As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
um dia sairei
Forista
Forista
Mensagens: 159
Registrado em: 12 Out 2017 00:11

As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Mensagem não lida por um dia sairei »

Eae galera.Na minha Cong. tem 2 irmãs que se não me engano são esquizofrenicas,pq teve uma vida muito sofrida dizem que na infância elas viram o pai morrer na frente delas,e uma delas(que ñ falarei o nome) e bem paranoica não aceita caronas até de conhecidos tem medo de colocar veneno na Caixa d'águ mas ela é bem trabalhadora,ela é empregada e trabalha muito para dar o melhor para o filho que ela tem pra criar e sem marido ainda,a outra irmã dela também é trabalhadora mas não tem ninguém e uma vez uma irmã estava trabalhando no campo com a última que falei acima,aí essa irmã que trabalhou com ela disse que lá na pregação ela conversou com ela,falando que teve visões,que o fim está próximo e começou a chorar.Então eu pensei ao ouvir esta história será que as TJs e outras religiões também atrapalha ou piora quem tem doenças e problemas como esses ?É pelo que parece piora porque a pessoa vai criando expectativas e doida para o Paraíso e o Armagedom chegar e piora ainda mais em casos como este e vcs o que acham?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Mensagem não lida por kooboo »

Esquizofrenia e outras doenças mentais independem da religião da pessoa.
EXEMPLO - uma pessoa religiosa poderia matar alguém e dizer que "foi deus que mandou", mas mesmo que a pessoa não creia em deus, ela mataria e jogaria outra razão.

Mas vamos lá... A religião agrava?
Esse tema já foi muito abordado aqui no fórum, esse tópico tem um bom material sobre isso - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =11&t=1652

Vou te dar minha opinião pessoal - A religião TJ afeta e agrava em casos específicos - por exemplo - Depressão.
Uma TJ que seja propensa à depressão, se cometer um pecado, pode se sentir tão culpada que se ache indigna de perdão, sinta vergonha da família, dos anciãos e... suicide. Afinal, há um alto numero de casos de suicídio entre TJs, e eu diria que se trata de um mix entre Culpa e Depressão.

Mas nos casos que você citou... não, não acredito que a religião agrave ou interfira.
Tem até um caso do moleque que soltou tiros no massacre de realengo - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =11&t=8128 que ele havia sido TJ ... mas não foi isso que o induziu a sair matando, no caso dele foi doideira mesmo.

Outro ponto que até poderia interferir é que as TJs não possuem programas de saúde no salão, e uma pessoa com problemas teria mais conselhos para orar e sair no campo, do que para consultar, tomar remédios e se tratar. Isso pode ser um problema em muitas congregações.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Mensagem não lida por Lehh »

Boa Noite


Geralmente, as tjs pioram porque geram expectativa de fim do mundo iminente, isso traz ansiedade. Se a pessoa já tem depressão e fica aguardando o fim ansiosamente, ela tende a piorar, até a bíblia diz que "a expectativa adiada faz adoecer o coração".

Também tem a culpa que sentem quando acreditam ter cometido um pecado, as restrições aumentam a ansiedade e o sentimento de culpa sim.

Já vi tjs que começaram a fazer faculdade e sentiam culpa por acharem que estava correndo atrás de coisas do mundo. Isso perturba as pessoas.

Não são apenas as tjs, muitas religiões provocam esses sentimentos. Inclusive, eu conheço uma pessoa evangélica que vive deprimida e na igreja que ela frequenta também tem essa negatividade toda, e ela acha que só as tjs são erradas e a igreja dela está correta. Na verdade, eu não vejo muita diferença entre a religião dela e as tjs.


Piorar ou causar transtornos psicológicos irá depender, algumas pessoas não são abaladas com isso e conseguem ver "o lado bom" e ficar feliz lá. Além disso, algumas pessoas tem pré disposição para ter determinadas doenças, então, a religião poderá agravar ou desencadear.

Mas, pelo menos nas congregações que eu frequentei, o número de pessoas com transtornos e depressão é alarmante.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

kooboo escreveu: Outro ponto que até poderia interferir é que as TJs não possuem programas de saúde no salão, e uma pessoa com problemas teria mais conselhos para orar e sair no campo, do que para consultar, tomar remédios e se tratar. Isso pode ser um problema em muitas congregações.
Exato! Esse é um dos graves problemas das tjs, não há programas ou grupo que auxiliem jovens, idosos, dependentes, pessoas com problemas mentais etc, tudo isso se concentra nas mãos dos anciãos que não tem a formação necessária para lidar com essas questões, e acham que tudo se resolve com sermões e textos bíblicos. Lembro-me do depoimento de Geoffrey Jackson do CG à Comissão real australiana. Lá foi exposto que quando a criança vítima de abusos sexual foi pedir ajuda e consolo ao escritório de Betel no país, ao invés de disponibilizarem pessoas qualificadas (como psicólogos, pedagogos, etc) para ajudar a vítima, para dar apoio a vítima, apenas enviaram uma carta explicando para colocar tudo nas mãos de Jeová é que no novo mundo tudo ia se resolver. Pronto simples assim. Isso é tudo que está organização faz. Não prover ajuda prática para quem realmente necessita. Para as tjs ajudar o próximo é apenas pregar, pregar e pregar. Na cabecinha delas quanto mais vc prega mais vc fica bem. Se vc não prega é porque está mal. E é aí que vem as cobranças:
"Irmã(o) tem que pregar, tá deixando a desejar, assim tá deixando Jeová triste, irmã(o) tem algum pecado oculto? Pra ter se afastado assim.... Tem que pregar. Irmã(o) se não pregar não vai da exemplo pra fulano que não é TJ."

Esse comportamento e essa negligência faz aumentar os casos de depressão e suicídio entre os membros.
Editado pela última vez por Aquiles de Troia em 16 Out 2017 23:11, em um total de 2 vezes.
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Mensagem não lida por Ana Reis »

Acho que qualquer religião muito conservadora e fechada faz mal a qualquer pessoa que tem problemas psicológicos, essas pessoas tem que procurar um profissional e não uma religião nestes moldes, pois a tendência é se agravar já que as cobranças são muitas e o terror também.
Avatar do usuário
um dia sairei
Forista
Forista
Mensagens: 159
Registrado em: 12 Out 2017 00:11

Re: As Tj pioram ou não pessoas com problemas emocionais?

Mensagem não lida por um dia sairei »

Ana Reis as pessoas preferem as religiões do que remédios,tratamentos ou médicos
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 175 visitantes