Vida eterna perfeita e suas implicações

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Galileu »

Tj calado parabens por se permitir questionar e de estar livre da soberba atitude, de achar que sabe tudo e desprezar o ponto de vista alheio.

d:4 d:4
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Galileu escreveu:Tj calado parabens por se permitir questionar e de estar livre da soberba atitude, de achar que sabe tudo e desprezar o ponto de vista alheio.

d:4 d:4
Sinceramente, Galileu, eu gostaria que tudo isso fosse possível. Quem não gostaria? E vou ainda mais longe. Gostaria de ser convencido, com argumentos razoáveis, racionais. Não baseados apenas na vontade que se tem de que ocorra. Se for pra dedicar minha vida a esperar por algo apenas imaginável, prefiro aguardar por algo bem egoísta, já que não vai fazer mal a ninguém mesmo.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

TJCalado escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:TJCalado escreveu:
_"Engraçado que o próprio Deus deu livre arbítrio a todos os humanos, mas os adoradores dele não admitem que aqueles que não compartilham com suas crenças tenha esse direito. Porque não esperam, se não a verificação de quem está certo ou errado, o próprio Deus punir aqueles que não acreditam ou discordam dele?"

Não é este o caso TJCalado. A questão é deixar aqueles que não acreditam em Deus ou que discordam dele falando sozinhos, como se fosse a única coisa a ser ouvida no mundo! Você não gostaria de passar 50 anos pregando que não há Deus e se houver certamente é mau e depois ver as coisas milagrosamente melhorarem por uma intercessão Dele! O que você diria para aqueles que acreditaram em sua pregação e que por causa disto tomaram medidas fatalistas irremediáveis?
Ronildo, você fala como se houvesse uma obra de evangelização anti-deus. Como se a maioria negasse a existência dele e você fizesse parte dos poucos que ainda o defendem. Você sabe que o que ocorre é justamente o contrário. O comentário questionador é que é uma reação à imposição da crença.
Eu não prego nada. Não determino nada. Eu questiono. Não excluo de forma definitiva a existência de Deus, ou as intenções dele. Apenas considero TODOS os fatos. E a minha conclusão atual é de que ainda não há evidências que me convençam. Quem está afirmando com absoluta certeza, sobre experiências nunca passadas por nenhum ser humano, cujo livre-arbítrio torna tudo totalmente imprevisível, utilizando termos como "certamente" e "imagine", são pessoas otimistas e esperançosas que pensam como você.

Você perguntou num texto atrás quem define o bem TJCalado? Seis mil anos de história escrita e isso não é suficiente para a humanidade ter noção do que é o bem? Bondade? Quando você vem com estes subterfúgios espero sinceramente que as pessoas se deêm conta de quem não consegue ver a realidade da vida! Se fizermos uma votação mundial do que os 7 bilhões de habitantes consideram obras de bem ou bondade, qual a porcentagem diria que é "explodir inimigos" ou coisas que você menciona de uma minoria enganada? Qual a porcentagem se voltariam para as questões familiares, ajudar alguém em necessidade e assim por diante?

E você nega que existe uma obra de evangelização anti-Deus? Você está em outro planeta? Sim, porque aqui no planeta Terra desde pequenas as crianças são forçadas a ouvir, escrever e dar respostas em provas conforme a teologia ateísta cujo conteúdo principal é uma teoria disfarçada de científica chamada de Teoria da Evolução, mas que está cheia de conteúdo fantasioso provindo da mente de ateus. (Inclusive essa teoria deveria se chamar de Teoria do Desenvolveu, já que contém milhões, bilhões de milagres espontâneos sem causa alguma). Sem falar nas aulas em que os professores empenhados na causa ateísta sempre dão um jeito de desdenhar da crença em Deus. Depois de adulto a pessoa é bombardeada com informações e matérias atéias, sempre querendo dar conotação de científico. Não importa TJCalado, se proporcionalmente os ateus são em menor número, o que importa é o "poder de fogo". O que 10 milhões de brasileiros simples poderiam fazer contra um homem com o poder do Silvio Santos se por acaso houvesse um conflito entre estas duas partes e uma necessidade de convencimento? Mesmo que se diga que o que importa é onde está a verdade, nós sabemos que não é assim que funciona pelo fato do ser humano ser enganado por aqueles que manipulam as informações como a história da humanidade comprova. Portanto há sim uma obra de evangelização anti-Deus. E a situação é tão trágica que muitos são envolvidos por esta pregação e somente depois de muito tempo se libertam desta maneira enganosa de encarar a vida vindo a se dar conta bem depois de que Deus existe e é Bom. É só pesquisar no Google: eu era ateu e virei cristão ou porque deixei de ser ateu.
Você diz: "Eu não prego nada, não determino nada. Eu questiono".
Isto depende da noção de cada um sobre o que é pregar, determinar e questionar.
No meu entendimento, se você chega em casa, deita em sua cama e fica pensando em todos os assuntos dos quais escreveu, você está questionando. Porém, quando expõe isto para várias outras pessoas, como no fórum, você está pregando. E sobre determinar, se você reler tudo que escreveu creio que se dará conta que você determina que as promessas de Deus não são confiáveis, que Ele, Deus, vai enrolando com promessas para manter o controle sobre sua criação entre outras coisas depreciativas.
Bem TJCalado, pessoas podem achar bem inteligentes estes questionamentos que você prega. Eu absolutamente acredito que a felicidade está em coisas simples e alcançáveis como a vida familiar, a honestidade, a certeza que a nossa própria existência é positiva, tanto para nós mesmos como para outros, seja pelo que fazemos ou falamos. E Deus vai perpetuar isto.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Galileu escreveu:Tj calado parabens por se permitir questionar e de estar livre da soberba atitude, de achar que sabe tudo e desprezar o ponto de vista alheio.

d:4 d:4

Bem Galileu, se eu dei esta impressão, gostaria de lembrar que nem sempre onde há discordância há desrespeito ou soberba. E como já disse anteriormente, há milênios de uma história cristã cujas vidas não foram em vão.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:Você perguntou num texto atrás quem define o bem TJCalado? Seis mil anos de história escrita e isso não é suficiente para a humanidade ter noção do que é o bem? Bondade? Quando você vem com estes subterfúgios espero sinceramente que as pessoas se deêm conta de quem não consegue ver a realidade da vida! Se fizermos uma votação mundial do que os 7 bilhões de habitantes consideram obras de bem ou bondade, qual a porcentagem diria que é "explodir inimigos" ou coisas que você menciona de uma minoria enganada? Qual a porcentagem se voltariam para as questões familiares, ajudar alguém em necessidade e assim por diante?
Não uso subterfúgios. Uso simplesmente a lógica. O "bem" e o "mal" são coisas tão confusas que um paciente TJ e um médico terão conceitos diferentes sobre uma transfusão feita sem permissão, por exemplo. "Seis mil anos de história" nem a eternidade poderão definir exatamente o que é o "bem", Porque o bem depende de um ponto de vista. E cada pessoa tem o seu, baseado em seus aprendizados e sua cultura. Logo, "o bem" não se resume a ajudar uma velhinha a atravessar a rua, ou contribuir para acabar com a fome na África. Por exemplo, uma pessoa pode achar que faz o bem contribuindo com R$30,00 mensais para os Médicos Sem Fronteiras ao mesmo tempo em que paga R$5.000,00 em um iPhone. Ele acha que faz o bem, e quem pode questionar? Justamente porque o conceito de pratica "o bem" é algo muito particular. Não se resume a "questões familiares, ajudar alguém em necessidade...". Envolve muito mais os "...e assim por diante". Não há como fazer uma votação que abranja todos os aspectos de fazer "o bem". Já o conceito de respeito ao direito e à propriedade alheia é bem mais específico.
Ronildo Araujo escreveu:E você nega que existe uma obra de evangelização anti-Deus? Você está em outro planeta?
Uma obra organizada, não. Há pessoas que reagem à ridicularização dos crentes. Observe que enquanto eu apenas falei que você desconsidera certos fatos, você disse que eu uso "subterfúgios", É assim que crentes fazem. Acusam, e acham que não devem ser questionados, porque representam a Deus, e Deus não pode ser questionados. Nós não temos uma entidade para qual apelar em última instância.
Ronildo Araujo escreveu:Sim, porque aqui no planeta Terra desde pequenas as crianças são forçadas a ouvir, escrever e dar respostas em provas conforme a teologia ateísta cujo conteúdo principal é uma teoria disfarçada de científica chamada de Teoria da Evolução, mas que está cheia de conteúdo fantasioso provindo da mente de ateus. (Inclusive essa teoria deveria se chamar de Teoria do Desenvolveu, já que contém milhões, bilhões de milagres espontâneos sem causa alguma). Sem falar nas aulas em que os professores empenhados na causa ateísta sempre dão um jeito de desdenhar da crença em Deus. Depois de adulto a pessoa é bombardeada com informações e matérias atéias, sempre querendo dar conotação de científico.
Não há teologia ateísta. A Teoria da Evolução não se disfarça de científica. Ela é científica. Ela é baseada em pesquisas. E como teoria, não é ensinada como verdade absoluta. Pesquisas e mais pesquisas apenas apontam para direções possíveis. Vários fósseis encontrados levaram certas conclusões, mas a evolução continua sendo TEORIA. Teoria é um conhecimento especulativo. Quem transformou a TEORIA da Evolução em doutrina, foram os crentes.
Se você acha que a Teoria da Evolução é uma teoria disfarçada de científica, o que é ciência de verdade? O "fato" inquestionável de que o homem foi um boneco de barro, que ganhou vida quando Deus soprou nas narinas? Você acha que isso é o que deveria ser estudado como ciência nas escolas? São experiências relacionadas a eventos como esse que deveriam ser feitas nos laboratórios das Universidades?
Ronildo Araujo escreveu:Não importa TJCalado, se proporcionalmente os ateus são em menor número, o que importa é o "poder de fogo". O que 10 milhões de brasileiros simples poderiam fazer contra um homem com o poder do Silvio Santos se por acaso houvesse um conflito entre estas duas partes e uma necessidade de convencimento? Mesmo que se diga que o que importa é onde está a verdade, nós sabemos que não é assim que funciona pelo fato do ser humano ser enganado por aqueles que manipulam as informações como a história da humanidade comprova. Portanto há sim uma obra de evangelização anti-Deus. E a situação é tão trágica que muitos são envolvidos por esta pregação e somente depois de muito tempo se libertam desta maneira enganosa de encarar a vida vindo a se dar conta bem depois de que Deus existe e é Bom. É só pesquisar no Google: eu era ateu e virei cristão ou porque deixei de ser ateu.
Hum! Deve ser por causa dessa conspiração ateia que as leis constitucionais são baseadas em critérios religiosos. Deve ser por isso que em repartições públicas tem um crucifixo na parede. Por isso que instituições religiosas são isentas de impostos e nem precisam declarar o dinheiro que recebem ao fisco. Por causa do "poder de fogo" dos ateus.
Ronildo Araujo escreveu: Você diz: "Eu não prego nada, não determino nada. Eu questiono".
Isto depende da noção de cada um sobre o que é pregar, determinar e questionar.
No meu entendimento, se você chega em casa, deita em sua cama e fica pensando em todos os assuntos dos quais escreveu, você está questionando. Porém, quando expõe isto para várias outras pessoas, como no fórum, você está pregando.
Então, 'no seu entendimento', questionamento só é feito em voz baixa. Quando o questionamento é declarado abertamente, é uma pregação.
Ok! Estou começando a entender como você pensa.
Ronildo Araujo escreveu:E sobre determinar, se você reler tudo que escreveu creio que se dará conta que você determina que as promessas de Deus não são confiáveis, que Ele, Deus, vai enrolando com promessas para manter o controle sobre sua criação entre outras coisas depreciativas.
Para seu conhecimento, "determinar" é indicar algo a partir de uma análise, de uma avaliação. Determinar não é reconhecer algo como verdade absoluta. Portanto, é uma simples conclusão baseada no que se percebe. Então eu determinei "que as promessas de Deus não são confiáveis, que Ele, Deus, vai enrolando com promessas para manter o controle sobre sua criação entre outras coisas depreciativas" com base na observação. É o que ele tem feito até agora, segundo a bíblia.
Ronildo Araujo escreveu:Bem TJCalado, pessoas podem achar bem inteligentes estes questionamentos que você prega. Eu absolutamente acredito que a felicidade está em coisas simples e alcançáveis como a vida familiar, a honestidade, a certeza que a nossa própria existência é positiva, tanto para nós mesmos como para outros, seja pelo que fazemos ou falamos. E Deus vai perpetuar isto.
Meus questionamentos não são inteligentes. Inteligente é calcular a trajetória de um objeto espacial viajando a milhares de Km/h, sofrendo o efeito da gravidade de vários corpos celestiais. Isso eu nem tenho ideia de como fazer. Meus questionamentos são apenas baseados na leitura e observação honesta da própria bíblia.
Essas "coisas simples e alcançáveis como a vida familiar, a honestidade, a certeza que a nossa própria existência é positiva" não precisam ser eternas para temos felicidade.

E, VOLTANDO AO ASSUNTO DO TÓPICO, sobre Deus perpetuar essas coisas, isto nem chega ser teoria, pois não há nada observável que dê indícios disso. Absolutamente nada! É apenas uma ESPERANÇA, baseada em uma PROMESSA.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:
Galileu escreveu:Tj calado parabens por se permitir questionar e de estar livre da soberba atitude, de achar que sabe tudo e desprezar o ponto de vista alheio.

d:4 d:4
Bem Galileu, se eu dei esta impressão, gostaria de lembrar que nem sempre onde há discordância há desrespeito ou soberba. E como já disse anteriormente, há milênios de uma história cristã cujas vidas não foram em vão.
:shock: :shock:
Não creio que isto tenha sido uma indireta para você, Ronildo. Se você lê a entende a bíblia como leu e entendeu esse comentário do Galileu, são compreensíveis algumas das suas conclusões sobre Deus.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por T.I.T.J »

TJCalado escreveu:Ah! Estive pensando há pouco sobre termos como "eternidade" e "eterno". São palavras que, pelo próprio conceito que representam, mostram-se enganosas. A princípio, eterno é algo que não tem fim. Mas se pararmos para analisar, Adão e Eva, como seres humanos perfeitos, tinham vida eterna, pois se diz hoje que eles perderam esse "privilégio". Mas hoje não existem mais.
Bom dia TJ Calado, tudo bem? Concordo com os conceitos de "eternidade" e "eterno" mas sobre a questão da vida eterna lendo o relato da queda do homem no Gênesis, o que dá a entender é que eles não tinham ainda a vida eterna, tanto é que no Gênesis capítulo 3:22 Deus dialogando com sei lá quem, diz: “O homem se tornou como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau. Agora, para que ele não estenda a mão e pegue também do fruto da árvore da vida, e coma, e viva para sempre. . .
O homem e a mulher na verdade perderam a oportunidade ou "privilégio" de "obter" a vida eterna, escolheram antes o conhecimento, à vida. Pelo menos essa é a forma que entendo lendo o texto de forma crua.

E faz até certo sentido pensar assim se formos comparar esse tema "vida eterna" ou "imortalidade" com outras histórias de civilizações do oriente Próximo que são anteriores a escrita da bíblia, essa coisa da vida eterna ser na verdade uma "dádiva" de Deus ou deuses, não tendo o homem o direito, mas sim como sendo algo que fica a critério da divindade da-lo ou não ao ser humano.

No mito do dilúvio sumério, Ziusudra após ter sobrevivido ao dilúvio recebe a "imortalidade" de um "Deus" (Enlil) e vai morar num lugar paradisíaco chamada montanha de Dilmun, para viver para sempre. O personagem "ganhou" a vida eterna de um Deus.

Ziusudra, o rei,
Diante de Enlil curvou a face até o chão;
Este deu-lhe vida como a de um deus,
Uma alma eterna como a de um deus
, ele lhe outorgou.
Naquele tempo, Ziusudra, o rei,
Chamado "salvador dos viventes e semente da humanidade"
Eles fizeram com que habitasse na montanha inacessível, montanha de Dilmum.

No mito babilônico do dilúvio, Utnapistim, após sobreviver ao dilúvio também recebe a imortalidade.

Assim, Enlil embarcou no navio.
Levando-me pela mão, me embarcou.
Embarcou a minha esposa e fez com que (ela) se ajoelhasse ao meu lado.
De pé entre nós, ele tocou nossas frontes para abençoar-nos:
"Até agora Utnapistim e sua esposa tem sido apenas humano.
De agora em diante Utnapistim e sua esposa serão como deuses.
Utnapistim habitará muito longe, na boca dos rios!

E ainda no mito babilônico de Adapa, era um homem que tinha ganhado sabedoria do deus "Ea", mas não tinha "vida eterna". Por causa de um incidente, ele acaba tendo que ir prestar contas ao deus top das galáxias "Anu". Esse deus acaba decidindo abençoar Adapa com a imortalidade, sendo que para isso ele teria que comer a comida da "vida" e beber da "água da vida", mas ele recusa, pois havia sido enganado por um outro deus que havia dito para ele não comer e nem beber o que fora oferecido.

...A comida da vida
Trazei-lhe para que ele coma". A comida da vida
Trouxeram-lhe, mas ele não comeu. A água da vida
Trouxeram-lhe, mas ele não bebeu. Um vestido
Trouxeram-lhe, e ele se vestiu (com ele). Óleo
Trouxeram-lhe, e ele se ungiu (com ele).
Anu olhou para ele, e riu.
"Venha cá, Adapa! Por que você não comeu nem bebeu?
Agora, você não viverá. Ai (da)...humanidade. Ea,
Meu senhor.
Disse: "Não coma, não beba!"
"Levem-no de volta para sua terra!"

No caso de Adapa ele "perdeu a oportunidade de obter a vida eterna" e além disso, pela recusa de brinde a humanidade ganhou doenças e enfermidades...

Perceba que em todas essas histórias, incluindo o Gênesis, a vida eterna ou a imortalidade não é algo que o homem já tem, é uma dádiva que ele ou ganha ou perde...

No fim fica tudo a critério de Deus.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Quanto aos termos "eternidade" e "eterno" concordo com os conceitos mas não os acho que são enganosos. São o que são.

Obs. Editei tanto o comentário anterior que não deu pra colocar essa observação lá RS! Deu a cota de edição kkkk
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Olá T.I.T.J.!
Muito bons os seus argumentos. Quando você disse...
Concordo com os conceitos de "eternidade" e "eterno" mas sobre a questão da vida eterna lendo o relato da queda do homem no Gênesis, o que dá a entender é que eles não tinham ainda a vida eterna, tanto é que no Gênesis capítulo 3:22 Deus dialogando com sei lá quem, diz: “O homem se tornou como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau. Agora, para que ele não estenda a mão e pegue também do fruto da árvore da vida, e coma, e viva para sempre. . .
O homem e a mulher na verdade perderam a oportunidade ou "privilégio" de "obter" a vida eterna, escolheram antes o conhecimento, à vida. Pelo menos essa é a forma que entendo lendo o texto de forma crua.
...faz todo o sentido.
Lendo essa referência bíblica, também entendo que ela quer dizer isso. Pelo relato, o primeiro casal não havia comido do fruto da árvore da vida. Levando isso em consideração, não se sabe então o que seria essa vida eterna. Ao abrir esse tópico, como pode ser observado no primeiro post, eu estava me referindo e tecendo críticas à vida eterna na Terra e em corpo físico. Como já mencionado por mim no que já comentei até aqui, não discuto a vida eterna imortal no mundo espiritual, pois não tenho nenhum parâmetro para discutir, seja defendendo ou criticando. Assim como Adão e Eva, antes de comerem do fruto do conhecimento não tinham a menor ideia do que significava 'morrer no mesmo dia', igualmente até hoje ninguém sabe exatamente o que é o "viva para sempre" no caso de comerem.
Se considerarmos o relatos iniciais de Gênesis como literais, poderemos ser levados a crer que essa vida eterna seria em corpo físico aqui mesmo na Terra. Mas aí entram as contradições que venho comentando desde o início do tópico. Mesmo assim, como vimos até agora, há quem acredite nessa esperança.
Mas se tudo aquilo lá no Éden fazia parte de uma simbologia, podemos admitir nossa ignorância a respeito do assunto e simplesmente aguardar sem fazer conjecturas e expectativas.
Veja o caso exemplificado por você mesmo em relação a Ziusudra. Veja que, após receber a imortalidade, "Eles fizeram com que habitasse na montanha inacessível, montanha de Dilmum." Já no caso de Enlil, este passou a habitar "muito longe, na boca dos rios". Já Adapa, após recusar-se a comer e beber a comida e a água da vida, ele foi levado "de volta para sua terra", ou seja, saiu da condição em que poderia ter vida eterna.
Será que se pode concluir que estes se referem a lugares do mundo físico? Não creio. Aí já entra um assunto que não pode ser fisicamente explicado. Um campo que eu não me atrevo a discutir.
Minha relutância é em crer na vida eterna em um corpo sujeito às leis do universo físico. Aqui, onde o tempo é medido, o eterno só existe ATÉ AGORA. Assim, ele perde o sentido e se torna enganoso, ou pelo menos conflitante. No mundo físico, acredito ser arriscado ate mesmo afirmar com absoluta certeza que o próprio tempo seja eterno.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Pode me chamar de louco kkkkk já estou acostumado
Editado pela última vez por T.I.T.J em 30 Out 2017 14:26, em um total de 1 vez.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 207 visitantes