Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Lilypi
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 96
Registrado em: 19 Mai 2016 05:12

Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Mensagem não lida por Lilypi »

Há alguns anos discutiu-se aqui no fórum a origem do termo “Torre de Vigia”

http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =11&t=7433

Verificou-se, naquela oportunidade, que a expressão surgira antes mesmo do nascimento dos Estudantes da Bíblia, porquanto já era empregado pelo movimento adventista. No início do século passado as duas religiões chegaram a brigar pelo direito de uso do termo, que hoje designa oficialmente a organização comandada pelos líderes das Testemunhas de Jeová.
Deve-se lembrar, porém, que tal expressão é muito mais antiga, sendo possível encontrá-la em registros de atividades ocultistas do século XVI, mais precisamente no sistema mágico conhecido como Magia Enochiana.
Em um breve resumo, a Magia Enochiana surgiu após uma pretensa comunicação angélica feita como os magos John Dee e Edward Kelly num período compreendido entre 1582 e 1589. Essas criaturas espirituais ditaram uma linguagem especial, a qual se atribuiu um poder tão grande que os nomes das entidades eram escritos de forma inversa para evitar a conjuração acidental. Nesse intrincado sistema, que aborda desde viagens astrais até invocações demoníacas, pode-se encontrar o estudo das Torres de Vigias, mais precisamente quatro, que representam os planos espirituais, e estão contidas no mapa enochiano do universo.

Cada uma das quatro torres de vigia é governada por 6 anciãos e são subdividas em mais quatro partes, sendo que cada uma delas recebe o nome de um Anjo ou Arcanjo que governa os bairros do mundo. Desta forma, todo o universo, visível e invisível, estaria cheio de inteligências vivas. (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Enochian_angels)

Para estudar as torres e suas divisões os magos desenvolveram tábuas representativas de cada uma delas, onde é possível encontrar o nome das entidades para uma eventual invocação.

Imagem

Mas esse conceito não se limitou à Magia Enochiana. Anos mais tarde, no final do século XIX, a Hermetic Order of Golden Dawn cuidou de manter o uso das Torres em seus rituais. Na verdade, a primeira vez que ouvi a expressão “Torre de Vigia” após abandonar as Testemunhas de Jeová foi em uma preparação para um ritual praticado em uma ordem iniciática que mantinha algumas tradições da Golden Dawn. O ritual do pentagrama, praticado nos mais variados sistemas mágicos, também é conhecido como Ritual de Invocação das Torres de Vigia.

No ritual da Marca da Besta elas também aparecem:
https://srikulacara.wixsite.com/thelema ... a-da-Besta

Então, resta a pergunta: Por que Charles Taze Russell, decidiu dar esse nome a organização? E por que a liderança mantém esse nome?
Não há dúvidas que ele era um simpatizante das ordens místicas e fez questão de retratar isso em suas publicações, mas talvez isso não fosse tão repudiado pelos cristãos naquela época como é hoje. No entanto, sendo as normas das Testemunhas de Jeová tão claras acerca do ocultismo é no mínimo muito estranho que o Corpo Governante mantenha tais laços com algumas tradições mágicas.

Algumas fontes bibliográficas:
“Magia Enochiana para Iniciantes”, de Donald Tyson
“The Essential Enochian Grimoire: An Introduction to Angel Magick from Dr. John Dee to the Golden Dawn” de Aaron Leitch.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Mensagem não lida por KOSTA »

O livro de Enoque é muito claro.
As torres de vigia são os "observadores", ou sentinelas enviados por Deus para ensinar a humanidade. Mais tarde pecaram com as mulheres gerando híbridos.

Está em Enoque cap 7 em diante.

Há rumores no qual os pais da Igreja não incluiram Enoque na Biblia porque é demasiado explicito. Inclusivamente tem o nome de dezoito anjos caídos ke seriam os chefes dos outros anjos.

Portanto palavras como Torre de Vigia ou Sentinela são misticas e possuem ligação com demonios porque eles eram, como grupo, os que "vigiavam" a humanidade, enviados por Deus para ajudar a evoluir.

Sucumbiram à beleza daquela época. Alem disso ensinaram a suas esposas artes mágicas, ocultismo, etc

Pessoalmente acho o livro de Enoque muito interessante.
É citado em Genesis 5. 24. Segundo o relato biblico ele e Elias foram os unicos personagens biblicos levados direto pró Ceu. Em Malaquias está previsto o regresso de Elias e há kem diga que Joao Batista era Elias reencarnado.

Conforme disseste acima, Russel gostava de ocultismo.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Mensagem não lida por Lehh »

Muito interessante este tópico.

O que chama a atenção é que o nome, os significados e tanto do que o Russell demonstrava acreditar ou pelo menos admirar estar associado às praticas que as testemunhas de jeová repelem.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Ao trocar a Logo antiga pela mais nova a torre esta tentando apagar seu passado, dando uma cara nova a sua estória. Claro sem H mesmo.

As empresas que não se reformulam são condenadas a falência.

Só consigo enxergar a torre assim, uma empresa.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Mensagem não lida por Ermioni »

Seus Tópicos sempre muito interessantes. d:4 d:4 d:4 d:4
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Russell sabia da conotação ocultista da expressão “Torre de

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

Lehh escreveu:Muito interessante este tópico.

O que chama a atenção é que o nome, os significados e tanto do que o Russell demonstrava acreditar ou pelo menos admirar estar associado às praticas que as testemunhas de jeová repelem.

pois é ... Russel acreditava em piramides , agora estou vendo de onde vem a ''história'' da ''torre'' de vigia que tem fundamentos ocultistas do sec XVI .

que legal Russel ligado ao ocultismo e a torre ainda mantem , mas com tanto destaque ao JW , o novo logo .d:5 caramba agora não dá , porem vou ler mais tarde com calma :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes