Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Segundo a torre, Jesus é o equivalente perfeito de Adão.
Por isso foi enviado à terra, nascendo como humano perfeito, para prover o resgate por meio do seu sacrifício.
Jesus daria sua vida perfeita para recuperar o que Adão havia perdido.
Pois bem...Um tempo atrás encontrei uma moradora no campo, muito inteligente por sinal.
Ela disse que Jesus não equivalia à Adão, pq ele era o Filho de Deus encarnado. Tinha poderes sobrenaturais. Conhecimento sobre- humano.
Experiência de vida no céu e na terra...Entre outras coisas.

Gostaria de saber, o que vcs foristas pensam a respeito.
Sei que aqui existem aqueles que duvidam da existência de Jesus e/ou de Adão.
Mas fiquem à vontade.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Jesus Cristo
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 20 Jan 2022 07:08, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Realmente, em grau de instrução essa equivalência de fato não existia, interessante.

Ora, e convenhamos que a perfeição de Adão não era tão "perfeita" assim. Do contrário não teria feito a burrada de comer do fruto proibido, não é mesmo?

A hipótese de que Jesus era igual a Adão, no mínimo, implica que pode haver alguma tentação em que Jesus possa de fato cair. Será que as TJ's lidariam bem com isso?

Se eu ainda fosse cristão e tivesse de lidar com a questão, diria que Jesus não era equivalente, mas sim, superior a Adão. Jesus pagou a mais pelo resgate e ainda pediu para ficarem com o troco. Literalmente o barato saiu caro, rs.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por TJCalado »

Já pensei nisso algumas vezes. E fui um pouco além. Para que o tal resgate fosse justo, Jesus teria de morrer E NÃO RESSUSCITAR. Entregar a própria vida, sabendo que a terá de volta, e com o segundo posto mais importante do universo pela eternidade, é mole...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

TJCalado escreveu:Entregar a própria vida, sabendo que a terá de volta, e com o segundo posto mais importante do universo pela eternidade, é mole...
Acho que isso nem de "sacrifício" deve ser chamado...
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Sim, de fato JC teve uma posição infinitamente superior... Conforme João, era a "palavra" e também "um deus" (pois participou com o Pai a criar o universo). Daniel não o chama também de "pai eterno e deus poderoso"? ...
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por TJCalado »

Samurai Kazuo-San escreveu:Sim, de fato JC teve uma posição infinitamente superior... Conforme João, era a "palavra" e também "um deus" (pois participou com o Pai a criar o universo). Daniel não o chama também de "pai eterno e deus poderoso"? ...
sim... e...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Habiru »

Olá Dissidente!!! Ótimo tópico, pena que estes assuntos quase não recebem a importância devida... Mas, que bom que você o postou.
Prior Dissidente escreveu:Segundo a torre, Jesus é o equivalente perfeito de Adão.

Isto não é apenas a Torre de Vigia quem disse, o apóstolo Paulo parece indicar isto em 1 Coríntios 15:45,o termo "último Adão" dá a entender, apesar de reconhecer que é bem implícito isto.
Ela disse que Jesus não equivalia à Adão, [porque] ele era o Filho de Deus encarnado. Tinha poderes sobrenaturais. Conhecimento sobre-humano. Experiência de vida no céu e na terra...Entre outras coisas.
Já me perguntei isto alguma vez. Porém, não saberia resolver isto biblicamente. Mesmo supondo (e indo contra a toda cristandade com sua Trindade) que Jesus era apenas humano (e acredito apenas na humanidade dele quando esteve na terra) sem qualquer atributo divino com exceção a de fazer curas e outros sinais, ainda resta o que já se falou: ele é a Palavra, então ele teria vantagens sobre Adão.

Porém, a Bíblia não estipula que o resgate seja apenas correspondente,então só poderíamos supor que seria válido um sacrifício de resgate equivalente ou superior ao que se havia perdido, e neste modo de pensar não vejo objeções bíblicas, e nem invalidade do sacrifício ter sido superior, até por este lado, acredito ser bom que tenha sido superior, e não apenas equivalente.

Apenas se exigia vida por vida, e neste termo, uma vida foi dada, mesmo com o detalhe da objeção da moradora.
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Habiru »

Estudante da Bíblia escreveu: A hipótese de que Jesus era igual a Adão, no mínimo, implica que pode haver alguma tentação em que Jesus possa de fato cair. Será que as TJ's lidariam bem com isso?
Estudante, Jesus não era humano durante a sua vida terrestre? Então, não seria difícil concluir que se ele foi tentado por Satanás (segundo os evangelhos) é porque de alguma forma poderia ter cedido e caído em tentação, porque ele era humano

Me lembro dos textos de Hebreus, que diz que Jesus se tornou em tudo como os seus irmãos terrestre (Heb. 2:17) e foi tentado em todas as coisas, porém, não incorreu no pecado. - Hebreus 4:15.
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Habiru »

Samurai Kazuo-San escreveu:Sim, de fato JC teve uma posição infinitamente superior... Conforme João, era a "palavra" e também "um deus" (pois participou com o Pai a criar o universo). Daniel não o chama também de "pai eterno e deus poderoso"? ...
Hoje, eu não usaria este texto de Isaias 6:9 (e não Daniel [rs] a confusão acontece, é muita profecia...) para apoiar as afirmações de Jesus como messias. Este texto é claro quando se trata do rei Ezequias, e não é uma profecia nos termos que estamos acostumados, veja os verbos "nasceu" (no passado) e "se nos deu" (no passado), não se diz que o menino "nascerá" ou "se nos dará", entende? O menino já esta nascido. A moça (erroneamente traduzida virgem) que deu a luz ao menino Ezequias, já estava grávida quando se disse as palavras "Vejam! A jovem concebeu e dará a luz um filho, e chamará pelo nome de Emanuel" (Isa 7:14, Nova Bíblia Pastoral) A Jovem já estava grávida, ela concebeu (passado) e "vejam" (ou "eis") indicam algo que acontecia naquele momento.

Outro ponto é Isaías 7:16, um texto problemático para o Jesus como Messias, veja: "Ele vai comer coalhada e mel, até que aprenda a rejeitar o mal e escolher o bem". Imaginar Jesus tendo que desistir do mal, e fazer opção pelo bem um pouco mais tarde em sua vida, não é bem a figura do Cristo que vemos nas Escrituras Gregas Cristãs, e o que se espera do Messias, não acha também isto?

Bom, era só para comentar mesmo e abrir uma questão, foi bem lembrado este texto do Pai eterno, e Deus forte.
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: Jesus era mesmo equivalente a Adão?

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Habiru escreveu:
Porém, a Bíblia não estipula que o resgate seja apenas correspondente,então só poderíamos supor que seria válido um sacrifício de resgate equivalente ou superior ao que se havia perdido, e neste modo de pensar não vejo objeções bíblicas, e nem invalidade do sacrifício ter sido superior, até por este lado, acredito ser bom que tenha sido superior, e não apenas equivalente.

Apenas se exigia vida por vida, e neste termo, uma vida foi dada, mesmo com o detalhe da objeção da moradora.
Supondo que eu acreditasse na Bíblia e em Adão e Jesus tal como a Bíblia o descreve, realmente na questão do resgate, alma por alma, como exigido na lei, acho que td bem.

Mas há outro ponto que pra mim é muito relevante.
Sempre fala-se dá importância de Jesus ter permanecido fiel a Jeová até a morte diferentemente de Adão.

Mas isto no mínimo é injusto.
Porque as pessoas podem tomar decisões diferentes dependendo do quanto sabem sobre o assunto em questão.

Imaginando Adão de acordo com Gênesis, ele caiu de paraquedas no paraíso. Não tinha família, não tinha memórias, tinha conhecimento bem limitado das questões envolvidas, e imaginando um ser humano adulto que surgiu de repente... não sei até que ponto seu intelecto e experiências de vida até então, podiam ajudá-lo a tomar uma decisão acertada.

Já Jesus, tinha experiência de vida no céu por eras .
Nasceu como bebê humano, teve infância, adolescência, vida adulta.
Desenvolveu suas capacidades intelectuais.
Sabia ler e raciocinar muito bem. Era um excelente orador.

Então nesta questão, da fidelidade, da lealdade, como Adão poderia ter tomado a decisão esclarecida?
E Jesus poderia ser comparado a ele?
Não sei se pra alguém aqui faz algum sentido.
Mas pensei nisto.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 228 visitantes