Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Levanto essa pergunta com base no comentário de um amigo [tambem dissidente] que mora na mesma cidade que moro.

A cerca de 10 dias fiz um video explicando porque deixei de ser TJ e o compartilhei com esse amigo, que disse que iria passar para uma TJ conhecida que tinha acabado de voltar para a organização.

Hoje o encontrei na rua e ele me relatou que a resposta da TJ, ao receber o meu video no seu Whatsapp foi assim:

- Hahahaha... Nem vi o vídeo. O deletei. Ainda espero que você volte para Jeová...

Naturalmente isso é comum em muitas TJ zelosas, ou seja, seguir as orientações do Corpo Governante para não verem materiais apóstatas.
Contudo, essa resposta em particular me deixou curioso para saber qual é a porcentagem de TJs que realmente "evitam" ver materiais apóstatas (diga-se, saber a verdadeira "verdade").
Particularmente suspeito de que seja a grande maioria [que evita a "apostasia"] , uma vez que, se uma TJ se dispoe a investigar, é porque ela já está sendo "honesta" com sua própria consciência, e sendo assim, só não deixaria a organização por causa do apego emocional.
O que acham?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Verbete a definir
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 08 Jan 2022 12:13, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Thinking...
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Diria que uns 15% no máximo mesmo. E desses 15% só 5% para com tudo, como eu. Os demais ainda continuam frequentando por questões familiares.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Acho que a maior parte não acordou. Outra pergunta correta é: Das TJs que acessaram conteúdo dissidente, quantas continuaram acreditando em Papai Noel?
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por Perspicaz »

OliverQueen escreveu:Acho que a maior parte não acordou. Outra pergunta correta é: Das TJs que acessaram conteúdo dissidente, quantas continuaram acreditando em Papai Noel?
:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 "Papai Noel" :1 :1 :1 :1 :1 boa analogia. Creio que essa resposta já foi dada há um tempo atrás através de uma enquete aqui do fórum.

Quanto a % das TJs que sabem a verdade, acredito que essa resposta poderá ser dada computando os que aqui no fórum ainda continuam sendo TJ.
Avatar do usuário
EBAssociado
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 63
Registrado em: 14 Nov 2016 07:11

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por EBAssociado »

O pior: quantas não TJ sabem a verdade sobre as TJ. Isso reduziria seu campo de crescimento. E sinceramente, acho que é ínfimo o número dos que sabem o que elas realmente são.
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por feliciapink »

Eu sou uma que apesar de saber de toda verdade, mesmo quando não indo as reuniões, fazendo relatório fake, ainda não sai por causa do meu esposo e demais familiares. Acredito que uma boa parte até saiba, mas se encontram na mesma situação que a minha
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

feliciapink escreveu:Eu sou uma que apesar de saber de toda verdade, mesmo quando não indo as reuniões, fazendo relatório fake, ainda não sai por causa do meu esposo e demais familiares. Acredito que uma boa parte até saiba, mas se encontram na mesma situação que a minha
Exato.
Minha história é igual a minha que é a igual a de outro que é a igual a de outro e por aí vai...
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
chutado da torre
Forista
Forista
Mensagens: 116
Registrado em: 17 Dez 2016 15:12

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por chutado da torre »

creio que uma porcentagem bem pequena, pois ao saber da "verdade" não é possível manter todo aquele zelo e dedicação de antes, quem sabe realmente a verdade e não abandona a torre fica bem "frio espiritualmente".
Ninguém consegue enganar-nos melhor que nós mesmos - Johann Goethe
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por Mentalista »

Por meio dos comentários, postura durante as orações, forma de falar na tribuna e nas partes e, principalmente, conversando com a pessoa sobre doutrinas, já tentei identificar pessoas que não acreditam realmente no que é dito nas reuniões, mas acabei reparando em outra coisa: O que um ali acredita não é o mesmo que o outro acredita. Geralmente, mas não sempre, concordam com o pacote básico de doutrinas, mas o resto se torna especulação. Até porque essa balela de "nova luz" impossibilita certezas em qualquer assunto. Os que estão conscientes do engano que é essa religião, grupo que inclui os dissidentes, aumentam a cada dia. Atualmente não devem passar dos 5%. Mas os que acreditam e mesmo assim violam as regras de propósito superam os 30%.
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por Mind Games »

Os que sabem estão do lado de fora da torre ou querem sair, só estão esperando a oportunidade ideal por causa da familia.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Osarsif e 165 visitantes