Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por lobo guará »

Pessoal, bom dia! Vi essa discussão em um fórum gringo e resolvi trazer pra cá, pois achei mto interessante.

Vocês tem relacionamentos de amizade realmente profundos com seus amigos TJ? Sobre o q vcs conversam? Já devem ter escutado essa expressão "Mentes grandes discutem idéias, mentes medianas discutem eventos e fatos, mentes pequenas discutem pessoas". Normalmente as conversas entre TJs se limitam a falar de pessoas e eventos, normalmente ligados à organização, raramente de ideias. Quando se discute ideias, é apenas uma repetição do que estava escrito nas publicações ou foi falado na reunião, ou seja, as pessoas não falam das ideias delas, mas das ideias do CG.
Mtas vezes parece q as pessoas não se conhecem realmente, não sabem quais são as posições dos seus amigos sobre nada, sobre política, sobre o que realmente pensam do mundo, da vida.

Me parece q parte disso é pq todos tem q se conformar no modelo de pensamento das TJs e qqr pensamento "desviante" já é visto como político ou filosófico demais ou dissidente.

Já fiquei surpreso algumas vezes de conseguir ter conversas bem profundas com alguns irmãos e perceber que "morava alguém lá dentro". Mas se essas conversas acontecem em grupos maiores, sempre tem alguém q corta, dizendo q estamos falando de política ou filosofias do mundo e q não é assim q a bíblia fala.

Qual o sentimento de vcs a respeito disso? Conseguem ou já conseguiram ter amizades profundas com seus amigos TJ? Como começaram amizades reais com pessoas de fora?

Abraço!

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Amizade;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 31 Dez 2020 11:53, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Lehh »

Olá, lobo

Eu sempre tive dificuldade para ter amizade com tj, sempre fui excluída, pois, apesar de estar lá forçada pela família, sempre fui "fraca". Desde que me conheço por gente é assim.

As amizades profundas que tive e tenho, sempre foram poucas, e sempre fora do salão. Eu sou daquelas pessoas que demora para considerar uma pessoa realmente amiga, vou conhecendo bem antes.. então, a princípio, algumas pessoas podem me achar superficial ou formal demais (no salão sempre fui assim)... Mas, as que se tornam amigas, são amigas pra valer. Tenho três amigas assim, somos muito amigas mesmo. Estão sempre me dando forças, me levantando dos "tombos". Eu demorei mais ou menos sete anos para me abrir e contar sobre o que acontece comigo, sobre os traumas religiosos a elas. Durante esses anos, éramos amigas, mas não sabiam muito sobre minha vida além daquele ambiente onde as conheci.


No salão, teve uma pessoa que julguei ser minha amiga. Como dizem por lá "me apeguei mais do que uma irmã" rs. Mas a decepção foi das piores... Quando esta pessoa teve uma chance, mostrou que não era minha amiga. Depois, tentou uma reaproximação, mas jamais terá de mim mais do que a mera formalidade ali no salão.
Não foi uma falha, um erro, ela mostrou que não me considerava amiga mesmo.


A segunda tj, é uma amiga mesmo, sei que é excelente pessoa e sincera, mas só converso superficialidades. Sinceramente, me causaria muita dor não poder falar com ela mais. Sei que se eu sair da religião, acabaria nossa amizade, infelizmente.


Enfim, apesar de gostar de algumas pessoas, não consigo considerar tj amigos, pois a amizade deles é (1) porque a religião incentiva que se tenha amizades lá. (2) são amizades condicionadas. Não considero isso amizade.
Editado pela última vez por Lehh em 22 Jun 2017 12:34, em um total de 1 vez.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Daniel Sydlik
Forista
Forista
Mensagens: 301
Registrado em: 10 Mai 2016 14:24

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Daniel Sydlik »

Numa religião em que sua opinião não pode ser livre e formada,a não ser que tenha respaldo do corpo governante a tendencia é que esta amizade seja realmente superficial.
Penso muito naquele homem que estava pregado ao lado de Jesus Cristo.Ele não teve 3 meses ou 1 ano para se arrepender,mesmo assim já está com a sua vaga no paraíso.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Galileu »

Amizade atrelada á lealdade a uma organização, não tem como ser profunda.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Eu não acredito em amizade verdadeira dentro do mundo TJ. Pelo simples fato que eles não tem o controle sobre seus raciocinios. É uma coisa muito triste.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Ermioni »

No salão não havia essa possibilidade, pois o padrão torre de ser não permite isso.

Porém, por eu ter saido, qd algum tj se depara comigo eles se sentem a vontade para falar o q pensam msm. Mas isso é raro, pois a maioria tipo 99% foge de mim. kkkkk.

Mas já puder falar sobre política certa vez com uma pessoa e foi tão legal ver q a pessoa quer gritar ... mas a torre tampa a boca dessa pessoa. E isso poderia fazer a diferença na nossa política.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Galileu »

Na Torre você não pode ter convicções nenhuma, que não seja a oficial da Org.

Ou seja, você não é atêntico, você não é você.

Se você não é você, quem você é ??? Uma replica de ideias de terceiros?

Confuso ? ...rsrrs
"Penso, logo existo" - Descartes
Talentoso Ripley
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 30
Registrado em: 27 Mar 2017 15:21

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Talentoso Ripley »

Resumindo: todos temos que ser um Dudu Camargo.
Avatar do usuário
Desconstruída
Forista
Forista
Mensagens: 164
Registrado em: 28 Mai 2017 15:52

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por Desconstruída »

As pessoas só querem ser suas amigas se você é alguém que tenha dinheiro ou que tenha alguma influência(pioneira, SM, Ancião, SC, betelita). É só olhar como tratam os idosos e os pobres dentro da congregação.Quantos realmente estão preocupados com eles e suas necessidades??? Muito poucos...Eu me sinto completamente deslocada. Em ocasiões sociais, as irmãs casadas só falam de comida, roupas e filhos. As solteiras só falam em arrumar marido. Sinceramente...não me cabe, então acabo conversando com os homens(nem preciso comentar que não é muito bem visto). Quando expresso opinião, por vezes me consideram crítica ou polêmica. Então para não me expor, agora falo o mínimo possível e se der, fico em casa assistindo Netflix, lucro mais.
PS: Conversar com os rapazes é muito mais interessante, eles costumam ser mais abertos.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Por quê amizades entre TJs não são profundas?

Mensagem não lida por KOSTA »

Sou português de gema e devo dizer que vocês escrevem muito bem!

Perdoem minha suposta arrogância mas o nível da vossa escrita é sublime.

Eu já escrevo com menos assertividade...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 145 visitantes