Ressurreição ou clonagem?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Ainda faltou o termo "recriação", que creio mais caber nos moldes de ressurreição das TJ.

O livro das TJ “Poderá viver para sempre no Paraíso na Terra”, na página 174 responde essa sua questão, Sentinela.
Depois que a pessoa morre, o que é ressuscitado? Não é o mesmo corpo que morreu... Mesmo os que forem ressuscitador à vida na terra não receberão o mesmo corpo que tinham anteriormente.
Até aqui tudo bem. Poderia ser outro corpo, mas o interesse que existe na ressurreição é a preservação da consciência.
Segue a explicação na mesma página:
A pessoa que morreu talvez tenha acumulado muita experiência e conhecimento, bem como muitas recordações durante o curso de sua vida. Ela desenvolveu uma personalidade que a fez ser diferente de qualquer outra pessoa que já viveu. Ainda assim Jeová Deus lembra-se de cada pormenor e restaurará essa pessoa completa quando ele a ressuscitar.
Eles ainda terminam a explicação com uma analogia muito similar a minha:
Os humanos podem gravar vozes e imagens de pessoas e ouvi-las e vê-las de novo muito tempo depois que essas morreram. Jeová, porém, pode trazer e realmente trará de volta à vida todas as pessoas que estão vivas em sua memória.
Detalhe na palavra que grifei (vivas). Analisando sobre a mesma ótica da torre, visto que os mortos não são cônscios de nada, então não podem estarem vivos. Esse termo foi usado no sentido de dizer que Jeová não se esqueceu das memórias dos mortos. É como eu dizer que o dia em que me dissociei ainda permanece “vivo na minha mente”.

Pois bem...

Os textos falam por si. Esse modelo de ressurreição está mais para uma clonagem ou, caso se prefira outro termo, uma “recriação”.

Independentemente do nome que se dê a isso, definitivamente o “eu” de agora não será o mesmo “eu” ( a mesma consciência) do ressuscitado no futuro, pois é outro corpo, outro cérebro com as “memórias do antigo corpo” reimplantados por Jeová. Memória não é consciencia. Consciencia é uma qualidade da mente e esta é destruida quando a mente; o cérebro é. Com outro corpo, teremos outro cérebro e portanto outra consciência. Evidentemente a pessoa com memórias reimplantadas por Jeová, julgará ser o mesmo "eu" do passado, mas não o será.

Como dito, é um backup feito de um computador pra depois ser reimplantado em outro.

No meu entender, a ressurreição bíblia somente seria possível se a própria consciência do “eu” atual fosse preservada, ou seja, se a consciência sobrevivesse a morte do corpo.

Nesse ponto, eu teria então que dar crédito a doutrina da imortalidade da alma pregada pelas outras religiões cristãs, caso realmente a ressurreição fosse um fato.
Thinking...
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Ou seja, a maioria das tjs nem imaginam que nunca irão reviver.
Isso é o que dá a torre se meter em explicar o que não sabe.
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Ressurreição ou clonagem?

Mensagem não lida por Underline »

Considerando a personalidade de Deus, sob a ótica TJ, que faz questão de deixar as coisas bem claras e vindicar o seu nome para anular todo e qualquer questionamento, somente essas considerações que fazemos aqui o levará a rever a questão da ressurreição. Porque qualquer pessoa que tenha acesso a esse pensamento, não se sentirá na companhia do seu parente falecido, mas um substituto. A não ser que, mesmo sincero em sua adoração a Deus, este seja destruído no armagedom para não existir esse questionamento no futuro.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por sidhiresus »

Pense por um instante, você está em coma profundo, prestes a morrer, é o ano de 2030, coletam uma porção do seu DNA e colocam em uma câmara de replicação, em questão de minutos um novo corpo, idêntico a você é construido, você acaba de morrer, segundo a doutrina TJ você deixou de existir, adeus. Mas antes da sua morte seu cerebro foi plugado em um sistema de armazenamento e todas as suas memórias, todas as suas lembranças, gostos, manias, pessoas de quem você gostam foram copiadas. Depois, todas essa quantidade cavalar de informação foi implantada naquele corpo, naquele clone construido a partir do seu DNA, pronto, dados transferidos, "você" acorda em um novo corpo a partir do momento que apagou no antigo corpo, sus filhos, marido, esposa, parentes, amigos, todos ficam felizes em ter você de volta.

Lindo não é, agora na real, como se sente em pensando em uma tecnologia assim? Será que um dia chegaremos a fazer isso? Se formos levar em conta a doutrina TJ não haveria impedimento nenhum para que isso ocorra certo?
Talvez em um futuro proximo quando você estiver prestes a morrer seu cerebro possa ser plugado em um corpo jovem, feito a partir do seu DNA e com toda a tecnologia e pesquisada desenvolvida e aperfeiçoada pelo projeto Andar de Novo que pode dar base para isso, todas as suas memórias possam ser assimiladas em um novo corpo.

Agora pense mais, uma copia de você já esta pronta, você tem pessoas de quem gosta, de quem sentiria falta ao morrer, você morre e sua cópia assume o lugar, essa cópia é você? Como sua familia, amigos, etc iriam reagir sabendo que o outro morreu e que esse que resta é sua cópia? Como você se sentiria se seu pai, mãe, irmãos, mulher, marido morressem e de repente batesse na sua porta alguém identico, uma cópia, sem uma única diferença se quer?
Pense em alguém que você gosta muito e que faleceu, como você reagiria a uma ou duas cópias dessa pessoa participando da sua vida?
Bem estranho, tem dois filmes que meio que abordam isso, o filme O Sexto Dia e Oblivio, basta lembrar do final desse ultimo que mostra bem o que eu quis dizer.

A doutrina TJ por isso é vazia, sem sentido, propaga que morremos, que deixamos de existir, que existimos somente na memória de Deus ou seja la o que seja, imagina que você é no final apenas um dvd com quantidades enormes de informação, um dia Deus vai pegar esse dvd e simplesmente por esses dados em um novo corpo, mas você, seu ente querido, ressuscitado, será uma mera cópia.
No fim, não há e nunca houve ressurreição, ouvir esse discurso TJ faz a gente ver o quanto se iludem com isso apesar de tudo ser claro, vivem de dar ilustrações mas nunca pensaram em algo tão simples quanto o exposto acima, no fim pregam uma mensagem sem objetivo nenhum, uma mensagem sobre nada, a mesma TJ que passa 30, 40, 50 anos da sua vida pregando não será a mesma TJ que tanto pregam que irá aparecer no novo mundo, se iludem com o fato de bradarem aos ventos que alguém que morre está apenas dormindo, uma figura de linguagem que engana, afinal para se dormir, deve se estar vivo.
Por mais que uma TJ não queira admitir, para a teoria de ressurreição dela funcionar ela deve em algum ponto acreditar que algo sobrevive a morte, algo que sirva para dar continuidade, um substrato pois uma cópia sempre será uma cópia, com base nisso Deus poderia criar quantos quisessem de você, cada um desses seus EU acreditando que é real, que nunca foi copiado.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por TJCalado »

Imagem
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Atéialiberta
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 28 Abr 2015 09:40

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Atéialiberta »

Perfeito!!!

Eu sempre questionava isso para as minhas antigas instrutoras e elas nao tinham resposta....
Pq se vc for analizar os ressuscitados sao meros clones com as memorias e sentimentos seus!!! Pois assim como a chama vc eh apagado da existencia... Se vc escrever algo em uma folha e apagar aqueles tracos nao vao mais existir... Podem ate marcar a folha e vc copiar identicamente... Mas nao sera aquele mesmo traco...
Para mim todos os ressuscitados seriam clones e soh aqueles que passaram pelo armagedom que seriam "reais"
Normalmente quando eu fazia estes questionamentos minha instrutora dizia que jeova criou tudo e era perfeito e que ele daria uma jeito nisso, e que a gente nao consegue compreender...

Como vc falou sao questionamentos simples que fazem sentido!!
Hoje é dia de rock bb, pena que sua religião não permite..
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Quando tj, essa questão nunca me preocupou. Sempre acreditei que, em um futuro paraíso, as pessoas viveriam em harmonia, conhecendo-se umas às outras e relacionando-se tal como agora, e sem sentir nenhum inconveniente resultante de algum familiar ou amigo ser alguém que "voltou" de entre os mortos.

Continuo acreditando em Deus e, na medida do possível, procuro viver sob suas normas conforme as leio na Bíblia; mas já não me vejo tão certo dos detalhes sobre como ele lidará com as coisas relacionadas ao futuro da humanidade, bem como também nem mais especulo sobre como ele lidará com a questão dos que já morreram.

Tendo-me libertado da Torre, procurei abrir meus horizontes, procurei ver outros conceitos, e um desses que mais me chamou a atenção foi o quanto Deus se mostra ausente entre os humanos.

Curiosamente, essa semana foi postado em meu blog o seguinte comentário, algo que representa justamente os meus questionamentos atuais:
Olá, Lourisvaldo, caro vizinho. Agradeço a sua visita e venho retribuir. Pontos de Fé, é um "porto" apropriado para se discutir as questões religiosas, mas, no entanto sou de opinião de que um é livre para professar - ou não - o seu ato de fé: não discuto. Quanto à Bíblia, respeito, como respeito qualquer livro dito sagrado. Homens, os escreveram, para mim é a palavra do homem, não de um Deus, se é que ele existe, nas inúmeras formas e nomes descritos. Tive formação no catolicismo...e aí, me pergunto: e se eu tivesse nascido na Índia, no seio de uma família hinduísta?...quantos deuses, eu teria que reverenciar?...na Índia, muitos, nunca ouviram falar de Jesus Cristo...e aí, pra onde eu vou, quando morrer?...
É isso, meu vizinho nordestino, ninguém é culpado ou inocente: somos uma grande família...sigamos o BEM e a PAZ se instala! Meu abraço fraterno!
São questionamentos um tanto cruéis para quem acredita em Deus, mas reconheço que são questionamentos reais, e para os quais não tenho respostas.

E sabe, bem lá no fundo, essa é uma ignorância que me faz bem.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Debora »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Olá, Lourisvaldo, caro vizinho. Agradeço a sua visita e venho retribuir. Pontos de Fé, é um "porto" apropriado para se discutir as questões religiosas, mas, no entanto sou de opinião de que um é livre para professar - ou não - o seu ato de fé: não discuto. Quanto à Bíblia, respeito, como respeito qualquer livro dito sagrado. Homens, os escreveram, para mim é a palavra do homem, não de um Deus, se é que ele existe, nas inúmeras formas e nomes descritos. Tive formação no catolicismo...e aí, me pergunto: e se eu tivesse nascido na Índia, no seio de uma família hinduísta?...quantos deuses, eu teria que reverenciar?...na Índia, muitos, nunca ouviram falar de Jesus Cristo...e aí, pra onde eu vou, quando morrer?...
É isso, meu vizinho nordestino, ninguém é culpado ou inocente: somos uma grande família...sigamos o BEM e a PAZ se instala! Meu abraço fraterno!
Em 1972 perdi um irmão tj. Ele era uma pessoa ímpar. Só existiu ele no mundo. Quem o conheceu sabia disto de tal forma que se hoje, eu ainda tivesse a oportunidade de conversar com alguma tj que o conheceu, certamente o nome dele seria citado.
Me perguntei dezenas, centenas de vezes, como se daria a ressurreição dele. A esposa, fiel e apaixonada, jamais se casou. Ela escolheu aguarda-lo para um reencontro no paraíso terrestre apregoado pelas testemunhas de jeová. ((ela também foi a óbito a cerca de dois anos).
NUNCA, JAMAIS, consegui compreender e digerir a questão da ressurreição.

Achei válido e interessante o comentário postado no blog do Loury. Hoje, vivo assim: Pratico o bem e empenho-me pela paz. Acho que tem dado certo.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
hazazel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2015 20:30

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por hazazel »

sidhiresus escreveu:Pense por um instante, você está em coma profundo, prestes a morrer, é o ano de 2030, coletam uma porção do seu DNA e colocam em uma câmara de replicação, em questão de minutos um novo corpo, idêntico a você é construido, você acaba de morrer, segundo a doutrina TJ você deixou de existir, adeus. Mas antes da sua morte seu cerebro foi plugado em um sistema de armazenamento e todas as suas memórias, todas as suas lembranças, gostos, manias, pessoas de quem você gostam foram copiadas. Depois, todas essa quantidade cavalar de informação foi implantada naquele corpo, naquele clone construido a partir do seu DNA, pronto, dados transferidos, "você" acorda em um novo corpo a partir do momento que apagou no antigo corpo, sus filhos, marido, esposa, parentes, amigos, todos ficam felizes em ter você de volta.

Lindo não é, agora na real, como se sente em pensando em uma tecnologia assim? Será que um dia chegaremos a fazer isso? Se formos levar em conta a doutrina TJ não haveria impedimento nenhum para que isso ocorra certo?
Talvez em um futuro proximo quando você estiver prestes a morrer seu cerebro possa ser plugado em um corpo jovem, feito a partir do seu DNA e com toda a tecnologia e pesquisada desenvolvida e aperfeiçoada pelo projeto Andar de Novo que pode dar base para isso, todas as suas memórias possam ser assimiladas em um novo corpo.

Agora pense mais, uma copia de você já esta pronta, você tem pessoas de quem gosta, de quem sentiria falta ao morrer, você morre e sua cópia assume o lugar, essa cópia é você? Como sua familia, amigos, etc iriam reagir sabendo que o outro morreu e que esse que resta é sua cópia? Como você se sentiria se seu pai, mãe, irmãos, mulher, marido morressem e de repente batesse na sua porta alguém identico, uma cópia, sem uma única diferença se quer?
Pense em alguém que você gosta muito e que faleceu, como você reagiria a uma ou duas cópias dessa pessoa participando da sua vida?
Bem estranho, tem dois filmes que meio que abordam isso, o filme O Sexto Dia e Oblivio, basta lembrar do final desse ultimo que mostra bem o que eu quis dizer.

A doutrina TJ por isso é vazia, sem sentido, propaga que morremos, que deixamos de existir, que existimos somente na memória de Deus ou seja la o que seja, imagina que você é no final apenas um dvd com quantidades enormes de informação, um dia Deus vai pegar esse dvd e simplesmente por esses dados em um novo corpo, mas você, seu ente querido, ressuscitado, será uma mera cópia.
No fim, não há e nunca houve ressurreição, ouvir esse discurso TJ faz a gente ver o quanto se iludem com isso apesar de tudo ser claro, vivem de dar ilustrações mas nunca pensaram em algo tão simples quanto o exposto acima, no fim pregam uma mensagem sem objetivo nenhum, uma mensagem sobre nada, a mesma TJ que passa 30, 40, 50 anos da sua vida pregando não será a mesma TJ que tanto pregam que irá aparecer no novo mundo, se iludem com o fato de bradarem aos ventos que alguém que morre está apenas dormindo, uma figura de linguagem que engana, afinal para se dormir, deve se estar vivo.
Por mais que uma TJ não queira admitir, para a teoria de ressurreição dela funcionar ela deve em algum ponto acreditar que algo sobrevive a morte, algo que sirva para dar continuidade, um substrato pois uma cópia sempre será uma cópia, com base nisso Deus poderia criar quantos quisessem de você, cada um desses seus EU acreditando que é real, que nunca foi copiado.
Eu também ficava pensando nisso quando era tj; e também cheguei a conclusão de que esse novo ser ressuscitado não tinha como ser o mesmo e isso eu achei bem perturbador; é duro saber que afinal não passamos de meros dados que podem ser copiados.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: O propósito de vida das testemunhas de jeová é vazio.

Mensagem não lida por Mentalista »

Sim. Basta imaginar que o clone vivesse na mesma época do original. Ambos afirmariam serem o original, dado que teriam as mesmas memórias e personalidade.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 144 visitantes