razão dessa lavagem cerebral, muitas tejotas citam Abel e outros como 'irmãos'. O irmão Abel, o irmão Abraão, o irmão Paulo...
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 151 visitantes