Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por Galileu »

TJCalado escreveu:No início da apresentação do broadcasting desse mês (novembro de 2017), o membro do corpo governante das Testemunhas de Jeová, David H. Splane, fez todo o esforço tremendo para "mostrar" aos ouvintes que o departamento de redação da Torre de Vigia se preocupa muito com a qualidade das informações que coloca em suas publicações. Disse que são metódicos com nomes científicos de insetos e informações sobre árvores, com a altura exata de montanhas, números exatos de vítimas de catástrofes, datas, citações, etc. Segundo ele, há uma preocupação imensa em utilizar sempre fontes confiáveis. Tudo para manter um padrão de confiabilidade naquilo que publicam.
No caso de citações, disse que os redatores chegam a ler várias páginas de um livro, por exemplo, somente para estudarem o contexto de uma única frase. Esquecendo do que fizeram no livro "Criação", o membro do corpo governante deu um exemplo específico, ao dizer que nunca utilizam uma declaração de um evolucionista, que esteja fora do contexto, para defender a criação. Disse também que tomam o devido cuidado para não utilizar uma citação semelhante de um ateu, na qual parece estar afirmando a crença em Deus. Disse que nunca distorcem uma citação de propósito.
Splane também utilizou uma espécie de joguinho para dar exemplos de como uma informação pode ser sutilmente distorcida e convocou os ouvintes a encontrar erros em frases. O "teste" foi chamado de "Você é o editor", e em um dos exemplos citados, for feita a análise da seguinte frase:
"PAULO PREGOU ESPECIALMENTE PARA PESSOAS DAS NAÇÕES, MAS PEDRO FOI ENVIADO AOS JUDEUS. CONTRÁRIO AO QUE AS PESSOAS ACREDITAM, PEDRO NUNCA ESTEVE EM ROMA".
Seplane destacou o trecho "PEDRO NUNCA ESTEVE EM ROMA" e perguntou: será que podemos afirmar isso com tanta certeza? Então acrescentou, "podemos dizer que ele nem mesmo passou férias em Roma, ou que nunca fez uma breve visita a essa cidade?" E concluiu dizendo que seria mais exato dizer: "NÃO HÁ NADA ESCRITO QUE CONFIRME QUE PEDRO ESTEVE EM ROMA".

Segundo ele, é assim que os produtores de conteúdo da Torre de Vigia trabalham.

Mas...

Logo na sequência eles fazem uma transição meio sem sentido, e o já famoso vídeo do cartão de aniversário é apresentado. O conteúdo desse vídeo a maioria aqui já sabe. Mas o que quero pontuar são duas frases preparadas pela redação da Torre de Vigia, e ditas pelo jovem ator que fez o papel do menino André:

"Eu sei que A BÍBLIA DIZ que é errado comemorar aniversários."
"Eu sei que comemorar aniversário é errado, porque A BÍBLIA DIZ que Jeová não gosta disso."

Vamos brincar de "Você é o editor" também com essas frases?
Calado muito boas suas observações

Estes homens imprestaveis são honestos quando lhes é conveniente !

Hipocrisia , falsidade , simulações, são doutorados nisso !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

TJCalado escreveu:
Nobre Endividada escreveu:"Eu sei que a Bíblia parece indicar que é errado comemorar aniversários"
"Eu imagino que comemorar aniversário talvez esteja errado, porque a Bíblia supõe que Jeová não gosta disso".
Na verdade, a bíblia nem supõe. Quem supõe é o corpo governante.
Fazendo uma comparação bem fiel e sem ironia, digamos que você more em uma pequena cidade do interior e nunca tenha ido à capital. Então você conhece um visitante que te conta sobre um assalto a ônibus que sofreu na metrópole. Depois de 5 ou 10 anos, outro visitante do mesmo lugar aparece na sua cidade e te relata outro assalto a ônibus que sofreu. Outras pessoas da grande cidade falaram pra você sobre os mais variados assuntos, mas nunca mencionaram nada sobre pegar ônibus.
A partir desses dois únicos relatos, você conclui que, por questão de segurança, as autoridades lá proíbem o uso do transporte público, e quem os utiliza é muito imprudente. Ainda sai avisando aos seus vizinhos na cidadezinha que a única forma permitida por lei de se locomover na capital é por meio de táxi ou Uber, e que se eles pegarem ônibus por lá poderão até ser presos.
Eu sei disso, mas seria mais honesto a Torre falar "supõe"( não é fato mas credibiliza seu ponto de vista ), visto que a Bíblia não afirma isso. Porém, de várias partes da Bíblia eu, assim como o escravo, poderia formar várias "vontades de Jeová" ou várias coisas que "Jeová odeia" usando apenas o que ela supõe, sugere e etc.
"Se supõe que Jeová desaprove aniversários porque era praticado por pessoas que não o adoravam".
"A Bíblia supõe que não há nada de errado em comemorar aniversários. Não existe a proibição claramente e além disso, se os próprios Anjos
celebraram o nascimento de Cristo e não constituiu em idolatria , por que então seria idolatria celebrar a data do nosso nascimento"?
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

[/quote]"Eu sei que A BÍBLIA DIZ que é errado comemorar aniversários."
"Eu sei que comemorar aniversário é errado, porque A BÍBLIA DIZ que Jeová não gosta disso."

Vamos brincar de "Você é o editor" também com essas frases?[/quote]

Mas é claro!

Será que a Bíblia diz que é errado comemorar aniversários porque Jeová odeia?

O mais exato seria dizer: Não há nada escrito na Bíblia que diga categoricamente isso.

Dando uma olhada sobre falácias encontrei a falácia da falsa causa que é quando alguém supõe que, por duas coisas estarem acontecendo juntas, uma é a causa da outra. Quem comete essa falácia ignora a possibilidade das duas coisas não terem relação de causa, e a aparente conexão ser uma coincidência.

Ex: Na Bíblia os aniversários foram de pessoas que não serviam a Deus, por isso cometeram atrocidades no dia do seu aniversário, logo aniversários natalícios são errados.

Bem, a Bíblia apenas narra o que aconteceu nos aniversários, não põe nenhum critério de julgamento sobre se comemorar aniversários é CERTO ou ERRADO.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por The Brother »

Esse corpo governante está pagando o preço das loucuras interpretativas de Rutherford e Fred Franz. Acredito que até creiam que aniversário não é condenado e que poderia claramente estar no campo das questões de consciência. Mas, o problema é que a estrutura de doutrinas já dominou os homens, não é fácil alterar um ponto desses por menor que seja. Eles já deixaram claro em um Broadcasting que o corpo governante é o "guardião da doutrina", ou seja, eles se comprometeram apenas a manter a tradição. A religião TJ é cheia de tradição e se organizam por ela. Diz-se que a luz clareia mais e mais, mas parece que essa luz só acende em questões proféticas, nunca em questões de entendimento sobre doutrinas que afetam a vida cotidiana.
Gente, se fosse permitido o debate, o livre pensar sem essa repressão que os dirigentes impõem, e , se olhassem para além do seu umbigo e enxergassem que não são nada além do que apenas mais uma religião, essa organização cheia de pessoas dinâmicas, multilingue e com presença global poderia ser uma ferramenta enorme de desenvolvimento social nas comunidades em que estão inseridas.
Mas nao, ficam interpretando o que a bíblia não diz sobre aniversários. Controlando o crescimento de pelos das caras de homens barbados, digo não barbados. Tratando oito milhões como se fossem crianças precisando ser tuteladas continuamente.
Poderia ser uma excelente religião pela dedicação e pelo esforço no desenvolvimento da honestidade e do caráter presente na grande maioria dos membros que são honestos em sua disposição mental e merecem todo respeito e consideração. Mas, em contrapartida é uma estrutura que aprisiona, poda, nos enche de medos e frustrações.
Não somos robôs, Cristo não nos via assim. Nem receita de bolo quando rigorosamente seguida por duas pessoas habilidosas pode produzir o mesmo bolo. Uma religião verdadeira não precisa necessariamente oferecer receita de bolo.
Quando li os dois livros de Raymond Franz chorei copiosamente. Chorei não apenas por causa dos erros, mas porque entreguei minha relação com o criador a procuradores que tratam o individual como geral. Quase perdia minha fé em Deus. Cristo morreu para salvar a mim, morreu por cada pessoa, um indivíduo. Jeová nos ama como indivíduos, como sujeitos. Não preciso de um intermediário entre mim e aquele que derramou o sangue por mim, pois por fazer isso ele já se coloca como esse intermediário.
Não sou santo, erro e continuo errando, desejo ser julgado por aquele que me criou e por quem me salvou, não por homens que afirmam ser seus procuradores na terra. Me vejo como cristão e entendo cada vez mais que significa ter fé no sangue derramado de Cristo e procurar viver de acordo com essa fé, daí acho que a forma certa de fazer isso é passando o resto da vida tentando descobrir como fazê-lo. Jesus disse "estarei contigo todos os dias..." Cristo não nos chama para uma relação com uma organização, ele nos convida a estar todo dia com ele. E, entre a convicção da aprovação sugerida pelas TJs e a incerteza em seguir a Cristo sem entender plenamente como, prefiro aceitar seu convite e viver essa tentativa a cada dia.
Paz para todos.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Minha humilde e tosca opinião...

1º Proíbem afirmando (passado/presente).

2º Ficam em cima do muro (presente/futuro).

3° Questão de interpretação pessoal (futuro oba oba). O que realmente importa é atrair seguidores e manter os mesmos.

No final das contas os velhinhos "ungidos" que não me convencem em nada, dão muitas risadas quando a câmera é desligada.

O que importa mesmo é o tempo dos outros.

Time is money my brother!!!
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Pois é... A falácia do texto diário de hoje:
Quinta-feira, 16 de novembro [2017]

Melhor é ser paciente. — Ecl. 7:8.
No novo mundo, talvez haja situações em que precisaremos ter paciência. Por exemplo, pode ser que fiquemos sabendo de pessoas que estão muito alegres porque seus parentes e amigos foram ressuscitados. Mas nós mesmos talvez tenhamos de esperar pela ressurreição de pessoas que amamos. Nesse caso, será que nos alegraremos com os outros e seremos pacientes? (Rom. 12:15) Aprender a esperar com paciência agora pelo cumprimento das promessas de Jeová nos ajudará a ter paciência no futuro. Também podemos nos preparar para a vida no novo mundo por ter paciência em relação ao entendimento progressivo de verdades bíblicas. Será que somos estudiosos e pacientes à medida que essas verdades são esclarecidas ? Em caso afirmativo, provavelmente não teremos dificuldade para mostrar paciência no novo mundo ao passo que Jeová for revelando seus requisitos para a humanidade. — Pro. 4:18; João 16:12. w15 15/8 3:9, 10
Quantas conjecturas! Perguntinhas de retórica, especulações... Joguinhos de adivinhação...
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

JWTalvez...

Depois de muito afirmar aprenderam a transferir a responsabilidade de decisão "meio" induzida aos seus seguidores.

Mais do mesmo, talvez, talvez, talvez, etc...

Suponhamos que, veja bem, talvez, nós nunca dissemos isso e isso é fruto de sua interpretação.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Entendimento progressivo?

J progress E progress O progress V progress Á progress, e assim o Deus da torre se progressa. Deixando o lastro de mortos em meio a progressão de novas luzes.

Quantos morreram e quantos ainda morrerão?
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

A mensagem que eles tentaram repassar é a de que os escritores dos artigos efetuam uma exaustiva pesquisa com a finalidade de apresentar informações exatas.

Ficaram preocupados com a altura de uma montanha, com o nome de uma borboleta e com a dara da construção da esfinge egípcia.

Mas, e o ano da queda de Jerusalém diante dos Babilônios ???
Os estudiosos pesquisadores da JW encontraram abundantes evidências no registro histórico e nos doutores no assunto, para continuar sustentando o ano de 607 ac ?????
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Broadcasting / Nov-2017: Vamos brincar de "Você é o Editor"?

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Samurai Kazuo-San escreveu:Pois é... A falácia do texto diário de hoje:
Quinta-feira, 16 de novembro [2017]

Melhor é ser paciente. — Ecl. 7:8.
No novo mundo, talvez haja situações em que precisaremos ter paciência. Por exemplo, pode ser que fiquemos sabendo de pessoas que estão muito alegres porque seus parentes e amigos foram ressuscitados. Mas nós mesmos talvez tenhamos de esperar pela ressurreição de pessoas que amamos. Nesse caso, será que nos alegraremos com os outros e seremos pacientes? (Rom. 12:15) Aprender a esperar com paciência agora pelo cumprimento das promessas de Jeová nos ajudará a ter paciência no futuro. Também podemos nos preparar para a vida no novo mundo por ter paciência em relação ao entendimento progressivo de verdades bíblicas. Será que somos estudiosos e pacientes à medida que essas verdades são esclarecidas ? Em caso afirmativo, provavelmente não teremos dificuldade para mostrar paciência no novo mundo ao passo que Jeová for revelando seus requisitos para a humanidade. — Pro. 4:18; João 16:12. w15 15/8 3:9, 10
Quantas conjecturas! Perguntinhas de retórica, especulações... Joguinhos de adivinhação...
Editando meu post, rrss. Havia me esquecido do "PROVAVELMENTE"...
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 486 visitantes