A designação de anciãos e a madureza cristã

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Gente, eu vivi intensamente o cotidiano das TJs. Acreditava piamente no corpo governante, saí três vezes de pioneiro regular. Dos meus 25 anos sendo escravo da STV, pelo menos uns 10 anos foram como pioneiro regular. Fiz 3 vezes o enrolation curso de pioneiros. Outros 15 como servo ministerial. Declinei de me tornar ancião quando só precisava dizer um sim. Não aceitei a designação por não acreditar que estava biblicamente preparado. Minha estratégia para não ser indicado era sempre que saia na pregação com o superintendente de circuito eu dizia pra ele que não estava preparado para me tornar, ("transformar") em ancião. (kkkkk, isso sempre foi piada em casa: como é que fulano repentinamente se transforma num ser tão "maduro", qualificado para liderar a "congregação de Deus", se à olhos vistos ele era a mesma pessoa, nada tinha mudado!) Simples, o puxa-saquismo foi grande!
Os anciãos ficam super enciumados quando aparece na congregação alguém jovem, ou outra pessoa fora de seu círculo, com raciocinio próprio e que encanta as pessoas por particularidades que eles, os anciãos, não tem. Rapidamente começa uma "fritura" da vítima. Sempre com as mesmas desculpas: "ele quer saber mais do que nós", "não respeita o corpo de anciãos", "não é humilde", e por aí vai! Eu poderia até falar do meu caso, do que vi ou ouvi durante o período em que eu desejava ardentemente me tornar ancioso. Sim, durante meu tempo de 25 anos de escravidão, na primeira metade deste longo período, houve picos em que eu desejava ter este "nobre" escravilégio!
Porém vou relatar dois casos emblemáticos que eu conheci.
O primeiro era de um jovem servo ministerial e pioneiro regular que tinha uma oratória excepcional. Ele era tão bom em oratória que os anciãos da congregação dele decidiram que ele seria superintendente da antiga escola do ministério teocrático. Ele ficou uns dois anos nesta rotina: pioneiro regular_servo ministerial_presidente da escola. Mas mesmo assim tinha alguém que sempre barrava sua indicação, embora tivesse uns 27 anos e fosse respeitadíssimo no circuito. Ele só se tornou ancião quando mudou de congregação.
Outro caso de inveja por parte dos anciãos contra outra pessoa cheia de qualidades foi no caso de um "ex_amigo" meu. Temos a mesma idade. Porém, enquanto eu desperdiçava minha vida acreditando em tudo o que o corpo governante falava, tentando colocar tudo em prática, ele se descolou um pouco, embora nunca tenha abandonado. Ficou um longo período naquele estado que eles classificam de "fraco". Chegou a fazer duas faculdades. Passando um tempo, depois de trocarmos algumas vezes de congregação, estávamos junto na última. Ele já era casado e pai de duas filhas. A mais velha com uns 10 anos. Já fazia um bom tempo,uns 7 anos, que era super exemplar em todos os requisitos torreanos. Perfil perfeito para ser ancião. Mas que nada! Nem para servo ministerial o indicavam, tal era a inveja!
Voltando para as minhas torturas: Sim, lá dentro do chamado "paraíso espiritual" da Torre, a tortura mental é a ordem do dia!
Vou contar somente uma das muitas experiências que tive neste contexto: Era minha primeira congregação. Apareci lá jovem, com 21 anos. Já estava uns 7 lá. Era servo ministerial já fazia uns dois anos. Devia ter 27. Eu já fazia discurso público, tinha inclusive já feito um discurso fora. Mas tinha um problema. Alguém lá tinha uma implicância comigo! Não tinha jeito de eu ser indicado para ser leitor da revista A Sentinela. Embora eu fosse leitor de livro já por uns bons 6 anos, meu nome nunca, nunca, nunca aparecia na lista de leitores da revista Sentinela! A desculpa era que embora eu fosse já discursante público, e minha leitura fosse muito boa; porém, os leitores da revista Sentinela deveriam ser excelentes! Quem consegue explicar esta equação!
Porém, o tempo passou. Algumas coisas mudaram. Jovens com a tal da "leitura excelente" repentinamente não estavam mais na congregação.Foram mudanças muito rápidas. Eu tinha certeza que meu nome seria incluído na lista de leitores da Sentinela. Estava verdadeiramente ancioso para ver a próxima lista, só tinha eu de servo ministerial e mais um senhorzinho (a pessoa mais querida que eu conheci em minha vida) que não recebia designação por causa da idade. Não havia saída para me barrarem desta vez! Eu estava pronto para realizar o grande sonho de ser leitor da Sentinela! Sabe o que inventaram? Uma lista de leitores da Revista A Sentinela só com nomes de anciãos!!!! É mole ou quer mais!!!!!
Mas o caso é que os anciãos são homens "maduros espiritualmente"!
Quando eu penso nisto eu me lembro de outra pessoa que conheci nestes 25 anos. Quando eu estava em minha segunda congregação e era servo ministerial, ele me pedia para que eu escrevesse para ele o discurso número 4. Porém, eu tinha que escrever palavra por palavra cada sentença, porque ele não tinha nenhuma improvização. Era como se uma criança de 8 anos fosse fazer o discurso! Nesta época eu saía com ele na pregação e tinha um texto que ele lia uma palavra errada! Meu Deus! Quanta vergonha! Claro, depois eu o avisei. Ao que ficou grato. Era uma boa pessoa também. Detalhe: já faz uns 15 anos que é ancião. Neste caso, a "transformação" deve ter sido muuuuito grande. Eu não acompanhei tal processo (milagre), porque já estava em outra congregação. Mas pelo contato mínimo que tive com ele não notei nenhuma mudança! Era o mesmo, com alguma melhora evidentemente. Claro, com o tempo as pessoas melhoram na leitura e até no entendimento de textos, porém tem muito ancião que tem um nível cultural baixíssimo e isso é um problemão para os demais irmãos que são ensinados a sempre confiarem neles.
Tudo bem, ninguém precisa ser literalmente formado em curso superior para exercer a liderança numa congregação cristã, porém uma pessoa que passa a vida toda lendo apenas as publicações da STV, sofre uma reprogramação mental absurda. Perde o controle de sua própria vida, como poderá ser um guia para outros? A madureza cristã faz uma pessoa aprender de Cristo sem intermediação humana.
Finalizando gente, isto é assunto para um livro. Porém, embora eles digam que a designação de anciãos é por Espírito Santo e que só homens maduros espiritualmente a recebem; a pura verdade é que na maioria das vezes, e não deveria ser nenhuma; se não dançar conforme a música, se não puxar o saco de quem tá lá, a tal designação não vem nunca. A coisa é tão feia em algumas congregações, que se Jesus aparecesse lá seria barrado também!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Apostalandia
Forista
Forista
Mensagens: 141
Registrado em: 07 Set 2017 16:58

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Apostalandia »

Oi Ronildo, fico muito feliz em ver você participando aqui no fórum. Desejo de todo o coração que você continue se aproximando cada vez mais ao nosso soberano criador e que as experiências negativas vivenciadas na organização, jamais te afaste dele. Para mim, você é muito bem-vindo aqui no fórum.
Sua respostas cristãs são muito proveitosas para as pessoas que ainda tem fé em um criador, como é o meu caso. Parabéns pela sua fé.
Sobre essa questão de cargos, inveja e tudo mais: eu fico muito triste com essas coisas, pois lá deveria ser um lugar que não deveria ocorrer competição, o amor pelo o próximo deveria ser maior que tudo. Pena que não é assim que acontece. Pelo jeito: é um engolindo o outro e pensando em prejudicar o próximo para beneficio próprio.
Deveriam jogar a bíblia no lixo, já que os exemplos de humildade que Jesus demostrou durante toda a sua vida na terra, não são seguidos.
O reis do reis, Jesus cristo, chegou a lavar os pés dos apóstolos demostrando tamanha humildade. Será que um ançião teria a humildade de lavar os pés de outro ançião ? Será que um dos membros do corpo governante teria a humildade de lavar os pés de um outro membro da religião ? DUVIDO com todas as minhas forças. Um abraço.
davipegasus
Forista
Forista
Mensagens: 151
Registrado em: 23 Nov 2016 13:52

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por davipegasus »

Me vi em sua Pele!! ! Concordo com tuduuuuu!! Já vi história semelhante
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu nunca tive vontade de receber privilégio algum. Fui designado servo ministerial no susto. Fiquei sabendo no dia, de surpresa. Não gostava de ser leitor, de fazer discursos, orações, nada. Mas sempre me designavam. Que chato! Hoje, graças a Deus estou livre de todo e qualquer "privilégio".

Ancião só precisa de uma habilidade: ler o esboço e fazer parecer que são palavras próprias. Só isso. Todo o resto é só olhar no manual e nas cartas. Ancião é apenas um "roteador" do "Escravo". Não gera conteúdo nenhum para congregação, mesmo que tenha capacidade para isso. A Torre eleva as mediocridades de uma maioria e rebaixa as competências de uns poucos realmente habilitados. Tudo nivelado.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

A torre não quer pessoas capacitadas, ou que pensem. Ela quer pessoas que repetem. Uma vez fiz um discurso público, e apenas por alto mencionei rapidamente um texto bíblico bem conhecido que não estava no esboço. Mencionei pq o raciocínio que usei tinha haver com o texto e eu sempre gosto de enfatizar com a bíblia. Eu nem cheguei a pedir para a assistência abrir a bíblia e ler, eu só MENCIONEI. Depois do discurso fui chamado para a sala B com 3 anciãos. Fizeram uma série de perguntas que mais pareciam a polícia federal interrogando um político envolvido no "mensalão". " O irmão citou esse texto. Porque?", "Esse texto que o irmã usou tá no esboço?", "O irmão precisa só ler o que ta escrito". A torre transforma as pessoas em seres totalmente paranóicos com síndrome de perseguição. Nessa época eu nem tinha obtido informações do passado da organização, mas desde aí eu passei a me questionar muitas coisas. Eles não querem pensadores, querem repetidores
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
Altair Rocha
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 13 Ago 2017 09:50

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Altair Rocha »

Onde tem hierarquia, é natural esses ocorridos. Aqui na cidade só filho de ancião, parente ou amigo (puxa saco) tem ganhado privilégio.

Eu gostaria que o formato de uma reunião fosse olho no olho, de todos, estilo alcoólicos anônimos, um círculo pequeno onde desse pra sentir intimidade, na casa simples de um irmão, onde não se ligasse pra vestimenta, podendo-se ir de chinelo ou descalço, pois Cristo recebe a todos, onde cada um se importasse com cada um, da bíblia, bíblia pura, lida por todos os que soubessem ler e comentada por todos, não necessariamente comentar o que se entendeu doutrinalmente, mas sim em como se poderia aplicar aquilo no dia a dia, e como aquilo poderia torná-lo um humano e cristão melhor. Onde cada um pudesse orar, comentar, conviver. Sem título,, realmente, sem exterioridade. Sem designação, sem nada disso, já deu, não serve mais essa de ancião, servo, pioneiro, publicador, estudante, etc. .

Eu seria a favor de que os que saíram da stv se reunissem assim. Ou no estilo proposto por você outro dia Ronildo. Só assim..
Infante
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Jan 2015 16:35

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Infante »

Essas designações nunca foram tão questionadas como agora, vivi uma época (há 10 anos atrás) em que se você via um jovem de seus 18 bem ativo, cumprindo todas as exigências da Torre (muitas vezes como Pioneiro) e logo a congrega toda já sabia que o guri na próxima visita iria ser designado servo ministerial, se se via um servo dedicado a fazer tudo no padrão da Torre logo a congregação ficava na expectativa pra sua designação como anciao. E o que dizer de Hoje? Bem, na congregaca Que frequento tenho um amigo super legal, servo esforçado em fazer o que a Torre pede, o cara é pioneiro regular, super inteligente, faz discursos que deixam a assistência de boca aberta, não fez faculdade mesmo tendo oportunidade pra isso porque quis obedecer às ordens da Torre e é solteiro pra servir mais a escravidão, daí chegou visita e foi designado anciãos um outro servo, que não é pioneiro nem nada, tem a mesma idade desse meu amigo, usou a juventude inteira fazendo 2 faculdades e Ainda é casado com uma criatura que falta reunião demais e quando vai aparece com umas blusinhas de alcinha. A congregação ficou sem entender nada... Não se sabe que critério estão usando agora pra fazer as tais designações!
Infante
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Jan 2015 16:35

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Infante »

Tem um outro conhecido da Congregação que também quer ser anciao. Se esforça em servir a Torre, o próprio superintendente perguntou aos anciãos locais porque não designavam o tal irmão, os anciãos não souberam responder, encontram defeitos nele onde não tem, tudo pra barrar ele. A impressão que está dando aqui é que as designações são feitas na base de quem bate menos de frente com a dianteira, já que esses meus amigos que citei são bem questionadores e não aceitam fácil as ordens dos maiorais locais...
Avatar do usuário
pensadotj
Forista
Forista
Mensagens: 258
Registrado em: 25 Dez 2012 02:49

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por pensadotj »

Quer ter privilégios na congregação? Assine de Pioneiro Regular e comece a aparentar ser um robô. Seja o mais mongoloide possível, retardado mental mesmo, tipo acéfalo, não fale, não escute, não pense, não veja, não sinta cheiro, ai sim, você terá privilégios. :D1
Avatar do usuário
Altair Rocha
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 13 Ago 2017 09:50

Re: A designação de anciãos e a madureza cristã

Mensagem não lida por Altair Rocha »

Eu mesmo fui vítima disso, e desanimei demais. Além de pioneiro, sol a sol, também ia na casa dos irmãos idosos e lia o texto do examine diariamente pra eles, e ainda tinha um emprego mixuruca. Eu chegava correndo pra fazer tudo o que está no manual da torre, e fazia com amor. Mesmo sem ser servo, dirigia algumas vezes estudo de livro, e me chamavam quase que toda reunião para fazer partes visto minha capacidade de improvisação, era volante, tomava conta do som, fazia tudo e mais um pouco. Eu não tinha vida pra mim. Me batizei com 15, fiz vinte e ninguém tocava no assunto privilégio comigo, eu não entendia, mas achava que se não era porque Jeová não me achava tão habilitado, e procurava melhorar.

Até um dia que chegou um novo ancião na congregação, e o filho dele de 18 que ficava com todas as novinhas da cong., Via pornografia e trocava material, foi designado se uma hora pra outra.

Fui desanimando, até arranjar minha primeira namorada, e fornicar. Daí já sabe, vai se passando meses pra comentar, e anos pra se voltar ao que era, e se você tropeçar novamente, mais um milhão de anos, e daí eu vi definitivamente que não dava pra mim. Enquanto isso muitos outros filhos de anciãos e parentes eram escolhidos sem sequer ter capacidade de falar no campo, ou mesmo fazer uma oração.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 150 visitantes