Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Imagem
2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.
Assistindo esse filme não tive como não refletir na nossa situação como dissidentes das Testemunhas de Jeová. No filme oficiais de alta patente do exército alemão e altos burocratas e políticos são dissidentes do Nazismo,ou seja, não concordam com os muitos absurdos implantados por Hitler e a SS e querem uma mudança de poder para acabar com a guerra e dialogar com os aliados um cessar fogo para uma reconstrução da Alemanha.

Dentro dos nossos limites (pois matar seria algo sem nexo na nossa situação)como podemos avaliar isso dentro da dissidência?

Existem diversos tipos de dissidentes:
1)Os que são TJs ativas e que desejavam mudar apenas algumas coisas lá dentro e pretendem continuar.
2)Os que são TJs ativas e que estão lá como reféns e não podem sair por problemas pessoais e que não acreditam em mais nada ali.
3)Os que não são mais TJs e que divulgam suas opiniões em vários espaços.

Muito do que conseguimos hoje se deve a dissidentes que tiveram acessos a documentos e cartas e que disponibilizaram a sociedade.

O que vocês acham disso?

Ver algo errado e ficar calado ou denunciar de forma anônima obrigando mudanças?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Dissidência; Filme
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 13 Nov 2021 18:11, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Kali
Forista
Forista
Mensagens: 998
Registrado em: 01 Nov 2008 21:06

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por Kali »

Bom, vamos lá...
Passei pelos 3 momentos "cruciais" e vou dar minha opinião:
Existem diversos tipos de dissidentes:
1)Os que são TJs ativas e que desejavam mudar apenas algumas coisas lá dentro e pretendem continuar.
No primeiro contato com a dissidência pensei nisso..."se eu quero ver uma torre diferente, preciso estar dentro dela p fazer alguma coisa"...mas aí só consegui foi mudar algumas coisas na minha vida, e percebi que a mudança é só pessoal mesmo, vc não conseguirá mudar nada e nem ninguém lá dentro, e se tentar vai acabar se dando mal, aí vc começa a levar vida dupla e quem se prejudica com isso, não é a Torre, é só vc, pq chega uma hora vc explode e fica de saco cheio de tudo. Principalmente de "não ser" vc mesmo!
Existem diversos tipos de dissidentes:
2)Os que são TJs ativas e que estão lá como reféns e não podem sair por problemas pessoais e que não acreditam em mais nada ali.
Outro erro: depender dos outros...ou ficar lá por causa dos "amigos"... até que vc resolve sair ou acontece algo q faz com que vc seja expulso de vez, e daí é que vc verá que aquelas pessoas não são mais suas amigas, na verdade nunca foram, se duvidar já nem lembram mais de vc, a não ser pra relembrar que "agora vc é "filha do diabo", e que virou as costas pra organização "santa"...Tem quem pensa que isso é exagero...MAS NÃO É...é só vc sair, que vai perceber que quem perdeu tempo por pensar nos outros foi só vc...os outros estão nem aí pra vc!
Escolher ser refém de uma religião por causa das pessoas, só vai fazer vc perder um tempo precioso na vida que não volta mais...algumas pessoas infelizmente só perceberão isso tarde demais!
E se a pessoa tem negócios com tj, o melhor é ir se desfazendo destes laços logo, não existe só cliente tj e nem patrão tj no mundo ...e estar levando uma vida dupla no salão, nem sempre dá certo...como diz o ditado "uma hora a casa cai" e daí vc acaba perdendo negócios ou emprego mesmo...então o negócio é ser esperto e ir atrás de outros objetivos.
Existem diversos tipos de dissidentes:
3)Os que não são mais TJs e que divulgam suas opiniões em vários espaços.
Já ouvi ex-tjs dizendo: Ahhhhhhh mas pra que ficar falando mal das tjs???? Não quer mais ser...deixa eles em paz...
Bom, eu prefiro dizer que se todos os tjs pensassem como este tipo de ex-tj, que quer ficar "caladinho no seu canto"...provavelmente estaríamos ainda lá dentro da Torre ... sendo cegos...burros...e enganados...
Mas não, ainda existem boas pessoas pra alertar as outras...e por causa destes dissidentes que divulgam suas opiniões em vários espaços na net, hj estamos livres da Torre!
Hj por amor a Deus, considero como tarefa importante na minha vida alertar as pessoas, principalmente pq esta religião brinca com Deus e de "ser deus"...E Deus é muito superior do que esta organização hipócrita!
Eu só conheci a "verdade" da Torre...por causa de dissidentes tjs...então acho que o mínimo que posso fazer, é espetar as agulhas no "Corpinho Governante" de vez em quando...hehehe!
Seja declarado ou de forma anônima, o negócio é mostrar a verdade!!!

E quanto ao filme, ainda não assisti, mas valeu a dica...vou baixá-lo :4
Avatar do usuário
Cíntia
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Abr 2009 23:01
Localização: Maringá - Paraná

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por Cíntia »

Muito difícil isso... todos nós, acredito, cada vez que sabemos de algo novo sobre a torre temos vontade de falar para os que ainda são tjs. Mas por muitos motivos não fazemos isso: eu, por exemplo, gostaria de revelar muitas das coisas que já descobri ao meu pai, mas sei que ele vai ler a Bíblia toda pra mim e mais algumas publicações, e tudo vai entrar por um ouvido e sair pelo outro. A "fé" dele só enfraqueceu qdo ele foi repreendido e perdeu os privilégios algumas vezes (foi mais de uma vez mesmo, nem sei qtas), mas um tempo depois já voltava a ser indicador, a fazer o "número 4", fazer orações, servo ministerial, discurso público, ancião, pioneiro...
Assim, acredito que não se deve ficar calado. É claro que muitas vezes não podemos fazer as revelações do jeito que gostaríamos, mas aos poucos vamos espalhando o que sabemos... uma coisinha aqui, outra ali, a gente acaba convencendo alguém.
"Foi um vento estranho e forte que derrubou as portas para me deixar entrar, janelas estilhaçadas e o som de tambores... as pessoas não acreditavam no que eu havia me tornado." (Coldplay)
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por Pássaro »

Eu tive sempre uma coisa a me incomodar, antes de ir pra net, procurar sites sobre as tjs. Sempre foi o problema de sempre se ter exemplo nas publicações de casos americanos. Pensava:" sou do terceiro mundo,pobre, que droga que só vejo exemplo de pessoas com boas condições, pessoas de um tipo ´totalmente diferente da realidad em que vivo? Chegava ao salão precisando de uma palavra de consolo e só ouvia, como vender revistas e livros e saír no campo..." . Aí quase por acaso entrei num site dissidente e começei a pesquisar e virei o Pássaro, que está preso lá dentro da torre, mas livre na dissidência, há uns 07 anos!
Faltaram em muitas situações respeito ás pessoas, aos seus sofrimentos e muitos dissideentes que vi na net ficaram no caminho, deram sua contribuição, foram cuidar de suas vidas! Assim como o regime nazista a torre é implacável, para manter seu poder ela castra, ela amedoronta quem procura ou quer mudanças dentro dela! A comunicação mais rápida abalou a torre e fortaleceu a dissidência, ao contrário do filme, onde a falta de comunicação, pois tudo a perder!
A prova que a dissidência incomoda é que a torre tem apoiado diversos sites pró-tjs, mesmo que veladamente, pois se nota que as informações são quase que oficiais nestes.
A torre não dá nada pra ninguém, ela empresta uma falsa idéia de diferença, assim como o nazismo, que impunha a diferença racial, a torre faz com que seus membros se sintam superiores, ajudadores de um deus! Assim como no nazismo, ajudadores de um "chefe".
Muitos perderam "amigos" por causa da saída torre, mas ganharam a liberdade, a alegria de se ver livre de medo e culpa o tempo todo e assim como no filme, deixaram suas marcas!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4503
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por Abenildo »

Sou totalmente a favor de quem tem a possibilidade de publicar tudo o que for comprometedor pra Torre! Afinal, ela posa de deus, como a Kali bem falou. Alertar as pessoas sobre os podres da Torre é obrigação de todos aqueles que foram explorados por ela.
Não há ética no mundo inteiro que me force a encobrir qualquer mentira, ou omitir qualquer verdade!
Denúncia!!! Esse é o primeiro grito da liberdade!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Kali cita:
Eu só conheci a "verdade" da Torre...por causa de dissidentes tjs...então acho que o mínimo que posso fazer, é espetar as agulhas no "Corpinho Governante" de vez em quando...hehehe!
Seja declarado ou de forma anônima, o negócio é mostrar a verdade!!!
Cíntia cita:
Assim, acredito que não se deve ficar calado. É claro que muitas vezes não podemos fazer as revelações do jeito que gostaríamos, mas aos poucos vamos espalhando o que sabemos... uma coisinha aqui, outra ali, a gente acaba convencendo alguém.
Pássaro cita:
Assim como no nazismo, ajudadores de um "chefe".
Muitos perderam "amigos" por causa da saída torre, mas ganharam a liberdade, a alegria de se ver livre de medo e culpa o tempo todo e assim como no filme, deixaram suas marcas!
Todas essas citações mostram a nossa responsabilidade de retransmitir algo que descobrimos para amigos, parentes. Certas coisas aos poucos e outras mais abertamente, mas segue uma pergunta que tenta também perceber outros níveis.

Se uma TJ ativa percebeu que os erros da Torre podem causar mais que somente um mal estar para seus adeptos e essa TJ ativa tem acesso a informações confidenciais que poderiam comprometer a Torre de Vigia ou tem acessos a cartas ou informações de como estão agindo ou vão agir deve ela repassar e colocar em domínio público quer de forma direta ou anonimamente? :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por Pássaro »

Relendo esse tópico reforço cada vez mais o que pensava na época!
Mas a editora tem que se reciclar, seus membros mais cegos, não tão muitos cegos mais não...!
O barco da torre tá afundando?
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Filme "Operação Valquíria" e a Dissidência - Decisões?

Mensagem não lida por Soares »

Vi esse filme. Vale ressaltar que o plano não deu certo porque o Cel. Klaus não conseguiu armar as duas bombas a tempo, e a que explodiu, não foi letal. Ele saiu do local achando ter logrado êxito e deu seguimento ao plano sendo logo logo preso e assassinado junto com outros como traidores. No filme, mesmo com ferimentos, Hitler falou a nação e disse que estava vivo, e isso bastou para que os simpatizantes rapidamente tomassem posição junto aos nazistas. Sufocada a tentativa pelo fato do Cel. Klaus, não ter se certificado da morte do líder nazista ou não ter tido a sorte de armar as duas bombas e ter êxito na operação.

Bem enquanto durou o terror nazista, mesmo tendo perdas, se safou quem se afastou da Alemanha sabendo ou não que a coisa ficaria feia antes e durante, quem comprou a liberdade mediante soma em ouro ou dinheiro, e quem conseguiu se passar insuspeitosamente, nesse caso o mais difícil.

Não tenho dúvidas que se tivessem poder para matar, os líderes fariam isso.

Um irmão que nada fez e foi desassociado por simplesmente, sim, simplesmente não ter concordado com determinada ideia e na hora expor isso de maneira irritada, provocou a ira de um ancião que em 3 meses conseguiu montar uma comissão para expulsar o rapaz. Ele me disse que vários irmãos, alguns assustados, iam até ele escondido, precavendo-o que anciãos estavam fazendo perguntas e indagações, quase obrigadas a dar um falso testemunho... "se ele tinha alguma conversa imprópria", "se era abusado"... queriam arrumar pretexto, não conseguiram um legítimo, mas inventaram um como sempre. Esse rapaz me disse a uns dias, que na comissão, o ancião que se sentiu ofendido com ele, sorria de escárnio com um canto da boca, e que ao final da comissão, com o veredicto de 'desassociação', ele espumava de ódio e alegria com outro canto da boca. Não consegui imaginar como seria isso, mas sei que ele viu algo muito feio. Ele está indo ao salão, não recorreu, e foi e é vigiado nas suas indas e vindas mesmo.

No nosso caso, voltando ao filme, acho que com quem nos associamos no salão, se vai ter peito de encarar a pressão dos anciãos sem delatar ng em caso de batidas incertas, tudo isso é uma velha lição tanto da Ditadura, Nazismo ou qualquer sistema fundamentalista. Muito boa a comparação do que ocorreu no filme, Operação Valquíria, com a situação das TJs insatisfeitas, mas como já comentaram acima, há varios tipos de Tj insatisfeita.
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tenor e 432 visitantes