Novas luzes ou mentiras reformadas?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Sister anne
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 209
Registrado em: 17 Set 2016 14:49

Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Sister anne »

Estava pesquisando na internet e me deparei com uma referência sobre 'Crenças das Tjs que foram esclarecidas desde 2012: https://www.jw.org/pt/publicacoes/livro ... -de-jeova/

E' engraçado como a ilusão ilude (desculpe o pleunasmo), a Torre coloca a reformulação de dogmas, ensinos, interpretações, como esclarecimento! Quando, na verdade, se se mudou o que era ensinado antes, se estava errado, então não passava de uma mentira (para ser elegante: era algo equivocado, um engano). Afinal, muitos foram ensinados erradamente a acreditar em algo que antes era correto, e muitos morreram acreditando "na ultima verdade".

Vejam o link acima e percebam o quanto os ensinos mudaram. E ainda, por que será que a Torre 'sumiu' com as literaturas antigas? Se fosse 'esclarecimento' não haveria necessidade de 'esconder' essa parte do passado.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Galileu »

Mentiras reformuladas sem duvida !

Esta Organização não tem a dignidade de se retratar sem rodeios e de modo franco sobre as mentiras que ensinou e ensina !

Um mal exemplo para qualquer um
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por kooboo »

"novas luzes" e "novos entendimentos" foram coisas que me fizeram deixar de ir ao campo. Afinal, o que eu estava pregando hoje, poderia ser 'um entendimento equivocado' no futuro, e o que eu preguei no passado, já era um equívoco hoje.
Ou seja, eu sempre estaria transmitindo informações erradas aos moradores.
Transmenti (o termo é proposital) um falso alerta que "paz e segurança" em 1975 era um sinal do fim - e não era.
Transmenti que a geração de 1914 não passaria e ... passou.

Ir ao campo não é levar verdades que salvam vidas, é levar mentiras que se provarão falsas pela própria torre. Ela própria trata de invalidar o que já disse.
Sendo assim, qual o sentido de pregar?

Ah, o fim tá próximo.... sim, Russel pregou isso com a mesma urgência em 1874, 1914... e morreu sem ver o fim. Todas as TJs nesse meio tempo fizeram o mesmo e morreram.

Portanto as luzes atuais não são nada menos que as mesmas mentiras de sempre que uma hora serão desmascaradas.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Dexter Supertramp
Forista
Forista
Mensagens: 66
Registrado em: 13 Jul 2017 17:20

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Dexter Supertramp »

Interessante como que quando essas "novas luzes" surgem, todos as veem com uma grande admiração, sem imaginar que elas cairão por terra dentro de poucos anos. A "verdade" que eu conheci quando me batizei em 2003 já não é mais a mesma a muito tempo. Então, como eu posso me manter leal a ela? É muito racional e até mesmo questão de dignidade procurar algo que realmente responda às minhas questões...
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Jorge »

A torre lançou por décadas, mentiras, interpretações equivocadas ou até mesmo invenções a cerca de ensinamentos.Como a maioria dessas "luzes" não se concretizou a saída é lançar "luz" sobre o que já foi "luz" para tentar manter o povo no cabresto e assim empurrar com a "barriga" até onde der.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

A opinião do "ungido" fundador -
Imagem
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
eumesmo
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 17
Registrado em: 15 Ago 2017 17:19

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por eumesmo »

Mas o legado da geração de 1914 foi transeferido para a segunda e terceira geração e agora, em quantas décadas o harmagedon foi adiado ?
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por feliciapink »

eumesmo escreveu:Mas o legado da geração de 1914 foi transeferido para a segunda e terceira geração e agora, em quantas décadas o harmagedon foi adiado ?

Isso aí como já foi dito acima eles irão empurrar com a barriga.
ou contar algo que lendo esse tópico me fez cair uma lembrança. Acho que foi entre o ano de 2013 ou 2014, e foi na minha antiga congregação, eu ainda não tinha acordado da hipnose da torre. Ainda tinha minha mente escravizada. Vcs lembram que teve um estudo da Senta Nela que falou sobre essa segunda geração? O ancião que presidiu o talo estudo, hoje tem entre 65 ou 66 anos, e é tj desde os anos 50, ou seja ele era criançinha quando a mãe se tronou tj tbm. Ele viu eu e meus irmãos nascerem. Ele quando aplicava o estudo se enrolou todo nessa explicação. Mas por que ele ouviu quase toda a vida dele a outra explicação da geração de 14. Tanto que teve um outro ancião que deu um comentário corrigindo ele, por que ele mesmo não sabia exatamente como explicar.
Ao término do tal estudo, eu, meu marido e uma turminha fomos para casa de uma irmã, fazer um churrasco depois da tal reunião. E o assunto do estudo foi mencionado. Que alguns não estavam entendendo direito e o irmão da dona da casa, um rapaz de uns 23 anos, mencionou que então p fim estaria mais longe com essa explicação. Aí foi aquele debate. Esse rapaz é tj fanático, tem agora a esposa tbm tj e toda a família lá dentro, entre pais, irmã, cunhados, tia, primos e toda a família da esposa. Mas percebam que ele ainda assim ficou bolado. Eu na época era tj de carteirinha, nem percebi essa salada que a torre inventou.
Mas gente com certeza muitas pessoas ao redor do -planeta que pertecem a essa seita tbm devem ter percebido isso. Se saíram depois disso é outra história. Cada um sabe onde aperta o seu calo, se não puderam sair por causa de familiares e aqui não tem ninguém pra julgar. Mas que perceberam, isso perceberam.
Vcs acham que o CG mudou sua auto denominação de Escravo fiel e prudente por que? Por que o prudente? Justamente por que agora falarem de profecias é terreno perigoso para eles.
Para as tjs comuns as profecias que até então eles falaram e ainda citam algumas tá valendo.
Fico imaginando se daqui a 10 ou 20 anos, se como exemplo a China se tornar mesmo uma enorme potência e passar os EUA. Bem, só o fato de se passarem 20 anos e fim nenhum vir já é prova da falácia. Mas vamos por essa da China como um exemplo. Muitos especialistas apontam isso, mas não sei. Mas vai que acontece mesmo. Espero tá viva e vcs tbm meus colegas foristas, só para saber qual será o malabarismo teológico que a torre fará para explicar isso. Infelizmente, muitos na época ainda aceitarão como novas luzes. Irão aplicar Provérbios 4:18, e ainda exclamarão como hoje fazem que "Quão bom é Jeová que ensina o seu povo no tempo certo, com alimento fresco através do seu Escravo" . Mas muitos tbm abrirão os olhos. Os que hoje já são idosos, já não estarão mais lá.
O CG dizer que nunca disse nada sobre potências, sobre livro de Ezequiel, Jeremias ou Daniel? Vai ser difícil. Hoje se tem a era digital. Tudo pode ser arquivado, guardado e provado. O que eles irão fazer com essas informações, quem tiver vivo até lá verá.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Galileu »

Nobre Endividada escreveu:A opinião do "ungido" fundador -
Imagem
Tinha que ser colocado um banner deste em todas as tribunas de todos os salões do reino do mundo inteiro , assim como eles fazem com o texto do ano !!!

HIPOCRITAS ! FARSANTES !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Anderson
Forista
Forista
Mensagens: 154
Registrado em: 23 Nov 2008 19:58

Re: Novas luzes ou mentiras reformadas?

Mensagem não lida por Anderson »

De vez em quando é bom “reviver” certos tópicos para alertar os TJ´s de plantão que aqui vêm nos visitar...

Não há a mínima possibilidade de aceitar essas chamadas “novas luzes”. Qualquer pessoa com senso crítico é capaz de discernir as discrepâncias nos ensinos da STV. Apenas para “refrescar a memória”, basta recorrer à revista Sentinela de fevereiro de 2017, onde o CG afirmou que não é inspirado por Deus e pode cometer erros.

Atualmente, eles afirmam serem “guiados” (me corrijam caso eu esteja errado), porém não consigo entender a diferença entre ser guiado ou inspirado, tendo em vista que o dicionário mostra que o significado é o mesmo de “inspirar”, “conduzir”, “dirigir” ( https://www.dicionarioinformal.com.br/guiar/)...O problema disso é que muitas TJ´s passaram grande parte de suas vidas ouvindo discursos nas reuniões, congressos e assembléias afirmando exatamente o contrário!

O cerne desses “ajustes” ou “novas luzes” é uma prova clara que o CG não tem o favor divino e não é detentor de ensinos verdadeiros, tanto é verdade que já teve de mudá-los e continuará fazendo “ajustes” inúmeras vezes!

Cai por terra a falácia de que eles buscam "entender melhor" a Bíblia, conforme eles mesmos justificam. Argumentam que havia erros entre os cristãos no primeiro século. Isso é verdade, contudo, não justifica. O fato é que existe a necessidade de se confrontar o que é ensinado pelo CG à luz das Escrituras. Pregar ou falar em nome de Deus não significa que as doutrinas transmitidas pela STV provém de Deus! Todas as religiões procedem da mesma forma mas não significa que seus ensinamentos estão corretos.

A questão não é a falha humana do CG, que dizem ser imperfeitos e sim a diretriz doutrinária “imposta” aos adeptos da seita: ou você aceita ou está fora!!
Afirmar ser a "única religião verdadeira" é uma coisa, mas provar utilizando falácias é totalmente diferente! Se bem que o chamado “exclusivismo religioso” é característica comum de movimentos sectários...

Os adeptos da seita podem ser considerados legalistas, haja vista utilizarem a Bíblia para dar suporte às suas doutrinas. Doutrinas estas interpretativas, em virtude de seus ensinamentos serem considerados “diferenciados”. Alguns exemplos:

a) 1914: o problema não é o cálculo utilizado para se chegar ao ano de 1914 e sim a cronologia, ou seja, o entendimento utilizado pelo CG, o qual não encontra embasamento de nenhum historiador ou teólogo atuais. A data de 607 AEC, utilizada como marco inicial, como data da destruição de Jerusalém pelos babilônios já foi comprovado como sendo equivocado. Portanto, nem deveria ser utilizado em suas publicações! Interessante notar que somente os TJ´s utilizam essa data e não há como abandoná-la, pois constitui a base de toda sua estrutura doutrinal.

b) Os 144 mil: ultimamente tem causado “embaraço” nos dirigentes da seita, tendo em vista que, por não possuir um embasamento sólido, a cada ano o número dos tais "ungidos" tem aumentado. O próprio CG tem se enrolado tanto que chegou a insinuar que quem tomasse dos emblemas seria considerado "mentalmente perturbado"...e;

c) 1975: acreditando que o fim viria naquele ano, a STV afirmou que vender casas e propriedades era "certamente um modo excelente de passar o pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo". (Ministério do Reino, Julho de 1974, pág. 3-4). Como o fim não veio, o CG jogou a culpa nos adeptos (vide “A Sentinela” 15/9/80, pg.16 §6, onde afirmaram que o “desapontamento” ocorreu devido "ao seu próprio entendimento baseado em premissas erradas"...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 256 visitantes