Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:Bom, a ilustração não adiantou. Vou tentar vodu agora. Um bonequinho devidamente identificado com uma agulha na cabeça talvez funcione.
Bem TJCalado, não entendi exatamente sua aplicação ao que eu acredito como universal.
Mas posso responder: acredito que o desejo de Deus é que as pessoas em toda a terra conheçam a história de Jesus e tudo o que envolve ele. Porém Deus não vai enfiar nada goela abaixo de ninguém. (expressão importada de outros comentários no fórum).
Por isso, e pegando o tema do post, acredito que o próximo julgamento de Deus será em base se o indivíduo é uma boa pessoa e ou se ele pratica a maldade estragando o mundo para os outros. Reservando um julgamento completo a nível individual só no final dos mil anos.
Essa é uma conclusão baseada na visão que VOCÊ tem a respeito de Deus, de você, de mim e do resto do mundo. Já do meu ponto de vista, eu, o resto do mundo e você estamos por conta própria, e cada um está usando o que tem para sobreviver a isso. Você e milhões de outras pessoas utiliza esta projeção divina para tornar tudo mais aceitável. Outras pessoas utilizam muitas outras ferramentes. Eu e outros milhões utilizamos a ferramenta da realidade.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por TJCalado »

Sobre o 'Deus enfiar goela abaixo' as coisas que você disse, eu até aceitaria. Mas se ele fizesse pessoalmente.
Ah! Mas dentro do seu conceito, ele não vai fazer isso.
Já reparou que ele nunca faz nada que possa provar inquestionavelmente a própria existência?
Sabia que fazer desafios que evidenciam a irrealidade vivida por esquizofrênicos é uma ferramenta muito utilizada por psiquiatras, e que esses pacientes sempre arrumam uma desculpa para ela?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

TJCalado escreveu:Sobre o 'Deus enfiar goela abaixo' as coisas que você disse, eu até aceitaria. Mas se ele fizesse pessoalmente.
Ah! Mas dentro do seu conceito, ele não vai fazer isso.
Já reparou que ele nunca faz nada que possa provar inquestionavelmente a própria existência?
Sabia que fazer desafios que evidenciam a irrealidade vivida por esquizofrênicos é uma ferramenta muito utilizada por psiquiatras, e que esses pacientes sempre arrumam uma desculpa para ela?
Creio que você não diria que Deus nunca fez nada para provar inquestionavelmente sua existência se vivesse no início da história humana e visse dois anjos parados na entrada do jardim do Éden, ou tivesse visto a separação das águas do mar vermelho ou comece o maná no deserto.
Sobre sempre haver uma desculpa para explicar alguma coisa, isto é bem interessante TJCalado. Foi o que questionei sobre a venda de 3 salões do reino em um mesmo ano quando estava falando com um ancião. Ele tinha dito que o dinheiro seria usado para a construção de mais salões do reino em regiões com mais necessidades como a África. Mas em todas as áreas da vida já houveram informações desencontradas e respostas insatisfatórias.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:Creio que você não diria que Deus nunca fez nada para provar inquestionavelmente sua existência se vivesse no início da história humana e visse dois anjos parados na entrada do jardim do Éden, ou tivesse visto a separação das águas do mar vermelho ou comece o maná no deserto.
Se eu vivesse no "início da história humana" e tivesse visto essas e outras coisas, teria, sem sombra de dúvida, acreditado na existência dele. Nessa situação, poderia de forma justa decidir de lado ficar nessa briga de titãs. Mas acho curioso o fato de para a maioria dos personagens que viveram essas "experiências" isso não ser suficiente. Assim como Abel, o personagem Caim também viu os tais anjos. No entanto, teve um comportamento completamente diferente. Como pode um ser humano, lidando diretamente com o Todo Poderoso, ao ser questionado "onde está o teu irmão?", responder "...por acaso sou o guardião do meu irmão?" Não acha isso estranho?
Continuando na sua linha de raciocínio, mais adiante no tempo, aqueles mesmos que viram as pragas lançadas sobre o Egito, que viram esse mesmo Deus separar as águas do Mar Vermelho, juntaram todo o ouro que tinham para fazer um bezerro de ouro para adorarem. E ainda mais adiante, reclamaram da mesmice diária daquela comida que veio do céu e que tinha gosto de bolo de mel, a ponto de quererem voltar para a vida de escravo.
Penso que essa história está muito mal contada, ou então Ele não fez um bom trabalho em tentar provar a própria existência. Sempre o tiro sai pela culatra.
É incrível como só quem se convence da existência dele é quem só ouviu o que ele fez, como foi o caso de Raabe e da geração de israelitas que nasceu no deserto, porque ele matou quase todos que viram tudo o que aconteceu na saída do Egito.
Que história, heim!
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por KOSTA »

Recentemente assisti ao filme Êxodo, de Ripley Scott.
Chorei e para um Portugal como eu chorar é preciso muita carga emocional.
O realizador conseguiu mesmo relacionar Jeová e os hebreus assim como as tramas da história do êxodo duma forma científica, natural. Aliás, Javé era o Deus da natureza para os primeiros caldeus.

Vou dar um exemplo do filme:
O mar vermelho não "abre" conforme representado nas imagens da Torre. Literalmente, a maré fica baixa gradualmente. Eles de manhã atravessam, depois trombas de água a centenas de kms empurram uma onda tipo tsunami. Matou os egípcios menos o Faraó.
Jeová também é representado por um menino adolescente com forte personalidade.

Creio que Deus existe mesmo. Todavia Ele (a torre nunca escreve o pronome pessoal em maiúsculas) manifestasse de muitas formas.
Até mesmo os sacanas da torre concordam neste ponto, apesar de racionalizar em tudo, nem eles sabem quem é Deus.

Nem eu.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por olhoSingelo »

TJCalado escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:Creio que você não diria que Deus nunca fez nada para provar inquestionavelmente sua existência se vivesse no início da história humana e visse dois anjos parados na entrada do jardim do Éden, ou tivesse visto a separação das águas do mar vermelho ou comece o maná no deserto.
Se eu vivesse no "início da história humana" e tivesse visto essas e outras coisas, teria, sem sombra de dúvida, acreditado na existência dele. Nessa situação, poderia de forma justa decidir de lado ficar nessa briga de titãs. Mas acho curioso o fato de para a maioria dos personagens que viveram essas "experiências" isso não ser suficiente. Assim como Abel, o personagem Caim também viu os tais anjos. No entanto, teve um comportamento completamente diferente. Como pode um ser humano, lidando diretamente com o Todo Poderoso, ao ser questionado "onde está o teu irmão?", responder "...por acaso sou o guardião do meu irmão?" Não acha isso estranho?
Continuando na sua linha de raciocínio, mais adiante no tempo, aqueles mesmos que viram as pragas lançadas sobre o Egito, que viram esse mesmo Deus separar as águas do Mar Vermelho, juntaram todo o ouro que tinham para fazer um bezerro de ouro para adorarem. E ainda mais adiante, reclamaram da mesmice diária daquela comida que veio do céu e que tinha gosto de bolo de mel, a ponto de quererem voltar para a vida de escravo.
Penso que essa história está muito mal contada, ou então Ele não fez um bom trabalho em tentar provar a própria existência. Sempre o tiro sai pela culatra.
É incrível como só quem se convence da existência dele é quem só ouviu o que ele fez, como foi o caso de Raabe e da geração de israelitas que nasceu no deserto, porque ele matou quase todos que viram tudo o que aconteceu na saída do Egito.
Que história, heim!
Foi exatamente assim que iniciei este tópico...citando aqueles que mesmo tendo provas da existência do criador optaram por não obedecê-lo, tendo com maior exemplo os anjos - que segundo a Bíblia, mesmo morando no céu, participando de reuniões com o criador, vendo todo o mal que a rebelião de Satanás causou, formaram um exército para guerrear CONTRA o cordeiro.Apoc.12:7. E em todas as esferas isso aconteceu... saber que o criador existe e ainda assim desobedecê-lo.

Meu objetivo neste tópico era mais singelo e estava um pouco eufórico imaginando as várias opiniões sobre que milagre da parte de DEUS faria as pessoas pelo menos acreditarem que ele existe...

Aqui já tem excelentes tópicos sobre DEUS, ateísmo, a passividade do Criador e etc.

Em vez de simplesmente mencionar sua opinião sobre o assunto do tópico o Ronildo passa a contestar a veracidade dos argumentos do tópico... obrigado assim mesmo Ronildo. (Saber da existência do sol não faz um ateu e nem milhões de outras pessoas acreditarem em Deus e nem fez os anjos pensarem assim - "Deus criou o sol eu é que não sou doido de tomar o lado do Diabo").

Eu idealizei este tópico pelo fato de que temos a profunda impressão de que DEUS poderia ser mais efetivo na vida de sua criação...e se ASSIM decidisse fazer, o que faria?

Simplesmente isso...

Obrigado a todos...
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

olhoSingelo escreveu:
TJCalado escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:Creio que você não diria que Deus nunca fez nada para provar inquestionavelmente sua existência se vivesse no início da história humana e visse dois anjos parados na entrada do jardim do Éden, ou tivesse visto a separação das águas do mar vermelho ou comece o maná no deserto.
Se eu vivesse no "início da história humana" e tivesse visto essas e outras coisas, teria, sem sombra de dúvida, acreditado na existência dele. Nessa situação, poderia de forma justa decidir de lado ficar nessa briga de titãs. Mas acho curioso o fato de para a maioria dos personagens que viveram essas "experiências" isso não ser suficiente. Assim como Abel, o personagem Caim também viu os tais anjos. No entanto, teve um comportamento completamente diferente. Como pode um ser humano, lidando diretamente com o Todo Poderoso, ao ser questionado "onde está o teu irmão?", responder "...por acaso sou o guardião do meu irmão?" Não acha isso estranho?
Continuando na sua linha de raciocínio, mais adiante no tempo, aqueles mesmos que viram as pragas lançadas sobre o Egito, que viram esse mesmo Deus separar as águas do Mar Vermelho, juntaram todo o ouro que tinham para fazer um bezerro de ouro para adorarem. E ainda mais adiante, reclamaram da mesmice diária daquela comida que veio do céu e que tinha gosto de bolo de mel, a ponto de quererem voltar para a vida de escravo.
Penso que essa história está muito mal contada, ou então Ele não fez um bom trabalho em tentar provar a própria existência. Sempre o tiro sai pela culatra.
É incrível como só quem se convence da existência dele é quem só ouviu o que ele fez, como foi o caso de Raabe e da geração de israelitas que nasceu no deserto, porque ele matou quase todos que viram tudo o que aconteceu na saída do Egito.
Que história, heim!
Foi exatamente assim que iniciei este tópico...citando aqueles que mesmo tendo provas da existência do criador optaram por não obedecê-lo, tendo com maior exemplo os anjos - que segundo a Bíblia, mesmo morando no céu, participando de reuniões com o criador, vendo todo o mal que a rebelião de Satanás causou, formaram um exército para guerrear CONTRA o cordeiro.Apoc.12:7. E em todas as esferas isso aconteceu... saber que o criador existe e ainda assim desobedecê-lo.

Meu objetivo neste tópico era mais singelo e estava um pouco eufórico imaginando as várias opiniões sobre que milagre da parte de DEUS faria as pessoas pelo menos acreditarem que ele existe...

Aqui já tem excelentes tópicos sobre DEUS, ateísmo, a passividade do Criador e etc.

Em vez de simplesmente mencionar sua opinião sobre o assunto do tópico o Ronildo passa a contestar a veracidade dos argumentos do tópico... obrigado assim mesmo Ronildo. (Saber da existência do sol não faz um ateu e nem milhões de outras pessoas acreditarem em Deus e nem fez os anjos pensarem assim - "Deus criou o sol eu é que não sou doido de tomar o lado do Diabo").

Eu idealizei este tópico pelo fato de que temos a profunda impressão de que DEUS poderia ser mais efetivo na vida de sua criação...e se ASSIM decidisse fazer, o que faria?

Simplesmente isso...

Obrigado a todos...

Eu realmente achei o tema do tópico meio que estranho. Em minha opinião é impossível alguém desejar ENSINAR DEUS A SER DEUS. Claro, se um dia eu soubesse que Deus fosse um ser insensível e cruel, eu também diria: "então pode me matar, eu não quero mais fazer parte desta palhaçada!". Mas o que vejo são outras coisas: uma criação magistral, o resgate de Cristo e um mundo pronto para ser eternamente bem sucedido e feliz com os términos dos trabalhos divinos.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:Eu realmente achei o tema do tópico meio que estranho. Em minha opinião é impossível alguém desejar ENSINAR DEUS A SER DEUS.
Desculpa se entendi errado. Você acha que o autor do tópico, ou alguns dos comentaristas tentou fazer isso?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por KOSTA »

TJCalado escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:Eu realmente achei o tema do tópico meio que estranho. Em minha opinião é impossível alguém desejar ENSINAR DEUS A SER DEUS.
Desculpa se entendi errado. Você acha que o autor do tópico, ou alguns dos comentaristas tentou fazer isso?
Desculpem a intromissão mas acho que compreender Deus é impossível.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Debora »

olhoSingelo escreveu:
TJCalado escreveu:
Eu idealizei este tópico pelo fato de que temos a profunda impressão de que DEUS poderia ser mais efetivo na vida de sua criação...e se ASSIM decidisse fazer, o que faria?
Simplesmente isso...
Obrigado a todos...
Sem demagogia e sem desejar que Deus provasse nada...mas vamos combinar que seria um gesto de genuíno amor para com seus filhos, ao menos acabar com a miséria no mundo.
Ver pessoas, especialmente crianças só esqueletos com olhos fundos me tocam profundamente.

E aproveitando, quem puder ajude alguma entidade séria porque se esperar por Deus será tarde demais.
http://extestemunhasdejeova.net/forum/ajude.php
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Allegaeon, Google [Bot], Mentalista e 479 visitantes