O Discurso do Ateu

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por kooboo »

Masquerade escreveu:São tópicos deste tipo que fazem com que eu me afaste do fórum.
Não sei exatamente qual a razão que te leva a afastar do fórum ao ver um tópico como este, mas sua opinião acima me leva a uma reflexão e espero que o que aconteceu por aqui nos últimos dias nos deixe pelo menos algumas "boas lições aprendidas".
Desejo sinceramente que ninguém se afaste do fórum por conta disso. Temos excelentes foristas envolvidos nestes tópicos (não só os que aqui escreveram, mas também os que participaram apenas lendo).
Quando comecei a frequentar fóruns de ex-tjs, a postura ateísta de alguns me incomodava (tanto quanto o proselitismo de outros) e acho que consigo imaginar como muitos podem se sentir vendo tópicos assim renderem páginas e páginas.

O que espero é que haja bom senso de todos, pois já deu para ver que esclarecimentos são bem vindos, discussões esticadas ficam chatas e acabam descambando para onde não queremos.

Antes de responder seu comentário, masquerade, fiz questão de ler por inteiro os 5 tópicos onde o ateísmo, Deus, bíblia etc foram discutidos e houve ultrapassagem da linha do bom senso de ambos os lados.

Creio que agora já passa da boa hora para darmos um tempo neste assunto. Sei que isso sempre voltará à tona, só espero que das próximas vezes cada um saiba impor limites aos seus posts e não render muito o assunto.
Aqui nos acolhemos que querem sair da organização, algumas estão saindo buscando uma continuidade da adoração a Jeová em outro lugar, outros não querem saber mais de Deus, outros saem por conta da orientação sexual, outros por conta de injustiças ou falta de amor... cada um saí por uma razão e nós que já estamos aqui, devemos fazer este espaço ser o mais agradável possível a todos.

Te peço um pouquinho de paciência Masquerade, somos pessoas legais e contamos com você aqui.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

"Ciêntistas" do desenhista inteligente estão pesquizando um novo metodo de reavivamento da fé.

O metodo aborda a "nova" técnica: Repita, repita, repita, repita, repita, repita, repita.

Esse metodo vem sendo chamado de esquizofrênia auto indutiva e seus resultados estão sendo coletados e analisados em looping infinito.

Más existe o perigo de o metodo se tornar CHATO PRA FITA K7 e as cobaias virarem legitimos Ateus.

Pelos poderes que eu mesmo concedo a mim...

Eu sou o El Doutrinador.

Só sei que foi sempre assim.

Eu nasci assim, eu fui sempre assim. Gaaabrieeela.
Editado pela última vez por BrunoBernardes em 23 Nov 2017 10:18, em um total de 1 vez.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Desconstruída
Forista
Forista
Mensagens: 164
Registrado em: 28 Mai 2017 15:52

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Desconstruída »

Lendo o texto do Ronildo, me descobri atéia. kkkkkkk
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Ana Reis »

BrunoBernardes escreveu:"Ciêntistas" do desenhista inteligente estão pesquizando um novo metodo de reavivamento da fé.

O metodo aborda a "nova" técnica: Repita, repita, repita, repita, repita, repita, repita.

Esse metodo vem sendo chamado de esquizofrênia auto indutiva e seus resultados estão sendo coletados e analisados em looping infinito.

Más existe o perigo de o metodo se tornar CHATO PRA FITA K7 e as cobaias virarem legitimos Ateus.

Pelos poderes que eu mesmo concedo a mim...

Eu sou o El Doutrinador.

Só sei que foi sempre assim.

Eu nasci assim, eu fui sempre assim. Gaaabrieeela.
Quê?!
Avatar do usuário
Torre de Marfim
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Ago 2017 17:15

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Torre de Marfim »

Boa tarde
Ateísmo é não acreditar em nenhum tipo de deus. E usar a bíblia é uma maneira de afirmar a sua inexistência. O que acho que é mais importante é a tolerância, posso sair da Organização , ficar em casa ou ir frequentar ou visitar outra Instituição religiosa, ou decidir não acreditar mais em Deus por esse ou aquele motivo. Cada pessoa pode acreditar em qualquer coisa, mas a tolerância nos torna diferentes dos demais. Hoje amigos, questiono sim a existência de Deus, por muitas razões, e algo que percebo aqui entre vocês é a tolerância hoje,de quem foi intolerante ontem. Então, acho que o Ateísmo é uma outra maneira de se ver o mundo e mostrar que o homem não é todo especial só pelo fato de ser homem, mas sim por ser um ser vivo que pode compartilhar amor, carinho e solidariedade com os outros seres à sua volta!!


Seu amigo , Torre de Marfim d:8 d:8 d:8 d:8
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Ana Reis, não liga para o Bruno.

Pode ser deliriuns: Loucura é só questão do ponto de vista. :-)
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Ana Reis »

Bruno, de perto ninguém é normal hahaha
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por TJCalado »

Em ralação ao ateísmo, vejo claramente que a única parte afetada não se manifesta.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Torre de Marfim escreveu:Boa tarde
Ateísmo é não acreditar em nenhum tipo de deus. E usar a bíblia é uma maneira de afirmar a sua inexistência. O que acho que é mais importante é a tolerância, posso sair da Organização , ficar em casa ou ir frequentar ou visitar outra Instituição religiosa, ou decidir não acreditar mais em Deus por esse ou aquele motivo. Cada pessoa pode acreditar em qualquer coisa, mas a tolerância nos torna diferentes dos demais. Hoje amigos, questiono sim a existência de Deus, por muitas razões, e algo que percebo aqui entre vocês é a tolerância hoje,de quem foi intolerante ontem. Então, acho que o Ateísmo é uma outra maneira de se ver o mundo e mostrar que o homem não é todo especial só pelo fato de ser homem, mas sim por ser um ser vivo que pode compartilhar amor, carinho e solidariedade com os outros seres à sua volta!!


Seu amigo , Torre de Marfim d:8 d:8 d:8 d:8
Excelente sua colocação! "Acreditar no que quiser" ou "não acreditar". Está tão óbvio o descaso de Deus? Que Ele próprio se manifeste em quem ele quer? Ou toda essa manifestação diga-se por "bíblica" não passa de um fruto da imaginação alheio ou coletivo?

Só entendo aqui que alguns religiosos sofre dessa carência por um Deus que só salvará quem ele quiser! Mas seria muito egoísta (presunçoso) de minha parte pensar que o que eu acredito é o que é a verdade!

O que eu não posso é me conformar com algo sem sentido em qualquer ponto de uma doutrina e concluir que isso faça parte de um dogma que terei que engolir simplesmente pelo fato de concordar com a minha "duvidosa Fé"!

Muitos que aqui se fizeram Ateus ou permaneceram se já não criam, estão certos que toda essa crença duvidosa espalhada pelo inimigo de Deus "Astuto Satanás"(supondo) já não é aceitável perante a sua propriedade consciente. "Deus irá cobrar de seu servo" mas os injustos (Ateus) serão decepados da Terra!" Ou seja, que justificativa terá o Ateu? Áh, eu não entendia o que as inúmeras versões da Bíblia(interpolada, transliterada, parafraseadaTNM diziam a que Deus eu deveria Adorar? E quantas horas de campo precisava para ser considerado na média pela Organização de Deus com Site e display aqui na Terra?
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Lourisvaldo Santana escreveu:Um julgamento não começa com a sentença ao réu; começa com o exame das provas constante nos autos. Após isso, decide-se o futuro do réu, se inocente ou culpado. Não é de bom tom, assim, de supetão, abrir um tópico soltando diretamente a sentença, os ateus condenados e crentes a salvos.

Há já diversos tópicos pelo fórum a tratar dos "autos", como se Adão e Eva foram pessoas reais, Dilúvio, Torre de Babel(quero escrever sobre isso em breve no blog); sobre se os regulamentos apresentados por Moisés foi, ou não foi, copiado do Código de Hamurabi; sobre se Jesus Cristo realmente foi a pessoa descrita nos evangelhos, e assim por diante.

As respostas a essas perguntas é que devem embasar a conclusão sobre se o Deus bíblico existe ou não. Após o exame, alguns concluem que sim; outros concluem que não. Isso é normal. Acontece também no tribunal, após a deliberação do júri.

Creio que esse é o caminho correto para discussões desse tipo.

Quando saí da Torre, mantive minha crença no Deus bíblico ainda por alguns anos; hoje estou com o pé atrás a respeito disso, mas minhas incertezas não vieram em razão de pregação ateia. Antes, vieram em razão do meu próprio exame sobre a veracidade das afirmações bíblicas. Procurar respostas aos tópicos que citei anteriormente foi fundamental para minhas atuais posições a respeito desses assuntos. Por isso acredito que o exame das evidências seja o caminho correto quando se deseja tratar da questão sobre se Deus existe ou não. O que diz as evidências?

Sobre a colocação de que ateus realmente libertos, que realmente alcançaram a paz interior, não deviam mais discutir a questão da existência de Deus, isso é um discurso antigo, pastores dizem isso o tempo todo em canais do youtube. Infelizmente é um discurso sem fundamento, pois, assim como o crente fala sobre o seu Deus como objetivo de torná-lo real para os ouvintes, alguns ateus podem igualmente querer convencer a outros de que Deus não existe e que abandonar a crença em Deus é sim encontrar a liberdade. Imagine pois, apenas por suposição, que Deus de fato não exista. Como fica a situação de um devoto que passou uma vida inteira caminhando para a igreja, gastando uma considerável porcentagem de seu dinheiro com dízimos ou ofertas, e que se envolveu em infinitos discursos inflamados para convencer a outros de que seu Deus era real? A crença de muitos de nós na doutrina TJ resultou em prejuízos irreparáveis, emocional, familiar e financeiramente. Outras igrejas podem ser piores ou melhores, algumas podem ser inofensivas, mas quase todas elas cobram um tributo ao crente. Se o ateu considera que a crença em Deus é um mal a ser combatido, para o bem de seus amigos ou familiares, ou para o bem da humanidade, então será preciso mais do que um discurso inflamado e vazio para demovê-lo desse objetivo.

Porém Lourisvaldo, há algumas coisas a considerar sobre o que você disse:

1_ Sobre a crença em Deus e Jesus: as pessoas que adotaram a fé cristã no primeiro século eram em sua maioria pessoas simples. Mas houve pessoas de destaque também. Mas tudo bem, meu ponto é outra coisa. A base do cristianismo é toda a história do povo hebreu culminando em Jesus Cristo. Depois disto, pessoas de todas as classes sociais estavam tão convictas da veracidade do cristianismo que estavam dispostas a dar suas vidas em prol de sua fé. Isto 50 anos depois, 100, 200, 300, 400 anos depois. Isto é bem documentado num livro chamado O Livro dos Mártires, de John Fox. Depois disto a coisa tomou um rumo diferente. Os "cristãos" voltaram-se contra eles mesmos, divididos por opiniões diferentes sobre suas crenças e envolvimento político. Jesus previu isto na parábola do trigo e do joio. Porém muitos continuaram morrendo pela fé que acreditavam verdadeira e John Fox continuou seu relato histórico. Tudo isto evoluiu até a Idade Moderna, onde surgiram "intelectuais" questionando a existência de Deus, depois começaram a questionar a existência de Jesus Cristo. Não começaram a questionar ainda o relato de Atos dos Apóstolos, nem a existência de Saulo de Tarso, pelo menos não tomei conhecimento disto. Pelo andar da Carruagem, daqui a uns 500 anos, (não acredito que esta ordem de coisas chegue lá), todas as pessoas que se considerarem "inteligentes", "sábias" e "bem informadas" rejeitarão completamente o cristianismo. Essa epopéia me lembra as palavras de Cristo: "Quando o Filho do homem voltar, encontrará fé na terra?". Neste ínterim cada pessoa terá livre arbítrio para escolher à que causa dedicará sua vida.

2_Você abordou as "igrejas cristãs" apenas sob o ponto de vista da transformação prevista por Jesus e por Paulo com o advento da apostasia. Até eu também tenho dúvidas se prefiro um bom ateu ou um escravo de uma igreja "cristã" apóstata. Quando eu me refiro ao cristianismo, me refiro aos ensinos puros de Cristo. No verdadeiro cristianismo não há guerra, dízimo, clero, escravidão alguma. Por isso que disse que o cristianismo é muitíssimo superior ao ateísmo. Quanto a apostasia do cristianismo, que é quase cem por cento do que vemos por aí, ela é inferior ao ateísmo em alguns aspectos. Hoje em dia as pessoas que se acham cristãs tem plenas condições de se libertarem das empresas (as denominações religiosas são empresas, a maioria multi-nacionais) que exploram a fé cristã e fortalecem a apostasia. Quando disse que o ateísmo é uma das piores influências que já se abateu sobre a humanidade, disse isto porque estava analisando o ateísmo. Agora, se haver uma comparação entre ateísmo e a apostasia do cristianismo, a apostasia do cristianismo já causou muito mais mal para a humanidade, já que vem atuando por mais tempo. Inquisição e Cruzadas estão na conta dela. Uma coisa que me deixa triste é que o ateu desconsidera completamente esta distinção entre o cristianismo e a apostasia do cristianismo, não sei se por ignorância ou propositalmente. Depende do ateu que analisa, acredito. Se um dia surgisse uma vertente atéia radical, fanática e organizada então ia ter ateu dizendo: "é gente, mas tem ateu e ateu, nem todos são iguais e defendem as mesmas coisas".
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 220 visitantes