Acreditar...

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Immanuel Kant
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 36
Registrado em: 28 Mar 2016 19:37

Acreditar...

Mensagem não lida por Immanuel Kant »

...das metafisicas é aquela que mais nos vitima.

La por volta de 98, 99... e já em convívio com a torre por 10 anos ouvi ou vi ou li algo sobre ONU e STV, e nesse momento vc ACREDITA e então dispersa o pensamento.

Em 2000 algum comentário sobre um certo livro de um certo "apóstata", certamento um homem a serviço do diabo infiltrado no alto e glorioso e santificado e harmonioso e todo poderoso corpo governante... tal livro de inverdades estava caluniando a santa e imaculada organazição (notem...) DE jeová... e vc então inebriado e se alimentando unica e exclusivamente por aquilo que a organização coloca no coxo ACREDITA.

Pouco depois o contato com a filosofia e a forte recomendação dos anciosos.... " isso pode ser perigoso!!!!, poderá haver ideias que desvirtuem o irmão do caminho de Jeová...", e vc ainda inebriado ACREDITA.

Bem... mas ACREDITAR se auto sustenta, qdo fatores te estimulam a questionar vc corrompe... e ao passo que existe a renuncia da lavagem que postam no seu coxo, no momento que vc decide furar a cerca e se alimentar no quintal do vizinho ou continua acreditando por auto constatação ou de fato a torre começa a ruir (perdao pelo trocadilho), neste primeiro momento que decide levantar o tapete o ensaio inicial é de perplexidade e de um querer nao ACREDITAR... desde então quanto mais nao quer ver mais olha!, e o ACREDITAR te fez vitima de si mesmo... e dói, no começo mais depois a dor vira amiga...

Me afundei em filosofia, Platão, Sócrates(real ou imaginario na boca de Platão nao sei), Aristoteles, Kant, Hegel, Schopenhauer, Espinosa, Jesus, Freud, Fiodor Dostoievski, Voltaire, Nietzsche... não fosse a compreensão da vida segundo esses pensadores certamente sucumbiria a organização das ideias... de todos Schopenhauer é o que mais alivia os que passam pelo período de contestador do ACREDITAR... a vida é ruim mesmo!... somos marionetes por mais que esmurremos o peito com gritos de liberdade!.

O tempo passou... 2017 e compreendo bem e tb nao tenho revoltas com relação a torre, sequer uma bandeirinha de protesto levantaria na marcha contra a hipocrisia deles, coitados... tenho dó!. Se viram cercados de mentiras e moralismos e na fugaz tentativa de tentar consertar se embebedaram no vinho do autoritarismo e da arrogância... inebriados pelo pensamento de que de vdd são a unica e verdadeira e aprovada e santa organização terrestre do ser supremo de todo o universo e.... se embolaram, me parece que agora estao baixando um pouquinho a crista com dizeres no sentido de que nao recebem orientação divina e que aquilo que publicam é fruto de pesquisa humana com direito a eventuais equivocos, até relançaram um livro onde voltam atras numa serie de afirmações em relação ao reino mas.... ainda estão anos luz de uma postura humilde... ACREDITO que nao irão entender a verdadeira religiao ensinada por Cristo o amor.

Mas para meu desespero a vida continua nao fazer sentido algum se nao olharmos para a luz de Adão, Eva... Jesus como resgate e principalmente que o Criador irá num determinado momento restituir seu projeto inicial, quando ??? bem não sei!... a luz dos sinais ditos por Cristo parece que pode ser hoje ou quem sabe daqui uns 300 anos, mas não ACREDITAR nisso torna a compreensão da vida um completo desespero, não crer nisso seria uma porta aberta para uma tempestade de explicações que vão de santo daime aos et's passando pelo budismo e a isto me recuso muito embora respeito toda forma de crença.

Contudo, hj queria falar desta metafisica... ACREDITAR, ela de vdd nos vitima... as vezes a dor de romper com aquilo que ACREDITA é tamanha, os laços e as raizes estão tão aprofundadas e enroscadas que é melhor fazer de conta que a mentira é verdade do que deixar doer. Tenho amigos queridos dentro da torre, tenho amigos queridos que enxergaram a hipocrisia da torre e que por lá permanecem, romper vai doer!.

Shopen (me permita chama-lo assim ja que ficamos tão intimos na leitura e na compreensao da vida) dizia que o olhar sobre o outro é o seu olhar sobre o outro, é como se vc acordasse e colocasse um oculos de lentes verdes e tudo vc passa e enxergar com tom esverdeados, se tirar os oculos nada enxergará.... desta feita seu mundo é prioritariamente com tons verdes. Cada um enxerga a vida através do seu olhar e ACREDITA nela no formato que o seu olhar traduz e assim por vezes escolhe qual lente porá hoje.

Aos que escolhem a cor da lente, sorte!, aos que são escravizados em qual lente deverão usar - sorte tb!... afinal a ignorância é uma boa proteção... e ACREDITAR é um remédio doce e conveniente só não leia o rótulo.

Bom dia.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores:
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 24 Jan 2022 14:28, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
O Sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca!.
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Immanuel Kant escreveu:...
Mas para meu desespero a vida continua nao fazer sentido algum se nao olharmos para a luz de Adão, Eva... Jesus como resgate e principalmente que o Criador irá num determinado momento restituir seu projeto inicial, quando ??? bem não sei!... a luz dos sinais ditos por Cristo parece que pode ser hoje ou quem sabe daqui uns 300 anos, mas não ACREDITAR nisso torna a compreensão da vida um completo desespero, .
Bela reflexão Kant, entendo que meu desespero está em torno de enxergar o mundo e o futuro também. Refletindo com um amigo, disse que as TJs são Deístas por natureza (Deus criou a roda da vida, providenciou o resgate no passado, não interfere em nada hoje (exceto com relação à Torre) e providenciará a solução pra tudo no futuro). Nesse sentido, como um Deísta hoje minha relação com Deus não mudou muito do que eu era, mas a minha relação com o mundo, com o futuro e com o sentido da vida, Nossa!!! quanto dor... quanta confusão.. quanto desespero!!! Não consigo mais acreditar em Adão e Eva como personagens reais que existiram um dia e comeram de um fruto literal, mas PRECISO ACREDITAR que Jesus foi enviado para nos resgatar do pecado e da morte e providenciar a derradeira solução. Incoerência minha? Sim, eu admito. Que se danem as coerências, as lógicas religiosas, a razão na metafísica que te OBRIGUE a ACREDITAR em alguma coisa. Acredito porque eu PRECISO, porque me serve de âncora, porque me dá sentido, não porque me sinto OBRIGADO a ACREDITAR em nada. Quero acreditar numa ilusão? Talvez, mas quem não tem as suas...
Avatar do usuário
Crise_de_Consciencia
Forista
Forista
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Mai 2016 08:29

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Crise_de_Consciencia »

Bela reflexão!! Gostei muito!!
Gostaria de citar, não em palavras tão profundas como as suas, que em relação a ACREDITAR, DESPERTAR, LIBERTAR, VIVER.... encontramos disposições diversas entre as pessoas. Há aquelas que vivem dentro do casulo e não sabem da realidade. Há aquelas que já saíram do casulo e que foram viver suas vidas longe da Torre. Há aquelas que saíram do casulo e agora procuram acordar o maior número de pessoas ( é uma fase ). Há aquelas que mesmo que desacreditadas, ainda prefiram a conveniência de se manter lá dentro ( família, orgulho, destaques que não abrem mão, etc). E há os que se negam a acordar por achar que a vida dentro do casulo é a melhor e preferem servir de baterias humanas para sustentar a torre, porque a recompensa é a vida eterna ( dentro do casulo ).
Que cada um seja feliz onde deseja se enquadrar !
Como infiltrado, eu estou na fase de procurar acordar o maior número de pessoas que eu puder. Um dia espero me ver livre disso também.
Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Acreditar para mim nesse momento é uma incógnita.
Não sei em quem nem em que acreditar. Não acredito mais em religião, mas estou me esforçando em continuar acreditando em Deus, Jesus e na Bíblia, mas me sinto tão enganado pela Torre, que tenho receio em dizer que acredito em alguma coisa nesse momento.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

d:4 d:4 d:4 d:4
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por TJCalado »

Sobre o termo ACREDITAR, uma vez tive uma conversa com um ancião, quando eu tinha uns vinte e poucos anos. Perguntei a ele a diferença entre SABER e ACREDITAR. Ele respondeu o óbvio. Então eu perguntei se ele SABIA ou ACREDITAVA em tudo o que pregava. Relutante, ele foi obrigado a dizer que acreditava. Então eu perguntei: "em quem você acredita? Em Jeová ou naqueles que nos davam informações a respeito de Jeová?"
Não houve resposta.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Ancião Brasileiro
Troll desativado
Mensagens: 644
Registrado em: 13 Mar 2013 01:23

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Ancião Brasileiro »

d:4 d:4 d:4 d:4 d:4
Muito boa a reflexão. Acreditar é algo que todos nós precisamos.
Mas nem sempre é a escolha certa.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Galileu »

Immanuel, aprecio suas reflexões.

A vida sem um proposito, sem um objetivo, sem uma razão pode tornar-se ao invés de dadiva, uma verdadeira tortura.

Mas acreditar em "coisas" (não digo tudo que é ensinado) como os dogmas da TORRE ,e não so os dela, mas de todas as as religiões, tira-nos também o objetivo da vida. Algo bem diferente dos ensinos essenciais de Cristo.

Você fala com propriedade sobre as angustias advindas de se descobrir que aquilo em que se acreditava como verdades absolutas foram apenas raciocinios falaciosos com intuito de dominação e conquista de poder sobre outros.

E aqui estamos todos em busca de respostas, que muitos filósofos do passado e presente ainda buscam !

Um grande abraço, obrigado por nos trazer suas ponderações !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: ACREDITAR...

Mensagem não lida por Debora »

Immanuel Kant escreveu:
Shopen dizia que o olhar sobre o outro é o seu olhar sobre o outro, é como cada um enxerga a vida através do seu olhar e ACREDITA nela no formato que o seu olhar traduz e assim por vezes escolhe qual lente porá hoje.

Aos que escolhem a cor da lente, sorte!, aos que são escravizados em qual lente deverão usar - sorte tb!... afinal a ignorância é uma boa proteção... e ACREDITAR é um remédio doce e conveniente só não leia o rótulo.
Tema para se refletir !

Tenho que necessariamente ACREDITAR em algo ? Dizem que sou crítica demais. Nada foge ao meu escrutínio.
Talvez o ambiente em que estive pós torre formatou totalmente meus conceitos sobre Deus, vida, morte. Não me incomodam, hei de aceitar e colher os frutos que plantei. Ponto.
E sobre a ignorância, perdoe discordar. Ela não é uma boa companheira, ela não é uma boa proteção. Por experiências diversas, somente consegui concluir que a ignorância é um atraso de vida e na vida.

E ainda sobre Deus, necessito concordar com Nietzsche: "Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo."
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 155 visitantes