Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Eu só vejo uma maneira Dele se fazer entender para toda a humanidade.
Ele aparecer de uma unica vez para cada um dos seres humanos deste planeta, dar um recado universal e dar um recado individual para cada pessoa - tipo assim, se ele aparecesse para um político corrupto, deveria dar um recado definitivo capaz de fazer com que esse indivíduo nunca mais praticasse a corrupção, para alguém que usa de violência, deveria dar um recado individual de maneira a consertar a pessoa, para um paraplégico, além do recado universal, deveria curá-lo, para um cego, a visão...
Imagina um psicopata assassino - Deus poderia curá-lo e torná-lo sociável, dando-lhe uma segunda chance.
pronto, 7 bilhões de recados, curas e trazer toda a humanidade para um recado universal - um ano depois quem estivesse fazendo besteira... aí Ele tomava as devidas providências.
Poderia castrar os infiéis para que eles não gerassem descendentes. Eles morrem e pronto, tudo resolvido.

Isso seria muito mais interessante do que fogo dos céus, inundações, raios e terremotos. Seria uma demonstração de interesse direto por cada ser humano, independente do que ele fez até aquele momento.

Ok. ok, ok... eu sei que ouvirei um blábláblá sobre livre arbítrio, que isso e aquilo...
Mas a pergunta pediu uma resposta e como Deus não apareceu para respondê-la, estou só dando uma sugestão, só isso.
:11


Kooboo, estava na expectativa de sua participação... d:8
O ponto é justamente este que propuz neste tópico - que ação da parte de "Deus" poderia fazer as pessoas acreditarem, verem, que ele de fato existe - dando minha opinião sobre minha própria questão diria que se Deus desfizesse o milagre da confusão das línguas da noite para o dia muitos se veriam obrigados a pelo menos cogitar sua existência. Digo no campo real da vida...ou seja, todo mundo acorda na sua própria casa, no seu próprio país, mas simplesmente não consegue mais entender o que está escrito, todos falariam novamente um só idioma. Os cinco continentes falando o mesmo idioma! Como Ele é todo-poderoso poderia fazer isso só por um tempo...
Mas sei que existem muitas outras questões envolvidas nisto, como por exemplo, será se as pessoas realmente iriam querer, ou será se poderiam mudar suas vidas para obedecê-lo, visto que mesmo anjos que viveram lado a lado com Ele decidiram viver suas vidas por conta própria, sem levá-lo em consideração?

A minha postagem não sugere um Deus cristão, ou indiano, ou etc. Mas digamos que o Criador finalmente resolvesse tirar todas as nossas dúvidas...o que ele precisaria fazer para convencer a todos que ele realmente existe?
Que milagre convenceria um ateu, um hindu...?
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por kooboo »

TJCalado escreveu:
kooboo escreveu:....
Ok. ok, ok... eu sei que ouvirei um blábláblá sobre livre arbítrio, que isso e aquilo...
Mas a pergunta pediu uma resposta e como Deus não apareceu para respondê-la, estou só dando uma sugestão, só isso.
:11
Eu não vou apelar para o livre arbítrio. Só pergunto como diferenciar tudo isso de uma alucinação. Talvez até acreditemos na nossa visão extraordinária / alucinação. Mas será que acreditaremos / acreditarão na do outro?
Deus está em uma sinuca de bico. Ele não fará isso. Talvez esteja nesse momento tentando resolver esse dilema e empurrando tudo com a barriga.
7 bilhões de alucinações com um recado em comum para todos e uma orientação/aconselhamento individual - tem que ser divino isso!
Até eu acreditaria em deus!
:10
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por TJCalado »

kooboo escreveu:
TJCalado escreveu:
kooboo escreveu:....
Ok. ok, ok... eu sei que ouvirei um blábláblá sobre livre arbítrio, que isso e aquilo...
Mas a pergunta pediu uma resposta e como Deus não apareceu para respondê-la, estou só dando uma sugestão, só isso.
:11
Eu não vou apelar para o livre arbítrio. Só pergunto como diferenciar tudo isso de uma alucinação. Talvez até acreditemos na nossa visão extraordinária / alucinação. Mas será que acreditaremos / acreditarão na do outro?
Deus está em uma sinuca de bico. Ele não fará isso. Talvez esteja nesse momento tentando resolver esse dilema e empurrando tudo com a barriga.
7 bilhões de alucinações com um recado em comum para todos e uma orientação/aconselhamento individual - tem que ser divino isso!
Até eu acreditaria em deus!
:10
Eu também! Mas cada cabeça é um mundo. Alguns que acreditam na existência do suposto "projeto blue bean", por exemplo, acreditariam que são manipulações da Nasa.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

olhoSingelo escreveu:Algo que sempre passa pela cabeça é a sensação de que “Deus” poderia fazer um esforço maior para deixar clara a sua existência. Poderia, se quisesse, PROVAR que existe e não apenas exigir de humanos inteligentes que acreditem Nele à base da fé, ou seja, das “ coisas não vistas”. Muitos acham que a Bíblia e a Criação são suficientes para crerem no “Deus Supremo”, mas estes não são a maioria, e segundo o livro sagrado CRER e OBEDECER são imperativos para a salvação eterna. Mas se analisarmos o livro sagrado, as duas coisas nem sempre andam juntas: crer e obedecer.

Anjos - Começando pelo céu, sabemos que muitos e muitos anjos, que conviveram diariamente vendo a face do Criador, deixaram de obedecê-lo para constituírem família aqui na terra, mesmo sabendo que seriam severamente punidos por tal pecado desnatural.

Humanos – O primeiro casal humano, que conviveu face a face com o Criador, por assim dizer, deixou de obedecê-lo mesmo sabendo que seriam severamente punidos.

Nação de Israel – Viu milagres simples e milagres colossais por séculos e séculos, mas mesmo assim desobedeceu ao Criador por séculos e séculos, tanto como nação, como individualmente, mesmo sabendo que seriam severamente punidos.

Nações vizinhas a Israel – Foram derrotadas pelo Deus de Israel, mas mesmo assim não deixaram de obedecer aos seus próprios deuses. Faraó do Egito e Nabucodonosor, por exemplo.

Esta longa introdução para lançar algumas singelas perguntas:

Será se em nossos dias seria possível o Criador provar a sua existência para todas as nações, com toda a sua variedade de crenças?

Será se depois de acreditarem na Sua existência seria viável obedecê-lo, mesmo morando na Índia ou na Coréia do Norte, por exemplo?

E a pergunta mais intrigante – Que ação de Deus seria necessária para as pessoas acreditarem de modo incontestável na sua EXISTÊNCIA, mesmo os Ateus, Hindus, muçulmanos e etc?

Bem Olho Singelo, espero que você tenha olhos singelos de verdade, assim como Jesus exortou. Que tenhamos!
Creio que você deixa passar algumas questões importantes nestas suas indagações. Mas antes de tudo, é verdade: Deus não usa eventos milagrosos para se provar para a humanidade. Por que será? Será sempre assim? Acredito que não! Mesmo porque a Bíblia prevê interferência divina no futuro.
Porém, sobre se acreditar em Deus ou em Cristo sem evidência física a Bíblia também aborda este tema. Quando Tomé viu Jesus e exclamou crença, Jesus disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". Ou seja, a Bíblia trata realisticamente da dificuldade de se crer sem ver. Ali poderia estar escrito: "Você só creu porque viu, mas no futuro todos crerão sem ver, e o Pai trará o reino de forma pacífica". Claro poderia estar assim se fosse uma obra meramente humana com falsas promessas e previsões furadas! Podemos aprender de cada declaração de Cristo.
Achei muito vaga sua declaração: "Muitos acham que a Bíblia e a Criação são suficientes para crerem no “Deus Supremo”, mas estes não são a maioria, e segundo o livro sagrado CRER e OBEDECER são imperativos para a salvação eterna."
Do que você está falando? CRER em quê? OBEDECER o quê? Toda vez que a Bíblia fala em crer e obedecer há todo um contexto. Não é vago assim.
Por exemplo: os adventistas crêem que o sábado semanal é perpetuamente sagrado e que toda pessoa deve descansar no sábado para agradar à Deus. Também acreditam que se deve obedecer estritamente os dez mandamentos com o sábado incluído. Eles estão certos? Dizem que a Bíblia ensina isto para os nossos dias. Mas não concordo com esta interpretação. É disto que você está falando?
Agora vamos supor que os cristãos entenderam que Deus simplificou tudo por meio de Cristo. Eles continuaram pregando sobre a bondade de Deus e a salvação por Cristo. Não surgiu o clero dominante e todos sempre se trataram como irmãos. Suas comunidades aos poucos cresceram e como todos viam que eram de boa índole, tinham boa moral e praticavam a bondade uns para com os outros, o cristianismo, num fenômeno espantoso tomou conta do mundo. Mais pelas práticas de vida do que pela pregação! Não surgiu o Islamismo e o Budismo aos poucos se extinguiu. Todo mundo se rendeu ao modo de vida cristã! Nunca houve mais guerra até o dia de hoje!
Neste caso eu te pergunto? Seria difícil, nestas circunstâncias, CRER E OBEDECER ?
Daí eu te pergunto: esta situação que você visualiza, de dificuldade de crer e obedecer, é culpa de Deus ou do homem? Acredito que no tocante a isto, Deus fez a parte Dele!

Ademais você faz algumas declarações infundadas a meu ver:

Você diz: "Anjos - Começando pelo céu, sabemos que muitos e muitos anjos, que conviveram diariamente vendo a face do Criador, deixaram de obedecê-lo para constituírem família aqui na terra, mesmo sabendo que seriam severamente punidos por tal pecado desnatural."
O relato não dá a entender que eles vieram constituir família. Bem, alguns podem entender assim. Para mim fica claro que os anjos vieram para fazer sexo com as mulheres. O relato também não diz que eles sabiam que seriam punidos. Pode ter acontecido que eles viam a Terra como A GRANDE FESTA PERPÉTUA DO SEXO ! Daí eles passaram um bom tempo olhando pra Jeová e pra GRANDE FESTA DO SEXO, olhando pra Jeová e olhando pra GRANDE FESTA DO SEXO, olhando pra Jeová e olhando pra GRANDE FESTA DO SEXO... E Jeová nada! Na opinião deles, claro! Então eles disseram: vamos participar da festa também gente! Afinal vai ser assim pra sempre! Jeová não faz nada! Mas a situação era séria! E nunca foi um caso de abandono, apenas de tempo!
Daí, sobre o primeiro casal humano você diz: "O primeiro casal humano, que conviveu face a face com o Criador, por assim dizer, deixou de obedecê-lo mesmo sabendo que seriam severamente punidos."
Novamente você usa o "mesmo sabendo que seriam seriamente punidos". Como você sabe disto? Havia uma ameaça ou aviso por parte de Jeová? Mesmo para uma mente perfeita, creio que é difícil visualizar a própria morte. Não parece que eles estavam aterrorizados com isso! O Diabo foi muito astuto. Se aproveitou da inexperiência deles! O texto bíblico se abstém de usar para Adão e Eva uma linguagem qualificatoriamente condenatória do modo como usa para Satanás. Não lembro de nenhum texto que chame Adão e Eva de ímpios. Diz que por meio de Adão entrou o pecado no mundo e de Eva, que foi enganada e veio a estar em pecado. Depois que eu deixei de ser TJ aprendi a não julgar nada, mas deixar tudo para Deus julgar como lhe convém.
Sobre sua declaração a respeito de Israel: "Viu milagres simples e milagres colossais por séculos e séculos, mas mesmo assim desobedeceu ao Criador por séculos e séculos, tanto como nação, como individualmente, mesmo sabendo que seriam severamente punidos."
Esta sua declaração sobre Israel é completamente distorcida e difamatória. Houve longos tempos em que Israel obedeceu a Jeová. Vou destacar o longo período em que Samuel foi Juiz, o reinado de Davi, o reinado de Salomão, o reinado de Jeosafá em Judá, entre outros. Mesmo num dos piores períodos da nação setentrional de Israel, sob Acabe e Jezabel, Jeová disse que 7 mil homens não se ajoelharam diante de Baal.
Até sua declaração sobre as nações vizinhas está equivocada, porque quando Israel se libertou do Egito, depois de enumerar os homens israelitas, o texto diz: "Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles".(NVI).

Finalizando, Olho Singelo, vou juntar suas três perguntas numa resposta só: Creio que Deus se manifestará novamente. Nesta nova manifestação ele matará todos os maus e preservará os bons. Este julgamento não será baseado se a pessoa é cristã ou não. Será se ela é boa ou não. Os critérios para se decidir se uma pessoa é boa ou má é Deus que define. Depois disto o cristianismo prevalecerá até a prova final segundo Apocalipse.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

olhoSingelo escreveu:E a pergunta mais intrigante – Que ação de Deus seria necessária para as pessoas acreditarem de modo incontestável na sua EXISTÊNCIA, mesmo os Ateus, Hindus, muçulmanos e etc?
Essa é uma ótima pergunta olhoSingelo...Sinceramente não faço a mínima ideia de qual ação seria necessária,mas respondendo a pergunta do tópico, acho possível sim Deus "tentar" provar sua existência, digo "tentar" porque acho nem "todos" acreditariam na sua existência. Muitos tentariam outras explicações antes de concluir que seja de fato é ele que está se manifestando, e ainda sim teria gente que não acreditaria.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Biblicamente falando:
1- Não, Deus não provaria sua existência a Todos. Pense nas outras nações longínquas na época de israel, "Yahweh" não se mostrou a eles.. asiáticos na
época de Jesus não esperavam messias , nem sabiam o que era Judaísmo ou nada relacionado. Deus se interessou em se 'manisfestar' apenas a determinada
nação por um propósito.
2- Deus não precisa e nem quer provar nada a massas de pessoas, ele quer que cada indivíduo o identifique, como sinal de interesse em "lapidar o Espírito"-
Quanto mais 'carne' o homem é, mais está longe de Deus, mas independente é, mais vai ir de encontro com a ruína.
3 - Deus é espírito e não vai interferir em nada físico apenas para provar algo.. a unica interferência ou interação de Deus com alguém é com base na Fé, mas
quem tem Fé, não precisa de provas para sua existência. Porém, pela Fé Deus mostra-se real para o indivíduo.
Em suma, pelo que noto na Bíblia, não é do propósito de Yahweh se manisfestar nitidamente a toda a Humanidade ( crente e descrente ), isso estaria em desacordo
com o que ele quer que o humano consiga.
Apenas no final, quando esgotar o tempo de buscá-lo é que verão visivelmente a presença dele.

Não estou dizendo que são 'fatos', apenas é o que entendi na Bíblia... "Deus se provar pra todos", biblicamente fora de Questão, a não ser que Deus de verdade
seja outro e não o Yahweh da Bíblia.
Editado pela última vez por Nobre Endividada em 21 Nov 2017 10:18, em um total de 2 vezes.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Então Deus é um coitadinho que possivelmente pode "tentar" provar sua existência?
Uma única estrela que Ele fez, o Sol, produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo! O que é manipular todos os átomos do Universo?
Daí, no futuro, quando ele agir para acabar com a maldade, conforme prometeu, talvez seja um evento em que possivelmente provará sua existência? Sim, nós estamos falando do Deus bíblico. E segundo a Bíblia, é esse o motivo da próxima ação de Deus: acabar com a maldade.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Dificil falar sobre a possivel prova da existencia de Deus se nao acreditar...
“Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”

Mt 17.20



O senso comum agregado dentro das diversas crenças ou seitas admite que uma intervenção Divina ocorra a qualquer momento. Saber quando e como é o diferencial desta questão! Em cima desta problemática as religiões pintam e bordam atraindo cada vez mais fiéis crentes de que estão certas! Quando pensamos de forma crítica é que percebemos o mar de problemas envolvido em se acreditar em qualquer dessas lógicas! A Bíblia entra de forma categórica e ironicamente aponta para um “povo escolhido” que terá a aprovação de Deus. E isso gera de forma enérgica muito empenho da maioria das crenças de se estar nessa classe.
Seria cômico se não fosse trágico! Saber que existe um grupo que será salvo, mas todos estão ai dizendo o tempo todo: somos nós, não são eles e sim o nosso grupo que será salvo!!!
É aí que eu concordo com o Ronildo. Quem julga é Deus, em cima de e seus critérios. Nenhum grupo religioso hoje pode ser dignamente salvo, pois o “grupo” não está em um grupo e sim implícito.
Essas gerações que vem e vão durante milênios só nos provam também que não é nesse tempo ou nessa perspectiva que Deus se revela ou se revelará! Eu acredito que pelo fato de Deus não aparecer individualmente a cada um, para ensinar ou alertar o que deve ser feito para se ter à aprovação Divina, resta concluir que isso só se dará através da profecia: 1 Tessalonicenses 4:17 “Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre!”
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

phpBB [video]
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Seria possível "Deus" provar a sua existência para todos?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Ronildo Araujo escreveu:Então Deus é um coitadinho que possivelmente pode "tentar" provar sua existência! Vocês estão falando sério?
Uma única estrela que Ele fez, o Sol, produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo! O que é manipular todos os átomos do Universo?
Daí, no futuro, quando ele agir para acabar com a maldade, conforme prometeu, talvez seja um evento em que possivelmente provará sua existência? Sim, nós estamos falando do Deus bíblico. E segundo a Bíblia, é esse o motivo da próxima ação de Deus: acabar com a maldade.
Bom dia Ronildo, tudo bem? Creio que essa indireta tenha sido para mim, pois usei a palavra "tentar" no meu último comentário. Acho que não me entendeu bem quando usei essa expressão, o fato de o sol produzir 40 megatons de energia por segundo, pra muitos não "prova" a existência de um "Deus" (eu acredito em "Deus"). E sim estou falando sério quando disse em Deus "tentar" provar a sua existência (Não usei de ironia como você com "coitadinho"), não é uma piada, pois na sua tentativa de se manifestar de forma objetiva assim haverá ainda pessoas que não acreditarão.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 474 visitantes