Vida eterna perfeita e suas implicações

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Creio que não dá medir grau de alegria ou satisfação só pela sensação do alívio ou pela transição entre um momento ruim e bom, coisa que experimentamos nesta condição mortal que temos. Discutir sobre se avida eterna será enfadonha é empírica, talvez não tenhamos noção de alegria plena ou não temos uma base mais nítida de saber como ser verdadeiramente feliz em plenitude; isso talvez até mesmo por uma limitação emocional e psicológica. A alegria e satisfação pode vir de outros fatores em que se pode enquadrar numa condição de eternidade, fatores dos quais talvez ainda nem sabemos. Sinceramente, se houvesse um método ou esperança real de vida eterna, eu aceitaria sem se preocupar com essa ideia de ficar enfadada O modo como as TJs e outras religiões descrevem a eternidade, realmente deixam dúvidas e não são nada coerentes. Porém, eu gostaria de experimentar a eternidade para saber se será chata ou não.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Altair Rocha
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 13 Ago 2017 09:50

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Altair Rocha »

Ana Reis escreveu:As vezes me pegava indagando essas coisas. Como seria viver para sempre na terra, bate aquela angústia rsrsrs eu imaginava como seria entediante depois de um tempo. Rsrs acho que a graça da vida é saber que vamos morrer e aproveitar o máximo este tempo em que estamos vivos.

Digamos que realmente fosse entediante, ainda assim acha uma proposta melhor viver sessenta anos 'aproveitando' o máximo e depois simplesmente bater as botas?

Minha visão é exatamente oposta a sua, Ana. Acharia sem graça e enfadonho, sem significação alguma justamente plantar e colher pra depois morrer. Não sei o que você entende como aproveitar o máximo esse tempo, simplesmente não consigo imaginar como em sessenta anos, haja visto que após isso a funcionalidade do corpo fica seriamente comprometida, claro, sendo otimista, alguém poderia dizer que realmente 'aproveitou' alguma coisa. Até a noção de aproveitar nessa esfera pra mim careceria de significação, sentido, cor.

As ideias que formamos do que ir-se-á viver ou o quadro completo de todas as possibilidades que poderiam se apresentar diante de nós num contexto de vida eterna com nossa experiência de trinta, quarenta, cinquenta anos é tão vaga que se torna engraçado falar sobre isso; em alguma parte do livro de Isaías se diz que não podemos sequer imaginar a inteireza das coisas que virão a tona. Julgar o que poderemos sentir ou viver sem estar lá é natural, mas com base em nossa pouca experiência, no contexto desse sistema, é ao mesmo tempo ingênuo.

Eu procuro pensar em tudo o que eu poderia aprender, desenvolver, fazer, e realizar. Nas pessoas que eu poderia conhecer, no mundo inteiro. Por exemplo, sabendo que haverá alimento em cada parte, ou água, alguém poderia sair daqui para digamos algum ponto na Índia, sem levar uma bolsa sequer; poder-se-ia parar para pernoitar em cada casa que preferisse, pois todos seriam de fato irmãos, e se poderia aprender com cada um de sua experiência, sua ciência, sabedoria, cultura, etc. Aliás se poderia andar a terra inteira, sem barreiras, sem idioma; a variedade de vida, comida, nem vinte, nem cem mil, nem um milhão de anos seria enfadonho.

Bom, eu falo assim porque tenho fé, o que é uma questão pessoal. Pra quem realmente acha que o melhor seria morrer após determinado tempo, e que nisso consiste a graça da vida, então realmente, que se aproveite o máximo; hoje vivemos até setenta anos graças a ciência, mas com nossa compleição atual é mais fraca até que no passado, não passaríamos de quarenta anos na natureza.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Nobre Endividada escreveu:Creio que não dá medir grau de alegria ou satisfação só pela sensação do alívio ou pela transição entre um momento ruim e bom, coisa que experimentamos nesta condição mortal que temos. Discutir sobre se avida eterna será enfadonha é empírica, talvez não tenhamos noção de alegria plena ou não temos uma base mais nítida de saber como ser verdadeiramente feliz em plenitude; isso talvez até mesmo por uma limitação emocional e psicológica. A alegria e satisfação pode vir de outros fatores em que se pode enquadrar numa condição de eternidade, fatores dos quais talvez ainda nem sabemos. Sinceramente, se houvesse um método ou esperança real de vida eterna, eu aceitaria sem se preocupar com essa ideia de ficar enfadada O modo como as TJs e outras religiões descrevem a eternidade, realmente deixam dúvidas e não são nada coerentes. Porém, eu gostaria de experimentar a eternidade para saber se será chata ou não.
Nobre Nobre Endividada, não posso discutir a vida eterna em corpo espiritual. Mas sobre a vida eterna no universo físico é possível, sim, fazer uma estimativa. Perfeito ou imperfeito, o corpo humano está sujeito a esse universo. Assim como podemos concluir que humanos perfeitos não poderão voar, nem martelar o dedo sem sentir dor, pois esta é uma reação natural do corpo humano.
A felicidade plena só é interessante enquanto se mantém um alvo próximo, porém inalcançável. É isso o que mantém a gente prosseguindo adiante. Inclusive, é a busca por esse alvo o que faz a organização das Testemunhas de Jeová e todas as outras religiões existirem. Se uma dia a humanidade chegar a um nível global de plena felicidade, ela entra em estagnação e para de evoluir.
Aliás, a história bíblica mostra que o ser humano só adora a deus com base na ESPERANÇA. Por mais que Jeová faça algo por alguém, sempre tem uma promessa guardada na manga. O benefício nunca é pleno, justamente porque ele sabe que se ele der tudo, o ser humano não se curvará mais perante ele. Todos os seres que usufruíram de benefícios plenos (ou que acreditaram que os tinham), deram as costas para deus. Adão e Eva, humanos perfeitos que se desviaram atrás da promessa de saberem o certo ou o errado, e, indo para o domínio espiritual, Satanás e os anjos rebeldes (estes tinham contato direto com Deus).
TODOS OS OUTROS SERES vivem até hoje aguardando promessas, incluindo Jesus, que espera reinar por mil anos, e até agora nada!
Humanos, mesmo perfeitos, precisarão de esperança. Logo, nunca terão felicidade plena porque toda esperança implica em uma frustração temporária.
Acontece que 70, 80 ou mesmo 100 anos não é tempo suficiente para se descobrir que a plena felicidade nunca será alcançada. A eternidade, porém, é tempo mais que suficiente para descobrir isso.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Altair Rocha
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 13 Ago 2017 09:50

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Altair Rocha »

Primeiro Deus criou Jesus, depois os anjos, depois na esfera material os humanos, na vista dos anjos; inclusive não sabemos quantos anos após a criação das criaturas espirituais ele resolveu nos criar, claro, falo para os que acreditam no relato bíblico, como Ronildo, e apostalandia. Mas, na eternidade, ele pode tanto povoar o universo material, como criar realidades inimagináveis em outras esferas de existência; em todo caso prefiro crer que sempre haverá com o que me ocupar nesse tempo.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Altair Rocha escreveu:Primeiro Deus criou Jesus, depois os anjos, depois na esfera material os humanos, na vista dos anjos; inclusive não sabemos quantos anos após a criação das criaturas espirituais ele resolveu nos criar, claro, falo para os que acreditam no relato bíblico, como Ronildo, e apostalandia. Mas, na eternidade, ele pode tanto povoar o universo material, como criar realidades inimagináveis em outras esferas de existência; em todo caso prefiro crer que sempre haverá com o que me ocupar nesse tempo.
Entendo. Mas enquanto eu falo de fatos, os esperançosos falam de esperança pura e simplesmente baseada em suas aspirações.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

Altair Rocha escreveu:Primeiro Deus criou Jesus, depois os anjos, depois na esfera material os humanos, na vista dos anjos; inclusive não sabemos quantos anos após a criação das criaturas espirituais ele resolveu nos criar, claro, falo para os que acreditam no relato bíblico, como Ronildo, e apostalandia. Mas, na eternidade, ele pode tanto povoar o universo material, como criar realidades inimagináveis em outras esferas de existência; em todo caso prefiro crer que sempre haverá com o que me ocupar nesse tempo.
Entendo. Mas enquanto eu falo de fatos (à luz da bíblia), os esperançosos falam de esperança pura e simplesmente baseada em suas aspirações.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por TJCalado »

...o que corrobora a minha tese.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Apostalandia
Forista
Forista
Mensagens: 141
Registrado em: 07 Set 2017 16:58

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Apostalandia »

Eu continuo acreditando na esperança de viver para sempre em um paraíso aqui na terra. Penso que essa é a esperança mais consoladora que existe. Querem um exemplo ? Muitas mulheres sonham em gerar um filho no seu próprio ventre, mas não podem realizar esse sonho por causa de problemas de saúde. Se uma mulher nessa situação ir para o céu, como é a crença da maioria das religiões, ela jamais poderá concretizar esse desejo. Já na esperança de um paraíso aqui na terra, o sonho dela poderá se tornar realidade. Logicamente, só Deus tem a resposta para muitas perguntas, mas com certeza ele tem um plano para a humanidade e esse plano ( para mim: é de vida eterna aqui na terra, em plena felicidade. )
Entendo que se todas as pessoas que forem salvas depois do dia do julgamento, irem para o céu, isso demostrará que Deus fracassou.
Por que ? Ao meu ver, ele criou a terra como lar permanente da humanidade. Ele não nos criou para nascer, morrer e ir para o céu, ou para o inferno. O objetivo dele era de que tivéssemos um vida feliz e eterna, sem jamais conhecermos a dor de perder um amigo ou ente querido para a morte.
Enfim, essa é apenas a minha crença. Tenho convicção de que um dia, Deus vai se manifestar para estabelecer o seu reino aqui na terra.
É importante deixar claro que
não é preciso ser membro da torre de vigia para acreditar nessa esperança, os cristadelfianos também pregam o reino de Deus e a vida eterna aqui na terra.
Digo mais: penso que qualquer pessoa, mesmo não fazendo parte de nenhuma religião, pode ter fé nessa crença. Eu mesmo, não tenho mais nenhuma religião, nem pretendo ter.
Sobre algumas questões relacionadas a essa crença, como por exemplo: o tédio, no meu ponto de vista,cada dia será um dia NOVO e com várias possibilidades.
Quanto mais a gente vive um vida prazerosa e sem sofrimento, mais queremos viver para vivênciar outras alegrias. No reino de Deus poderemos viajar pelo o mundo, ter muitos filhos ( cada filho, é um momento especial ), ter muitos netos, servir a Deus em uma organização que valorize e respeite as pessoas, enfim, sempre haverá coisas prazerosas para vivênciar.
Uma outra questão é sobre o espaço físico e a alimentação:
Temos que nos perguntar, será que não fomos criados para também colonizar outros planetas ? Ou será que Deus não poderia causar uma expansão infinita na terra, gerando cada vez mais espaço para a vida ?
Como eu disse acima, muitas questões só o criador pode nos responder. O importante é não permitir que uma decepção religiosa
destrua a nossa fé de uma vida melhor. Tanto sofrimento no mundo, tantas doenças, falta de alimentos, violência, a esperança do paraíso aqui na terra me conforta, assim como também conforta muitas outras pessoas.
Vejo que o problema não é acreditar na esperança em si, do paraíso,em Jeová Deus, em armagedom e tantas outras crenças que CONTINUO ACREDITANDO, o maior problema é se sujeitar a homens.
Não é por que eu acredito em Jeová e em seu reino, que eu vou ficar lambendo os pés do corpo governante, anciões e tantos outros mais.
Paraíso, Jeová, espirito santo, Jesus, nada disso pertence a uma organização humana.
Esse é um dos motivos que qualquer "apóstata" pode continuar
pregando o reino de Deus e Jeová as pessoas, como faço e pretendo fazer ainda mais quando eu tiver maiores possibilidades de tempo.
Eu tenho certeza de que com as péssimas atitudes do corpo governante ( venda de salões do reino, pedição de dinheiro e tudo mais ) muitos estão perdendo uma das coisas mais importantes na vida: A FÉ. Eu decidi que não vou perder a minha fé por causa de 7 homens. JAMAIS VOLTAREI PARA A ORGANIZAÇÃO, mas minha fé vai continuar, e toda sacanagem que eles vem fazendo com os irmãos eles pagarão por isso por meio da justiça divina.

Ao corpo governante só digo o seguinte:

continuem mesmo se aproveitando dos irmãos, vendem os salões do reino deles, comprem bastante chevrolet kobalt com o donativos de pessoas que as vezes não tem nem o que comer direito... Continuem se aproveitando dos irmãos, quem rir por último, rir melhor.

Eu quero ver como vocês vão explicar essa história quando Deus se manifestar. .. Quero ver fazer o próprio Jeová de bobo.
Quero ver se aproveitar do próprio Jeová. Quero ver explorar o criador.

Por que vocês não vendem Jeová também para arrecadar dinheiro ?...

A vida é mais importante que qualquer coisa, o que adianta relógios de ouro, sede luxuosa, ternos caros sem a vida...

Vocês deveriam ser humildes assim como o rei dos reis, Jesus Cristo, foi. Mas se vocês não tem nem a humildade de agradecer pelo o prato de comida que comem, que é comprado com o dinheiro dos irmãos, vão ter humilde em que ?

Continuo perguntando:

Quando vocês vão SE AJOELHAR perante os irmãos para pelo menos agradecer a eles pelo esforço que eles fazem para sustentar vocês ?...

Vocês estão sempre em posição de honra, nunca vi vocês demostrando humildade como Jesus fez ao lavar os pés dos apóstolos.

Quando vocês vão "lavar os pés dos irmãos" ?

Já passou da hora dos irmãos se unirem para tirar esses 7 homens do poder , pena que eles não tem essa mentalidade.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Na sua busca pela vida eterna, Gilgamesh ouve o seguinte conselho:

Gilgamesh onde queres chegar nas tuas andanças?
A vida que estas procurando, nunca a encontraras.
Pois, quando criaram o homem, os deuses decidiram
que a morte seria o seu quinhão, e
detiveram a vida em suas próprias mãos.
Gilgamesh, enche o teu estômago,
Faze alegres o dia e a noite,
Que os teus dias sejam risonhos.
Dança e toca música noite e dia,
E veste roupas limpas.
Lava tua cabeça e banha-te.
Olha para o filho que está segurando
a tua mão,
E deixa que tua esposa encontre prazer
nos teus braços.
Só dessas coisas é que os homens devem
cogitar.

Nossa herança talvez seja mesmo ter uma vida efêmera assim como a vida imortal é única e exclusiva para Deus viver. Uma vida com seu ciclo de nascimento e morte é o que conheço de fato, e um dia vou chegar ao fim do ciclo, já uma vida eterna a única coisa que posso fazer é conjecturar... Mas não descartaria experimentar viver uma forma de vida diferente da que eu vivo hoje!
Editado pela última vez por T.I.T.J em 24 Out 2017 08:57, em um total de 1 vez.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Vida eterna perfeita e suas implicações

Mensagem não lida por Galileu »

T.I.T.J escreveu:Na sua busca pela vida eterna, Gilgamesh ouve o seguinte conselho:

Gilgamesh onde queres chegar nas tuas andanças?
A vida que estas procurando, nunca a encontraras.
Pois, quando criaram o homem, os deuses decidiram
que a morte seria o seu quinhão, e
detiveram a vida em suas próprias mãos.
Gilgamesh, enche o teu estômago,
Faze alegres o dia e a noite,
Que os teus dias sejam risonhos.
Dança e toca música noite e dia,
E veste roupas limpas.
Lava tua cabeça e banha-te.
Olha para o filho que está segurando
a tua mão,
E deixa que tua esposa encontre prazer
nos teus braços.
Só dessas coisas é que os homens devem
cogitar.

Nossa herança talvez seja mesmo ter uma vida efêmera assim como a vida imortal é única e exclusiva para Deus viver.
Em alguns proverbios Salomão expressou algo similar.

Muito interessante as similaridades !
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin e 97 visitantes