Lucas - O médico amado

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por kooboo »

Em Colossenses 4:14, Lucas é referenciado como "o médico amado".
Opa! Jesus tinha um médico na equipe!

Mas afinal, o que envolvia ser um "médico" no século I, ali na judeia ou até mesmo em Roma?

Sinceramente que não faço muita ideia do que dizer da pergunta acima, com certeza não envolvia prescrever um antibiotico ou um paracetamol a quem queixasse de alguma dor. Não consigo imaginar uma anestesia que não envolvesse altas doses de destilados.
Será que o Doutor Lucas conseguiria fazer uma pequena cirurgia de apendicite?
Será que ele prescrevia cházinhos ou isso era coisa de bruxas? Será que ele fazia procedimentos de sangria para qualquer doença? Saberia ele os procedimentos corretos para tratar um sarampo, doenças venereas, hemorragias, gripes... ?
Ou o negócio de Lucas era orar para o mestre?

Não sei de nenhuma resposta. Não faço ideia de qual medicina Lucas usava para tratar seus pacientes e agradeço se alguém puder responder.


Mas uma coisa é CERTA - Lucas era o médico amado... e Jesus não ensinou nada a Lucas sobre bactérias, germes, sobre lavar as mãos antes de uma cirurgia, sobre ferver a água para matar germes, não falou nada para Lucas sobre cancer de pele e evitar o sol depois das 10 da manhã...
Não, Jesus não ensinou nada do básico para Lucas, o médico amado. Sabe aquelas coisas que uma criança de 8 anos sabe, de tanto ouvir a mãe falar, que se a comida caiu no chão não pode comer, por causa das bactérias, que não pode ficar pondo a mão na boca, que tem de lavar a mão, passar filtro solar, alimentar-se bem, comer frutas, cobrir a boca ao espirrar.... não, Jesus não ensinou nada disso a Lucas.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Lucas evangelista
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Jan 2022 10:18, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por Lipe »

Acho interessante pensar nessa análise, pois se Jesus é o "primogênito de toda criação" ele teria mais conhecimento científico do que qualquer cientista tem hoje. Então era de se esperar que ele nos desse alguma informação acima de todo o entendimento de seus dias, isso nos serviria de prova dá autenticidade de sua palavra e autoridade que ele tem como filho de Deus.

As vezes acho que os cristãos se empolgam com muito pouco, ao ler o relato do sermão do monte, eu não vejo nada de extraordinário. Os ensinamentos de Jesus são meras questões de comportamento e Nada do que ele ensinou era alguma novidade.

Quando Jesus fala das estrelas caírem do céu, eu espero no mínimo uma observação sobre esse assunto, pois ele deveria saber que estrelas não "caem" do céu.

Tudo isso me faz vê o lado humano dá Bíblia, que na verdade é simplesmente todo o seu conteúdo!
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

kooboo escreveu:Mas uma coisa é CERTA - Lucas era o médico amado... e Jesus não ensinou nada a Lucas sobre bactérias, germes, sobre lavar as mãos antes de uma cirurgia, sobre ferver a água para matar germes, não falou nada para Lucas sobre cancer de pele e evitar o sol depois das 10 da manhã...
Não, Jesus não ensinou nada do básico para Lucas, o médico amado. Sabe aquelas coisas que uma criança de 8 anos sabe, de tanto ouvir a mãe falar, que se a comida caiu no chão não pode comer, por causa das bactérias, que não pode ficar pondo a mão na boca, que tem de lavar a mão, passar filtro solar, alimentar-se bem, comer frutas, cobrir a boca ao espirrar.... não, Jesus não ensinou nada disso a Lucas.
Na hipótese do relato bíblico ter realmente acontecido como está escrito, talvez não fosse nem um pouco conveniente Jesus ensinar os médicos de sua época. E a razão é clara, já que era o próprio Jesus que realizava as curas nas multidões. Pra quê concorrência?

Como no caso da mulher que padecia de fluxo de sangue. O relato bíblico diz que ela procurou vários médicos e nenhum sabia como curá-la. Jesus poderia ter ensinado esses médicos como estancar a hemorragia. Mas pelo visto, ele próprio fazer a cura era muito mais interessante. Marcos 5:24-29.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por Ermioni »

Medicina ridícula, mas como se traduz a palavra medicina para o poder de curar, podemos dizer curandeiros são médicos.
O imperador Julio Cesar sofria de epilepsia, e como era umas das forma de tratar? Beliscões, isso msm.
Chá sim eram remédios, e hoje em dia acho que são melhores que muitos.
Folhas, plantas flores, eram usadas como remédios.
Faziam uso de sangue sugas.
A massagem era outro aliado dos médicos.
Acun pressão tbm.
E o aroma... tbm. Mas qd se tratava de algo mais sério? As pessoas morriam, simples assim. :sa8:
Lucas era médico p medicina da época, e não um cara que estudou anatomia, biologia, fisiologia, disfunções, patologias, e bla bla bla.... Então era só ser um pouco mais inteligente, entender como o corpo e as doenças funcionavam e paah, ser curandeiro, ou médico.


Massssssssss disso tudo vc já sabe neh Kooboo, mas achei bom escrever p não vir um danado e escrever bobeiras. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por Ermioni »

Estudante da Bíblia escreveu:
kooboo escreveu:Mas uma coisa é CERTA - Lucas era o médico amado... e Jesus não ensinou nada a Lucas sobre bactérias, germes, sobre lavar as mãos antes de uma cirurgia, sobre ferver a água para matar germes, não falou nada para Lucas sobre cancer de pele e evitar o sol depois das 10 da manhã...
Não, Jesus não ensinou nada do básico para Lucas, o médico amado. Sabe aquelas coisas que uma criança de 8 anos sabe, de tanto ouvir a mãe falar, que se a comida caiu no chão não pode comer, por causa das bactérias, que não pode ficar pondo a mão na boca, que tem de lavar a mão, passar filtro solar, alimentar-se bem, comer frutas, cobrir a boca ao espirrar.... não, Jesus não ensinou nada disso a Lucas.
Na hipótese do relato bíblico ter realmente acontecido como está escrito, talvez não fosse nem um pouco conveniente Jesus ensinar os médicos de sua época. E a razão é clara, já que era o próprio Jesus que realizava as curas nas multidões. Pra quê concorrência?

Como no caso da mulher que padecia de fluxo de sangue. O relato bíblico diz que ela procurou vários médicos e nenhum sabia como curá-la. Jesus poderia ter ensinado esses médicos como estancar a hemorragia. Mas pelo visto, ele próprio fazer a cura era muito mais interessante. Marcos 5:24-29.

Creio que não havia recursos para isso.
jesus teria te trazer novas técnicas para tal procedimento. E esse não seria o foco de Jesus. Ele na vdd não esta ali preocupado em fazer o povo aprender como curar, como ajudar msm depois da morte dele. Sacou???
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por kooboo »

Ermioni escreveu:Medicina ridícula, mas como se traduz a palavra medicina para o poder de curar, podemos dizer curandeiros são médicos.
O imperador Julio Cesar sofria de epilepsia, e como era umas das forma de tratar? Beliscões, isso msm.
Chá sim eram remédios, e hoje em dia acho que são melhores que muitos.
Folhas, plantas flores, eram usadas como remédios.
Faziam uso de sangue sugas.
A massagem era outro aliado dos médicos.
Acun pressão tbm.
E o aroma... tbm. Mas qd se tratava de algo mais sério? As pessoas morriam, simples assim. :sa8:
Lucas era médico p medicina da época, e não um cara que estudou anatomia, biologia, fisiologia, disfunções, patologias, e bla bla bla.... Então era só ser um pouco mais inteligente, entender como o corpo e as doenças funcionavam e paah, ser curandeiro, ou médico.


Massssssssss disso tudo vc já sabe neh Kooboo, mas achei bom escrever p não vir um danado e escrever bobeiras. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
é por aí...
Não estou tirando os méritos das boas intenções de Lucas, mas ele era apenas um curandeiro e seguia os procedimentos da época.
Coisas simples como lavar as mãos entre o paciente e outro... ele não fazia. Claro, Jesus não contou nada para ele sobre as bactérias que havia criado.

Não acho que Jesus tinha "medo de concorrência", pois se Lucas soubesse algo sobre vírus, bactérias, micróbios, transmissão de doenças por contagio, regras de higiene... ele não iria concorrer, iria apenas ajudar aos seus contemporâneos a evitarem doenças e a melhorar a qualidade de vida.
Jesus não ensinou porque assim como Lucas, também não sabia, era apenas um humano.

Os avanços da medicina não vieram graças ao bom médico Lucas e nem graças a Deus, vieram foram graças à invenção humana do microscópio, da pesquisa científica.

Em tempo, até a medicina chinesa com a acupuntura, era mais avançada que os métodos de curas dos hebreus ou romanos.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por Ermioni »

d:7 d:7
Concordo plenamente, massssss, eu me pergunto muito sobre Jesus sabe.
Falei tudo isso de acordo com a História que a Bíblia conta, mas não sei exatamente o que a história da humanidade contaria, pois existe uma barreira muito grande quanto a isso, mais pelo fato religioso, então tenho muitas dúvidas sobre Jesus.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Porra, Kooboo!
Você sempre me botando pra pensar.
:1

Pq raios Jesus precisava de um médico no grupo? :?
Não sei se devia, mas pensei num certo pastor que foi esfaqueado essa semana.
:6 :6 :6
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por kooboo »

OliverQueen escreveu:Porra, Kooboo!
Você sempre me botando pra pensar.
:1

Pq raios Jesus precisava de um médico no grupo? :?
Não sei se devia, mas pensei num certo pastor que foi esfaqueado essa semana.
:6 :6 :6
Cara, eu vejo por outro lado, muito legal a ideia de Jesus em ter um médico na equipe. Mas por que raios não ensinou nada de útil para o cara?
Imagina, Lucas poderia ter sido o inventor do microoscopio, de vacinas, de remédios e do tratamento de muitas doenças.
Mas a presença de um "médico" na equipe foi tão desperdiçada, que hoje, praticamente ninguém se lembra que Lucas era um médico.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Lucas - O médico amado

Mensagem não lida por kooboo »

Ah e tem mais...

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23

Me digam, que raio de conselho é esse?
Eu que já tive sérios problemas de refluxo, gastrite da mais feroz espécie, ao consultar uma médica a receita foi ---
Omeprazol
Mais água
ZERO de VINHO ou de qualquer bebida alcoolica.
Zero de gordura, açucares, chocolates...

E o cara vem receitar VINHO para o estômago?
Só defensores da bíblia é que conseguirão uma defesa para essa receita... a medicina não recomenda.
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 83 visitantes