Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
duploprazer
Forista
Forista
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Dez 2010 16:16

Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por duploprazer »

Ontem estava sendo "velado" o corpo de uma pessoa, no salao do reino aqui da regiao, e, que enquanto viva, foi, segundo consta,fiel ate a morte.
Desassociado, eu nao pisei no salao. Mas , minha esposa,q é Tj, foi prestar condolencias à familia desta pessoa, à noite qdo chegou do trabalho.
Para surpresa dela, comentando comigo quando chegou em casa, as pessoas estavam do lado de fora do salao e, quase que ela nao consegue entrar no SR e ver o corpo desta pessoa.
Segundo ela, conversando com irmãos que la estavam, agora quando da uma determinada hora da noite, tipo hrs 9,30 10,00 , tranca - se o SR, vao todos para suas casas e o corpo fica la sozinho,trancado no SR. No outro dia, abre-se o salao, e finaliza-se os procedimentos de praxe.
Particularmente achei umas tres coisas:
As Tjs querem se diferenciar a todo custo das outras religioes.
As Tjs sao, e eu ja sabia disso nos 40 anos de convivência com elas, extremamente frias em relação a morte
As Tjs nao mostram consideração com aqueles q, sendo ou nao Tjs,teriam apenas este horário apropriado (noite) para prestar condolencias à familia desta pessoa e ver o corpo.
Os prezados foristas teriam alguma informação sobre este assunto,que possam compartilhar ?
Gostaria de ler os vossos comentarios.


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Funeral
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 28 Jan 2022 15:38, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

O último funeral que fui, foi exatamente assim.
Acredito que seja uma orientação mesmo.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Dunha »

Sempre teve velório nos salões.
Mas claro, só dos teocráticos e/ou figurões.
Eu mesmo fui em alguns.

E claro que sempre tem alguma superstição. Fui repreendido por irmãos por ter assinado o livro de presença que o pessoal da funerária deixou lá, como se fosse costume babilônico.
Malévolo2.0
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2017 13:20

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Malévolo2.0 »

Pelos que já fui: eles permitem que as pessoas vão para suas casas ( descansarem, se arrumarem para o enterro) mas sempre fica alguém lá, geralmente o ancião... São coisas normais, não vi nada oculto até então
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

Sim sempre foi este o procedimento: se, quando em vida, o defunto foi "exemplar", ganha o grandessíssimo privilégio de ter um funeral no SR (onde fica a orientação bíblica de que com a morte os pecados estão perdoados?), mas mantém-se o salão aberto até uma determinada hora da noite, 10 ou 11, e depois este é fechado.
Tem muito a ver com o fato de as tj's não acreditarem que o corpo precise ser velado, que a pessoa morta não está vendo os esforços dos ali presentes para estar com ela até o último momento, ou que a "alma" do morto precise de luz, até ser conduzida ao seu destino (creio que este último seja a principal motivação dum velório de verdade).Tem a ver também com questões de segurança.
Mas também acredito na opção de haver nessa atitude um certo descaso com a dor da família! Tj realmente não tem empatia com relação a morte!
E claro, é um costume bem esquisito e meio sinistro! :shock:
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por feliciapink »

Olha vcs vão me desculpar, não quero defender a torre, porém sejamos razoáveis. O fato de ter velórios em salões do reino, geralmente é por pedido do próprio que em vida manifestou o desejo. Claro que se ele em vida teve "comportamento exemplar" segundo os padrões da torre será atendido, se tiver disponibilidade, até por que até disponibilidade de capelas vagas se for em capitais tá complicado. . E o fato de se fechar o salão determinada hora seria por questão de segurança mesmo. Meu irmão, que não era Tj, ficou sozinho tbm, na capela que ficava do outro lado da rua em frente ao cemitério. Estava sendo velado por toda a tarde por parentes e até por tjs que o conheciam desde pequeno. A administração do cemitério disse que teria que fechar a capela por motivos de evitar assaltos que estavam ocorrendo. Até alguns dos meus parentes queriam ficar, mas a ordem era de sair e trancar a capela as 22:00 horas, e voltar as 7:00 do dia seguinte. Acredito que no salão do reino o motivo tenha sido o mesmo.

É minha opinião. Como disse devemos ser razoáveis. Não é por que é a torre que tbm vamos viajar na maionese e dizer que é por causa disso ou aquilo.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por feliciapink »

Malévolo2.0 escreveu:Pelos que já fui: eles permitem que as pessoas vão para suas casas ( descansarem, se arrumarem para o enterro) mas sempre fica alguém lá, geralmente o ancião... São coisas normais, não vi nada oculto até então

Tbm não vi nada de oculto e de acordo tbm com meu cometário acima, acredito que foi questão de segurança.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por Debora »

Malévolo2.0 escreveu:Pelos que já fui: eles permitem que as pessoas vão para suas casas ( descansarem, se arrumarem para o enterro) mas sempre fica alguém lá, geralmente o ancião... São coisas normais, não vi nada oculto até então
Novamente defendendo a torre.
Há. ..refresque.... minha memoria: O que diz a torre sobre seus fieis frequentarem sites de dissidentes ?

Voltando ao tema, eu sempre soube que NÃO PERMITEM que o corpo seja velado a noite para evitar superstições mundanas de que o espírito precisa ser velado. Mesmo assim, na zona norte de São Paulo, região onde resido desde dez anos de idade, até hoje nunca ouvi falar que acataram esta orientação. Terei que aguardar um velório de um parente tj para ver como estão fazendo agora.

E esta conversa de que permitem que a pessoa vá para sua casa com o objetivo de descansar, se arrumar para ir ao enterro, não tem pé e nem cabeça. Parece mais uma desculpa de quem quer "apenas marcar presença" no velório.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por feliciapink »

Debora escreveu:
Malévolo2.0 escreveu:Pelos que já fui: eles permitem que as pessoas vão para suas casas ( descansarem, se arrumarem para o enterro) mas sempre fica alguém lá, geralmente o ancião... São coisas normais, não vi nada oculto até então
Novamente defendendo a torre.
Há. ..refresque.... minha memoria: O que diz a torre sobre seus fieis frequentarem sites de dissidentes ?

Voltando ao tema, eu sempre soube que NÃO PERMITEM que o corpo seja velado a noite para evitar superstições mundanas de que o espírito precisa ser velado. Mesmo assim, na zona norte de São Paulo, região onde resido desde dez anos de idade, até hoje nunca ouvi falar que acataram esta orientação. Terei que aguardar um velório de um parente tj para ver como estão fazendo agora.

E esta conversa de que permitem que a pessoa vá para sua casa com o objetivo de descansar, se arrumar para ir ao enterro, não tem pé e nem cabeça. Parece mais uma desculpa de quem quer "apenas marcar presença" no velório.

Olha Débora, pegando carona aí no seu comentário do Malévolo 2.0, minha falecida mãe, que era Tj, já foi em velórios tbm de tjs a noite, inclusive passando a noite, tanto em residencias do falecido como em capelas nos cemitérios. Era um costume. Ela não me levava, por eu ser criança. Inclusive lembro muito de uma irmã pioneira que era muito amiga de minha mãe, que faleceu quando eu tinha uns 14 anos. Minha mãe foi com minha irmã mais velha e passaram a noite toda lá no cemitério junto com outros da congregação. Hoje aqui no Rio não se tem mais velórios a noite, por motivos que todos sabem. Alto índices de assaltos e violência. Agora se é por essa orientação não sei. To falando isso como uma observação.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Uso do salao do reino para "velorio". Nova luz??

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

1- Meus sentimentos.

2 - Até nesse momento se vive uma menstruação unisex, por que viver na Torre é viver de regras.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 98 visitantes