O acerto dos evangélicos

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

O acerto dos evangélicos

Mensagem não lida por kooboo »

Um dia desses conheci um pastor, eu estava ouvindo CSS e ele me perguntou "você gosta de rock alternativo?" e já emendou "isso é CSS!"
Me admirei dele conhecer rock alternativo e mais ainda, conhecer CSS.
Continuando a conversa, descobri que ele é músico, era baixista na igreja e adora o funk dos anos 70 e disco music "e sempre que dava, colocava um pouco mais de swing nas músicas que tocava".

Eu fui duas vezes em uma igreja batista (não vou discorrer sobre minhas impressões negativas que foram muitas, mas sobre o aspecto positivo) e vi coisas interessantes - Cultos separados para a família e outro só para jovens.
Sei que isso é usual - culto para crianças, culto para mulheres, para família, endividados, homens de negócios, mulheres de negócios.

E claro, não podemos esquecer das atividades que realmente unem as pessoas com interesses comuns - coral, banda, acampamentos...

Tem atividade para todos. Se a pessoa não curtiu o modelo de culto, tem outros de acordo com a necessidade.
Isso tem impacto forte, quando andamos pelas periferias tem uma igreja evangélica ao lado da outro - 6 num único quarteirão!
E a igreja católica está sofrendo com isso, perdendo fiéis e em breve teremos uma maioria evangélica no Brasil.

Ambas as entidades tem programas específicos e programas sociais. Mas parece que o marketing dos evangélicos é mais forte - é pop, é no grito, é com emoção, é tudo aqui e agora. Não são promessas para o paraíso - é Deus agindo na sua vida agora!
Eles sabem preencher a vida de uma pessoa - você terá um emprego melhor, terá uma vida prospera etc etc.

Como disse, não é meu objetivo discutir a teologia, mas o sucesso do modelo.

E do outro lado temos a apatia da Torre de Vigia - todos ouvindo o mesmo enredo, sem emoção, sem atividades de lazer e só atividades de pregação.
Não existe aquela moeda de troca - Você me dá o seu dinheiro e eu te dou um templo chique, ação social, um hospital, uma creche e uma universidade...
Nas TJs você o seu dinheiro, o seu trabalho e não ganha nada.

As igrejas evangélicas crescem, a católica usa padres jovens e cantores para mexer o caldeirão e as TJs seguem apáticas, estagnadas e sem fazer nada para melhorar a comunicação. Opa! quase me esqueço, sim, as TJs criaram desenhos animados - Pedrinho e Sofia - para comunicar com as crianças e dizer que elas não podem brincar, pensar e devem dar sua mesadinha para a dona torre.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: O acerto dos evangélicos

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Tenho que concordar com vc neste ponto.
Apesar de acreditar que nenhuma religião é boa e que as evangélicas fazem este tipo de trabalho como o objetivo de abarcar mais membros, é o vale tudo para arrebanhar adeptos apenas.
Já no caso das tjs, muitas vezes fiquei incomodada como assuntos íntimos, de cunho sexual, eram tratados nas reuniões onde havia crianças de todas as idades e adolescentes.
Sou a favor de conversas abertas, mas tem que se respeitar a idade, o nível de entendimento, e não sair atropelando tudo.
Crianças pequenas não deveriam estar presentes em estudos de a sentinela voltado para adultos casados.
Talvez a separação, como nas evangélicas, nas chamadas escolas dominicais, seja uma boa opção.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O acerto dos evangélicos

Mensagem não lida por kooboo »

Prior Dissidente escreveu:Tenho que concordar com vc neste ponto.
Apesar de acreditar que nenhuma religião é boa e que as evangélicas fazem este tipo de trabalho como o objetivo de abarcar mais membros, é o vale tudo para arrebanhar adeptos apenas.
Já no caso das tjs, muitas vezes fiquei incomodada como assuntos íntimos, de cunho sexual, eram tratados nas reuniões onde havia crianças de todas as idades e adolescentes.
Sou a favor de conversas abertas, mas tem que se respeitar a idade, o nível de entendimento, e não sair atropelando tudo.
Crianças pequenas não deveriam estar presentes em estudos de a sentinela voltado para adultos casados.
Talvez a separação, como nas evangélicas, nas chamadas escolas dominicais, seja uma boa opção.
Os pais explicam 'de onde vem os bebês' para uma criança de 5 anos com uma linguagem, a escola ensina reprodução para pré-adolescentes com outra linguagem e num curso para noivos o assunto 'sexo' é tratado de outra forma.
Idades diferentes, conversas diferentes.

Qual seria o aproveitamento de uma criança de 5 anos num curso para noivos? E que tal a estória da sementinha para jovens de 18 anos? - A torre tá muito atrasada!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: O acerto dos evangélicos

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Já vi no mesmo discurso o orador falar sobre masturbação e menstruação, e lendo textos bíblicos conforme ia explicando. As crianças sem ter noção de nada, os adultos se retorcendo na cadeira e os visitantes indignados.
Nem mesmo os TJs mais fanáticos parecem encontrar alegria nas reuniões, pois o que mais se ouve é cobrança e mais cobrança. Sempre existe algo para melhorar. Regras a cumprir, preencher os espaços com estudo pessoal e claro, mais horas na pregação.
Pela cara da assistência, até parece que estão num velório.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: O acerto dos evangélicos

Mensagem não lida por KOSTA »

Até ke a batista não è ruim. Os pastores sao kuase todos brasileiros e muito respeitosos.

Noutro dia entrei numa dessas batistas e tava rodando culto. Veio a mulher do pastor e disse "este culto é mais vocacionado para jovens". Respeitei. Estava numa casa ke nao era minha e minha obrigação é respeitar as regras deles. Educadamente agradeci e prometi voltar. Ela apontou data e horario. Nada de "love bombing". Fui tratado.como se lá estivesse à seculos. Nada de sorrisos amarelos. Nada de "vestimenta onrigatoria".

Os adeptos sairam mais felizes do ke kuando entraram. Nada ke ver com a apatia do Salão.

Porém já conheci congregačoes alegres. Mas cedo ou tarde aparece um coordenador ke dá cabo da alegria. Faz pouco tempo houve fim de obras no SR. Naturalmente bateram palmas. Passado minutos veio esta pérola: "gostaria de pedir contenção à assistencia, ninguem sabe o estado de saúde da pessoa ke está ao seu lado". Nesse dia a mulher do cara (primeira dama) tava com dor de cabeça.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: O acerto dos evangélicos

Mensagem não lida por Lehh »

Excelente tópico d:7


Difícil alguém conhecer CSS, eu curto também, mas poucas pessoas conhecem.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: PioneiroDesregulado e 192 visitantes