Ressurreição ou clonagem?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

sidhiresus escreveu:Pense por um instante, você está em coma profundo, prestes a morrer, é o ano de 2030, coletam uma porção do seu DNA e colocam em uma câmara de replicação, em questão de minutos um novo corpo, idêntico a você é construido, você acaba de morrer, segundo a doutrina TJ você deixou de existir, adeus. Mas antes da sua morte seu cerebro foi plugado em um sistema de armazenamento e todas as suas memórias, todas as suas lembranças, gostos, manias, pessoas de quem você gostam foram copiadas. Depois, todas essa quantidade cavalar de informação foi implantada naquele corpo, naquele clone construido a partir do seu DNA, pronto, dados transferidos, "você" acorda em um novo corpo a partir do momento que apagou no antigo corpo, sus filhos, marido, esposa, parentes, amigos, todos ficam felizes em ter você de volta.

Lindo não é, agora na real, como se sente em pensando em uma tecnologia assim? Será que um dia chegaremos a fazer isso? Se formos levar em conta a doutrina TJ não haveria impedimento nenhum para que isso ocorra certo?
Talvez em um futuro proximo quando você estiver prestes a morrer seu cerebro possa ser plugado em um corpo jovem, feito a partir do seu DNA e com toda a tecnologia e pesquisada desenvolvida e aperfeiçoada pelo projeto Andar de Novo que pode dar base para isso, todas as suas memórias possam ser assimiladas em um novo corpo.

Agora pense mais, uma copia de você já esta pronta, você tem pessoas de quem gosta, de quem sentiria falta ao morrer, você morre e sua cópia assume o lugar, essa cópia é você? Como sua familia, amigos, etc iriam reagir sabendo que o outro morreu e que esse que resta é sua cópia? Como você se sentiria se seu pai, mãe, irmãos, mulher, marido morressem e de repente batesse na sua porta alguém identico, uma cópia, sem uma única diferença se quer?
Pense em alguém que você gosta muito e que faleceu, como você reagiria a uma ou duas cópias dessa pessoa participando da sua vida?
Bem estranho, tem dois filmes que meio que abordam isso, o filme O Sexto Dia e Oblivio, basta lembrar do final desse ultimo que mostra bem o que eu quis dizer.

A doutrina TJ por isso é vazia, sem sentido, propaga que morremos, que deixamos de existir, que existimos somente na memória de Deus ou seja la o que seja, imagina que você é no final apenas um dvd com quantidades enormes de informação, um dia Deus vai pegar esse dvd e simplesmente por esses dados em um novo corpo, mas você, seu ente querido, ressuscitado, será uma mera cópia.
No fim, não há e nunca houve ressurreição, ouvir esse discurso TJ faz a gente ver o quanto se iludem com isso apesar de tudo ser claro, vivem de dar ilustrações mas nunca pensaram em algo tão simples quanto o exposto acima, no fim pregam uma mensagem sem objetivo nenhum, uma mensagem sobre nada, a mesma TJ que passa 30, 40, 50 anos da sua vida pregando não será a mesma TJ que tanto pregam que irá aparecer no novo mundo, se iludem com o fato de bradarem aos ventos que alguém que morre está apenas dormindo, uma figura de linguagem que engana, afinal para se dormir, deve se estar vivo.
Por mais que uma TJ não queira admitir, para a teoria de ressurreição dela funcionar ela deve em algum ponto acreditar que algo sobrevive a morte, algo que sirva para dar continuidade, um substrato pois uma cópia sempre será uma cópia, com base nisso Deus poderia criar quantos quisessem de você, cada um desses seus EU acreditando que é real, que nunca foi copiado.
Isso me lembra três filmes Vampiros de Almas (1956);e duas versões de Invasores de Corpos (1978) e (1993). Nesses 3 filmes, sementes alienígenas caem na Terra, e clonam as pessoas. Só que elas ficam sem sentimentos, não existe violência, medo, amor, sexo, e, por isso se acham "perfeitas", (alguma semelhança com o mundo Tejota e algumas seitas pentecostais) . Nesses filmes, algumas pessoas que estão prestes a ser clonadas ou "convertidas", preferem se suicidar a viver nesse "Mundo Perfeito" das sementes aliens, Onde eu quero chegar é isso que as TJ querem que as pessoas se tornem: Robozinhos sem sentimentos, com sorrizo estático, não se importando com nada, a não ser "vegetar". Esse é o Paraiso que as TJ querem que todos vivam....Viver eternamente como um vegetal diante de Jeová, sem sentimentos, defeitos que todos o ser humano possui. Não digo que criminosos assassinos e estupradores não mereçam castigo, mas, condenar toda a Humanidade á destruição eterna porque a maioria não quer virar um vegetal devoto, é escravidão mental, lavagem cerebral. Prefiro estar morto mesmo.
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Lipe »

Quando eu penso na esperança de ressurreição e se seríamos apenas uma cópia, eu me lembro de que Jesus também ficou dias sem existir.. será que Deus se contentaria com uma cópia de seu filho?

Tudo o que somos está em nosso cérebro.. ele é único.. ele é a nossa identidade.. as conexões entre neurônios chamadas sinapses tem certa medida de eletricidade. O que o torna um órgão diferenciado e o mais complexo objeto do universo (até o momento).

Nossas memórias não existem no universo físico. Elas são a interpretação de informações dos neurônios. Podemos comparar o cérebro a memória de um computador aonde todos os dados estão guardados.

Por isso se morrermos, Deus pode armazenar nossa mente e dar a um novo corpo. É uma continuação, Não uma cópia. Mesmo que o corpo seja uma cópia com o mesmo material genético, a força de nossa mente pode ser armazenada e dada ao corpo. Nossa identidade e o que somos não acaba.

A expressão memória de Deus em si não é literal. É uma expressão de que os que estão nos túmulos memoriais não serão esquecidos, não é a explicação de como será o processo de ressurreição.

A bíblia menciona que quando morremos o nosso espírito retorna ao verdadeiro Deus. Além de fôlego, o espírito também pode se referir a emoções e sentimentos. (Por isso existem passagens que falam sobre ter o espírito frio ou adorar a Deus de toda a alma e espírito).

Deus como o criador do cérebro pode armazenar a força cerebral com seu conteúdo e dar a uma "máquina nova" ou novo corpo. O que somos agora nunca acabaria, só continuaria..
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por TJCalado »

Lipe escreveu:Quando eu penso na esperança de ressurreição e se seríamos apenas uma cópia, eu me lembro de que Jesus também ficou dias sem existir.. será que Deus se contentaria com uma cópia de seu filho?

Tudo o que somos está em nosso cérebro.. ele é único.. ele é a nossa identidade.. as conexões entre neurônios chamadas sinapses tem certa medida de eletricidade. O que o torna um órgão diferenciado e o mais complexo objeto do universo (até o momento).

Nossas memórias não existem no universo físico. Elas são a interpretação de informações dos neurônios. Podemos comparar o cérebro a memória de um computador aonde todos os dados estão guardados.

Por isso se morrermos, Deus pode armazenar nossa mente e dar a um novo corpo. É uma continuação, Não uma cópia. Mesmo que o corpo seja uma cópia com o mesmo material genético, a força de nossa mente pode ser armazenada e dada ao corpo. Nossa identidade e o que somos não acaba.

A expressão memória de Deus em si não é literal. É uma expressão de que os que estão nos túmulos memoriais não serão esquecidos, não é a explicação de como será o processo de ressurreição.

A bíblia menciona que quando morremos o nosso espírito retorna ao verdadeiro Deus. Além de fôlego, o espírito também pode se referir a emoções e sentimentos. (Por isso existem passagens que falam sobre ter o espírito frio ou adorar a Deus de toda a alma e espírito).

Deus como o criador do cérebro pode armazenar a força cerebral com seu conteúdo e dar a uma "máquina nova" ou novo corpo. O que somos agora nunca acabaria, só continuaria..
Todas essas suas palavras são baseadas em suposições geradas pela vontade de explicar a ressurreição, preenchendo lacunas que a bíblia deixou. Mas, baseado em um simples exemplo dado pela própria bíblia, posso dizer que nosso ser não se resume às correntes elétricas existentes nas ligações sinápticas: pessoas do mundo físico recebem corpo espiritual. Um corpo espiritual não tem neurônios. Não há sinapses. Do ponto de vista bíblico, há sim, algo além do corpo físico. Algo que pode ser "inserido" tanto em um corpo físico, com neurônios, como em um corpo espiritual, seja lá como isso seja.
Os problemas listados no tópico, só existiriam se a ressurreição envolvesse a simples troca "hardware", como você quis dizer.
Houve pessoas que viveram por décadas e nem tiveram tempo de perceberem a própria morte. Imagina ela simplesmente acordar, com a mesma memória em um novo corpo, e corpo perfeito!
Você pode responder a isso simplesmente dizendo "Jeová pode fazer qualquer coisa". Mas seja honesto desde o começo e abandone todos os outros argumentos.
Talvez a nossa consciência seja muito mais do que entendemos agora. Quem sabe não era isso a que Paulo se referia quando disse em 1 Coríntios 13:12:
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
ou, se preferir a bíblia TJ:
Pois atualmente vemos contornos indefinidos por meio de um espelho de metal, mas então será face a face. Atualmente eu conheço em parte, mas então conhecerei de modo exato, assim como eu sou conhecido de modo exato.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Já vi argumentos parecidos com esse por parte de pessoas que acreditam na Imortalidade da Alma. Já vi expressões pejorativas como "clone com um superdownload" que fazem algum sentido do ponto de vista físico. Do ponto de vista bíblico, importantes eruditos imparciais como Oscar Cullman (tem um livro dele chamado "Imortalidade da Alma ou Ressurreição dos mortos" no mentes bereanas) e Bart D. Ermhan argumentam que para os Judeus do VT a morte era considerada o fim e não uma passagem e o Sheol possivelmente um lugar de inatividade. No Novo Testamento por causa da influência grega as coisas começam a se complicar um pouco (na minha opinião, se Jeová tivesse a intenção de que A VERDADE sobre os mortos estivesse clara na bíblia, a ilustração do Rico e Lázaro, mesmo sendo uma ilustração, seria no mínimo desencaminhante). Num sentido metafísico, quando eu olho para a riqueza que é o ser humano, me parece que a visão aniquilacionista dos judeus antigos e das TJs (assim como adventistas e outros descendentes condicionalistas de George Stors) favorecem um reducionismo do EU humano, como se fossem animais evoluídos e nesse sentido, a visão de mundo das TJs e dos ateus evolucionistas é parecida. Daí pra dizer que o propósito de vida das TJs é vazio, acho muito tendencioso sidhiresus. Acho que não posso afirmar isso nem dos ateus. Eu até gostaria de ter a mesma forte fé na ressurreição como tinha enquanto TJ, mas não tenho mais. Olhando pra riqueza dentro de cada pessoa, a visão dualista (alma, corpo) do pensamento grego parece fazer mais sentido e é mais bonita, mas visto que fui tão influenciado na minha vida pelo condicionalismo TJ e bíblico, ainda enxergo a morte como o fim e GOSTO DE PENSAR que haverá uma ressurreição. Mas SÓ GOSTO DE PENSAR ASSIM ao passo que acho bonita a idéia de alma imortal. Nessa minha incerteza dolorosa sobre o futuro é que reside a verdadeira TOLERÂNCIA RELIGIOSA. Porque o grande erro TJ e Adventista ao meu ver, não é acreditar no condicionalismo, mas ensinar que a Imortalidade da Alma foi a grande mentira do Diabo pra enganar Eva desde o começo (certamente não morrerás), argumento que já vi usado pelos dois grupos. Será que Deus está tão preocupado que saibamos qual é a condição dos mortos, que nem ao menos deixou isso claro na bíblia? E pra Deus é tão importante assim que saibamos essa VERDADE metafísica, enquanto crianças morrem de fome, enfermos suportam a dor excruciante do Câncer e Tsunamis engolem pessoas (e Ele não faz nada a respeito?). Não estou culpando a Deus aqui ou dizendo que Ele não existe. Só acho que se as últimas questões (do sofrimento) por algum motivo não são tão importantes assim pra Deus agir, a primeira questão (CONDIÇÃO DOS MORTOS) me pareceria tão irrelevante, que não acredito mais que ele enviaria 8 milhões de pessoas pregando a verdade sobre isso.
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Perspicaz »

No meu caso, tranquilo, não mim importaria de ganhar um novo corpo sendo que a memória fosse a minha e esse corpo não fosse defeituoso, pra mim o que importa é estar vivo, mesmo se fosse mero clone. Tenho a mesma opinião para as pessoas as quais amo. Pra mim o físico não e o mais importante, o que vale é o ser desenvolvido a partir das experiências vividas. Inclusive ja li um livro de ficcao que vislumbra essa possibilidade.
Titulo do livro: " A Cura para a Morte". disponível no livrebooks.com eBooks e livros .
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por TJCalado »

Perspicaz escreveu:No meu caso, tranquilo, não mim importaria de ganhar um novo corpo sendo que a memória fosse a minha e esse corpo não fosse defeituoso, pra mim o que importa é estar vivo, mesmo se fosse mero clone. Tenho a mesma opinião para as pessoas as quais amo. Pra mim o físico não e o mais importante, o que vale é o ser desenvolvido a partir das experiências vividas. Inclusive ja li um livro de ficcao que vislumbra essa possibilidade.
Titulo do livro: " A Cura para a Morte". disponível no livrebooks.com eBooks e livros .
Eu também acho que deveria ser assim. Queria também que fosse possível voltar no tempo, para fazer diferente algumas coisas. Mas isso só seria bom pra mim, e se mais ninguém tivesse esse poder, senão ia ser uma zona.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Exegese TJ: Ressurreição ou Clonagem?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Permitam-me uma dissertação sobre o ponto de vista da ressurreição, segundo as TJ e segundo a biblia.
Antes de mais nada, adianto que não é meu interesse defender ou tentar incutir nenhuma idéia na mente dos amigos.
Trata-se apenas de um pensamento que passou pela minha cabeça sobre a ressureição, que gostaria de dissertar. Apenas um exercício de raciocínio; nada mais.

Pegando o modelo da Ressurreição de Cristo, no livro "Poderá Viver Para Sempre" , lemos que não foi o mesmo corpo morto de Cristo que ressuscitou. O corpo morto foi escondido por Jeová em outro lugar, e "outro corpo novo" foi dado a Jesus - inclusive com marcas e ferimentos para mostrar [enganar?] Tomé que era o próprio Mestre que estava ali.
Naturalmente o modelo de Ressurreição de um modo em geral, resume-se no fato de novos corpos serem feitos, e a "memória" dos que morreram ser devolvida aos mesmos. Esta é a ressurreição.

Pois bem... Há uma questão a ser considerada ai.

Tomemos como exemplo um CD de músicas.
Voce pega um CD velho com algumas musicas que voce tem em sua memória, faz essa copia para seu computador, e depois passa essas mesmas músicas para um cd novinho em folha.

Assim, esse CD terá exatamente a mesma "memória" as mesmas características do CD antigo, MAS não será o mesmo...

Similarmente , se o nosso "eu" for destruido com a morte do nosso corpo imperfeito , sendo que as nossas memórias sejam armazenadas no Winchester de JEOVÁ, na ressurreição teremos um novo corpo feito por Deus, onde aquela memória armazenada volte para tal corpo.
O que teremos ai?
Um corpo novo com a memória do antigo corpo, que terá certeza de que foi o antigo corpo imperfeito que antes viveu (por ter a memória deste) MAS NÃO SERÁ O MESMO "EU".

Assim, se nós aqui, no momento presente , alcançarmos graça aos olhos de Deus a ponto de ter nossa memória retida na Sua mente, não mais seremos "nós mesmos" na ressurreição, mas teremos, sim, outro corpo com as nossas memórias que julgará ser nós.

Quem já assistiu o filme "O sexto Dia"? Seria naquele sentido...

Não estou fantasiando, mas apenas questionando essa exegese.

Na minha opinião, a única forma de a ressurreição ser verdadeira; sermos nós mesmos de hoje, não somente a nossa memória deveria ser preservada, mas tambem o nosso "EU".
Assim, esse "EU" (Chamem de alma, espírito ou o que quiserem) teria que ser imortal; sobrevivendo a morte do corpo físico.

Como sabemos, existe a teologia que fala da perpetuação da própria consciência após a morte física - a exegese da imortalidade da alma.
Ao meu ver seria a única hipótese plausível para o corpo ressuscitado no futuro ser o nosso próprio "EU" de hoje.

Resumindo é isso: Após a morte, tanto a nossa memória, como tambem o nosso "EU" deveriam ser preservados para garantir uma ressurreição genuína, e não uma "clonagem"; uma cópia.

Como disse, não estou "pregando" nada para ninguém.
O objetivo é apenas uma dissertação para exercitar tal raciocínio tejotiano (ou seria, realmente, bíblico?) ... :?:
Thinking...
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Exegese TJ: Ressurreição ou Clonagem?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Tópicos unificados.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Exegese TJ: Ressurreição ou Clonagem?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Honestamente, ainda não havia lido esse tópico...

Evidentemente isso não prova que meu raciocínio é verdadeiro, mas sim "lógico" ao ponto da ideia ser cogitada.
Meus pensamentos são exatamente iguais aos do lobisomem...

Lipe disse uma coisa interessante nas entrelinhas de seu comentário: "Jeová armazenar a nossa mente"

É exatamente essa a questão. A unica forma do nosso "eu" ser preservado é mantendo a nossa mente com a nossa memória, e não somente a nossa memória.
Assim sendo, o nosso espírito que volta a Deus, teria que ter atributos pessoais [assim como anjos ou demônios], não sendo apenas um "sopro de vida"; uma energia... (senão teríamos uma clonagem [o que seria sem sentido para o nosso "eu" atual]).
Thinking...
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Exegese TJ: Ressurreição ou Clonagem?

Mensagem não lida por Ermioni »

Nunca pensei em clones e sim voltar a ter o msm corpo, ser eu msm novamente. Não consigo entender o lance de ser outro ser e ser transferida p esse corpo. Não vejo as coisas bem dessa forma não.

Mas o q pega ....... ir morar nesse lugar chamado paraíso, ter q ficar o tempo td adorando alguém, trabalhando, nem poder escolher onde vou morar, o q vou fazer, isso me incomoda.

Queria poder viver p sempre, perfeita curtindo minha vida. E não sendo mandada....... Imagina..... tipo viver em Betel? quero não.

( ideias passadas em discursos e congresso ).
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: leoleckko, PioneiroDesregulado e 203 visitantes