Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Masquerade
Forista
Forista
Mensagens: 163
Registrado em: 15 Ago 2016 14:10

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Masquerade »

BrunoBernardes escreveu:1- Meus sentimentos.

2 - Até nesse momento se vive uma menstruação unisex, por que viver na Torre é viver de regras.
Muito bom! d:4 kkkkkkkkk
Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida.” James Joyce
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por The Brother »

Se é por segurança ou por dogma, para descobrir é fácil. Quem tem acesso as cartas posta aqui as orientações sobre velório. Aqui na região nunca soube de ter ordem de fechar salão, por isso só as cartas esclarecerão. Talvez pode ser até costume local ou por segurança mesmo. Aqui quando há em casas ou outros espaços as famílias e a cong. também ficam a noite toda.n
Avatar do usuário
Ancião Brasileiro
Troll desativado
Mensagens: 644
Registrado em: 13 Mar 2013 01:23

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Ancião Brasileiro »

Olha nunca pesquisei o assunto. Mas temos esse costume na região.
Irmão abastardos, humildes sem influência na torre, quando tem discurso muitas vezes guardamos seu corpo no salão fechado sem o velório da madrugada.
Geralmente ninguem se abala para o funeral dessas pessoas. Apenas os figurões do circuito e aqueles com muito dinheiro, também tradição familiar tj tem aquele memorial noturno.
Eu acho chocante, fechar o salão e deixar o corpo lá como um objeto. Mas para as tjs isso é mostrar apreço pelo entendimento correto da verdade biblica sobre a morte.
Considero uma falta de respeito a pessoa mesmo que ela não esteja mais em presença. Alegam também motivos de segurança. Porem é uma liberdade para poupar o tempo dos irmãos envolvidos em manter uma salão aberto a noite toda.
Avatar do usuário
Agnardo
Forista
Forista
Mensagens: 597
Registrado em: 06 Out 2015 21:05
Localização: Perdido na torre.

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Agnardo »

Olha pessoal, aqui na região, velórios em SR é raridade. Eu mesmo em mais de 20 anos de batismo, nunca presenciei nenhum.
Quanto aos velórios normais, até mesmo de mundanos, existe o costume de por volta das 23 horas, fechar o velório, e só reabrir as 6 da manhã.
Parentes muitas vezes ficam dentro do recinto, velando o corpo, e alguns visitantes tambem. Vez por outra o vigilante vai e abre a porta do velório para alguem que chegou e bate na porta.
Enfim é mais por segurança mesmo.

Isso aqui na região...
Agnardo - deboista por convenção.
Avatar do usuário
gsSIN-MA
Forista
Forista
Mensagens: 105
Registrado em: 24 Nov 2012 13:03

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por gsSIN-MA »

Aqui na minha região o velório ocorre na casa da pessoa e depois levam o corpo pro salão de manha, pro discurso e cortejo. Mas já teve uma vez que eu lembre que o salão virou a noite aberto
Simples como um mamute
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por KOSTA »

Quando vier o armagedom muita tj vai ser primeira levando com bola de fogo.

Respeitem os mortos tj! Muitos deles deram milhares de reais à santa oeganização.

Em breve estarao todos juntinhos no paraiso, com leoes e tigres.
Que bom!!
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por feliciapink »

Agnardo escreveu:Olha pessoal, aqui na região, velórios em SR é raridade. Eu mesmo em mais de 20 anos de batismo, nunca presenciei nenhum.
Quanto aos velórios normais, até mesmo de mundanos, existe o costume de por volta das 23 horas, fechar o velório, e só reabrir as 6 da manhã.
Parentes muitas vezes ficam dentro do recinto, velando o corpo, e alguns visitantes tambem. Vez por outra o vigilante vai e abre a porta do velório para alguem que chegou e bate na porta.
Enfim é mais por segurança mesmo.

Isso aqui na região...



Por isso que estou surpresa de que seja orientação da torre de dizer que é errado velar a noite. Eu sinceramente nunca ouvi isso e como disse acima em outros comentários antigamente se velava a noite toda. Pode ser que algum ancião com suas idéias próprias tenha criado essa regra e foi se disseminando. Além da torre criar um monte de regras e dogmas , ainda tem aqueles que pra se aparecerem mais, criam outras.
Eu ainda creio que se fechar o salão de noite com o corpo dentro seja por questão de segurança, afinal bandidos podem aproveitar do entra e sai de parentes, e entrar pra fazer a limpa nos presentes e levar os equipamentos do salão e tbm para não se criar despesas extras de se ficar a noite toda com luzes acesas, gasto de água, fora q terá que ficar um ancião responsável tomando conta da situação , até pra evitar rituais ou costumes de crenças de parentes não tjs. Esqueceram que a torre não dá nada pra ninguém, só tira? Não sei, posso está até enganada.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Piloto
Forista
Forista
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Ago 2013 11:42

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Piloto »

já passei a noite várias vezes "vigiando" o salão aberto...acredito ser, quando fechado, por motivos de segurança mesmo...
" Aquele momento em que você leva um soco no estômago, e abre os olhos..."
" O maior ato de coragem ainda é pensar com sua própria cabeça..."
“Não quer pensar: fanático; Não pode pensar: cretino; Não ousa pensar: covarde”
Avatar do usuário
Mythicus
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 47
Registrado em: 23 Mar 2017 10:31

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Mythicus »

Será que as TJs que tocam o cadáver têm que se lavar depois?
"Nas coisas essenciais, unidade; em coisas não essenciais, liberdade; em todas as coisas, o amor."
Avatar do usuário
Rory
Forista
Forista
Mensagens: 380
Registrado em: 10 Jan 2013 12:32

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Rory »

Sempre acreditei que um velório se faz para a família enlutada e não para o falecido. Portanto, se a família quer passar a noite e a madrugada em companhia de outras pessoas, que seja assim. Se a família acha que a região é violenta, que tranquem o velório. Se a família acha que vai passar bem a noite mesmo depois do choque da perda de uma pessoa amada, que fechem o velório e reabram na manhã seguinte.

A morte é algo que afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras, nada mais sensato do que deixar que a família escolha como passar seus momentos de luto. Estabelecer regras para isso seria, mais uma vez, um ato de hipocrisia por parte dos sepulcros caiados.
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Sawyer e 231 visitantes