Buda.. um ser evoluído.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por Ermioni »

Gostaria de fazer algo mais elaborado, mas não me aguento e vou postar de forma natural e simples msm.

Bom estava lendo sobre Buda, e ele tem histórias incríveis, que ser humano fantástico.
Há quem o julgue um Deus, ou como alguns espiritas: Um espírito evoluído assim como foi Cristo, e outros gostam de sua filosofia de vida. Eu gosto como um ser humano fantástico q ensinou, q fez de tudo para ser o melhor humano e ajudar ao próximo. E vc, o q acha dele?

Buda era um ser RICO, mas era insatisfeito com toda aquela riqueza, pois ele não era um ser material e sim espiritual. E achava tudo aquilo uma futilidade, então ele resolveu conhecer o mundo real, se juntou aos monges por um tempo e depois resolveu viver suas experiências sozinho. Ele procurava o equilíbrio.

Ele procurava atender as pessoas que sofriam com amor, tinha muita compaixão e era muito sábio.

"Os pais amam a todos os filhos de maneira igual, mas seu amor se redobra com especial ternura para com um filho doente.
A compaixão de Buda se volta igualmente para todos os homens, mas ela se dirige com especial carinho, àqueles que, por causa de sua ignorância, tem de suportar os mais pesados fardos de erros e sofrimentos." Que diferença da dona torre hein.

Vou deixar uma bela história que copiarei de um site:
O Buda e o Deva

O Buda estava um dia no jardim de Anathapindika, na cidade de Jetavana, quando lhe apareceu um Deva (espírito da natureza) em figura de brâmane e vestido de hábitos brancos como a neve, e entre ambos se estabeleceu o seguinte "duelo":

O Deva: - Qual é a espada mais cortante?
Ao que Buda respondeu:
- A palavra raivosa é a espada mais cortante.

- Qual é o maior veneno?
- A inveja é o mais mortal veneno.

- Qual é o fogo mais ardente?
- A luxúria.

- Qual é a noite mais escura?
- A ignorância.

- Quem obtém a maior recompensa?
- Quem dá sem desejo de receber é quem mais ganha.

- Quem sofre a maior perda?
- Quem recebe de outro sem devolver nada é o que mais perde.

- Qual é a armadura mais impenetrável?
- A paciência.

- Qual é a melhor arma?
- A sabedoria.

- Qual é o ladrão mais perigoso?
- Um mau pensamento é o ladrão mais perigoso.

- Qual o tesouro mais precioso?
- A virtude.

- Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
- Recusa o melhor que se lhe oferece quem aspira à imortalidade.

- O que atrai?
- O bem atrai.

- O que repugna?
- O mal repugna.

- Qual é a dor mais terrível?
- A má conduta.

- Qual é a maior felicidade?
- A libertação.

- O que ocasiona a ruína no mundo?
- A ignorância.

- O que destrói a amizade?
- A inveja e o egoísmo.

- Qual é a febre mais aguda?
- O ódio.

- Qual é o melhor médico?
- O Buda.

O Deva então faz sua última pergunta: - O que é que o fogo não queima, nem a ferrugem consome, nem o vento abate e é capaz de reconstruir o mundo inteiro?

Buda respondeu:
- O benefício das boas ações.

Satisfeito com as respostas, o Deva, com as mãos juntas, se inclinou respeitosamente ante Buda e desapareceu.

Gostei da filosofia e quis compartilhar.... Pois Buda ensina sermos melhores pessoas e sermos equilibrados. :bjo9:
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Querida Ermioni, tem tantas pessoas que agregaram à humanidade.
E tem gente que só lembra de Jesus.
Ótimo tópico!
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por Lehh »

Parabéns por abordar algo diferente do cristianismo, assim temos a chance de ter contato com algo diferente, o que torna o fórum ainda mais democrático e um espaço para todos.


Eu nunca li muito sobre, mas o pouco que li, notei que tem muitos ensinos positivos sim, muita coisa interessante. É muito enriquecedor olhar para a cultura Oriental, isso ajuda a não nos limitar a um único pensamento.
Assim como tudo, tem os pontos negativos, a própria crença na reencarnação traz pontos questionáveis também.

Obrigada por compartilhar conosco =)
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por Ermioni »

Vdd, eu não gosto de saber q poderíamos reencarnar em animais, ou coisas. Mas essa crença até onde sei não foi levantada por BUda, e sim pelos seus adeptos. Então continuo achado ele mais incrível ainda.
Se eu estiver errada, por favor me corrijam.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por lobo guará »

Dizem que as ideias dele influenciaram um certo judeu do primeiro século.

Existe muita sabedoria fora da filosofia ocidental, podemos aprender muito com os orientais, os africanos, os islâmicos... Basta nos livrarmos do preconceito.
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Ermioni, meu tio diz que buda é um iluminador no mundo assim como Jesus.
Eu conheço muito pouco sobre ele, mas você me despertou o interesse. Eu concordo com a busca do equilíbrio. Acho que buda ensinou isso. Se não me engano ele falou sobre "o caminho do meio".

Nem 8, nem 80.
:D1
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Sra Winchester
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 06 Fev 2017 10:53

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por Sra Winchester »

Nunca li sobre Buda, especificamente, mas meu marido me falou sobre várias pessoas que tem trajetória similar a de Jesus Cristo.
Achei maravilhoso o que postou. Sempre que se fala em Buda, me vem a mente paz, harmonia...um sentimento bom e reconfortante.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por Galileu »

Ghandi , foi outro iluminado
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Se não for poluir o tópico.

phpBB [video]
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Buda.. um ser evoluído.

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

lobo guará escreveu:Dizem que as ideias dele influenciaram um certo judeu do primeiro século.

Existe muita sabedoria fora da filosofia ocidental, podemos aprender muito com os orientais, os africanos, os islâmicos... Basta nos livrarmos do preconceito.
o preconceito atrapalha porém .....

sempre há espaço para aprendermos coisas boas , elas nos ajudam a crescer espiritual e mentalmente

e tbm a corrigir o que for necessário , independente de onde veio . o mais importante é fazer bem a nós e aos que nos

rodeiam . :D2
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 149 visitantes