Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por lobo guará »

Vi no Reddit, estou replicando:

Não sei o que me levou a perceber isso, mas a forma como a maioria das pessoas comemora o aniversário não ensina egoísmo. Ensina generosidade.
Claro, em um dia de cada ano, você ganha presentes, as pessoas te parabenizam e você tem um pouco de liberdade para agir de forma egoísta.
No entanto, todos tem um aniversário, e há muitas outras pessoas além de você. Para cada festa de aniversário que minha filha tem, ela vai para pelo menos outros cinco onde ela precisa ser generosa com outras pessoas.
Isso me atingiu esta semana, quando minha esposa estava me contando sobre os preparativos que ela e minha filha estavam fazendo para a minha festa "surpresa". Nunca estive confortável com as festas de aniversário depois da minha saída da JW porque não gosto da atenção. Eu nem gosto de receber presentes. Eu estava em meu habitual humor ranzinza e expressei meu desconforto, ao que ela respondeu com algo assim: "Olha, não me importo se você está desconfortável, mas sua única filha é uma princesinha. Ela precisa aprender que as coisas nem sempre são sobre ela, então lide com ela e ajude-a a entender que ela nem sempre é o centro do universo de todos. Não esqueça que você também tem uma oportunidade aqui para ensinar a ela a ser agradecida e graciosa".
Lição de vida aprendida.

Abs.
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
Sra Winchester
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 06 Fev 2017 10:53

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Sra Winchester »

Excelente ponto a ser levado em consideração. Um dia para nós recebermos, inúmeros dias para nós doarmos. :D2

Também não consigo ver aniversários como egoísmo, ou como forma de obter uma ''atenção especial'' indevida.
É um dia importante, afinal, é o dia do nosso nascimento, acho tão bacana as pessoas desejando coisas boas, como saúde, paz, amor...quem é que não gosta de ser lembrado de forma amorosa? Ainda mais na nossa correria do dia a dia, nem sempre podemos expressar nossos sentimentos às pessoas que nos são importantes, então o aniversário eu vejo como uma oportunidade de nos expressarmos àqueles que queremos bem.
Avatar do usuário
Cfcv
Forista
Forista
Mensagens: 139
Registrado em: 22 Mar 2017 13:52

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Cfcv »

Pode ser até bobagem , mas para mim , passar um aniversário sem receber um "parabéns" é muuuito ruuuim , e se eu sei que uma pessoa está fazendo aniversário e esqueço de dar um recado , sinto vergonha. Esse mês minha amiga fez aniver , eu simplesmente esqueci , depois fui correndo comprar algo e fazer uma carta. Ela sempre me dá presentes mesmo q eu não faça festas. Não faz muito tempo q me libertei da sensação de estar fazendo algo muito errado ao comer um bolo de aniversário. :tapado8:
Qualquer coisa que custe a sua paz é muito caro.
Sister anne
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 209
Registrado em: 17 Set 2016 14:49

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Sister anne »

lobo guará escreveu:Vi no Reddit, estou replicando:

Não sei o que me levou a perceber isso, mas a forma como a maioria das pessoas comemora o aniversário não ensina egoísmo. Ensina generosidade.
Claro, em um dia de cada ano, você ganha presentes, as pessoas te parabenizam e você tem um pouco de liberdade para agir de forma egoísta.
No entanto, todos tem um aniversário, e há muitas outras pessoas além de você. Para cada festa de aniversário que minha filha tem, ela vai para pelo menos outros cinco onde ela precisa ser generosa com outras pessoas.
Isso me atingiu esta semana, quando minha esposa estava me contando sobre os preparativos que ela e minha filha estavam fazendo para a minha festa "surpresa". Nunca estive confortável com as festas de aniversário depois da minha saída da JW porque não gosto da atenção. Eu nem gosto de receber presentes. Eu estava em meu habitual humor ranzinza e expressei meu desconforto, ao que ela respondeu com algo assim: "Olha, não me importo se você está desconfortável, mas sua única filha é uma princesinha. Ela precisa aprender que as coisas nem sempre são sobre ela, então lide com ela e ajude-a a entender que ela nem sempre é o centro do universo de todos. Não esqueça que você também tem uma oportunidade aqui para ensinar a ela a ser agradecida e graciosa".
Lição de vida aprendida.

Abs.
Pra mim, mais do que apenas isso, trata-se de um agradecimento pela vida recebida. Uma vez que a vida normal vai até uns 70, 80, 90 anos mais ou menos, acabamos agradecendo a Deus por nos conceder mais um ano de vida (a cada dia de vida, inclusive), sabendo que nossas vidas estão nas mãos Dele. Pq uns morrem antes e outros depois de nós, somente Ele poderia responder. Enquanto isso... devemos agradecer por cada ano, e podemos compartilhar isso com parentes e amigos. Se eles se expressam por meio de presentes ou apenas comparecendo para participar conosco e' problema de cada um. Simples assim...
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por kooboo »

Perfeita a reflexão.
Lembrando apenas que a bíblia não condena comemorar o aniversário natalício, condena apenas decapitar profetas.
[]'s
kooboo

Imagem
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Mocorongo »

Aniversário, para mim, sempre teve domo significado "comemorar o fato de estarmos vivos". Sempre que é possível, alguns parentes meus viajam cerca de 3.000 km para estarem presentes em meu aniversário. Este ano não será possível contar com presenças tão ilustres, pois não é tão barato o preço das passagens. Mas será um dos primeiros aniversários que não teremos alguém que mora distante, em nossa casa. No entanto, estarei visitando-os em dezembro. Todavia, os amigos foristas que moram próximos, estão convidados. Está bem pertinho. Será no domino, dia primeiro de outubro. Os espero em casa.

E, como disse o General Jarbas Passarinho, quando ministro, no período militar, em pleno lançamento do Ato Institucional AI-5: "ÀS FAVAS, SENHOR PRESIDENTE, NESTE MOMENTO, TODOS COM OS ESCRÚPULOS DE CONSCIÊNCIA". Ou seja, NUNCA deixamos de comemorar aniversários em casa.
m:1 m:4 :D2
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Galileu »

Que bonita mensagem !

Sou ranzinza e tenho um estranho desconforto com festa de aniversario .

Acho que mencionar a generosidade que pode existir em se comemorar um aniversario, me ajuda a " destravar a mente" sobre o tema !

Obrigado Lobo guará!
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Lehh »

Eu concordo com você.

Eu também nunca tive o costume, até porque nasci numa família tj, mas foi uma amiga que conheci depois de adulta que passou a demonstrar a importância desta data, e é bom receber carinho das pessoas, demonstrarem que se importam conosco. O dia em que nascemos, mais um ano de vida, é bom ser lembrado e receber afeto.
Editado pela última vez por Lehh em 25 Set 2017 15:58, em um total de 1 vez.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Little Rooster »

meu aniversário é hoje, aliás.... sobrevivi mais um.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Aniversários não são sobre egoísmo, mas sobre generosidade

Mensagem não lida por Galileu »

Parabens !! Pra você! Nesta data querida , muitas felicidades , muitos anos de vida !

Como é bom desejar isso para o proximo , sem sentir culpa !!

Abraço Rooster !
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes