Ressurreição ou clonagem?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Amigos, esse tema já foi discutido aqui, mas gostaria de relembra-lo , pois julgo interessante.

Sobre a ressurreição.

Prega-se que Jeová retem as memórias do homem atual para que, quando este morrer elas não se percam. No dia da ressurreição, Jeová faria um outro corpo e então reimplantaria as memórias do falecido nesse novo corpo. Essa seria a ressurreição.
Mas eu me pergunto: Isso não seria uma clonagem?
A título de comparação, considerem um computador velho, prestes a dar um bug definitivo no hardware. Então eu faço um backup dos dados em um DVD, jogo fora o computador velho e, comprando um computador novo, reinstalo os dados do backup neste.
O que aconteceu? Eu fiz um clone, ou ressuscitei o meu computador antigo?
Penso que criei uma cópia idêntica, mas definitivamente não é mais o mesmo...
Então, se Jeová reter minha memória, meu corpo morrer e mais na frente Jeová fazer outro corpo , reimplantando minhas memórias neste, então teremos uma “cópia” do aribagachi, e não o “próprio” aribagachi de hoje.

Interessante notar que, para o homem ressuscitado, este achará que de fato foi ressuscitado, pois retem as memórias do homem do passado, mas o “eu” do homem anterior não existirá mais... Ou seja, todos nós aqui perderemos para sempre o nosso “eu”.

O que acham dessa tese?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Ressurreição
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 18 Jan 2022 13:17, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Thinking...
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Nossa..... :tapado8:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
josebr
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 23 Fev 2011 19:41

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por josebr »

Caramba, muito bem explicado. Eu já tinha pensado em algo do tipo.
Mas a resposta pra essa tua pergunta esta aliada a resposta de outra pergunta: Será que somos apenas "um cérebro" ou somos um alma? Se nós formos apenas algo carnal, com certeza teremos um clone. Mas se existe algo mais em nós, esse "eu" seria esse algo a mais e que talvez pudesse ser implantado em outro corpo.
Avatar do usuário
Cibadani
Forista
Forista
Mensagens: 1686
Registrado em: 24 Jul 2011 16:00
Localização: Interior de SP

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por Cibadani »

Vou responder como se eu acreditasse em resurreição, ok!!! Se eu acreditasse nisso, diria que ressurreição é apenas um termo mais antigo para clonagem!!! Mas, se eu acreditasse nisso, e fosse ressussitada, pouco me importaria o termo. Apenas o fato de viver de novo, valeria a pena!!!!
"Erguemos muros, que nos dão a garantia, de que morreremos cheios, de uma vida tão vazia!" Humberto G.

Cibadani
cifavini@hotmail.com
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por Wesley MF »

josebr escreveu:Caramba, muito bem explicado. Eu já tinha pensado em algo do tipo.
Mas a resposta pra essa tua pergunta esta aliada a resposta de outra pergunta: Será que somos apenas "um cérebro" ou somos um alma? Se nós formos apenas algo carnal, com certeza teremos um clone. Mas se existe algo mais em nós, esse "eu" seria esse algo a mais e que talvez pudesse ser implantado em outro corpo.
Jose,

Isso é exatamente o que penso [e certamente outros pensarão] mostrando existir uma lógica, pois parece algo evidente.
Se” a ressurreição for um fato, seria preciso que a própria consciência sobrevivesse a morte, como é pregado nas outras religiões cristãs. Somente dessa forma o “eu” autentico/atual não desapareceria.

No caso do exemplo do computador, quando na mudança do velho para o novo, só poderíamos dizer que se trata do mesmo se o winchester do antigo computador fosse colocado no novo, pois do contrário [como meu exemplo] seria apenas uma cópia/clone.

Na teologia tjotiana, apenas as lembranças/memórias são guardadas por Jeová para depois serem reimplantadas em outro cérebro novo e perfeito. Ora, dessa forma Jeová poderia fazer quantos “Josés” quisesse, ou melhor, clones do Josébr...
Thinking...
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por kooboo »

Dentro deste cenário Deus poderia criar quantas cópias quisesse da mesma pessoa.

Outro fator curioso é que uma pessoa que tivesse morrido pouco antes do Armagedom poderia procurar pelo seu antigo corpo. Bizarro isso...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Isso é basicamente igual o que mostra o filem O Sexto Dia.


Mas só seria clonagem, não haveria em si continuidade, apenas alguém existindo posteriormente achando que é o continuo de outro ser pois basicamente se o eu antigo não morresse poderiam conviver juntos.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Bem lembrado, sidhiresus!

O filme "O sexto dia" ilustra muito bem essa minha linha de raciocínio. Veja bem que o clone "acredita" ser o original por causa das lembranças implantadas em sua mente, mas de fato não é.
Acho que seria uma questão interessante para discutir com TJs mais inteligentes, se fosse possivel... :roll:
Thinking...
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Aribagachi escreveu:Bem lembrado, sidhiresus!

O filme "O sexto dia" ilustra muito bem essa minha linha de raciocínio. Veja bem que o clone "acredita" ser o original por causa das lembranças implantadas em sua mente, mas de fato não é.
Acho que seria uma questão interessante para discutir com TJs mais inteligentes, se fosse possivel... :roll:
Dará um nó na cabeça de muitas, querendo ou não, no futuro, na ressurreição, você não será você, apenas acreditará ser você, mas o verdadeiro eu do qual teve origem terá desaparecido. Isso só reforçaria que o ser humano é apenas um mero objeto como um computador, você formata, instala, configura e tá funcionando.

Quando eu não sabia da verdade sobre as tjs me punha a pensar muito nisso e cheguei a conclusão que não queria esse tipo de vida, ser uma mera cópia, na verdade não entra nem a questão de "ser", porque no futuro na verdade eu mesmo não existira, só uma copia minha acreditando ser eu.
_Kratos_
Forista
Forista
Mensagens: 87
Registrado em: 27 Abr 2011 12:28

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por _Kratos_ »

sidhiresus escreveu:Dará um nó na cabeça de muitas, querendo ou não, no futuro, na ressurreição, você não será você, apenas acreditará ser você, mas o verdadeiro eu do qual teve origem terá desaparecido. Isso só reforçaria que o ser humano é apenas um mero objeto como um computador, você formata, instala, configura e tá funcionando.

Quando eu não sabia da verdade sobre as tjs me punha a pensar muito nisso e cheguei a conclusão que não queria esse tipo de vida, ser uma mera cópia, na verdade não entra nem a questão de "ser", porque no futuro na verdade eu mesmo não existira, só uma copia minha acreditando ser eu.
sidhiresus, o que é esse "eu" ou "ser" que você fala? Eu hoje sou o mesmo que fui ontem? Sou o mesmo que há dez anos? Serei o mesmo amanhã? Não estamos sempre em movimento e transformação?

Creio que se falamos do "eu" ensinado por Krishna a Arjuna no Bhagavad Gita (ou a "alma" citada pelo josebr), uma essência imutável e incorruptível, algo completamente diferente e independente das nossas memórias e recordações, então não haveria de se comparar a clonagem. Claro, na hipótese de sê-lo real.

Mas se o propósito for transportar as nossas memórias para outro corpo, para mim a comparação do Aribagachi com PC´s foi ótima. Você tem as mesmas informações em um novo hardware. Talvez essa transfrerência de memória humana para outro dispositivo venha a ocorrer no futuro, não me espantaria.

Sobre a questão das cópias, a partir do momento em que o clone é gerado ele deixa de ser cópia e passa a ser um novo "eu". Original e cópia compartilham o passado, mas a partir da replicação teriam experiências diferentes, ainda que vivessem o tempo todo junto. Obviamente que a minha argumentação cai por terra se o nosso destino já fora traçado e as nossas escolhas, assim como o livre arbítrio, não passariam de mais uma falsa percepção da realidade.
“Já que sabem tão bem o que se encontra fora de vocês,
com certeza sabem ainda melhor o que possuem por dentro.”
Micrômegas, por Voltaire.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Maguad e 145 visitantes