"Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Cappuccina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 706
Registrado em: 27 Jan 2017 19:46
Localização: Com o Boli'

"Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por Cappuccina »

Se tem algo que intriga nós, foristas, são as famigeradas mudanças na Torre, seu pisca-pisca de luzes.

Mas afinal, é errado fazer mudanças? Percebemos que ultimamente a Torre anda apelando ao discurso: aceite as mudanças na organização'.

A nossa intriga com mudanças é algo que as TJs mais espertas usam ao favor delas: "apóstatas são mentes fechadas, não aceitam mudanças e usam isso pra ficar de mimimi e difamar nossa querida organização".


Eu te digo: mudar é bom!

Mudar prum ambiente melhor, melhorar algo em sua personalidade, algo na sua casa... Enfim, mudanças são necessárias pra continuarmos evoluindo, melhorando, nos tornando mais agradáveis ou tornando algo que usamos mais práticos e gostosos de se usar. Algumas mudanças são difíceis de fazer ou de aceitar, mas quando conseguimos, percebemos a evolução no que foi alterado'.


Mas e quando a mudança piora as coisas ou bagunça tudo?

É isso o que vemos acontecendo na Watchtower. Não falo de mudanças visuais, superficiais, como uso constante de vídeos bem produzidos, facilidade ao ler as novas publicações, cara nova... Mas falo de mudanças profundas.

Qual é o verdadeiro problema em mudar as crenças, "refinar os entendimentos pela Bíblia"?

Vamos dar um exemplo, um meio tosco, mas vamos. Você aprende desde criança que comer fritura faz bem. Mas você bem depois que aprende comer muita fritura faz mal, e já é tarde pra isso.

Outro exemplo, os das vacinas. Olha quanta gente já morreu por causa disso, e agora ajusta esse entendimento. As pessoas que viveram essa época, como iriam ficar ao ver que seu parente morreu por causa de um ensino mal entendido?'

É esse o problema da mudança constante de ensinos da Torre. Bagunça as coisas, e causa prejuízos pessoais. Pior, aquilo que você acreditava cegamente se torna da noite pro dia mentira.


"Mas você não disse que mudar é bom e é necessário, Vi? Hipócrita você."

O problema de tudo é que isso vem de uma religião que prega com a maior força do mundo que é verdadeira e guiada por Deus. Nos dois últimos estudos da Sentinela de Fevereiro, mostra como ele guiou seu povo. Vamos ao passado.

Quando Deus guiou Moisés, Josué, Davi e Ezequias, ele errou? Vemos alguma profecia errando ou falhando? Não. A Sentinela enfatiza que eles não eram perfeitos, cometeram erros, para dar liga à frase "o CG não é perfeito assim como eles, mas lideram bem o povo de Deus". Porém, nenhum deles falou algo como profecia ou mandamento por si mesmos. E todas elas se cumpriram, ao contrário de algumas preditas pelo CG falharam e outros ensinos se tornaram obsoletos da noite pro dia. Além do quê, existem "orientações" que...simplesmente não existem na Bíblia, sequer princípios existem, alguns até são incoerentes.

As mudanças nas crenças é algo sério pois mostra uma grande fragilidade nelas, podendo dar a entender que as atuais podem ser frágeis também. Tipo, como eu vou saber que o que estou acreditando é certo? E se mudar depois? Como vou saber?


Se é verdade, por que muda tanto? Verdades são baseadas em FATOS, e fatos NÃO SE ALTERAM. Interpretações não podem ser consideradas como verdade absoluta, ainda mais quando elas mudam com o tempo. Por que?

Interpretações são sempre relativas. O que posso interpretar d'um texto pode ser diferente do que fulano interpretou. Ainda há o risco de ocorrer uma interpretação equivocada.


"Mas Vi, o CG tem ajuda de anjos e do espírito santo!"

Se tem, porque os erros são justificáveis? Os anjos e o espírito santo passariam informações erradas?


"Mas eles não são inspirados por Deus!"

Então quem é? Se ninguém é, porque a afirmação constante de ser a religião verdadeira? Como os anjos e o espírito santo ajuda então? Dando força além do normal? Isso justifica eles dizerem que são a religião verdadeira e o "escravo fiel e prudente"? Como alguém pode ter espírito santo do ser mais amoroso do Universo quando diz no seu discurso "muitas pessoas mundanas irão se abrir como hot-dogs"? Cadê o amor?


"Os anjos ajudam ao trabalho de pregação estar tendo esse sucesso!"

Mesmo? Então por que a Watchtower usa uma propaganda tão forte, chamativa e atraente? Os anjos inspiraram ao uso do marketing? Mas...pra quê marketing? A verdade fala por si só, não precisa de ninguém pra fazer propaganda nem denegrir a concorrência, chamando de religião falsa.


"Vi, o CG é fiel à Bíblia e se guiam por ela".

Então de onde surgiram as profecias de 1975, a forçação de barra de 1914 com seu desconsideramento horrendo de fatos históricos? Sobre a barba, Paulo comeu comida pra ídolos, podendo fazer gente tropeçar. Por que barba não pode e bebida sim?

A bíblia ensina a liderança, seja de CG ou de anciãos ser tão, mas tão fechada? Ensina que precisa estar vinculado numa religião pra ser salvo? Ao menos ensina sobre "religião verdadeira", ódio com quem está fora? Ensina que a pregação é mais importante que o resgate? Cadê a aplicação do mandamento de Jesus sobre amar o próximo? Pois sai muito raramente do papel'.


Pode ser verdade algo dito duma liderança tão fechada, instável e arrogante? E mesmo se fosse verdade, por que erros? Verdades são fatos, e não interpretações que mudam. VERDADES NÃO MUDAM, por isso que as mudanças nas doutrinas da Watchtower são um problema, e sério pra quem está lá dentro, cego.


As mudanças foram tantas que creio que Russell se espantaria com o que visse hoje, creio.



É isso~


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Nova luz
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 26 Jan 2022 13:20, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Avatar do usuário
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista
Mensagens: 901
Registrado em: 04 Jan 2015 23:52

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por RAPUNZEL ENROLADA »

Excelente suas ponderações!
Exatamente!!! d:7
Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Olá Cappuccina, bela observação.

Na Engenharia Industrial, chamamos isso que você descreveu de Reengenharia, vou explicar por que.

A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

Para eu que trabalho com isso, a Torre está fazendo nada mais do que aplicando os processos de reengenharia em seus modos de administrar, isso é necessário em qualquer EMPRESA para continuar a sobreviver, pois o mercado (clientes e fornecedores) e os concorrentes vão evoluindo com o passar do tempo, e por isso a inovação se faz tão necessária para não ficar com um processo e um sistema de gestão arcaico.
Agora falando sobre o produto vendido pela Torre (VIDA ETERNA NUM PARAÍSO), este também precisa ser inovado, pois a concorrência é grande, outros fornecedores oferecem produtos semelhantes, e os clientes estão começando a duvidar da capacidade do fornecedor (Torre) em cumprir com o prazo de entrega, sendo que esse prazo já foi adiado algumas vezes. O produto ofertado pela Torre é frágil e carece de garantias quanto a qualidade e a confiança dos clientes está diminuindo.
Todo esse processo de inovação que está ocorrendo é uma forma que a Torre está buscando para se manter viva no mundo globalizado, porém, ainda não sei dizer qual ou quais produtos novos a Torre irá lançar no mercado, pois o carro chefe (VIDA ETERNA) não está mais sendo suficiente para seus clientes, que estão desejosos em receber novidades.
Ou a Torre lança um produto ou serviço bem logo, com vários benefícios, melhore o prazo de entrega e a qualidade, ou irá perder seus clientes fiéis, que aliás, não estão mais tão fiéis assim aos produtos e serviços ofertados pela Torre.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por Lehh »

Excelente tópico, querida d:4 d:4 d:4

Muito interessante suas colocações. Definiu bem, um pisca-pisca de luzes rsrs.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por TJCalado »

Muito bom tópico.
Outro problema das mudanças da Torre de Vigia é que você é obrigado não somente a acreditar na "verdade atual". Você é obrigado a declarar que acredita. E mais! Você é obrigado a repassar a informação, utilizando a sua própria reputação para convencer outras pessoas. Você é obrigado a utilizar argumentos que as vezes nem convenceram a você mesmo, para convencer outros. E se o seu ouvinte utilizar um argumento que você mesmo anteriormente utilizava com veemência para explicar uma verdade ultrapassada, você tem de agir como se aquilo fosse um absurdo, como se nunca tivesse pensado daquele jeito.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3112
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Excelente tópico e excelentes ponderações! Você arrasou moça! d:4 d:4 d:4

E só falando sobre o que eu vivi em relação a mudanças de ensino na torre. Os livros que são estudados com o fim de fazer co que pessoas se tornem TJs batizadas. Quantos livros com seus ensinos sendo revisados foram publicados nas mais de quatro décadas que estou na torre. Vou citá-los abaixo

Verdade Que Conduz a Vida Eterna
Poderá Viver Para Sempre no Paraiso na Terra
Conhecimento que Conduz a Vida Eterna
O Que a Biblia Realmente Ensina?*

* esse livro foi revisado com o lançamento da nova Biblia e existe um outro livro com o mesmo teor Você Pode Entender a Bíblia.

E sobre ensinamentos que mudam a bel prazer da JW está a velha questão: Os que morreram na destruição de Sodoma e Gomorra, serão ressuscitados? Eis mais uma questão onde o pisca pisca do entendimento está sempre funcionando.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Ancião Brasileiro
Troll desativado
Mensagens: 644
Registrado em: 13 Mar 2013 01:23

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por Ancião Brasileiro »

Estrangeiro escreveu:Olá Cappuccina, bela observação.

Na Engenharia Industrial, chamamos isso que você descreveu de Reengenharia, vou explicar por que.

A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

Para eu que trabalho com isso, a Torre está fazendo nada mais do que aplicando os processos de reengenharia em seus modos de administrar, isso é necessário em qualquer EMPRESA para continuar a sobreviver, pois o mercado (clientes e fornecedores) e os concorrentes vão evoluindo com o passar do tempo, e por isso a inovação se faz tão necessária para não ficar com um processo e um sistema de gestão arcaico.
Agora falando sobre o produto vendido pela Torre (VIDA ETERNA NUM PARAÍSO), este também precisa ser inovado, pois a concorrência é grande, outros fornecedores oferecem produtos semelhantes, e os clientes estão começando a duvidar da capacidade do fornecedor (Torre) em cumprir com o prazo de entrega, sendo que esse prazo já foi adiado algumas vezes. O produto ofertado pela Torre é frágil e carece de garantias quanto a qualidade e a confiança dos clientes está diminuindo.
Todo esse processo de inovação que está ocorrendo é uma forma que a Torre está buscando para se manter viva no mundo globalizado, porém, ainda não sei dizer qual ou quais produtos novos a Torre irá lançar no mercado, pois o carro chefe (VIDA ETERNA) não está mais sendo suficiente para seus clientes, que estão desejosos em receber novidades.
Ou a Torre lança um produto ou serviço bem logo, com vários benefícios, melhore o prazo de entrega e a qualidade, ou irá perder seus clientes fiéis, que aliás, não estão mais tão fiéis assim aos produtos e serviços ofertados pela Torre.
Ótimo tópico e excelente comentário! Vejo que a manutenção do sistema da torre não está mais no seu ramo de vendedores(publicadores, pioneiros e outros). Ela vem se mantendo e crescendo no legado familiar e catequização nas relações inter-pessoais. Há anos a torre está procurando a grande ideia mas até agora nada.
Precisam de algo pra chocar e atrair novos adeptos.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por KOSTA »

A torre ganha no mercado imobiliário.

Por exemplo, apesar de eu viver no sul, soube dum salão que está para venda no Porto. Uniram duas congregações do norte numa só sobrecarregando economicamente os irmãos da cong que fechou. A localização do sr é turistica e vale muita grana por metro quadrado. Localização excelente e boa vizinhança. Por outro lado a localização do sr que servirá para as duas cong fica num localafastado, cheio de crime e mau ambiente.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por feliciapink »

d:7 d:7 d:7 d:7 excelente Cappuccina e os comentários dos demais tbm !!!!
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
uma_aprendiz
Forista
Forista
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Jul 2014 19:46

Re: "Aceite as mudanças..." Mas VERDADES mudam?

Mensagem não lida por uma_aprendiz »

Muito bom tópico... já lemos muito aqui sobre o pisca pisca... mas a análise de qdo a mudança é bem vinda e qdo não é... foi excelente!

E bem complementado pelo TJ Calado... ainda são obrigados a aceitar, declarar que aceitam e propagar...

Vou guardar vários pontos para qdo for necessário

:4
Inativa há 8 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 12 anos.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 227 visitantes