A justiça de Jeová

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

A justiça de Jeová

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Oliver Queen escreveu: ADVERTÊNCIA: Antes de iniciar a leitura informo que ela poderá fazer alguns se engasgarem com a pizza de sexta.

Eu avisei!
:6
Toda religião diz que o deus do VT é bom. A Torre então, nem se compara. É Jeovazito pra cá, Jeovazito pra lá. Ele é bom, ele é isso, ele é aquilo. Citam textos lindos que mostram que esse deus com síndrome de traficante de morro que afirma que gosta de sua comunidade, mas se vacilar o pipoco come! - parece a última palavra em amor e altruísmo.

Quando eu era uma pessoa de mentalidade religiosa, a forma de Jeová agir não me incomodava. Meu cérebro me dizia que Deus tinha de punir homens maus e perversos. Se estavam sendo mortos por Deus é porque mereciam. Eu não sentia qualquer emoção parecida com pena. Tudo que eu queria era "aprender de seus exemplos". Jeová tinha muitos bons motivos para se irar:

1 - No dilúvio, nefilins estavam sobre a terra e ela tinha ficado insuportável;

2 - Os cananeus eram pagãos, não queriam saber de Jeová e ainda maltratavam seu povo "santo". E Jeová, como criador da Terra inteira tinha direito de se tomar a parte que ele quisesse para dar aos seus servos;

3 - Achava espetacular a forma de Jeová fazer prevalecer o nome dele quando, por exemplo, eliminou aqueles 400 profetas de Baal.


Será mesmo que eram bons motivos? O outro lado:

Eu fiz o que mandaram fazer: Li a giBíblia. E aí vi coisas que me fizeram perguntar: E se? Essa pergunta é um problema. Ela abre algumas caixas de pandora. E como toda caixa de pandora, uma vez abertas, estas também não podem mais ser fechadas.

Primeira caixa de pandora: Deus matou muita gente

É claro que Deus, para proteger pessoas justas, tenha que fazer algo. Matar? E se, ao invés de recorrer a violência, Jeová fizesse um de seus anjos poderosos, aparecer a um povo antigo, por exemplo? Se os fizessem ter algum sinal de sua divindade? Um sinal inquestionável, é claro! Para o todo poderoso, Jeovázito, isso seria fácil. Humanos geralmente matam em três situações: (1) Para se defenderem. (2) Para roubarem algo. (3) Para se vingarem. Parece que em todos os casos em que Jeová matou na Bíblia, foi pelo terceiro motivo. Vingança!

Segunda caixa de pandora: Deus não só matou como sempre o fez com requintes de crueldade

E se Jeová realmente tivesse que matar? Não deveria ser sem crueldade? O Deus de amor? O que a Bíblia revela de Jeová nesse respeito faz qualquer assassino parecer misericordioso.:

Dilúvio: Deus tinha um problema: Nefilins encheram a terra de violência. E como ele resolve? Com mais violência! E uma violência inimaginavelmente maior do que aquela que havia na Terra. Gênesis 7:21-23 relata a extensão da matança: Morreram todas as criaturas. Todos os animais, até as pequenas criaturas. E, claro, toda a humanidade. O que incluiu mulheres, crianças, idosos. Tudo morreu. Considerando que seja verdade, algo horrendo, catastrófico e muito traumático para os pouquíssimos sobreviventes. Não é à toa que uma das primeiras coisas que o velho Noé aparentemente fez foi plantar um vinhedo e encher a cara!

O Censo de Davi: Um dos mistérios mais controversos, pois muitos divergem sobre quem mandou Davi fazer o Censo (II Samuel 24:1 diz que foi Jeová enquanto I Crônicas 21:1 diz que foi Satanás. Eu aposto no Jeovazito!). O fato é que Jeová usou a situação como desculpa para extravasar suas emoções fazendo com que Davi escolhesse um castigo dentre três. Davi, claro, escolheu que Jeová punisse o povo inocente e, com isso, 70.000 pessoas foram mortas, conforme o texto de 2 Samuel 24:15-17 relata:
2 Samuel 24: 15 Então Jeová enviou uma peste+ sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado, de modo que 70.000 pessoas morreram, de Dã a Berseba.+ 16 Quando o anjo estendeu a mão para destruir Jerusalém, Jeová lamentou a* calamidade+e disse ao anjo que causava a destruição entre o povo: “Já chega! Abaixe a mão.” O anjo de Jeová estava perto da eira de Araúna,+o jebuseu.+17 Ao ver o anjo que golpeava o povo, Davi disse a Jeová: “Fui eu que pequei, eu que cometi esse erro. Mas o que fizeram estas ovelhas?+ Por favor, que a tua mão venha sobre mim e sobre a casa do meu pai.”+
Interessante é que como qualquer marido violento e sequelado, a bíblia diz que ele lamentou. Mas aí... já era tarde. A merda tava feita, né?

Amalequitas: A Torre gosta de mostrar Jeová ferindo gente má. Nas ilustrações dos amalequitas não é diferente. Todos são maus. Veja em 1 Samuel 15:3 a idade dessas pessoas más:
Não os poupe;* mate homens e mulheres, crianças e bebês, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
Sim, Jeová mata bebês! Segundo ele, eram pessoas muito ruins, que sua justiça exigia a morte.

O filho de Davi com Bate-seba: Jeová perdoou a esposa de Urias. E perdoou o pecado de Davi, que foi muito além de levar uma mulher casada pra cama. Ele tramou e mandou executar o marido dela. Mas esse deus sedento de sangue, não ia deixar passar barato. Alguém teria que pagar. E quem Jeová escolheu para punir? O filho recém nascido de Davi. Se acha que ele matou o menino, acertou. Mas se pensa que foi de forma rápida, é porque você ainda não entendeu o quanto esse Deus é sádico. O pobre bebê agonizou uma semana inteira:
2 Samuel 12:15-18: E Jeová golpeou o filho que a esposa de Urias tinha dado a Davi, e ele ficou doente. 16 Davi suplicou ao verdadeiro Deus a favor do menino e fez um jejum rigoroso. Davi entrava no seu quarto e passava a noite deitado no chão.+ 17 Os anciãos da sua casa ficavam junto dele e tentavam fazê-lo se levantar do chão, mas ele se recusava e não queria comer com eles. 18 No sétimo dia, o menino morreu.
Sem comentários...


Depois de ler e meditar nesses textos, vemos o que a giBíblia realmente quer dizer com a expressão Temer a Jeová! A Torre também gosta de dizer que é qualquer outra coisa menos cagaço, pavor mórbido. Mas os textos estão aí.

Outro ponto é que qualquer alegação de que ele tinha bons motivos para punir com a morte, caem por terra, quando estas sentenças são acompanhadas de tortura perversa e sem sentido.

Conclusão: Ou adora esse deus mimado, ou ele vai matar você, sua esposa e seu filho numa condição sádica de tortura.

:10

Para pensar.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Sinto um cheirinho de treta no ar...

Calma Bruno, deixa a fé chegar tentando se explicar.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por Debora »

BrunoBernardes escreveu:Sinto um cheirinho de treta no ar...

Calma Bruno, deixa a fé chegar tentando se explicar.
Perdoe discordar Bruno. O tópico traz uma excelente reflexão sobre o vaidoso e egocêntrico deus das tj.

Minhas preces certamente não são dirigidas a este "deus".
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Dona Débora me perdoe se eu estiver errado, talvez estejamos falando do deus bíblico.

Estas passagens da bíblia só podemos explicar pela fé.

Se quem tem fé esta no direito de tentar explicar por que esse deus ciumento e com esse senso de justiça, agiu dessa forma.

Bom, essa é minha opinião.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Urim&Tumim
Forista
Forista
Mensagens: 499
Registrado em: 27 Jan 2016 00:10

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por Urim&Tumim »

Parabéns pelo tópico Oliver.

Nada do que foi dito aqui é novidade para quem lê e pesquisa o que está escrito na Bíblia. O que a torre muitas vezes faz é acrescentar suposições que não estão escritas de forma a justificar ações injustificáveis. Muitas vezes líamos o que queríamos que estivesse escrito e não o que de fato estava registrado.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Então quer dizer que somente na bíblia super silver é que é interpretada dessa maneira?

Se positivo, peço perdão pelo comentário.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por lobo guará »

Ótimo tópico.

Vi uma coisa curiosa sobre o censo na Tradução do novo mundo. Ela omite quem manda Davi fazer o censo. Na versão atual Samuel 24:1 tá assim:
A ira de Jeová se acendeu novamente contra Israel quando Davi foi instigado a agir contra eles, com as palavras: “Vá, faça um recenseamento de Israel e de Judá
Na versão com referências, tá assim:
E novamente veio a acender-se a ira de Jeová contra Israel, quando se* instigou Davi contra eles, dizendo: “Vai, faze a contagem de Israel e de Judá.”
*aqui precisa ver a nota que diz "ou ele"

Na Almeida, tá assim:
A ira do Senhor tornou-se a ascender contra Israel, e o Senhor incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
A King James, Webber e Basic English também dizem que foi "o Senhor".

O Escravo Fiel não é inspirado mas altera como bem entende a palavra inspirada de Deus.

Abs
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
Sra Winchester
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 06 Fev 2017 10:53

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por Sra Winchester »

O curioso é como não se questiona esse tipo de comportamento do Deus do antigo testamento. Mesmo na época de TJ, me incomodava muito o fato da tal punição do erro dos pais sobre os filhos. Mas quem somos nós para julgar as ações do todo poderoso?! "No tempo certo..."
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por Debora »

BrunoBernardes escreveu:Dona Débora me perdoe se eu estiver errado, talvez estejamos falando do deus bíblico.

Estas passagens da bíblia só podemos explicar pela fé.

Se quem tem fé esta no direito de tentar explicar por que esse deus ciumento e com esse senso de justiça, agiu dessa forma.

Bom, essa é minha opinião.
Não sou dona de nada Bruno.rs

Fé na bíblia ? Ou nos diversos homens que a escreveram ?

Os antecedentes do deus bíblico são aterrorizantes e a vaidade dele é tão grande que ele quis que homens registrassem suas bravatas e maldades.
Talvez o passado deste deus explique a "segurança" do seu povo ao profetizar a destruição com fogo daqueles que não beijam seus pés.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: A justiça de Jeová

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Debora escreveu:
BrunoBernardes escreveu:Dona Débora me perdoe se eu estiver errado, talvez estejamos falando do deus bíblico.

Estas passagens da bíblia só podemos explicar pela fé.

Se quem tem fé esta no direito de tentar explicar por que esse deus ciumento e com esse senso de justiça, agiu dessa forma.

Bom, essa é minha opinião.
Não sou dona de nada Bruno.rs

Fé na bíblia ? Ou nos diversos homens que a escreveram ?

Os antecedentes do deus bíblico são aterrorizantes e a vaidade dele é tão grande que ele quis que homens registrassem suas bravatas e maldades.
Talvez o passado deste deus explique a "segurança" do seu povo ao profetizar a destruição com fogo daqueles que não beijam seus pés.
Ufa! Pensei que eu tinha feito besteira novamente.

Abraço de filho pra mãe :fr1end:
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 91 visitantes