O Discurso do Ateu

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

O ateu se considera uma pessoa liberta de toda amarra religiosa.
Para ele, deus é uma invenção do homem! Uns acreditam que a noção de deus foi criada para dominação ou simplesmente como refúgio emocional.
Ele desdenha em sua mente: "O homem já criou todo tipo de deus. Tem os deuses gregos, nórdicos, babilônios, egípcios, hindus, africanos, dos índios americanos, etc, etc... Numa relação infindável! Como estes "cretinos" cristãos pensam que só o deles é verdadeiro? São uns bitolados mesmos! Graças à Deus, ops, graças à mim, eu me libertei de tudo isto! Porcaria, enganação medonha!"
Mas se alguém perguntar para ele: _"O que você acha de Deus?"
A resposta é: "Deus é uma lástima, esse sofrimento todo prova que Deus não existe e se existir não está nem aí para nós! A Bíblia está cheia de relatos cruéis mostrando a crueldade de Deus!"
Mas pera aí! A pessoa não está liberta? Porque está mencionando a Bíblia?
Porque esta liberdade é apenas aparente! O ateu vive um mundo cheio de dúvidas (pelo menos é o que aparentam suas ações) com o discurso uno-dimensional de que não há deus, não há deus!
Suas dúvidas são geradas pela força da pessoa de Cristo na história humana e na vida pessoal de cristãos, pela complexidade da mente humana, pela necessidade que o mundo tem de um padrão moral que proteja o fraco e o inocente; e pela impossibilidade que o meio científico tem de "comprovar" a inexistência de Deus.
Se o ateu fosse tão liberto assim, como tenta parecer, ele evitaria completamente falar sobre o tema "deus". Isto é o padrão de comportamento de uma questão totalmente resolvida: não falar sobre o assunto. Pessoas perfeitas fizeram isto. Jesus diversas vezes não falou de assuntos que estavam completamente resolvidos em sua mente. Um anjo peremptoriamente se negou a revelar seu nome por causa das certezas de sua mente.
Qual é o motivo da pregação atéia?
O motivo da pregação cristã é o mandamento de Cristo: divulgar a mensagem de esperança e confiança em seu Pai.
O motivo da pregação atéia é a necessidade da auto- afirmação. É a necessidade que ele tem de que mais pessoas pensem como ele para haver mais afirmação do que acredita ou negação do que não acredita. É o caso da união faz a força. Porém nada disso é suficiente para que o ateu sane suas dúvidas, estabilize seus pensamentos, se torne uma pessoa completamente resolvida assim como Cristo foi. E o resultado é mais pregação!
Porém, é uma causa completamente sem méritos! Que mérito há em extinguir a esperança na mente de uma pessoa de que Deus trará um mundo melhor em benefício da humanidade? Que mérito há em fazer uma pessoa acreditar que ela passará a vida toda decidindo por ela mesma o que é bom e o que é mau? O que é certo ou errado. O que é moral ou imoral? Se todas as pessoas da Terra tivessem convencidas disto, quantos tipos de "leis pessoais" haveriam? Como tal pessoa lidará com o sofrimento à partir daí? Será adepta do suicídio?
Não acredito em nenhum argumento ateísta. Respeito os ateus como pessoas individuais. São meus irmãos como membros da humanidade. Porém tenho convicção que o ateísmo é um dos piores males que se abateu sobre a humanidade! Principalmente à nível individual! O ateísmo tem um potencial de produzir uma coletividade medonha em muitos sentidos. Muito diferente de uma coletividade essencialmente cristã, baseada em princípios cristãos, saídos diretamente da boca de Cristo.
O cristianismo é tão superior em todos os aspectos ao ateísmo, que mesmo que eu estivesse convencido que o cristianismo fosse falso e o ateísmo tivesse a verdade, eu pregaria o cristianismo como um POEMA DA VIDA. Um POEMA DA VIDA que traria paz, satisfação e amor; até a morte!
Porém, o amor, não é um engodo! O amor é real! O ser humano não "desenvolveu" amor em um suposto processo evolutivo! O ser humano foi criado assim porque Deus é amor!
Não se engane com o discurso ateu! É a maior dissonância cognitiva que existe! Mesmo que esteja pintado de "conhecimento".
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Galileu »

Ronildo Araujo escreveu:O ateu se considera uma pessoa liberta de toda amarra religiosa.
Para ele, deus é uma invenção do homem! Uns acreditam que a noção de deus foi criada para dominação ou simplesmente como refúgio emocional.
Ele desdenha em sua mente: "O homem já criou todo tipo de deus. Tem os deuses gregos, nórdicos, babilônios, egípcios, hindus, africanos, dos índios americanos, etc, etc... Numa relação infindável! Como estes "cretinos" cristãos pensam que só o deles é verdadeiro? São uns bitolados mesmos! Graças à Deus, ops, graças à mim, eu me libertei de tudo isto! Porcaria, enganação medonha!"
Mas se alguém perguntar para ele: _"O que você acha de Deus?"
A resposta é: "Deus é uma lástima, esse sofrimento todo prova que Deus não existe e se existir não está nem aí para nós! A Bíblia está cheia de relatos cruéis mostrando a crueldade de Deus!"
Mas pera aí! A pessoa não está liberta? Porque está mencionando a Bíblia?
Porque esta liberdade é apenas aparente! O ateu vive um mundo cheio de dúvidas (pelo menos é o que aparentam suas ações) com o discurso uno-dimensional de que não há deus, não há deus!
Suas dúvidas são geradas pela força da pessoa de Cristo na história humana e na vida pessoal de cristãos, pela complexidade da mente humana, pela necessidade que o mundo tem de um padrão moral que proteja o fraco e o inocente; e pela impossibilidade que o meio científico tem de "comprovar" a inexistência de Deus.
Se o ateu fosse tão liberto assim, como tenta parecer, ele evitaria completamente falar sobre o tema "deus". Isto é o padrão de comportamento de uma questão totalmente resolvida: não falar sobre o assunto. Pessoas perfeitas fizeram isto. Jesus diversas vezes não falou de assuntos que estavam completamente resolvidos em sua mente. Um anjo peremptoriamente se negou a revelar seu nome por causa das certezas de sua mente.
Qual é o motivo da pregação atéia?
O motivo da pregação cristã é o mandamento de Cristo: divulgar a mensagem de esperança e confiança em seu Pai.
O motivo da pregação atéia é a necessidade da auto- afirmação. É a necessidade que ele tem de que mais pessoas pensem como ele para haver mais afirmação do que acredita ou negação do que não acredita. É o caso da união faz a força. Porém nada disso é suficiente para que o ateu sane suas dúvidas, estabilize seus pensamentos, se torne uma pessoa completamente resolvida assim como Cristo foi. E o resultado é mais pregação!
Porém, é uma causa completamente sem méritos! Que mérito há em extinguir a esperança na mente de uma pessoa de que Deus trará um mundo melhor em benefício da humanidade? Que mérito há em fazer uma pessoa acreditar que ela passará a vida toda decidindo por ela mesma o que é bom e o que é mau? O que é certo ou errado. O que é moral ou imoral? Se todas as pessoas da Terra tivessem convencidas disto, quantos tipos de "leis pessoais" haveriam? Como tal pessoa lidará com o sofrimento à partir daí? Será adepta do suicídio?
Não acredito em nenhum argumento ateísta. Respeito os ateus como pessoas individuais. São meus irmãos como membros da humanidade. Porém tenho convicção que o ateísmo é um dos piores males que se abateu sobre a humanidade! Principalmente à nível individual! O ateísmo tem um potencial de produzir uma coletividade medonha em muitos sentidos. Muito diferente de uma coletividade essencialmente cristã, baseada em princípios cristãos, saídos diretamente da boca de Cristo.
O cristianismo é tão superior em todos os aspectos ao ateísmo, que mesmo que eu estivesse convencido que o cristianismo fosse falso e o ateísmo tivesse a verdade, eu pregaria o cristianismo como um POEMA DA VIDA. Um POEMA DA VIDA que traria paz, satisfação e amor; até a morte!
Porém, o amor, não é um engodo! O amor é real! O ser humano não "desenvolveu" amor em um suposto processo evolutivo! O ser humano foi criado assim porque Deus é amor!
Não se engane com o discurso ateu! É a maior dissonância cognitiva que existe! Mesmo que esteja pintado de "conhecimento".
Ronildo , seja honesto , a crença em Deus ja produziu os maiores massacres que a humanidade ja viu !

Você parece achar que sua palavra é a ultima sobre qualquer tema que aqui se coloca , cara respeite os outros !

Tenha um pouco de " Semancol " tome este remedio antes de postar suas opniões aqui meu amigo !
"Penso, logo existo" - Descartes
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Ana Reis »

Ronildo sempre alfinetando.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Ronildo, essa visão é uma interpretação totalmente pessoal.

Discordo do seu discurso assim como você discorda do discurso dos ateus.

Tópico aberto e já sabemos o objetivo.

Eu acredito na ciência por que diferente da teologia ela realiza provas para comprovar.

Essa é minha visão e acho que já saquei muito bem seu objetivo.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Lehh »

Tudo o que você descreveu sobre o ateísmo também pode se aplicar ao cristianismo. Tão diferentes, mas no fundo iguais, cheios de certezas e tentando fazer com que todos aceitem goela abaixo suas convicções.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por kooboo »

Fico feliz então de que minha definição de "DEUS" não se encaixa no discurso bíblico, tal como defini em outro tópico -
kooboo escreveu:
Deus -
Para mim é a resposta que as pessoas usam para preencher lacunas, para responder aquilo que elas não sabem responder cientificamente.
O universo é tão grandioso, que só pode ter sido criado por Deus.

Pode ser também o argumento para manipular pessoas
Se você não fizer tal coisa, Deus te castigará ou Dê me seu dinheiro para a obra de Deus!

Pode ser o argumento para justificar as coisas lindas (tal qual no primeiro item, mas agora de forma mais específica)
Veja uma borboleta, só pode ser parte de um projeto divino! ou O sorriso de um bebê ou Veja as belas flores e as abelhas que nelas pousam, tudo tão maravilhosamente perfeito!
Essa argumentação seletiva é interessante, pois mostra as coisas belas e ignora mares de lama, predadores destroçando animais fofinhos para se alimentarem, não mostra que os bebês fofinhos podem se tornar aquelas pessoas monstruosas que matam outras pessoas ...

Serve também para atender (e justificar) pedidos egoístas
Se Deus quiser vou casar ou Se Deus quiser vou passar no vestibular ou Se Deus quiser vou trocar meu chevette num Monza!


Para mim é isso, o Deus que aparece na maioria das bocas das pessoas, só demonstra isso - uma forma de explicar o que elas desconhecem, uma forma delas manipularem outras, uma forma delas justificarem e agradecerem pelo bem e o belo, ignorando o mal e o feio, ou ainda, como forma de justificar suas próprias buscas e desejos egoístas.

Sei que muitos outros que creem tem uma visão diferente, mas o que eu disse acima refere-se à maioria, portanto, isso não significa que eu esteja te incluindo - meu caro leitor que crê - no meu rol de pessoas que buscam explicações fáceis, manipuladoras, egoístas.
:conv8:

Um ateu citar o Deus bíblico não é incoerência, mas uma forma de mostrar o porquê não crê em tal Deus - "Não posso crer num Deus que mata, manda matar, aprova estupros, torturas, lança pragas e faz uma série de coisas que hoje as leis humanas abominam".
Nossas leis e regras de convivência evoluíram muito, muito acima da proposta bíblica e isso, na cabeça de um ateu, provoca o seguinte pensamento "Se existisse um Deus supremo, justo, amoroso, sábio, poderoso... lá atrás, nos primórdios da humanidade Ele já deveriam ter dado instruções mais avançadas sobre moral e o valor da vida".

É isso, citam(os) a bíblia por vezes apenas para provar que ela não condiz com o que poderíamos esperar que fosse um ser supremo, caso existisse um que merecesse algum tipo de louvor. É uma forma que o ateu usa para conversar com o crente usando o mesmo livro que o crente usa para defender a existência divina.

Por outro lado, para explicarmos a origem da vida e a origem do universo, não precisamos da bíblia, podemos usar compêndios científicos.
Podemos citar a bíblia pelos seus erros científicos, históricos...

É como se fossemos discutir com um jurista que a constituição de um país contém erros absurdos, para fazermos isso, temos que citar a constituição de tal país. Como explicar para um jurista norte-coreano que a lei daquele país tolhe a liberdade, quando comparada com de outros países? Da mesma forma, o ateu cita a bíblia.

Não, os ateus não sentem saudades de algum deus ou são amargurados ou revoltados com deus. Como poderíamos ser revoltados com algo que não existe?
Existe um sentimento forte relacionado a outra coisa - Como pude crer nisso? ou, Como as outras pessoas não veem isso? (a segunda pergunta eu acho besteira, cada um crê no que quer).

Portanto, não é revolta contra algum deus, nada a ver isso. Ateu não crê simplesmente porque não vê coerência na existência de um deus, principalmente um deus nos moldes cristãos. É só isso. A existência do universo, da vida e de tudo o que é observável, para nós, não necessita de um criador.

Sabe, seria muito gostoso viver com a certeza de que após a morte, algo melhor me aguarda, mas posso viver muito bem sem isso. Posso viver bem com cada dia em que acordo, e se esse dia não foi bom, farei o possível para tornar o próximo melhor... até que um dia tudo termine.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Pra ficar mais light vamos chamar os discípulos do discípulo do Cortella...
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por TJCalado »

Sinceramente, estou percebendo um certo desespero.
Quando um ateu se refere à bíblia, ele não presume que ela é verdadeira. Quando atribui algo a Deus, não quer dizer que ele é mau ou omisso. Não há dúvida no ateísmo. Faz-se essas referencias apenas para trazer à tona as incoerências. Só isso! Talvez você considere isso como dúvidas.

Certezas mesmo se tem quando a gente confia em alguém e essa pessoa não age de forma coerente, mesmo que seja somente do nosso ponto de vista. Por exemplo, se eu confio em meus pais como pessoas boas, mas um dia eles saem e parecem demorar a chegar, e não ligam para dizer o que está acontecendo. Acreditando que são infalíveis, tenho certeza de que nada aconteceu com eles e, pela confiança, continuo acreditando. Então pego o celular e ligo, mas o celular deles sempre fica mudo. Mesmo assim tenho absoluta certeza de que eles estão ouvindo o que eu falo, mas não consigo ouvi-los por um defeito em MEU aparelho. Eles não respondem nada, mas ainda continuo acreditando que eles estão prestes a chegar.
Nessa situação, eu sou um filho feliz, sem nenhuma dúvida, cheio de certezas.
Editado pela última vez por TJCalado em 22 Nov 2017 11:58, em um total de 1 vez.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Galileu escreveu:
Ronildo , seja honesto , a crença em Deus ja produziu os maiores massacres que a humanidade ja viu !

Você parece achar que sua palavra é a ultima sobre qualquer tema que aqui se coloca , cara respeite os outros !

Tenha um pouco de " Semancol " tome este remedio antes de postar suas opniões aqui meu amigo !

Galileu, por favor! Lembra do homem que deu um tapa na cara de Jesus?
O que Jesus disse?
"Por que me bates? Se eu falei algo errado, me mostra o que eu falei de errado!
Galileu, eu estou aqui para expor as injustiças da organização STV. Mas sou cristão. A base do cristianismo é o que está escrito na Bíblia. Se um ateu vem com comentários fazendo citações da Bíblia, dizendo isto ou aquilo, com pensamentos preconceituosos e idéias difamatórias, porque não posso contestar? Se a pessoa insistir, tudo bem, a insistência será mútua!
Não tem por que alguém ficar nervoso! Eu apenas me esforcei em rebater nos comentários críticas à crença em Deus. Este é o primeiro post que faço contrário ao ateísmo. Eles também precisam receber um pouco do tratamento dispensado aos que acreditam em Deus na forma de posts. Mas a prioridade não seria expor as falhas e injustiças da STV?
Como pode você afirmar que a crença em Deus foi a causa de tantas guerras e injustiças que já houveram! As guerras foram causadas por mentes pervertidas! Tanto no domínio da cristandade como no domínio ateu que foram os casos da União Soviética e do Camboja!
Você só poderia afirmar isto se houvesse um mandamento de Cristo incentivando isto! Muito ao contrário, tudo que Jesus ensinou, se colocado em prática, traz paz ao mundo! Esta é uma das declarações mais distorcidas que eu já vi!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O Discurso do Ateu

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo, explica exatamente a incoerência de ser ateu, sem suposições.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Lolah, Saran e 253 visitantes